Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna




Resenhas - Auto Da Compadecida


1922 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


iwantedtobeabird0 12/03/2024

João Grilo é patrimônio brasileiro!
Ariano Suassuna mandou muito bem compilando contos nordestinos e escrevendo essa peça. Sou suspeita a falar pois o filme é um dos meus favoritos, entretanto é de uma enorme sensibilidade a forma que os personagens são descritos, não são irreais, são tão comuns que você se apega a todos.

A pobreza sempre dominou o sertão, o bom humor e o amor é o que sempre deu esperança para o povo continuar lutando, e em o Auto da Compadecida, não é diferente.
comentários(0)comente



Mayara 11/03/2024

Como não amar esse clássico?

Quando resolvi ler essa obra de Suassuna, não esperava nada menos que cinco estrelas. É as expectativas foram atingidas.

João Grilo e Chicó são alguns dos personagens mais emblemáticos e carismáticos do cinema e da literatura brasileiros,e mal posso esperar para vê-los nas telas novamente.
comentários(0)comente



Juliana 11/03/2024

Auto da compadecida
Obra teatral de Ariano Suassuna conta o embate entre o bem e o mal na figura de personagens caricatos do sertão. Por se tratar de conteúdo já consumido em outras mídias não foi uma leitura surpreendente, visto que as adaptações foram bastante fiéis ao original.
comentários(0)comente



Vanu 11/03/2024

Auto da compadecida
Eu amo amo amo a adaptação desse livro para o cinema então eu imaginei que seria apenas natural amar o livro também, e sim, eu gostei bastante mas acredito que por ter sido escrita como uma peça eu tive uma certa dificuldade em acompanhar, mas conhecer a versão para o cinema me ajudou a entender melhor os cenários
Auto da compadecida consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.
comentários(0)comente



Pe. Jeferson 11/03/2024

Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré!
Com certeza o Auto da Compadecida é a obra mais conhecida de Ariano Suassuna, em muito por causa do filme de 2000.
A peça conta a história de João Grilo que, no sertão da Paraíba do início do Século XX, usa da esperteza para levar a vida, superar os sofrimentos e se dar bem sobre a burguesia urbana, a elite rural, o clero corrupto, os bandidos e até o diabo.
Uma das diferenças marcantes entre a peça e a adaptação cinematográfica é a presença do Palhaço, personagem é a manifestação do próprio autor em cena. É ele que já nas primeiras falas dá a linha mestra para o entendimento da obra: “Ao escrever esta peça, onde COMBATE O MUNDANISMO, PRAGA DE SUA IGREJA, o autor quis ser representado por um palhaço para indicar que sabe, mais do que ninguém, que sua alma é um velho catre, cheio de insensatez e de solércia... Auto da Compadecida! O julgamento de alguns canalhas, entre os quais um sacristão, um padre e um bispo, PARA EXERCÍCIO DA MORALIDADE”.
Fica claro que a obra não tem um caráter anticlerical, como alguns chegaram a entender. Ela se usa da comédia para denunciar a péssima atitude dos maus clérigos. Ora, isso é defender a santidade da Igreja! Infelizmente a “praga do mundanismo” segue pervertendo muitos corações ainda hoje.
Cada personagem traz um pecado dominante latente em si: o padeiro a avareza, sua mulher a luxúria, o padre a preguiça, o bispo a vaidade, o cangaceiro Severino a ira... todos dignos da condenação no Tribunal da Justiça Divina, e é isso que aconteceria se não fosse a intervenção da Compadecida.
Nossa Senhora se compadece da triste condição humana e intercede por todos alcançando verdadeiros milagres da Misericórdia.
Façamos como o esperto João Grilo e confiemos na intercessão daquela que está mais perto de nós, Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Isabelly 17/03/2024minha estante
Mas ja???


Isabelly 17/03/2024minha estante
Que bom que gostou naju


JAlia372 17/03/2024minha estante
ele é mto rápido de ler




alpaco 10/03/2024

Auto da Compadecida
O livro é bem parecido com o filme de 2000. Acho que por já ter visto o filme antes, perdi a surpresa com os fatos, mas não tira o gosto que eu adquiri pela história. Adoro como é construída a cumplicidade do João Grilo e do Chicó, ambos são bem Pedro Malasartes das ideias e eu adoro isso. A representação da Compadecida e do Manuel são ótimas também. Terminando a leitura fica claro como esse livro vai continuar como um clássico brasileiro por muito tempo.
comentários(0)comente



Marcia.Moutinho 10/03/2024

Ariano Suassuna é um gênio! Divertido, inteligente, irreverente e magistral. Leitura curta e muito prazerosa.
comentários(0)comente



ajuhbs 09/03/2024

???
Essa obra prima é maravilhosa! Uma leitura fácil e gostosa, em formato de peça de teatro. Eu precisava de uma leitura leve e O Auto da Compadecida entregou tudo que eu precisava e mais um pouco, porque além de ser muito divertida, eu não conseguia desconectar as falas dos personagens dos atores. Todas as falas do Chicó e do João Grilo e da Compadecida ressoavam as vozes do Matheus Nachtergaele, do Selton Melo e da Fernanda Montenegro, perfeitos em seus papéis no cinema. Impossível ler e não ouvir a voz deles. O filme é muito fiel ao livro e foi muito gostoso descobrir isso durante as frases que eu já nem lembrava conscientemente, mas que estavam no fundo da minha memória: ai promessa desgraçada, ai promessa sem jeito... ??

O livro avriu uma portinha na minha cabeça e no meu coração pra ler tudo que puder encontrar do Suassuna a partir de agora.
comentários(0)comente



Grufatto 09/03/2024

Simplesmente incrível
A obra é cativante, engraçado, curiosa e te prende muito! Confesso que quem não ler em um dia, é pq realmente não teve tempo, pois você não consegue parar de ler hahaha
comentários(0)comente



Millard 07/03/2024

Bom
Eu nunca havia lido algum livro semelhante, este foi o primeiro que li do tipo e achei legal, gostei dos personagens e da história, muito interessante
comentários(0)comente



Eduardo Cassago 07/03/2024

Ariano Suassuna e seu legado
Reza a lenda que certa vez um crítico teatral abordou Ariano Suassuna e o inquiriu a respeito de alguns episódios do Auto da Compadecida. Disse ele: “como foi que o senhor teve aquela ideia do gato que defeca dinheiro?” Ariano respondeu: “eu achei num folheto de cordel.” O crítico: “e a história da bexiga de sangue e da musiquinha que ressuscita a pessoa?” Ariano: “tirei de outro folheto.” O outro: “e o cachorro que morre e deixa dinheiro para fazer o enterro?” Ariano: “aquilo ali é do folheto, também.” O sujeito impacientou-se e disse: “Agora danou-se mesmo! Então, o que foi que o senhor escreveu?” e Ariano: “oxente! Escrevi foi a peça!” – Pág. 193.
Este episódio já mostra como a obra de Ariano Suassuna tem o poder de nos encantar. Recuperando e conectando mecanismos da comédia medieval da Europa e da comédia popular do Nordeste, algo completamente novo e original nasce nas mãos do talentoso poeta, dramaturgo, ensaísta e artista plástico.
A gênese de João Grilo, um arlequim nordestino e Malasartes autêntico, dá-se num turbilhão de referências importadas sem perder a característica de sua terra natal. Um personagem capaz de debochar do diabo, questionar Jesus Cristo e reivindicar Nossa Senhora como sua advogada, para assim barganhar com a morte e voltar para seu parceiro de picadeiro, Chicó.
O que dizer mais? Leia Auto da Compadecida em qualquer dia, qualquer hora, qualquer momento de sua vida e emocione-se com uma história que só poderia sair da cabeça de Ariano Suassuna, um dos maiores dramaturgos brasileiros.

site: https://www.youtube.com/@canalosofredor
comentários(0)comente



wesinhs 06/03/2024

Auto da compadecida
Foi muito doce pra mim ler o livro dps de crescer assistindo o filme, as duas formas da história vão ficar guardadas com muito carinho na minha memória.
comentários(0)comente



Galathynyus 04/03/2024

"? Homem, morra, que ? espetáculo precisa continuar!
? Espere, quer mandar no meu morredor?
? O que é que você quer?
? Já que tenho de ficar aqui morto, quero pelo menos ficar longe do sacristão."
comentários(0)comente



Bruelds 03/03/2024

Auto da compadecida
Tenho um amor muito grande por essa obra, ela tem um cantinho especial em mim e antes o filme e agora também o livro estão entre os meus queridinhos da vida. Amo.
comentários(0)comente



1922 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR