Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

nanarissa 25/09/2023

Essa é a primeira vez que eu leio um livro depois de ver um filme que foi baseado nele. É também a primeira vez que eu não digo "o filme é legal, mas o livro é muito melhor". Duas obras fantásticas do nosso Brasil-sil.

Damian Souza 25/09/2023

Auto da Compadecida
Filme marcou minha infancia, vi várias vezes. Entao decidi ler.
A leitura me conquistou desde o começo. Muito brasileiro. Personagens cativantes e diálogos engraçados.
Não sei, só sei que foi assim.

Isabella1360 24/09/2023

A advogada de João grilo
Que livro bom. Eu achei ele muito fácil de ler e com uma história que te prende do começo ao fim. Justamente por ser em forma de teatro, transforma a leitura em algo muito diferente e gostoso.

Artur.Sergio 24/09/2023

Muito bom saber que tanto o filme quanto à peça, como formas de arte distintas que são, dispõem de identidades próprias e indissolúveis. A peça, sem dúvidas, traz mais a pessoa Ariano Suassuna, suas ideias, crenças e sua autenticidade indubitavelmente nordestina.

Sartry0 23/09/2023

"E se não há quem queira pagar, peço pelo menos uma recompensa que não custa nada e é sempre eficiente: seu aplauso."

Tine 22/09/2023

Faz sentido gostarem
É rápido de ler, principalmente por ser um texto teatral. Deve ser muito legal de assistir a ele num teatro.
Acho que todo mundo consegue gostar, é engraçadinho, vale a pena.

Murasakibara12 20/09/2023

Primeiro audiobook
Essa foi minha primeira experiência com um audiobook e achei a narração do Antônio Nobrega incrível. A história já é bem conhecida e eu me diverto muito com ela, leve, engraçada ao mesmo tempo que tem suas críticas e sua raíz.

sofiaaa 19/09/2023

Auto da compadecida
O livro é uma obra de arte, a comédia do livro é muito boa, os personagens são bem trabalhados e o livro pode ser considerado uma obra leve para descontrair.

?????

Lari 19/09/2023

Literatura brasileira >>>
Confesso que a curiosidade veio por amar tanto o filme, mas depois de ler o livro, percebe-se que são bem diferentes. Leitura rápida e tranquila, a mais fácil dentre as outras brasileiras que já li! Não tem como não gostar, Auto da Compadecida faz parte do brasileiro.

Gabi's 18/09/2023

Obra prima
Finalmente li essa preciosidade que chegou nas minhas mãos, uma obra prima de Ariano Suassuna. Já havia assistido diversas vezes a série e o filme e agora eu li o livro em que o filme e série foram baseadas. O livro é escrito em formato de peça teatral e com alguns personagens extras que não estão na série, dado a importância deles é justificado não aparecerem, uma riqueza de detalhes do povo, da humildade dos protagonistas e suas motivações, livro incrível!

Lisley 18/09/2023

Gostei bastante do audiobook, a narração foi muito boa e combinou bastante com os personagens. a história nem se fala, e de consenso geral a perfeição de cada narrativa apresentada

Camila de Almeida 18/09/2023

Sinopse da editora:
"O 'Auto da Compadecida' consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral (demonstrando, na fala do personagem, sua classe social) e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi 'o texto mais popular do moderno teatro brasileiro'."

Para apreciadores de dublagem a versão audiolivro é um deleite, já que foi narrado por "vozes" muito conhecidas do cenário. A trilha sonora utilizada é o complemento perfeito dando o toque final à esta obra teatral tão conhecida de Suassuna.
Em relação ao resto "não sei, só sei que foi assim!"

Isabelle 17/09/2023

Não sei, só sei que foi assim
Ouvi o audiobook e é maravilhosa a narração. Apesar de ser em formato de peça é uma leitura muito boa e muito divertida, um clássico de Ariano Suassuna .