Seara Vermelha Jorge Amado

Resenhas - Seara Vermelha

1 | 2 | 3 | 4

Helena 07/11/2021

Relato da miséria
Jorge Amado é um autor excepcional da literatura brasileira e essa é mais uma de suas tristes, porém realistas, obras sobre o sertão.
Seara Vermelha se passa inicialmente no sertão nordestino e relata a vida de uma família que foi expulsa do pedaço de terra de uma fazenda onde trabalhava. A história não possui personagem principal, e se possui é um personagem abstrato: a miséria. O conteúdo abordado é muito sensível e, muitas vezes, chocante.
A viagem da família principal em busca de uma condição de vida melhor é relatada no livro um: "Os caminhos da fome", e acompanha o percurso do Êxodo Rural Nordeste-São Paulo.
No Segundo Livro, "As Estradas da Esperança", há a trajetória dos três filhos que saíram da fazenda antes que ela fosse vendida, esse livro possui uma reviravolta triste e, como o primeiro, traz temas extremamente sensíveis, mas reais e comuns à vida da época.
No geral, o tema do livro gira em volta do domínio de terras pelos grandes fazendeiros e as consequências disso para a população pobre rural, é uma obra que, como qualquer outra, vale a pena tomar coragem para ler.
Ao apreciar esse livro é preciso ter em mente quem era Jorge Amado e também seu posicionamento sobre a política e sociedade da época, não adianta ler o livro e julgá-lo apenas pelo conteúdo sociopolítico

Lara Moreira 13/07/2016

As descrições de Jorge Amado são carregadas de realismo e sentimento. Dá para sentir o sofrimento e a dificuldade que cada uma das famílias enfrentam ao buscar uma vida melhor. Em como existe desigualdade no sertão, como é cruel aceitar essa realidade, marcada por injustiças. Dor, fome e morte cercam o livro de uma forma que qualquer um para e reflete sobre a vida, quais as verdadeiras prioridades. Como o sertanejo é forte em sua essência, pois em meio a tanta tristeza e perdas as famílias seguem juntas e dividem até o que não tem. O destino para quem nasce na caatinga é certo: viver como colono para a qualquer momento ser expulso da terra que passou a vida cultivando, mas que não tem direito a nenhum pedaço dela. Ou tentar a vida em São Paulo, num destino amargo e marcado pela fome, na incerteza de se chegar vivo ao destino. Quando aos homens podem ainda tentar a vida como soldado, beato ou cangaceiro. O livro aborda cada um dessas escolhas, evidenciando o quanto é sofrida as consequências num contexto triste que ainda é tão real nos dias de hoje. Livro muito triste...

Deghety 05/05/2017

Jorge Amado
Brasil
1970
Martins

Primeiro livro que leio de Jorge Amado, gosto muito de obras de personagens nordestinos e essa é sensacional e tocante.
Retrata o povo brasileiro, povo trabalhador, povo sofrido e sua busca por trabalho e uma vida melhor , migrando do nordeste para o sudeste.
Aqui conta- se a história de Jerônimo , sua mulher e filhos, as injustiças que sofrem pelos poderosos donos de terra, as desgraças e misérias que passam pela caatinga , com a seca, fome e doenças. O cangaço, com homens que escolheram o mundo do crime, devido a humilhações e a perca de fé na bondade de outros homens e também os que se entregaram a fé e a religiosidade como alento para suas tristezas.
Livro muito bom mesmo, doído, sofrido, mas belo, com flashes de vitória e esperança renovada.

"Essas coisas se passaram no sertão, onde a fome cria bandidos e santos"

Juliana 03/06/2020

Sertanejos movidos pela esperança
Antes de iniciar a leitura li uma resenha que já avisava que esse livro era triste e com uma história dura. E sim, é exatamente o que ele é. Ao contar a vida de sertanejos que perdendo a sua terra enfrentam a caatinga e toda a odisseia para chegarem na mítica São Paulo de riquezas e fartura você depara com uma jornada de dor, fome, esperança e morte. E no meio de tanta injustiça e tanta dor são as mulheres quem mais sofrem.
A história da Marta me revoltou tanto, mais tanto. E principalmente por saber que há muitas Martas nesse nosso país que enfrentam a violência da miséria, da fome e a dos homens.
É revoltante, bom e nesessário. Ah, e muito triste também.

Aurea31 05/03/2019

Fazendo-se uma abordagem geral acerca da obra Seara Vermelha de Jorge Amado analisamos que consiste numa espécie de construção dos fundamentos sociais nos quais se baseiam os comunistas para justificarem sua atuação, seus protestos e suas causas, uma violenta crítica social do começo ao fim. Jorge descreve para nós o funcionamento do ciclo vicioso de miséria que permeia a vida dos sertanejos ao narrar a história de uma família que é expulsa da fazenda de onde tiram seu sustento e ao longo do livro são retratadas cada uma das imagens e produtos resultantes do sistema cruel que persegue os pobres desde sempre. Têm-se retratadas as figuras políticas corruptas, os grandes proprietários de terra que desamparam e roubam as terras dos homens com poderes menores desencadeando as manifestações de revolta personificadas principalmente no cangaço que como produto da crueldade dos ricos procuram fora da lei (matando, roubando, violando) sua vingança. Têm-se também o retrato das figuras messiânicas, os profetas do sertão, que arrastam multidões. Retrata também as duras caminhadas feitas pelos sertanejos expulsos que submetem a situações desumanas que acabam em sua maioria na morte dos mais fracos ou da submissão a perda da dignidade visando o bem maior para sua família como se vê na personagem Marta que sem saída encontra na prostituição a forma de ajudar sua família, principalmente, seu pai doente a seguir com a viagem tão sonhada para São Paulo, terra do progresso. Por fim, ao apresentar todos estes aspectos aos leitores, deixando mais do que claro as motivações para o desenvolvimento do pensamento comunista o autor encerra seu relato deixando implícita a mensagem aos leitores de que o comunismo, marginalizado pela elite ("prejudicada" pelos princípios simples de divisão e pertencimento igual de terras a todos os homens) possui fundamentos justos que ao longo da narrativa foram exemplificados de forma evidente e esclarecedora e que consiste numa saída positiva para combater a fome e a miséria dos flagelados. Uma pequena observação: para estudar a prova da UVA, principalmente, se o referido livro vir a cair deve-se fazer uma análise minuciosa acerca do contexto histórico fortíssimo no qual o livro está inserido. Deve-se enfocar o estudo acerca: - Revolução de 35
Luís Carlos Prestes
Aliança Nacional Libertadora: Pão, terra e liberdade
Uma última curiosidade acerca do livro: O título da obra faz referência ao próprio comunismo ligado a cor vermelha como identificação.

Natália 01/03/2022

Jorge Amado não decepciona. Recomendo muito.
Seara Vermelha narra a história de uma família de retirantes nordestinos na luta por melhores condições de vida. Tudo começa quando a fazenda em que os sertanejos trabalham é vendida e eles vêem-se obrigados a partirem em direção a São Paulo, uma terra desconhecida e que acreditam ser fonte de trabalho e fartura. Cruzam a caatinga, enfrentando a fome, a sede, a miséria, as doenças, a morte e muitos vão ficando pelo caminho. Em um segundo momento, o livro conta a história de três dos filhos de Jucundina e Jerônimo, um casal de retirantes, que os pais não viam há tanto tempo, sendo eles: João, um soldado da polícia; José, rebatizado Zé Trevoada, que ingressou no bando do cangaceiro Lucas Arvoredo; Juvêncio, de apelido Neném, cabo do Exército que ingressou na luta comunista.
De linguagem extremamente coloquial, esse livro não é nem de longe fácil de ler, visto que certas passagens do livro são extremamente difíceis, um verdadeiro soco no estômago. O livro retrata o sofrimento do povo do sertão, que tanto trabalhou a salários irrisórios, sem direito a um pedaço da terra que ajudou a cultivar, se obrigando a partir de sua terra natal, em um êxodo rural, enfrentando todos os tipos de adversidades. Esse livro nos faz refletir a questão da terra , de como os negros não tiveram direito a um pedaço de terra para cultivar na pós escravidão, trabalhando arduamente em terras que não os pertenciam, sem direitos trabalhistas, e como esse regime escravocrata é refletido até hoje na nossa sociedade.
Um livro difícil de digerir, intenso, marcante, para se ler sem pressa e refletir a cada passagem.

Ed Souza 26/12/2023

Seara Vermelha
Muito parecido com o quinze de Rachel de Queiroz, porém para mim mais emocionante.

Uma família que precisa sair do seu lá para ir para outro lugar, sem ter nada , simplesmente a fé.

Essa história é curta, e linda ?

Danilo.Claudino 26/06/2017

Bom livro, mas....
Resumindo a resenha: O livro mostra as três maiores tragédias nordestinas - a fome, a seca e o comunismo.
Wander.Oliveira 12/12/2018minha estante
Comentário idiota da verdadeira miséria brasileira: o preconceito, a ignorância e a estupidez.

Rodrigo 22/02/2020

Luta
Que percurso sofrido. Quantas perdas pelo caminho. Quanto sofrimento passou a jovem Marta e que destino cruel foi reservado a ela. Mas chegou o tempo de colheita.

skuser02844 25/05/2023

Um livro sofre sofrimento e resistência
Um livro não tão popular de Jorge Amado, mas com certeza um dos melhores que já li. Nessa obra podemos perceber de forma bem clara as opções políticas e a militância do autor. É um livro onde podemos saber um pouco mais das mazelas enfrentadas pelo povo nordestino em busca de uma vida melhor e sobre alguns dos vários destinos dessas pessoas, e sobre o quanto a reforma agrária se faz necessária em nosso país.

Mari 19/01/2023

Paralelos com o presente
Jorge traz, por meio da história de uma família, a história de incontáveis famílias nordestinas. E desvela caminhos individuais percorridos por cada indivíduo. É um livro doloroso, mas também esperançoso.

1 | 2 | 3 | 4