Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

1917 encontrados | exibindo 76 a 91

Rach 25/02/2024

Não me pergunte muito sobre isso, eu só sei que foi assim!
História gostosa, com críticas sutis (mas nem tanto) e personagens apaixonantes. Meu primeiro contato com ela foi a partir do filme dirigido por Guel Arraes.

Não tem jeito, Ariano Suassuna entende de povo brasileiro, e povo brasileiro é misto de graça, desgraça e originalidade.

Se você não gosta de Chicó ou de João Grilo, precisa rever os seus conceitos.

Eduarda2130 24/02/2024

Ai meu Deus! Ai minha nossa senhora!
O João Grilo é um querido sem vergonha! Adorei ele.

Eu ouvi o audiobook, e que experiência sensacional! O áudio foi muito bem feito, com cada personagem com sua voz única e sotaques fiéis.

Filipe.Paragua 24/02/2024

Livro maravilhoso, astuto e cheio de tiradas astutas. Bem subversivo em minha opinião, por mostrar a corrupção nos meandros religiosos; bem como escrachar as relações sociais de patrão e funcionário e sua exploração indissociável e latente.
Suassuna é mestre!

Ellen64 23/02/2024

Auto da compadecida
Bom, eu li esse livro no fundamental, por conta de uma peça que íamos fazer. Um colega levou e li.
Meu pai sempre gostou do filme

Nay 23/02/2024

Risada garantida
Já assisti essa peça algumas vezes, e em todas me vi rindo alto. Com o texto não foi diferente, os diálogos entre Chicó e João Grilo são excelentes, de uma inocência e astúcia malandra que dá gosto demais de acompanhar. Fora toda a crítica ácida de Ariano para com a avareza e os preconceitos do clero e da sociedade, simplesmente genial! Um adicional aqui são as ilustrações belíssimas, que edição fantástica.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 23/02/2024

Leitura para relaxar, se divertir e refletir também
Livro que me fez evitar o estresse de ter pegado trânsito indo pro trabalho. O João Grilo é um gênio, se juntasse ele e o Kaz, passavam o mundo inteirinho pra trás!

Muito bom, porém não me surpreendeu tanto. Mas ainda assim conseguiu o 3° lugar em teatros favoritos (2° O bem amado e 1° Vestido de noiva). Estou bem curiosa para assistir o filme e pelo segundo filme!

Nicollyzzzz. 21/02/2024

PERFEITO
Nunca tinha lido um livro nesse formato, mas já me apaixonei e vou correr atrás de outros.
apesar de ter visto o filme quando criança, não lembrava da história e acho que isso tornou a experiência da leitura ainda melhor.
li de uma vez só, e agora que acabei queria mais, o que me resta é (re)assistir o filme.

Luise.Brito 21/02/2024

Uma leitura leve que viaja em nostalgia
Esse livro é um deleite, uma viagem que nos faz passear pelas páginas com o imaginário vivo passando o filme

Ariano é mestre!

Stefany.Salander 21/02/2024

Não sei
Só sei que foi assim, uma leitura gostosa e nostálgica, quando dei por mim eu já tinha acabado a leitura de tão divertida que é.
Ariano é um génio da nossa literatura brasileira, sua sapiência e a maneira com que aborda os temas no livro são atemporais, uma indicação a todo leitor iniciante ou não.

Luciano442 21/02/2024

Hilário
Consegui boas risadas com o livro. Além disso, a história é bem interessante e escrita com muita sapiência pelo autor.

mariii:)) 20/02/2024

"Não se perdoando esta alma,faz-se é dar mais gosto ao cão"
???????

QUE LIVRO BOOOM , é uma leitura super rápida , é quase que impossível parar de ler e consegue te prender bastante!! Achei muito divertido , ainda não assisti ao filme ( quase um crime isso ) , mas já vou correndo assistir kkkkkk.
Fiquei impressionada com a criatividade do Suassuna kkkkk , as ideias são boas demais. Adorei como são abordadas as características de cada personagem.

é um livro leve , divertido e que tem várias críticas sociais , recomendo a leitura !!! ??

Raí86 20/02/2024

Não sei, só sei que foi assim!
Como minha primeira leitura de 2024, eu havia alimentado muitas expectativas para ler essa história que está no DNA de todo brasileiro, porém, afirmo sem dúvida alguma, o filme é bem melhor. Suassuna é um mestre e tanto, mas o filme conseguiu juntar mais histórias de João Grilo e Chicó com outras histórias advindas da tradição do cordel de forma que se tem romance, comédia, drama e outros gêneros em uma única obra. Por outro lado, ao ler o livro, sinto que faltava algo na história e senti a ausência daquele carisma da obra cinematográfica.

Monaliza12 19/02/2024

Quero mais?
?Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo que é vivo morre!?
Apesar de já ter assistido a adaptação algumas vezes rs? fui muito surpreendida.
Como todo bom brasileiro, eu assisto a adaptação desde criança. Até que uns anos atrás eu parei de assistir pra poder sair tudo da memória e ler o livro.
Eu já conheço a história, já sabia o desfecho, mas lembrava pouquíssimos detalhes.
É a primeira vez que leio peça, e me deu uma vontade enorme de ler mais.
Todos os personagens são muito bem feitos e cada mensagem que Ariano quis passar foi claramente transmitida de forma simples e bonita.
Dei boas risadas e até me emocionei em alguns momentos.
Uma história breve, da pra ler em um dia. Mas muito rica.
Especialmente pra mim, uma pessoa de muita fé, é muito gostoso ler Manuel e Nossa Senhora sendo representados de forma tão grandiosa, respeitosa, cheios de benevolência e cheios de compaixão com o grande personagem que é o João Grilo.
Além de toda intelectualidade e análises e blá-blá-blá que você encontra sobre essa história em qualquer lugar da internet? O gostoso foi ler com o coração, como espectadora de fato.
Quero mais peças e quero conhecer mais de Ariano Suassuna.

Joana 19/02/2024

Incrível
Apesar de já conhecer o filme, esse foi o meu primeiro contato com o autor pelos livros, e já quero ler mais obras. Totalmente envolvente a escrita. Li em duas sentadas

fauly 18/02/2024

Bom dms ze
Bom pacarai, EMGRACADO PARA CACETE, ainda mais quando vc conhece o filme, rachei de rir lendo, muito bom ze

1917 encontrados | exibindo 76 a 91