1492 Fim da Barbárie, Começo da Civilização na América

1492 Fim da Barbárie, Começo da Civilização na América Cristián Rodrigo Iturralde

Resenhas - 1492

Frauboll 28/12/2020

Muito Polemico!
É um livro muito controverso, o autor vai mostrar os costumes indígenas de toda a América e principalmente da América espanhola antes da colonizacao. Ele mostrará que a vida era bárbara e que os espanhóis na verdade civilizaram os índios e salvaram principalmente os de classes sociais baixas do despotismo e selvageria de suas culturas e estados. O autor procura mostrar que a reputacao que a colonizacao espanhola adiquiriu, de ser extremamente violenta e gananciosa nao condiz com a verdade e afirma ainda, que se nao fossem os espanhóis e o catolicismo, as culturas indígenas, por sua violencia e constantes guerras, acabariam exringuindo a si mesmas. O autor é um católico devoto, e na minha singela opiniao,pouco crítico em relacao à Igreja e muito crítico em relacao à outras religioes, das quais ele tem pouco conhecimento.O livro, no entanto, é muito interessante, especialmente por que o autor mostra como alguns costumes indígenas desumanos sobreviveram e continuam sendo praticados hoje. Ele também problematiza os foros indígenas. Em alguns países os indígenas tem direito de julgar e castigar os seus de acordo com suas próprias leis e costumes e o autor vai mostrar as complicacoes que isso acarreta. É um livro que vai destruir aquela idéia de que a américa indígena era um paraíso e os indígenas pacíficos e sem os defeitos que os europeus tinham. É um livro que vai irritar muito os ativistas indígenas e seus aliados. O autor apresenta informacoes as quais muita gente nunca teve acesso, nem mesmo na faculdade (posso dizer isso pois cursei história). Também vai ser um soco na cara de anarcoprimitivistas e qualquer um que romantize culturas tribais e pré-colombianas no geral.
A edicao tem alguns erros de traducao e digitacao, mas nada que atrapalhe a leitura. A escita é academica mas flui bem
No geral, gostei e indico.
Obs: Nao é para quem tem estomago fraco. Se voce se sente mal lendo descricoes de violencia física e psicológica, PASSE LONGE DESSE LIVRO!
Obs 2: meu teclado nao tem todos os acentos.
Tenho um canal no youtube, onde resenho livros, inclusive livros pouco conhecidos e polemicos. o link está no meu perfil

site: https://www.youtube.com/channel/UCFOrTiAdpebLfjcnwoYeF1A/videos