Para a Minha Irmã

Para a Minha Irmã Jodi Picoult




Resenhas - Para a Minha Irmã


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Paola 10/09/2011

Terminei hoje de ler o livro A Guardiã da Minha Irmã, de Jodi Picoult e da Verus Editora. E o livro é realmente tocante.

Para quem já viu o filme Uma Prova de Amor conhece a história e sabe o quanto ela emociona. Eu já assisti ao filme, mas, não perdi a oportunidade de ler esse livro que é realmente tocante.

A autora conseguiu desenvolver um drama onde não há certo e errado. Tudo é uma questão de ponto de vista. E ninguém sai ganhando no final, muito pelo contrário.

Sara é uma mãe que vive um dos maiores conflitos, salvar a vida de uma filha, Kate, mas para isso precisa sacrificar a vida de outra, Anna. Kate é uma menina que tem câncer e apesar de passar por inúmeros tratamentos, ela sempre tem uma recaída. Anna, foi concebida por meio de fertilização in vitro, para ser perfeitamente compatível com a irmã. Sendo assim, Anna sempre esteve com Kate em todos os momentos e as salvou em muitos também.

Porém, em um certo momento de sua vida Anna decide entrar com um pedido na justiça de emancipação médica, onde ela só doaria um órgão, sangue ou qualquer outra coisa se concordasse com isso. Olhando assim vocês pensam, mas que menina sem coração. Porém, a história não é bem assim.

O livro é contato por todos os personagens envolvidos: Anna, Jesse (irmão de Kate), Sara (mãe), Brian (pai), Campbell (advogado) e Júlia (assistente social). Com isso podemos ver a história de todos os ângulos e entender o que se passa com cada um. E o livro conta desde quando Kate desenvolveu a doença e os motivos que a levaram a tomar algumas decisões.

Eu até agora estou presa ao livro. Me lembrando de cada personagem, imaginando o drama que essa família passou. Me identifiquei muito com Anna, principalmente no final. Ela mesmo sofrendo, teve que ser adulta o suficiente para encarar certas coisas que uma menina de 13 anos não assimila muito. E muitas vezes sofre calada, sente-se invisível. Há várias mensagens no livro: o que é ter uma família, o que é se doar por um ente querido, o que é tentar sempre fazer o que é melhor para salvar um filho, mesmo em algum momento tendo que prejudicar o outro. O que é guardar a sua irmã em todos os momentos e fazer com que os poucos que ela tenha fora de um hospital seja especial...

Impossível dizer que o livro é igual ao filme porque não é. O filme é tocante, sim! Mas, o livro é extremamente envolvente e comovente! Cada personagem entra dentro de si de uma forma única.
comentários(0)comente



Calixto 04/12/2022

Para a minha irmã
Meu Deus, que livro, que leitura...
Mais uma vez Jodi Picoult nos traz uma leitura fácil, envolvente que se torna impossível de ficar indiferente.
Cada livro que leio desta escritora, me torna uma pessoa mais madura, que vê a vida de outra forma.
Vi o filme e apesar de ser bom foi um cliché. Li o livro pensando que já sabia como ia acabar mas que viravolta incrível, nunca pensei que tivesse este final.
Um livro que nos faz questionar muito...
Recomendo imenso.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR