As três Marias

As três Marias Rachel de Queiroz

Resenhas - As Três Marias

Fabiana.Amorim 14/02/2022

Vale quanto pesa
Olha... Eu procuro um defeito na obra de Rachel de Queiroz e não acho. Delícia de ler a vida destas 3 Marias. A religiosa, a casadoira e a feminista em potencial. Li pensamentos de Guta que representam muito o que é a vida da mulher. Somente através da escrita feminina a gente consegue este nível de identificação. Gostei muito.

Kecia.Viana 31/01/2022

Quando olhar para o céu... Sempre lembrarei.
3 estrelas! Cada uma com sua característica... Com sua dor, sua origem e personalidade.

3 Marias!

Guta sempre estará em meu coração. Me emocionei muito com os relatos de infância com convívio com a mãe. Duas almas livres!

Alan Bruno 27/01/2022

Leitura leve e envolvente.
Primeiro livro da Rachel de Queiroz que eu li, gostei bastante. Os capítulos foram quase todos curtinhos, e a escrita é bonita, leve, e sem detalhes em excesso, o que tornou a leitura tranquila e rápida de avançar.

A história sobre a vida das três personagens é envolvente, ainda mais por acompanharmos desde a infância. Dependendo de quem lê, dá para se identificar com os acontecimentos e, dessa forma, se sensibilizar ainda mais.

Confesso que comecei a leitura sem saber que a protagonista e sua história foram bastante inspirada na autora. Depois de saber sobre isso, se tornou ainda mais interessante acompanhar a amizade do trio, e o rumo que a vida das personagens tomou.

Vou buscar conhecer os outros livros da autora depois. Recomendo As Três Marias para quem se interessar pela história e quer uma leitura rápida.

@limasamara__ 17/01/2022

Interessante
Confesso que no começo da leitura pensei em desistir pois simplesmente não fluía, mas depois fui me apegando a Maria Augusta, Guta para os íntimos e começou um leve romance com Isaac, Guta foi descobrindo novos lugares e vivências.
" Olho as Três-Marias, juntas, brilhando. Glória reluz, impassível, num raio seguro e azul. Maria José, pequenina fulge tremendo, modesta e inquieta como sempre. E eu, ai de mim, brilho também, hei de brilhar ainda por muito tem po - e parece que a minha luz tem um fulgor molhado e ardente de olhos chorando.

E nem sei quanto tempo hei de ficar ainda, sozinha e desamparada, brilhando na escuridão, até que minha luz se apague."

Laura 13/01/2022

Rachel de Queiroz
Demorei um certo tempo para terminar de ler esse livro, isso se dá pelo fato de que eu só o lia nas manhãs de domingo. O embalar prosaico de Rachel de Queiroz me lembra uma manhã de domingo, um navegar que te embala e te leva suavemente, que ainda que lento te faz querer que a viagem seja ainda mais lenta, que faz querer que o entardecer não chegue, não pelo tempo, mas para aproveitar e experienciar a sensação dos raios de sol do amanhecer na pele que acabou de despertar do sono, os sons do mar, o olhar curioso pelos quatro cantos.

mariana 31/12/2021

um clássico né mores. Raquel de Queiroz lenda cearense que escreve perfeitamente, comecei a ler esse livro apenas no intuito de cumprir a lista dos livros para o vestibular mas encontrei um livro maravilhoso. Cheio de detalhes do Ceará de décadas atrás que ainda permanecem, amei

Lari / @palavrasdalari 13/12/2021

E eu me tornei mais uma maria
Sabe, eu sempre quis ler algo da Rachel, mas nunca imaginei que leria algo tão doce, tão cruel, tão feminino e tão sensível ao mesmo tempo
O mundo não foi bom com Rachel, principalmente em sua época, mas ela soube contorná-lo do melhor jeito possível. E eu amei.

Nesse romance em que ela se baseia bela e nas suas amigas, eu simplesmente não tenho palavras para descrever ?
Mi 13/12/2021minha estante
Deu até vontade de ler

Lari / @palavrasdalari 13/12/2021minha estante
A Rachel é linda, é sensível e o melhor: é mulher

Cristiane 10/11/2021

Às três Marias
Rachel de Queiroz transforma a realidade em ficção costurando passagens da sua vida e de duas grandes amigas. O livro é narrado por Guta (Maria Augusta) e sua experiência no internato. Lá conhece Maria da Glória e Maria José. Cada uma com seus desejos e planos. É um romance de formação, com personagens secundários muito ricos, desde outras colegas do internato a outros que vão surgindo no amadurecimento de Guta.

Selma 24/10/2021

Esse é o segundo livro que leio de Raquel de Queiroz e gostei muito do estilo simples empregado por ela.
Raquel aborda temas prufundos que nos leva a refletir sobre a brevidade da vida, numa linguagem simples, mas cativante, nos prendendo totalmente do começo ao fim da história.
As três Marias conta a história de 3 meninas que se conhecem no internato e tornam amigas inseparáveis (Maria José, Maria Augusta e Maria da Glória), que passam por todos os conflitos da adolescência e juntas alcançam a vida adulta.

bea 21/10/2021

Encantador
Tudo começa de uma forma muito sutil: você abre o livro despretensiosamente, lê a primeira frase, depois o primeiro parágrafo e, antes que consiga se dar conta, já se foram 40 páginas.
Embarcar na ficção de Raquel de Queiroz é a escolha mais cativante e deleitosa que você pode tomar agora. Falo sério.

Karoline67 08/10/2021

Delicado e delicioso
As três Marias foi uma grata surpresa. A escrita de Rachel de Queiroz é suave, tranquila, fácil e gostosa. É um romance de formação sobre uma amizade de três meninas que se conhecem no internato e juntas descobrem a vida adulta. Maria Augusta me fez matar a saudade de outra Maria, José Dupré, minha escritora predileta. Eu amei e li em um dia.

LETeratura 03/10/2021

A cristalização da arte de Rachel de Queiroz
O titulo aluz a resenha feita por Mario de Andrade em 1939, pois é exatamente o que senti do livo, incrível, só li da autora além desse, O Quinze, que também foi favorito, mais aqui vemos uma escrita mais madura e diferente, e que só pode ser descrita como impactante.
As três Marias tem traços autobiograficos misturados a ficção e nele conheceremos Maria Guta, que seria Rachel de Queiroz, e acompanhamos ela desde sua chegada ao colégio imaculada conceição até sua vida adulta, quando retorna ao sertão.
Um livro belo, poético, contemplativo e filosófico, que aborda temas pesados porém com um tom de sátira em alguns momentos.
Uma das minhas melhores leituras do ano, e se você ainda tinha dúvidas se deveria ler este livro, leia-o, não tenho dúvidas de que irá gostar.

Gutemberg.Monteiro 18/09/2021

A maestria de Raquel com suas palavras simples!
Ler esse romance é uma tarefa fácil mas profunda. A autora usa palavras simples mas que constroem um texto muito bem elaborado e de um sentido tocante!

Robert125 07/09/2021

Em meu primeiro contato com Rachel de Queiroz não consegui ser fisgado pela sua prosa. Achei a leitura muito fluída mas superficial, diante de um desenvolvimento fraco dos personagens e da trama como um todo. As partes mais interessante foram os devaneios de Guta sobre religião e morte em sua fase adulta.