Racismo e fascismo & O corpo escravizado e o corpo negro

Racismo e fascismo & O corpo escravizado e o corpo negro Toni Morrison

Resenhas -

Geórgia 21/06/2020

Curtinho, mas intenso.
Livro bem curtinho, mas descreve o problema do racismo de maneira simples e impactante.

Olívia Giacomin 06/05/2021

interessante e necessário
esse ebook traz dois textos da toni morrison, que é um escritora estadunidense incrível, um deles é sobre racismo e fascismo e outro sobre corpos escravizados e corpos negros. estou escrevendo essa resenha basicamente para comentar um ponto que achei interessante no texto sobre corpo negro e escravizado, porque ela apontou algo que nunca tinha parado para pensar e eu achei tão interessante... ela vem falar sobre como na maioria das vezes, no nosso imaginário, a ideia de corpo escravizado traz consigo a imagem de um corpo negro, ai ela aponta que a escravidão e o racismo são fenômenos separados, de uma maneira resumida e simples: segundo o que ela diz e a história prova, as origens da escravidão não são racistas, comprar e vender pessoas é um comércio antigo, existiu escravidão antigamente entre cristãos, judeus, muçulmanos e tudo mais, ai ela diz que o que tornou diferente a escravidão no ?novo mundo? foi o fato de que os escravizados tinham traços raciais nitidamente identificáveis, onde a cor de pele interferia na habilidade das futuras gerações de se misturarem com a população não escravizada, não tinha como esconder ou ofuscar o antigo status de escravizado e aí surge o desprezo pelo corpo negro.. o texto trás várias informações super interessantes e necessárias, eu quis deixar essa aqui porque chamou mais minha atenção, mas eu recomendo a leitura do ebook inteiro e ele tá disponível gratuitamente na amazon:)
augustobizaa 06/05/2021minha estante
Sua resenha me gerou interesse no livro obg

Olívia Giacomin 06/05/2021minha estante
ficou muito feliz por isso, é um livro que vale a pena!! depois me conta o que achou da leitura :)

@prazerliterariooficial 11/11/2022

Apesar das poucas páginas, nos faz refletir sobre como o racismo anda de mãos dadas com o fascismo e com a escravidão.

isa.dantas 29/09/2020

Dois textos incríveis, que servem como uma degustação de "A Origem dos Outros", um livro de ensaios da Toni Morrison publicado no final de 2019. Fiquei com muita vontade de ler os outros.

Luciana 24/11/2020

Ensaios
Essa curta e intensa obra é composta por dois ensaios da consagrada Toni Morrison. Achei que faltou um pouco de profundidade na análise, mas certamente isso não seria possível em apenas dois ensaios. Recomendo!

Taissa 21/08/2020

Ensaios
Nestes dois ensaios de Toni Morrison, a autora traça as características do fascismo - qualquer semelhança com a atual política brasileira não é coincidência - e pontua as diferenças entre escravidão e racismo. Um aprendizado!

Tayana Alvez 11/11/2020

Acho que todo mundo deveria ler esses textos.
Dois textos pertinentes e objetivos.
Não dá para negar a existência do racismo e do fascismo em nosso dia a dia atual.
O que é triste e pesado, pq são textos que se passam décadas atrás.

Enfim, você deveria ler, de verdade.

DTG 24/01/2021

Curto e interessante
É um livro curto que reúne dois textos da Toni Morrison. Em um deles, autora comenta a diferença entre o corpo escravizado e o corpo negro. No outro fala sobre extremismo. Boa reflexão.

KeylaPontes 07/09/2020

Dois ensaios que abordam o racismo, história, capitalismo e fascismo. Curto e intenso. Quero ler os outros ensaios.

Jamille Santos 29/11/2022

Curtinho
Neste livro temos dois discursos dessa autora que entrou para história não só por sua literatura e os muitos prêmios ganho com seu trabalho. Neste livro temos pontos interessantes para refletimos. É um livro curtinho, mas super necessário.

clarabitar 25/08/2020

Nesse livro, com 2 textinhos curtos e didáticos, Toni Morrison traz a aproximação do racismo e capitalismo, direito à memória - que sempre é negado a população negra. Além de trazer tópicos do afastamento entre racismo e escravidão.
Vale muito a pena a leitura!