O Círculo Carmim

O Círculo Carmim L.M. Ariviello

Resenhas - O Círculo Carmim

Levi Sousa 28/06/2020

Simplesmente Incrível
"O circulo Carmim - A Reunião" apresenta a História de personagens incríveis, inspirados em pessoas reais. A obra inicia-se com Adriela, uma jovem, herdeira da missão de unir garotas escolhidas pela sombra, para formar seu próprio grupo de bruxas, ou melhor, Coven. A Reunião é necessária para que se preparem para uma batalha contra outro Coven. O que permitirá que o Coven campeão permaneça na cidade de Sândalo. Isso, em meio a problemas pessoais, vida escolar, família, e os sonhos do futuro em jogo.
O leitor fica preso a obra do início ao fim. Isso graças a diversos elementos que se conectam. Com um toque de magia, retrato de temas sociais, e a descrição detalhada dos ambientes e personagens, é possível viajar por Sândalo, conectar-se as bruxas, e ao mesmo tempo matar a saudade do ensino médio. As referências utilizadas, como filme, música e série, complementam o livro dando um toque especial. (Harry Potter ?? )
Além disso, a mensagem de amizade que o livro transmite, ecoa ao final da leitura em nossas mentes, nos fazendo pensar no que é importante.
Recomendo demais a leitura, e estou ansioso com o que virá pela frente. Desde já, não criarei expectativas com personagens para evitar que o pior aconteça ???

Paulinha 29/06/2020

Livro maravilhoso
Ah como eu amo um livro.... E esses dias recebi esse presentão que foi ser Leitor Beta de uma das obras desse super escritor, que também é meu amigo e de quem eu sou super fã, LM Arivielo.

A história se passa em uma cidadezinha simples, mas cheia de mistério, onde 8 meninas escolhidas por um poder que, passado por gerações, irá mudar suas vidas de uma forma ou de outra ao escolhê-las para proteger a cidade ao mesmo tempo em que tentam estudar pras provas, trabalhar pra sustentar suas famílias, lidar com suas questões emocionais e alcançar seus sonhos.

Com tudo o que a gente tem direito, o livro ainda é cheio de empoderamento, inclusão, empatia e sororidade. Nos faz sentir perto de cada um dos personagens, temê-los, odia-los e ama-los.
Mais uma vez agradeço ao autor por nos presentear com mais essa genialidade literária. Vcs precisam conferir O Circulo Carmim-A Reunião, eu já estou super ansiosa pelos outros livros da série!

Mateus.Paulino 28/06/2020

Orgulho de Ser, Orgulho de Existir
O Círculo Carmim: a Reunião, nova obra do escritor @lm.ariviello, chega chegando, e promete ser a primeira parte de uma saga incrível.
Essa história ainda segue a vibe mágica do escritor, porém com uma pegada totalmente diferente de seus livros anteriores, dessa vez se passando em um cenário mais real. O livro conta a história de Adriela, uma menina que, com sua pouca idade, recebe a responsabilidade de reunir outras 7 garotas, que irão formar seu grupo, seu coven, para que juntas possam superar os desafios para se tornarem o coven oficial e defensor da cidade Sândalo.
Muito mais que uma história sobre magia, essa narrativa é sustentada por tópicos que refletem a realidade das coisas. Sonhos e frustrações, aceitação e preconceito, amizade e egoísmo. Tópicos esses que são essenciais para o bom desenvolvimento de personagem, e que foram muito bem explorado pelo autor.
Além disso, o escritor foi sublime na forma em que retratou o dia a dia de jovens, os problemas que encontram diariamente, além de conseguir retratar bem as lutas enfrentadas pelas minorias, na narrativa de personagens negras e trans. No ano de 2020, em que alguns escritores são envolvidos com escândalos de preconceito, uma obra tão rica em representatividade deve ser exaltada.
Com cada uma das personalidades marcantes das protagonistas, tenho certeza que você vai se identificar com uma.

apporleitura 16/07/2020

Resenha do Livro Círculo Carmim - L. M. Ariviello
Olá apaixonados!!! Hoje trago a resenha de um livro de fantasia muito maravilhoso e não é Harry Potter não.
O livro é do autor L. M. Arriviello e o melhor ele é um autor nacional, nada melhor do que prestigiar nosso autores não é mesmo. Sem mais delongas vamos ao que interessa.

RESENHA:

O autor nos apresenta um prólogo no passado que é crucial para o desenvolvimento da estória. Passado o prólogo podemos conhecer os adolescentes que vão compondo toda trama, e para quem não sabe a estória é sobre bruxinhas o que me lembrou muito filmes que já assistimos.
O que eu gostei do desenvolvimento da escrita é que o Arrivello nos apresenta as meninas que são escolhidas pela sombra uma por uma isso facilita na leitura porque podemos saber o que cada uma delas passa em suas famílias e o porque da sombra escolhe-las.
Outro ponto que não posso deixar de falar que a Jully uma garota que é escolhida pela sombra ela é cristã filha de um pastor e isso mexeu comigo até porque ela achava que era o espírito santo no entanto não era e ela entrou em um conflito interno, mas o autor não escandalizou em nada na escrita.
Quando todas foram escolhidas e tiveram que se reunir com a Adriela elas viram que juntas elas eram mais fortes.
No decorrer do livro me lembrou muito o filme dezesseis lua acho que não errei o nome kkkk o poder de uma das meninas me lembraram o poder da Bonie de TVD pelo menos na minha imaginação ela era como uma âncora que conduzia os mortos.
Enfim não vou me prolongar para não dar nenhum spoiler até porque um livro de fantasia é gostoso de ler descobrindo cada etapa dos acontecimentos.
Outro ponto fortissimo do livro é que o autor nos apresenta fatores que está presente em nossa sociedade isso Eu amei demais, longe de preconceitos.
Deixo aqui meus aplausos para o autor foi uma experiência maravilhosa ler o Círculo Carmim.

site: https://apporleitura.wordpress.com/2020/07/16/resenha-do-livro-circulo-carmim-l-m-ariviello/

Alvarus Raven Warlock 30/06/2020

Absolutamente maravilhoso!
Nessa quarentena, recebi um valiosíssimo presente, que me permitiu viajar, mesmo em confinamento, com as asas da imaginação, e nesta viagem, não só conheci uma nova cidade, uma nova história, mas também revivi, com demasiada alegria e até mesmo nostalgia, uma fase maravilhosa em um ambiente completamente especial: o Ensino Médio em uma EEEP!
E foi justamente nesse local, que tanto conheço e amo que este digno autor ambientou, de forma sábia, envolvente e cativante, seu novo conto de B-R-U-X-A-S, que traz, além da originalidade e autenticidade que marcam tão profundamente suas narrativas, uma amálgama de sentimentos que te embalam e te mergulham de corpo e alma nessa narrativa que em certos momentos lhe esfria o sangue, mas também te aquece a alma, te ergue no ar, entretanto de forma alguma perde o chão, uma obraprima baseada no poder da natureza e principalmente da amizade, que é capaz de curar o espírito!
Círculo Carmim é a fantasia da realidade, que te conecta no mundo da imaginação ao mesmo tempo que te cerca de lembranças reais e te afaga com as mesmas, e tudo isso se intensifica se você já tiver sido aluno de uma EEEP!
Tudo está presente:
Os cheiros, sabores, adrenalina, frio na barriga, questionamentos, reviravoltas surpreendentes, emoções a flor da pele e muita magia, bem como valores e uma sensibilidade singular!

Gostaria de agradecer, pela M-A-R-A-V-I-P-E-R-F-E-I-T-A honra que foi ser seu leitor beta e conhecer essas garotas fantásticas, espontâneas, de persolidades tão distintas mas que casam tão bem, que formam o grup... A FAMÍLIA P-E-R-F-E-I-T-A!
Não há como ler e não se envolver, não torcer, não se emocionar, não se surpreender, não vibrar, não se identificar... Este livro está marcado em minha mente e meu coração e anseio fortemente conhecer mais e mais essas garotas apaixonantes que com certeza farão a diferença e cujos laços não só as envolvem, como também a todos nós, que as conhecemos e que já amamos.
Aliás, é possível odiar algum personagem seu?

Parabéns L.M. Ariviello pela história icônica bem construída e pelo dom de tocar corações com a narrativa!

Vamos minhas B-R-U-X-A-V-I-L-H-O-S-A-S C-A-R-M-I-M!

Alexandre | @estantedoale 03/01/2021

A magia da união
O ano que passou proporcionou diversas experiências, incluindo a apreciação de livros diferentes. Um deles, escrito e publicado em formato digital no meio desta pandemia: “O Círculo Carmim – A Reunião”. A criação do cearense L. M. Ariviello (Manoel Oliveira), é um dos mais fascinantes enredos da fantasia regional contemporânea.

O ponto mais forte de união da história com a realidade é um de seus principais cenários: uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), modelo de educação em tempo integral adotado pelo Estado do Ceará que forma jovens no Ensino Médio ao mesmo tempo que lhes dá conhecimento técnico para o mercado de trabalho.

Neste cenário, dois covens de bruxas adolescentes são formados para competirem entre si e decidirem qual deles fica na cidade de Sândalo. A primeira tarefa de Adriela é reunir seu coven. Uma verdadeira missão, posso afirmar. Afinal, convencer 7 adolescentes de que foram escolhidas pela Sombra da falecida tia de Adriela para portar uma gama de poderes mágicos e que deviam atuar juntas.

Porém, graças à narrativa empolgante de Ariviello, conhecemos um pouco da vida de cada uma das integrantes do coven de Adriela, capítulo por capítulo. É um passeio empolgante e, em alguns casos, quase angustiante.

“O Círculo Carmim – A Reunião” é o primeiro livro de uma série, e Ariviello destaca algumas personagens na trama, como promete fazer nos próximos livros. Uma delas, Beatriz, tem uma vida completamente conturbada com uma mãe doente, um chefe abusivo, o dia inteiro na escola e, no meio da história, um acontecimento que desperta a atenção de todas para a mente da garota.

Já Mayara, uma adolescente transgênero, precisa enfrentar uma energia desconhecida que a cerca e defende - a ponto de assassinar seu padrasto transfóbico.

Mas há muito mais estranhezas em Sândalo do que as meninas imaginam, e lutar juntas é o que as aproxima ainda mais.

Um livro para entender o poder da magia e da amizade, repleto de reviravoltas e surpresas e esperando leitoras e leitores aficionados por fantasia misturada à realidade. Este é o livro mais recente de Ariviello, disponível na #Amazon em formato digital. Boa leitura!

Mylena Araújo 30/06/2020

Uma história incrível!!!
Eu li em primeira mão a história do seu novo livro que será publicado em breve. Sim, eu fui beta reader. Pra quem não sabe, LM. Ariviello é autor de A Herdeira de Hélzius, uma saga de fantasia com dois livros já lançados. Agora o autor retorna com "O Círculo Carmim". A história nos traz uma jovem bruxa tocada pelo destino (ou por algo muito mais que só causa e consequência), ela precisa reunir um grupo de garotas, também com poderes bruxos, para formar o coven que reinará na sua cidade natal. Mas nem tudo é um mar de rosas; elas carregam nas costas a adolescência cheia de problemas, segredos e sonhos. A trama é envolvente, carismática, misteriosa e sedutora. Você vai querer mais e mais, não importa o quê. E aí, preparados para conhecerem esse coven irado?

Leandro 26/07/2020

O Círculo Carmim: A Reunião
Autor: @lm.ariviello
Páginas: 271?
Bruxas no ensino médio, representatividade trans, e uma identificação com os personagens. Esses foram os pontos que mais me cativaram em O Círculo Carmim.?
Nessa incrível história vamos acompanhar Adriela, herdeira bruxa da família, sua missão? Formar um Coven e batalhar pela direito de ser o único Coven da sua cidade, Sândalo.?
Vamos conhecer oito histórias, oito histórias de meninas reais, histórias que se baseiam tanto com nosso dia-a-dia que isso me deixou arrepiado. A luta de cada uma e a união que irão precisar para se ajudarem foi uma das características mais marcantes na história.?
Adriela tem a difícil missão de convencer as amigas escolhidas pela Sombra, que são bruxas. E uma delas é a Mayara, uma adolescente trans, essa representatividade me deixou muito feliz, vemos algo em que a personagem é natural do jeito que é, sem forçar um situação maior em volta dela. A história é Mayara aceitar ser uma bruxa.?
O desenvolvimento da história foi muito bom, muito fluido, personagens fáceis de gostar, me identifiquei muuuuiito, porquê também vim de escola profissionalmente, e isso me fez me colocar na história.?
Porém, alguns pontos poderiam ser revistos. Infelizmente houve muita repetição e muitas situações triviais para o enriquecimento da história. Esperava mais ação, e menos momentos cômicos em determinadas situações.?
Demorou para chegar ao ápice da história e quando estava ficando bom, acabou e aí o autor nós delícia com um epílogo de deixar os cabelos em pé.?
Queria saber mais sobre o outro Coven, a relação das primas, o desenrolar foi rápido e me deixou com uma sensação de falta.?
No total o livro é muito bom, é divertido nas horas certas, e pra mim o que mais enriquece a história é a personagem trans e a realidade das personagens. Eu amei.?
Quero agradecer de coração ao autor por ter me dado essa honra. Amigo, você tem uma escrita muito boa, fácil de ler, gostosa e delicada, sem exageros e realista. Obrigado!?
Indico a leitura ???

Eliane 31/12/2020

Um belo livro de fantasia que se passa no Brasil
Diversidade, sororidade, amizade...

Junte tudo isso e acrescente uma trama de fantasia, com muitos feitiços e uma pitada de suspense, pronto: tem-se O Círculo Carmim.

Imagine ouvir: "Mayara, você é uma bruxa. [...] você não nasceu bruxa; até ontem era uma pessoa normal. Acontece que a Sombra lhe escolheu e agora ela habita em você."

Incrível a história que o autor, L.M. Ariviello (@_manoel_olliveira_), criou aqui. Um enredo com características tão brasileiras, que qualquer jovem do ensino médio de hoje se animaria em fazer parte desse universo.

Mesmo com várias personagens, o autor não esquece ninguém. Todas têm suas histórias contadas e respeitadas, inclusive personagens secundários, com um equilíbrio de roteirização incrível.

INDICO DEMAIS A LEITURA.

Sobre o autor: L.M Ariviello é o pseudônimo de Manoel Oliveira, professor e escritor nascido em Fortaleza. Já escreveu outros livros como: A Herdeira de Hélzius - Os Sete Animais Sagrados (2015) e a continuação da história, A Herdeira de Hélzius - A Sociedade do Olho de Prata (2019).

site: https://www.instagram.com/p/CJbmgtElumX/