Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

Millard 07/03/2024

Eu nunca havia lido algum livro semelhante, este foi o primeiro que li do tipo e achei legal, gostei dos personagens e da história, muito interessante

Eduardo Cassago 07/03/2024

Ariano Suassuna e seu legado
Reza a lenda que certa vez um crítico teatral abordou Ariano Suassuna e o inquiriu a respeito de alguns episódios do Auto da Compadecida. Disse ele: “como foi que o senhor teve aquela ideia do gato que defeca dinheiro?” Ariano respondeu: “eu achei num folheto de cordel.” O crítico: “e a história da bexiga de sangue e da musiquinha que ressuscita a pessoa?” Ariano: “tirei de outro folheto.” O outro: “e o cachorro que morre e deixa dinheiro para fazer o enterro?” Ariano: “aquilo ali é do folheto, também.” O sujeito impacientou-se e disse: “Agora danou-se mesmo! Então, o que foi que o senhor escreveu?” e Ariano: “oxente! Escrevi foi a peça!” – Pág. 193.
Este episódio já mostra como a obra de Ariano Suassuna tem o poder de nos encantar. Recuperando e conectando mecanismos da comédia medieval da Europa e da comédia popular do Nordeste, algo completamente novo e original nasce nas mãos do talentoso poeta, dramaturgo, ensaísta e artista plástico.
A gênese de João Grilo, um arlequim nordestino e Malasartes autêntico, dá-se num turbilhão de referências importadas sem perder a característica de sua terra natal. Um personagem capaz de debochar do diabo, questionar Jesus Cristo e reivindicar Nossa Senhora como sua advogada, para assim barganhar com a morte e voltar para seu parceiro de picadeiro, Chicó.
O que dizer mais? Leia Auto da Compadecida em qualquer dia, qualquer hora, qualquer momento de sua vida e emocione-se com uma história que só poderia sair da cabeça de Ariano Suassuna, um dos maiores dramaturgos brasileiros.

site: https://www.youtube.com/@canalosofredor

wesinhs 06/03/2024

Auto da compadecida
Foi muito doce pra mim ler o livro dps de crescer assistindo o filme, as duas formas da história vão ficar guardadas com muito carinho na minha memória.

Galathynyus 04/03/2024

"? Homem, morra, que ? espetáculo precisa continuar!
? Espere, quer mandar no meu morredor?
? O que é que você quer?
? Já que tenho de ficar aqui morto, quero pelo menos ficar longe do sacristão."

Bruelds 03/03/2024

Auto da compadecida
Tenho um amor muito grande por essa obra, ela tem um cantinho especial em mim e antes o filme e agora também o livro estão entre os meus queridinhos da vida. Amo.

Mauro-RJ-1968 02/03/2024

Obra-prima
Li o livro porque assisti ao filme, que foi umas das melhores coisas que fiz na vida, em termos culturais. A outra, foi assistir à peça O MISTÉRIO DE IRMA VAP.A foram as duas coisas que mais me divertiram.

Williane 28/02/2024

O auto da compadecida
E um livro maravilhoso e incrível. Eu não gosto muito de clássicos principalmente brasileiro mas não tem como não gostar desse. A essência desse livro é incrível ele retrata certinho a essência do nordeste. E um livro incrível e eu tô doida pra ver o filme tanto o 1 quanto o 2 .

mari :) 27/02/2024

?Não sei, só sei que foi assim?
É um livro esplêndido, divertido e leve de ler, com referência a literatura de cordel, além de também conter críticas.
Acho impressionante que, tanto o livro como o filme/mini serie são bons, não erraram em momento algum!
Aguardo muito ansiosa para o filme que sairá no final deste ano, sendo uma continuação dessa incrível obra brasileira??

Gabriela2332 27/02/2024

A grande obra do auto da compadecida
Meu deus, que livro bom. Ele consegue ser engraçado, divertido e leve de ler. É um livro tão gostoso e rápido de ler, nem parece que o tempo passa quando eu leio ele. Eu mesma já tive a honra de atuar nessa peça maravilhosa, e cada vez que eu leio e descubro um pouco mais, me sinto mais encantada e que realmente fiz parte da história dessa obra. Leiam. Só leiam.

Helena 26/02/2024

A divina comédia a nordestina
Uma leitura surpreendente, inteligente, divertida e envolvente! Não tenho dúvidas de que será uma das melhores leituras de 2024. Recheado de referências ao nordeste e literatura de cordel, bem como críticas sociais. Recomendo, em especial, o audiobook (inclusive está disponível na @skeelo.br ), tem todo o elenco e diversos efeitos sonoros, o que amplia a experiência.
5?

Rach 25/02/2024

Não me pergunte muito sobre isso, eu só sei que foi assim!
História gostosa, com críticas sutis (mas nem tanto) e personagens apaixonantes. Meu primeiro contato com ela foi a partir do filme dirigido por Guel Arraes.

Não tem jeito, Ariano Suassuna entende de povo brasileiro, e povo brasileiro é misto de graça, desgraça e originalidade.

Se você não gosta de Chicó ou de João Grilo, precisa rever os seus conceitos.

Eduarda2130 24/02/2024

Ai meu Deus! Ai minha nossa senhora!
O João Grilo é um querido sem vergonha! Adorei ele.

Eu ouvi o audiobook, e que experiência sensacional! O áudio foi muito bem feito, com cada personagem com sua voz única e sotaques fiéis.

Filipe.Paragua 24/02/2024

Livro maravilhoso, astuto e cheio de tiradas astutas. Bem subversivo em minha opinião, por mostrar a corrupção nos meandros religiosos; bem como escrachar as relações sociais de patrão e funcionário e sua exploração indissociável e latente.
Suassuna é mestre!

Ellen64 23/02/2024

Auto da compadecida
Bom, eu li esse livro no fundamental, por conta de uma peça que íamos fazer. Um colega levou e li.
Meu pai sempre gostou do filme

Nay 23/02/2024

Risada garantida
Já assisti essa peça algumas vezes, e em todas me vi rindo alto. Com o texto não foi diferente, os diálogos entre Chicó e João Grilo são excelentes, de uma inocência e astúcia malandra que dá gosto demais de acompanhar. Fora toda a crítica ácida de Ariano para com a avareza e os preconceitos do clero e da sociedade, simplesmente genial! Um adicional aqui são as ilustrações belíssimas, que edição fantástica.