As viagens de Marco Polo

As viagens de Marco Polo Ana Maria Machado

Resenhas - As viagens de Marco Polo

Darlison 19/03/2014

marco polo e suas aventuras
Quando Marco Polo voltou a Veneza em 1295, seus compatriotas não o reconheceram - o que não foi uma surpresa, já que ele os havia deixado 24 anos antes, quando tinha apenas 17.Tiveram, dificuldade em se fazer reconhecer pelos parentes, que, ocupavam a casa, pensando que estavam mortos.No início do século XIII, o império veneziano tinha crescido de forma prodigiosa, tirando proveito da Quarta Cruzada, e o doge Enrico Dandolo (1105-1205) havia se autoproclamado "senhor de um quarto e meio do Império Romano". Até mesmo o Extremo Oriente não era desconhecido pelos venezianos, pois suas galeras traziam de Alexandria carregamentos de especiarias vindos de Cantão, transportados por navios árabes até as costas do mar Vermelho.Entretanto, em 1285, quando Marco, seu pai e seu tio se encontravam na China, Argun, sobrinho de Kublai, que governava a Pérsia, endereçara ao papa Honório IV uma carta propondo-lhe que atacassem em conjunto a Síria muçulmana e a dividissem entre si.Com a queda, em 1368, da dinastia mongol dos Yuan, a China se fecharia, tornando impossível confirmar esses relatos até o século XVI, época em que os portugueses se instalaram em Macau e da viagem do jesuíta Matteo Ricci. Durante todo esse tempo, lia-se a obra de Marco Polo como entretenimento.

eu aprendi que as pessoas mudam aos passar dos anos, hoje você é uma pessoa amanha você é outra