Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1915 encontrados | exibindo 196 a 211

Bernardo156 12/11/2023

Que experiência!!
Sinceramente, uma experiência extremamente boa ao ler este livro. Gostei muito do formato, das críticas expostas pelo autor, revelando a realidade da época e que remanesce até os dias de hoje no sertão brasileiro, do sarcasmo, dos personagens - muito carismáticos e cômicos -, de tudo, simplesmente muito bom.

@deize6 12/11/2023

Fiquei simplesmente encantada, achava que ia estranhar a leitura por conta do formato, mas a narrativa é tão maravilhosa que simplesmente devorei o livro.

andy_Pendiuk 11/11/2023

Auto da Compadecida
Um mergulho na cultura brasileira, representando bem os costumes e crenças principalmente do nordeste do Brasil. O livro uma crítica a quem prega o que não faz, à ganância e ao preconceito. Ariano Suassuna é sempre atual, não importa quantos anos passem. Foi maravilhoso conhecer o livro sendo que já amava o filme.

Não grifei as frases que gostei pelo simples motivo de que teria de grifar o livro de ponta à ponta.

"não sei, só sei que foi assim"

Mayara819 10/11/2023

Me apaixonei ainda mais por essa história depois dessa releitura, Ariano e sua escrita incrível, juntamente com Chicó e João Grilo, cativam o leitor de uma forma brilhante

Sarita 09/11/2023

Num sei, só sei que foi assim
Nesses últimos anos venho consumindo mais a cultura nacional (livros, filmes, séries); raramente ouço um patriota dizer que gosta da cultura brasileira, geralmente dizem que os livros americanos são melhores, que os filmes de Hollywood são melhores. Mas cara, o Brasil também tem suas preciosidades, e Ariano Suassuna é uma pérola única e indescritível.

Já conhecia a história, assisti várias vezes nas "sessões da tarde", e mesmo sendo antigo, é um dos meus favoritos. E hoje, tive a oportunidade de ler o livro que deu origem ao filme.

Essa é a segunda peça que leio, a primeira foi Romeu e Julieta, mas na época não havia gostado do formato. Então, ou minha mentalidade em relação a peças, mudou ao longo dos anos; ou a escrita do Suassuna é tão boa que me fez mudar de ideia.

Creio que a segunda é opção certa.

Mas enfim, a escrita do Suassuna é tão leve e fluida, que eu não consegui parar de ler; e quando percebi, já havia acabado o livro, em 2 horas. Eu ia lendo, e com as vozes dos atores que encenaram no filme, e reconheci várias cenas bem fiéis.

Foi uma das melhores leituras que já fiz, me arrancou várias risadas, me emociono bastante (principalmente no julgamento).

Como é lindo nossa cultura, valorizem os autores nacionais?

kmarti 07/11/2023

A genialidade do Ariano Suassuna é maravilhosa de se ler. no meio da década de 50, sem tecnologias e com recursos limitados, se inspirou em contos e poemas populares e escreveu um dos maiores clássicos da literatura brasileira.
incrível, incrível e incrível!

Leh 07/11/2023

Amei!
Escutei o audiobook e estava com muito medo de não chegar perto da obra de arte que foi o filme, mas o Ariano Suassuna é um gênio. Ri do início acho fim.

Natália 02/11/2023

Revisitando Memórias
Acho que todos, se não a maioria de nós, já conhecemos a história de João Grilo e Chicó. É uma história tão conhecida, principalmente por conta do filme, que a sensação que tive quando peguei para ler foi que eu não iria me surpreender, iria ser algo para preencher uma meta e diminuir um não lido da estante. Porém, o fato de ouvir o livro foi, mais uma vez, uma vantagem. Eu sou da prosa, não da poesia ou da peça, e por isso acompanhar a história dessa forma fez sentido. E, assim como nos filmes, eu me surpreendi com o quanto sou apegada a memória que essa história representa.
São as conversas e expressões dos mais velhos. A esperteza para inventar histórias e se safar de encrencas. É lembrar que o riso, a soberba, o jeitinho podem esconder um passado de dor e sofrimento. Eu sempre me emociono com a chegada de Nossa Senhora e como ela apela em nome dos sofridos. Divirto-me com as bagunças de João Grilo e fico encucada com as histórias de Chicó. Essa história me lembra de casa, das raízes do nordeste onde nasci e vivo. Sinto-me muito conectada com todos eles e revisitar essa história me fez rir e chorar também. É uma sensação que se resume bem numa frase: “Não sei, só sei que foi assim”.
NathDuda 27/12/2023minha estante
UAU! Apenas: UAU!

Yara 02/11/2023

Se o filme já é bom imagino o livro kkkkkk
Peguei o livro na escola, mas com a sorte que tenho na vida,as páginas finais de(160 - 185) estavam erradas, então tive que ler o final online,mas mesmo com isso foi uma boa leitura, muito divertida e legal.

LaAs 30/10/2023

??
Incrível como essa história me faz rir escrito e encenado, Ariano Suassuna foi um grande artista e quem nunca leu ou assistiu suas obras não sabem o que é ter uma cultura representada tão fielmente.

Angela 30/10/2023

"Num sei, só sei que assim"
Realmente muito boomm!! Um clássico. Esse livro te tira boas risadas. A leitura é leve e fluida. Da pra terminar em um diazinho.?

Aline220 29/10/2023

Gostei bastante mas o filme é muito melhor, não é ruim mas o filme é tão bom que não da para superar. Temos que levar em consideração que foi escrito para ser uma peça então.

Edit: Alguém chamado "Godhett" fez um comentário incrível que explica tudo!
Godhett 29/10/2023minha estante
Síntese do movimento armorial, esculpido pelas mãos de Adriano Suassuna, era de se esperar que o livro não fosse experiência equiparável.

Gabriela3816 26/12/2023minha estante
Concordo contigo Aline.

willyndao 29/10/2023

Todos deveriam ler
Engraçado, bem escrito, a trama bem feita e os personagens maravilhosos. Todo brasileiro deveria ler essa obra, uma leitura rápida e leve. Muito bom.

lendocomgabriel.r 26/10/2023

O auto da compadecida
Assim, sendo bem sincero com vocês, se não fosse pela escola eu nunca leria esse livro kkkkk, mas mesmo assim eu não gostei. Ele merece 3 estrelas mas eu não gostei. A história é interessante é uma história legal, só que ele ter sido escrito em drama (na minha opinião) acabou com o livro. E foi justamente por isso que eu não gostei. Ler em drama é uma coisa rápida, mas ao mesmo tempo esquisita e meio complicadinha pra minha pessoa sabe. Eu não consigo me prender naquilo, não faz sentido aquilo entende, mas eu considero uma leitura importante para a vida. Leiam porque é conhecimento e é importante, mas não se fossem a gostar do livro só por ser importante, porque é normal o livro não agradar todo mundo.

lele 26/10/2023

Um dos maiores clássicos brasileiros e com razão. O que me diverti lendo esse livro não cabe aqui. Foi o primeiro livro em drama que li, mas não tive nenhuma dificuldade, pelo contrário, achei a leitura muito fluída e li bem rápido

1915 encontrados | exibindo 196 a 211