Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1923 encontrados | exibindo 166 a 181

maclaaoiii 22/12/2023

Quem nunca... muito bom esse livro! melhor da literatura brasileira muito engraçadinho e a leitura mais leve impossível

ce' 22/12/2023

"Auto da Compadecida! uma história altamente moral e um apelo à misericórdia.
? Ele diz ?à misericórdia?, porque sabe que, se fôssemos julgados pela justiça, toda a nação seria condenada."

Eu tentei ler este antes de assistir ao filme, mas não entendi nada do modelo de livro (por não ser um livro, e sim uma peça) e desisti. Depois de ver à adaptação cinematográfica decidi tentar ler novamente, e dessa vez deu certo. É uma leitura rápida devido à forma como é escrita, e é muito importante para mim. O filme é um de meus favoritos, não ri tanto na leitura, até porque não foi feita com a intenção de ser lida, e sim com a de ser assistida ao vivo.

A reflexão que essa obra me trouxe e que mudou a minha forma de enxergar a vida é sobre a moralidade, sobre o céu e o inferno, a justiça e nossas punições. Quando assisti pela primeira vez torci tanto pelo João Grilo mesmo ele fazendo coisas imorais, e todos os personagens que odiei durante a trama, todos eles agiam de forma errada. Todos eles possuíam defeitos e não eram santos, mas no final eu senti pena mesmo dos personagens que eu odiava. (Ódio é uma palavra muito forte, eu não odiei nenhum dos personagens, apenas não gostava deles). Isso me deixou chocada porque percebi que nós sempre enxergamos as coisas à nossa maneira, sempre vemos o que o outro está fazendo agora e nunca o que ele passou, nunca o motivo dele para agir de forma anti-ética.

Nunca sabemos sobre os abismos do coração de outras pessoas, e quando eu penso nisso acho que ninguém merecia ir para o inferno. Ninguém merece o sofrimento, apesar de cometer pecados, ninguém merece sofrer.

AnezenA 22/12/2023

História engraçada e leve. Vemos as aventuras e piadas do João Grilo e Chicó e nos encantamos sem nos preocuparmos com a seriedade. Tanto o livro quanto a adaptação para o filme são incríveis.

Thiago 21/12/2023

Qualidade
Rápido e leve.

Tão bom quanto o filme, indico pra relaxar, pra sair da ressaca literária, pra ler num final de semana.

Jessica1248 20/12/2023

Um clássico que fala por si
Não acho fácil expor opinião de livros que já são tão consagrados. A leitura é divertida e super acessível, acho que esse é um bom livro para se passar nas escolas.

JP_Felix 20/12/2023

Uma delícia de história
Clássico absoluto sempre lembrado no cinema nacional como uma referência em qualidade, e o livro, apesar de não ser uma história com narrativa, tem um texto genial. Pelo que entendi, aqui é basicamente o roteiro da peça, mas os diálogos são tão bons que a falta de narrativa não atrapalha em nada a qualidade do texto. Podemos até dizer que não haver narrador e quase não ter descrições é uma narrativa que valoriza mt os diálogos da situações. Sinceramente, é uma obra genial.

Sophia1049 18/12/2023

Auto da Compadecidaa ?
Perfeitooo, quero muito encenar isso, leitura mto rapidinho e leve, de rir alto a cada página. Impressionante a tamanha brincadeira misturada com reflexão e teorias sobre o divino e a morte. Perfeito demais ????

Aline Guedes 18/12/2023

Continuo amando
Li pela primeira vez em 03/2008. E dessa vez, decidi viver a experiência com o áudio livro, e foi uma das melhores da vida ??

Narração e atuações espetaculares, divertidíssimo. Valeu muito a pena, seguiu como favorito.

Sra. Star Wars 18/12/2023

Ariano Suassuna é uma peça!
Gente, a leitura dele é muito aconchegante e gostoso de ler que terminei em menos de um dia. Recomendo a todo mundo ler esse livro ao menos uma vez na vida.

A minha única crítica, é sobre o personagem João Grillo, que embora eu confesse que ri muito com ele e o Chicó acaba sendo um personagem meio 'jeitinho brasileiro' que tenta passar e perna em todo mundo e sempre acabar se dando bem, inclusive perante Deus e nossa senhora; como um livro a parte é engraçado, mas ao mesmo tempo também pode ser uma influência que na prática não é algo bom. E mesmo que o personagem também tenha sim suas qualidades, e a maioria dos personagens no qual ele passe a perna não sejam lá exemplo de santidade, vale uma reflexão sobre.
surrando 22/01/2024minha estante
eu amo esse! infelizmente nao tenho nenhuma edicao pq qnd eu li era emprestada.. amo tanto

Sra. Star Wars 22/01/2024minha estante
Eu aluguei na biblioteca da cidade, mas pretendo comprar depois

Rickey de Souza 18/12/2023

Incrível
Redigi minha resenha mas esqueci de salvar ?. Livro de uma riqueza enorme. Possui uma linguagem fácil que, por outro lado, é utilizada com um um estilo bastante sofisticado. As críticas sociais constantes só não são pesadas pois sempre arrancam gargalhadas do leitor. Muito senso de humor, visão crítica, quebras de expectativa: acho fato criminoso esse livro não me ter sido apresentado em anos escolares.

pevinics 16/12/2023

É como muitos professores de literatura já falaram: "poder ler a literatura brasileira, em seu idioma original, com todas as suas particularidades regionais, expressões populares e sotaques, é um privilégio que nenhuma tradução jamais conseguirá promover em outras línguas". O auto da compadecida é um exemplo perfeito dessa afirmação. Principalmente para quem fala o "nordestinês", essa história é uma experiência singular.
NathDuda 27/12/2023minha estante
Sim!! Algumas palavras só me fazem pensar que deve ser alguma expressão do nordeste

Gabrielle 14/12/2023

Dispensa comentários
O Auto da Compadecida é basicamente um clássico no Brasil e dispensa qualquer resenha, pois nada chega aos pés dessa obra.

Tem humor, drama e é uma leitura super rapidinha.

Recomendo muito.

Magna.Poetisa 14/12/2023

Clássico
Um clássico que não envelhece, uma leitura breve, leve e descontraída com todo o sotaque do sertão e suas culturas juntas e misturadas. Ler o Auto da Compadecida é quase como ao mesmo instante na nossa cabeça rever as cenas do filme, sou até capaz de ouvir a trilha sonora kkk... Falando nisso... Ansiosa pelo filme novo.

Luna 13/12/2023

Auto da compadecida
Um livro muito divertido que mostra a hipocrisia humana de uma forma leve apesar de discordar de muita coisa principalmente da visão religiosa/teológica que o livro passa foi uma leitura muito proveitosa.

1923 encontrados | exibindo 166 a 181