A Casa da Madrinha Lygia Bojunga

Resenhas - A Casa da Madrinha

léo 26/11/2012

primeiro que amei
A casa da madrinha foi meu primeiro livro que amei pensei que não iria gostar porque logo no começo estaria ".... balançava uma caixa mas de vez de sorvete era panelas facas e etc(geral)

mateus 20/11/2012

A Casa da Madrinha é um ótimo livro mesmo que o seu começo seja complicado,mas se você ler você poderá ver como é um livro interessante para qualquer um.Uma das características dele que eu mais gostei foi que ele não é totalmente ficcão e mostra a dura realidae de algumas criança desse mundo.Até a capa dá uma ideia de que tipo de livro é esse.Recomendo qualquer um a ler ele.

Sarah Bastos 01/11/2012

A casa sagrada
O protagonista Alexandre é um garoto pobre do Rio de Janeiro que vende sorvete para ajudar nas finanças da família.

Na escola em que estudava, Alexandre se divertia e aprendia com uma professora inspiradora que incentivava a imaginação das crianças através de ensinamentos lúdicos e de um ambiente favorável à criação, mas a instituição era tradicional e arcaica e acabou ceifando e censurando as tentativas da esforçada professora. A cena em que a professora conta a Alexandre que perdera sua mala de surpresas é recheada de simbolismos e metáforas.

Alexandre, devido a partida do irmão Augusto para São Paulo, acaba deixando a escola para trabalhar mais e ajudar a família. Augusto, antes de partir conta a Alexandre sobre a casa da madrinha, um lugar mágico onde todos os desejos são realizados, e promete que quando voltar de São Paulo os dois irão para lá.

Como Augusto não aprece no verão, Alexandre decide ir sozinho à casa da madrinha, mesmo não sabendo onde ela fica, e no caminho encontra o Pavão.

O Pavão de rara beleza havia sido maltratado por seus cinco antigos donos que o exploraram e tolheram sua imaginação, “lobotomizarando-o” na escola Osarta (“atraso”, ao contrário).

Os dois começam a fazer apresentações pelo interior afora e em uma delas, Alexandre conhece Vera, garota rica que era controlada pela mãe obcecada por relógios.

Eles ficam amigos e Vera o esconde na casa de ferramentas de sua fazenda até que seus pais descobrem e a obrigam mandar Alexandre embora.

Juntos, eles resolvem fugir para a casa da madrinha e fantasiam um cavalo que os levaria além das cercas da cidade. Ao chegar à imaginária casa da madrinha, a maleta desparecida da professora está lá e o irmão Augusto também. Eles vivem um clímax, até que Vera, já presa aos conceitos sociais e adultos, se preocupa com seus deveres e resolve ir embora. Augusto desparece e no plano da realidade tudo parece mais sombrio e melancólico, Alexandre a leva embora e retorna com seu Pavão para casa mágica.

lise 24/10/2012

A casa da Madrinha
Eu não gostei muito do livro A Casa da Madrinha pois ele é muito fictício e não gosto de livros assim. Outro motivo para eu não ter gostado do livro é ele não ser muito focado na história principal.Em vários momentos o livro se foca em outra história totalmente diferente e isso atrapalhou muito minha leitura pois eu ficava muito confusa.E apesar dele não ser um livro pra crianças achei ele muito infantil.

Aninha 30/09/2012

Interessante...
Para ser sincera no começo do livro eu estava totalmente perdida e achando o livro bem chatinho.Mas depois fui captando o que o livro estava mostrando,e gostei bastante .Com as aulas da minha excelente professora de português ,eu fui começando a entender cada vez mais. Eu fui "mergulhando" na narrativa e cada vez mais reconhecendo o sentido da maravilhosa e adorável história não linear que é a casa da madrinha.
Na história é aberta varias "portinhas" que vão mostrando ao leitor o sentido da narrativa e abrindo também "portinhas" da imaginação.A história quando o leitor ler primeiramente é bem maluca.Mas depois você vai percebendo como é interessante como foi escrita a narrativa.O modo como termina é bem legal porque deixa um "ar" de curiosidade no leitor.Enfim o livro é legal ,gostei mesmo.

Yas 23/09/2012

A Casa da Madrinha = Lygia Bojunga
Eu gostei deste livro, pois ele, com um pouco de ficção e fantasia, mostra o que todas as pessoas querem: uma casa perfeita que dá tudo que você quiser e está localizada em um lugar lindo, e que com perseverança e esperança conseguimos nosso objetivo. É um livro infantil, mas eu gostei mesmo assim. A historia é assim: Alexandre é um menino muito pobre, que descobre que tem uma madrinha. Seu irmão Augusto conta que a casa dela tem muitas coisas legais e é muito bonita, e promete que vai lá com ele um dia, mas ele precisa viajar, e Alexandre abandona tudo e vai sozinho para a casa da madrinha. Encontra, na estrada, um pavão que tem o pensamento atrasado, depois encontra Vera, dorme uns dias na casa dela e vão juntos para a casa da madrinha.

Landresa 18/09/2012

A Casa da Madrinha
Achei este livro muito legal, o Alexandre um menino que trabalha, e uma relidade nas maiorias dos lugares. Uma coisa muito legal também foi a ajuda de uma menina que mal conhecia o menino, a sua história.
A imaginação dos dois me chamou muita atenção, porque quando eu era menor gostava muito de imaginar coisas, até casas igual o livro. Enfim, amei muito o livro.

Ana Carolina 17/09/2012

A Casa da Madrinha
A Casa da Madrinha é um livro muito interessante. Ao contrário do que muitas pessoas disseram, não acho que seja uma história infantil, apesar de ser um conto maravilhoso. Acho que o texto de certa forma, é um pouco complexo, pois não é linear. Ou seja, a narrativa começa de uma forma meio confusa e ao longo da história tudo vai se encaixando.Isso despertou em mim uma curiosidade de descobrir quem era Alexandre, de onde ele vinha e etc. E para isso tive que ler o livro até o final. Acho que isso é um ponto forte do livro, ele 'prende' o leitor. Gostei muito e recomendo !

Ewerton 10/09/2012

Em Busca da Felicidade
A Casa Da Madrinha, apesar de não ter um "fim" concreto , é um ótimo livro de Lygia Bojunga.
Nele é narrado a história de Alexandre, um menino pobre que mora numa favela do Rio de Janeiro. Ele, por sua vez, leva uma vida muito difícil, e ao saber por Augusto (Seu irmão mais velho), que tem uma Madrinha que mora em uma "super casa", larga tudo e parte em busca da "tal" casa, juntamente com o Pavão e Vera, sua amiga. Eles passam por muitas travessuras na trajetória até a casa ... Bem!..., o resto da história vocês só vão ficar sabendo se lerem o livro.
Recomendo esse livro a todos, pois ele é ótimo. E também, nós tiramos um aprendizado com ele: Não devemos abrir mãos de nossos sonhos e objetivos, pois as barreiras aparecem na nossa vida, para serem derrubadas!

Raquel 15/09/2012minha estante
O AMOR ESTÁ COM PRESSA também é "fantasioso"! rs

Feeh 07/09/2012

Eu achei este livro muito bom, apesar de não ser um dos melhores que eu já li. Esse livro mostra a persistência do Alexandre em chegar na casa de sua madrinha. O livro não acaba só com a história de Alexandre, no meio ele conhece um pavão que tem o pensamento atrasado, mas mesmo assim a amizade dos dois continua firme apesar da diferença entre os dois. Eu recomendo para todas as pessoas que gostam de um livro com muita aventura e uma pitada de magia.

Laura Lemos 23/07/2012

Achei esse livro muito chato,eu o li a pedido da professora Raquel.
Enfim...
Ele fala da vida de um menino chamado Alexandre que ouviu falar de sua madrinha pelo seu irmão mais velho,e eles moram em Copacabana numa favela e ele sempre vendia sorvete na praia para ajudar a sua família.
Seu irmão falava de sua madrinha para o menino e este resolveu viajar à sua procura,levando seu Pavão com ele,ele conhece uma menina chamada Vera que Alexandre fica hospedado o quintal de sua casa e sempre leva comida pra ele.
No final do livro,eles inventam um cavalo chamado "Ah" que leva eles até a casa de sua madrinha,tendo que voltar por causa da Vera
Raquel 31/07/2012minha estante
Tomara que você mude de ideia depois que eu começar a falar dele em sala. ;-)

Laura Lemos 19/12/2012minha estante
foi o que aconteceu né professora haha