A Reunião da Minoria Modelo

A Reunião da Minoria Modelo Gabriel Yukio Goto

Resenhas - A Reunião da Minoria Modelo

Kat | @kat_kat 27/07/2020

Gostei das histórias e como brasileira yonsei, me identifiquei em diversos pontos. Entretanto, por vezes me incomodei com a leitura pois achei que o livro não foi muito bem escrito. Acredito que faltou uma revisão mais apurada.

Jackie! 26/12/2021

Não a ordem, quando a fragilidade é exposta.
São 4 contos. Gostei mais do primeiro, que mostra o contraste entre o ponto de vista de alguém mais velho vs os jovens, de como é difícil enfrentar tanto preconceito (camuflado de "piadinhas") diariamente. E como existe a luta de não combater ódio com ódio e aceitar que mesmo carregando uma cultura linda, a história deles também é manchada de muito sangue e crueldade. E como isso deve ser lembrado, para assim não se repetir.
"O racismo existe e a cada dia que se passa vai ceifando cada vez mais vidas inocentes, de crianças à trabalhadores, não se pode fechar os olhos para isso: a prova de que não é o asiático que precisa abrir o olho."

Elide 22/06/2023

Interessante o debate crítico
Uma coletânea de contos e microcontos críticos. No primeiro deles, que dá nome ao livro, foca na discussão sobre um certo sentimento de superioridade de descendentes de japoneses em relação aos coreanos e chineses, aproximando-se de um sentimento supremacista branco que também rejeita pessoas negras e indígenas, sobretudo de uma elite econômica mais velha.
No segundo, uma breve-quase história de relacionamento entre pessoas amarelas e uma crítica à fetichização de seus corpos.
Depois, um conto de fantasia futurística, bastante breve, sem grande desenvolvimento, mas com elementos interessantes.
Por fim, microcontos com alertas sobre o preconceito.

Gabi 28/05/2021

"A prova de que não é o asiático que precisa abrir o olho"
Oficialmente o meu livro de contos favorito. Sempre quis me aprofundar um pouco mais nesse assunto da luta amarela, embora eu saiba esse pequeno livro não seja suficiente, descobri muitas coisas interessantes de um ponto de vista que jamais explorei. Muito tocante e é uma leitura que te põe pra pensar, te faz rever os próprios conceitos e acho isso fundamental.

Bruna Beatriz 10/05/2022

Proposta boa, conteúdo razoável
Primeiro livro que leio que retrata sobre a cultura asiática de uma forma política e seus conflitos de inclusão. Como eu disse no título, a proposta é boa, mas o desenvolvimento foi bem raso.

No início pareceu que iria ser um livro filosófico e político, mas depois virou em romance, narração e conto (?), não entendi muito bem a lógica que o autor quis passar, foi bem mais ou menos, a escrita é confusa e teve partes sem sentido.

@juliusverse 02/06/2021

Finalizado, "A Reunião da Minoria Modelo e outros contos".

São três contos e alguns Haikaiss e prosinhas que falam de vivências e problemáticas a respeito de pessoas amarelas no Brasil. É uma temática que tive pouco contato até hoje e foi um primeiro contato interessante. Inclusive, dentro de uma das histórias o autor deixa até uma recomendação de leitura sobre o tema.

Só achei que muitas vezes o autor traiu a narrativa, a história que estava propondo a contar, pra falar do tema e me fazia pensar se não seria mais interessante um texto não ficcional apontando as coisas que ele colocou ali. Isso vale principalmente pro primeiro conto, que me expôs várias temáticas importantes e pouco conhecidas por mim, mas não me contou uma história que me prendesse a ela.

Entretanto, os poemas expositivos com as temática funcionaram muito bem pra mim, senti que ali essa coisa mais expositiva foi melhor aproveitada.

No fim das contas, vale sim a leitura.

Malu 20/07/2021

um livro muito bem escrito e muito bom para conscientização! admito que não gostei muito do final da primeira parte, achei muito expositivo mas foi bem legal. meu conto favorito foi do forasteiro ???

Matheus Monteiro 27/08/2020

Ensinamentos necessários
É um livro curto e contundente sobre a questão da vivência da comunidade amarela no Brasil. Aprendi ainda mais sobre a vivência e a complexidade étnica do nosso país além da questão antirracista. Vale muito a pena.

Tori 22/02/2021

Devorei o livro praticamente de uma vez só, uma leitura necessária e direta, me deixou ansiosa para conhecer mais do autor e, apesar de alguns errinhos de revisão que podem facilmente ser ignorados, a leitura foi muito proveitosa e acredito que mais pessoas devem conhecer essa obra.

Milena.Miyazaki 01/05/2021

aprendi alguns conceitos que eu não conhecia com a leitura desse livro e achei as histórias muito interessantes, no entanto, o livro poderia ser infinitamente melhor com uma revisão gramatical! os tempos verbais e os erros de concordância te tiram um pouco da leitura.

Paula 19/07/2021

Uma perspectiva diferente
Com um enredo simples, a história alerta para os preconceito que os asiáticos sofrem e como, a maioria mais antiga, aceita essa realidade sem questionar.
Há presença de erros ortográficos no decorrer do texto, nada que atrapalhe, mas que vale a pena pontua.
E confesso, minha história preferida foi a do casal que se apaixona em países diferentes e precisam lidar com o início da pandemia.
É um livro que vale a pena pela perspectiva que nos apresenta.

Haru.Kawatake 08/07/2020

Um livro muito bom, escrito por um amarelo brasileiro, retrata bem o que nós amarelos passamos, o livro contém também poemas que é uma marca dessa pessoa.
Trazendo várias emoções é uma leitura que recomendo

groundzero 14/06/2021

INCRÍVEL
A melhor coisa que fiz foi cair de paraquedas nesse conto. O autor apresenta muito bem as pautas pra quem é leigo no assunto -eu inclusa, a escrita é absurdamente boa e ajudou muito no aprendizado da mensagem. Termino aqui o conto muito satisfeita e inclusive peguei as indicações do filósofo Byung Chul-han.

Ps: estou torcendo pela Gabi

Rafaella 06/07/2022

Eu posso dizer que gostei da história, muito interessante.
Um leitura rápida e importante.
Apenas acho que poderia completar com mais história..