A companhia negra - Companhia Negra - vol. 1

A companhia negra - Companhia Negra - vol. 1 Glen Cook

Resenhas -

Marcos.Leste 07/12/2023

Grupo de Mercenários
A Companhia Negra é um grupo de mercenários, cujos tempos de glória há muito passaram. Reduzidos a um pequeno contingente, eles se veem envolvidos num grandioso conflito entre a Dama, a mais poderosa feiticeira que já existiu, e um numeroso exército rebelde. Recrutados por um dos dez Tomados, principais servos da Dama (outrora ferrenhos adversários dela, corrompidos por uma espécie de lavagem cerebral mágica), os membros da Companhia logo se destacam por sua destreza, ao mesmo tempo em que passam a questionar se estão do lado certo dessa luta.
A escrita tem um estilo único de narrativa. Começa a contar sua história como se o cenário e os personagens já tivessem sido apresentados.
Sua preocupação em situar o leitor na geografia, história e política daquele universo é mínima, pra não dizer nula. Você se sente meio perdido nas primeiras páginas, mas depois, como que por mágica, passa a acompanhar o que ele está narrando.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo médico Chagas, o responsável por registrar os anais da Companhia. Um detalhe divertido é que ele mesmo censura-se quando começa a ter alguma divagação mais filosófica, dizendo algo como ?Ei, diabos, eu sou um mercenário, não um poeta?. Dessa forma, a linguagem dos personagens nada tem do lirismo tipicamente medieval, soando incrivelmente contemporânea.
Também no quesito desenvolvimento dos personagens não há nada muito aprofundado. Eles são definidos por suas características mais marcantes, virando estereótipos.

Valmir.Silva 11/10/2020

Bom Livro
A Companhia Negra é um grupo de mercenários quem em busca de reviver as glórias das guerras do passado unem-se sob a liderança de uma maga em que eles a chamam de Dama. A Companhia raramente têm momentos de paz, pois sempre estão envoltos nos mais diversos perigos.

É um bom livro, apenas precisa ter um pouco de paciência no início. Pelo menos duas vezes precisei reler os quatro primeiros capítulos, pois é um pouco confusa e cansativa a leitura. Depois do 4° cap melhora demais.

A série possui vários volumes. Porém, aqui no Brasil apenas foram lançados três livros. Já entrei em contato com a Editora Record, mas mesmo afirmando que a publicação não foi descontinuada, também deixaram em aberto sua continuação.