Vazio da Forma

Vazio da Forma Andrew Oliveira

Resenhas -

Guilherme.Maia 11/03/2021

Vazio da forma
Alguns livros são como grandes jornadas, que ao serem finalizadas, causam mudanças em nossas  almas.
É com essa frase, com minhas próprias palavras, que posso descrever esse livro.

Foi um misto de sentimentos.

Logo no começo do livro, veio a vontade de abandona-lo, por conta da  leitura ser bem difícil, o leitor é meio que jogado no universo do autor, mas com o mistério e a vontade de entender a história senti muita vontade de continuar, e a cada capítulo a historia foi sendo desenvolvida e desvendada, a cada página os personagens conquistam o leitor, derepente o leitor está totalmente dentro do universo do livro.
Ao chegar ao fim do livro, percebi que o livro se trata de uma grande jornada, uma jornada de cura, uma cura que trata a alma do leitor.
No fim dessa jornada, posso dizer com todas as palavras que sai de uma forma diferente, é algo simplesmente mágico.
E o livro é uma grande obra de arte, de um autor brasileiro.
Cris609 11/03/2021minha estante
Adoro leituras que nos causam modificações, reflexões e indagações. Fiquei com vontade de ler esse livro e já o adicionei na minha listinha devido à sua resenha.

Guilherme.Maia 11/03/2021minha estante
Cris fico feliz, você vai gostar bastante, muito obrigadoooo.

Guilherme.Maia 11/03/2021minha estante
Amanda obrigado por mais uma indicação, não tenho palavras pra te agradecer por tudo, aprendo muito com você, você é minha inspiração.
Eu que sou privilegiado de ter uma parceira de leitura como você. ???
Amo você demais obrigado por tudoooo.

mpettrus 31/12/2020

A Literatura Mitológica Nortista de Um Escritor Amapaense
Andrew Oliveira é um jovem escritor nascido no seio da Amazônia brasileira na região norte do país. Essa informação é muito importante quando queremos entender o universo de sua literatura que apresenta traços de realismo mágico, mitologias e crenças e lendas, tais como as que permeiam a vida dos nortistas. Essas influências, certamente, contribuíram para o autor desenhar toda a narrativa de suas histórias.

Evidentemente, eu falo com mais propriedades sobre isso porque Andrew Oliveira é meu irmão caçula, então, meu contato com as suas criações e histórias vem desde de sua mais tenra idade. Para mim, é mais perceptível notar esses detalhes. E, sendo assim, creio que seja interessante passar essas informações para vocês.

“Vazio da Forma” foi uma história escrita em 2011, que ele resolveu resgatar em 2019 para lançar no mercado literário brasileiro em 2020. Ele fez umas correções, umas adaptações, modernizou algumas pautas, porém, a essência da história permaneceu intacta. E a sua narrativa também. A maneira como ele narrou a jornada de VDF ficou inalterada. Era como se o autor tivesse retornado a sua versão de 2011 para reescrever a história de Frey. Pois, de 2011 para 2019, sua maneira de narrar novas histórias foram mudando, foram evoluindo, o vocabulário foi se enriquecendo com o passar dos anos, as pautas que ele levanta também foram amadurecendo.

Autor queer, também explora de maneira contundente e responsável o universo LGBTQIA+ fugindo do lugar comum que a literatura de maneira geral apresenta aos leitores o universo da comunidade gay. Personagens que tem desenvolvimento e narrativas próprias, fogem das caricaturas, o autor humaniza de maneira crível as reações, dúvidas, questionamentos de suas personagens enquanto ser humano como qualquer outro personagem heterossexual, por exemplo. Essa normalidade é um frescor e um alento interessante na maneira de perceber essas personagens. A literatura, de maneira geral, precisa ter esse novo olhar e trazer à baila para nós leitores.

“Vazio da Forma” é uma história de depressão, perdas, culpas, melancolias, tristezas. Mas é, sobretudo, uma história de “voltar para casa depois de se perder de si mesmo”. E, em consequência disso, também é uma história de perdão e de paz.

A jornada de Frey é dolorida, doída, quase indigesta. Permeada de mitologia do universo criativo do autor como as Três Deusas, as Praias (que são personagens importantes nas histórias, pois elas guardam momentos cruciais que moldaram os destinos dos seus habitantes), em meio a esse caos, corações desolados, almas fragmentadas, o autor soube dosar de maneira equilibrada esses caminhos tortuosos com personagens extremamente carismáticos.

Minhas personagens favoritas são as crianças. A pequena Lírio, filha de Frey e Jacinto. E a inesquecível Freya, a irmã caçula de Frey.

O autor fez uma dedicatória no livro que marcou a minha vida: “Para o Michel, o primeiro que me leu”. O Michel sou eu, seu irmão mais velho. E no decorrer da leitura, eu entendi porque o autor dedicou especificamente para mim: foi por causa de Freya.

Freya é uma criança que nasceu com as orelhinhas deformadas tal qual as minhas orelhas. E tal como a minha mãe, a mãe de Freya, a dócil Lírio, teve rubéola na gravidez, resultando na consequência dessa deformidade.

Os medos, as angustias, os questionamentos de Freya foram todos os meus questionamentos quando fui criança. Hoje, adulto e mais centrado, meus medos da infância foram substituídos pelos medos da vida de agora.

E, sim, eu também queria ser engolido pela grande onda como Freya foi engolida. E ficar em paz no outro plano da vida, nos outros mistérios que permeiam a nossa existência.

Porém, Freya me fez compreender, que por agora, eu ainda permaneço por aqui. Mas aceito isso hoje de alma mais leve, resignada e em paz. Ela me ensinou a me perdoar.

Obrigado, Andrew Oliveira, por me salvar de mim mesmo mais uma vez. Eu te amo, Poder!

Taize @viagemliteral 27/07/2020

"É isso que sou. Um absoluto nada nesse mundo."

Frey é um jovem pintor, que encontrou nessa arte uma válvula de escape para toda dor que viveu durante os anos, principalmente depois da grande onda que disseminou boa parte de sua cidade, deixando o luto não apenas por onde passava, mas em seu coração e em sua família.
Essa fora sua primeira morte.

Mas essa dor não era sua única companhia, pois a Sombra, aquela que lhe atormentava desde outrora, sumia por um tempo, mas estava sempre a espreita, esperando pela próxima oportunidade para arrancar-lhe as entranhas e inseri-lo numa teia de tristeza e horrores.

"Tantos anos tentando ser alguém que não fosse a Sombra, a penumbra, a maldita."

Quando tudo estava indo bem na vida de Frey, com uma família construída e uma carreira estável, a Sombra voltou com força lhe provocando não somente dor, mas também um bloqueio criativo, se fazendo presente em sua segunda morte!
Já não fazia mais sentido viver...

Ler "Vazio da forma" foi uma experiência jamais vivenciada por mim. O autor tem uma escrita crua e ao mesmo tempo poética, ele conversa com o leitor aos gritos e aos sussurros, fazendo-nos mergulhar naquelas páginas e viver cada angústia e anseio descritos.

Andrew, com sua mente magnífica, criou uma história complexa, mas de uma fluidez sem igual.
Apresentou em cada página personagens maravilhosos, cada um com uma personalidade forte e marcante, principalmente as crianças que levaram luz para aquele mundo cinzento e destroçado.
Elaborou uma cultura única, uma ambientação fascinante. Sem falar na mitologia. Só lendo para saber o que as "Três irmãs", as deusas nativas da Praia de Pérola, sua terra natal, são capazes de fazer!

Um livro exorbitante, do tipo que nos tira da casinha, que nos sacode e mostra o lado mais belo e mais obscuro do ser humano. Mentes como a do Andrew NECESSITAM ser conhecidas e exaltadas.

O livro está disponível em formato físico e digital, inclusive pelo KU, então não há desculpas para não mergulhar de cabeça na história de Frey.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 25/11/2020

Resenha: Vazio da Forma | Andrew Oliveira | Editora Skull
Vazio da Forma é um romance LGBTQI+ que foi escrito pelo autor Andrew Oliveira, corresponde a Editora Skull, sendo de literatura nacional. Eu recebi o ebook em parceria com a Editora Skull que fui selecionada faz um tempo, logo que fui selecionada o escritor falou que eu poderia conversar com ele sobre o livro. Bem atencioso com o leitor.

O livro é sobre o Frey, um jovem pintor e o contexto da história além de ser LGBTQI+ é sobre depressão, ausências, referências mitológicas, espiritualidade, realismo mágico, luto e próprias experiências pessoais do autor. Frey é atormentado por uma entidade A Sombra, precisa encarar o desaparecimento da sua filha. O que será que acontece depois? Essa história é bem interessante.

Eu gostei de ler esse livro, não quero contar mais da história para não atrapalhar tua própria experiência mas digo que é um ótimo livro. Andrew Oliveira escreve muito bem e Vazio da Forma pode te surpreender. Esse livro é bem marcante as partes mitológicas e reflexões do Frey.

Está disponível para compra físico no site da Editora Skull e ebook na Amazon. Confira essa história!

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2020/11/resenha-vazio-da-forma-andrew-oliveira.html

@victuleu 03/08/2020

Marcante e real.
É narrativa marcante que você quer @?
Andrew Oliveira traz a depressão de um ponto totalmente diferente e simplesmente palpável.

A história traz Frey como personagem principal e aqui vamos ver sua trajetória de vida como uma pessoa ferida e cheia de cicatrizes. Vamos conhecer sua rotina e como os dias são iguais e monótonos para ele (o autor retrata isso perfeitamente pois em determinadas situações e pensamentos não vamos perceber que os dias se passaram só quando alguém fala ou o próprio Frey diz ...

QUER VER TODA A RESENHA? VAI NO MEU PERFIL DO INSTAGRAM: @viquetuleu

Raquel 26/06/2021

Uma obra prima de um artista fantástico
Frey é um jovem artista deprimido, que após passar por uma diversidade de traumas na infância e adolescência, se vê com a chance de ouro de deixar sua cidade natal Praia de Pérola e estudar artes em uma renomadíssima escola no Porto das Oliveiras. Lá, conhece e se casa com Jacinto, um homem da burguesia de Porto. Juntos, adotam Lírio, que misteriosamente desaparece numa visita ao circo. Frey então começa uma jornada interna e externa para superar seus traumas não superados ou resolvidos, reencontrar sua filha e a si mesmo.

"O Vazio da Forma" é uma obra linda, profunda e emocionante. Andrew não poupou nada, nem a si mesmo, para escrevê-la. É possível captar muito do autor em Frey, principalmente de sua espiritualidade. Os cenários presentes e passados são lindamente descritos. Vez ou outra somos brindados com sutilezas e analogias, que são colocados aqui e ali, de forma despretensiosa, para deleite dos leitores mais atentos. O passado de Frey, sua família que deixou para trás, seus amigos e o acontecido em sua cidade natal (a grande onda) voltam constantemente para acalentá-lo ou atormentá-lo, Frey é tomado pela "sombra" e se vê novamente num buraco que parece fundo demais. O autor também brilhou ao inserir a religião de Frey como um elemento fundamental da narrativa, podendo ser considerada uma personagem da obra.

O personagem Jacinto, pessoalmente, foi o que mais me marcou. Ele não é uma pessoa deprimida, mas vive e ama uma pessoa deprimida. Jacinto aprendeu a lidar com a depressão de Frey, que não consegue captar a pureza e tamanho do sentimento que Jacinto tem por ele. Muitas vezes, Frey questiona o amor de Jacinto, achando que a qualquer momento ele irá deixá-lo por não aguentar mais viver ao lado de um deprimido. Mas Jacinto não vai, pois Jacinto ama Frey. E foi por meio de Jacinto que eu mesma comecei a ver o amor que as outras pessoas têm por mim de maneira diferente. Eu, que já tive depressão (e as vezes ainda tenho umas recaídas), sei o quão difícil é lidar comigo nesse estado e, assim como Frey, duvidava do amor das pessoas que insistiam em ficar ao meu lado. Mas Jacinto me fez ver que elas não estão comigo por pena, mas por amor.

O primeiro romance de Andrew Oliveira é uma obra pungente e delicada, que nos faz pensar e repensar a todo instante nossas próprias crenças e autolimitações. Que nos coloca dentro do corpo de Frey, tanto para as situações de alegria e prazer, quanto para as situações de dor e desespero, mas termina com uma mensagem linda de amor, perdão e reencontro consigo mesmo.

Luiza3375 11/11/2021

Realismo mágico
Ainda sem palavras pra descrever o quanto esse livro é lindo, tocante, sensível. O Andrew escreve de uma forma tão imersiva e intensa que é impossível não se ver na pele do Frey, personagem principal e narrador. E também de uma forma muito humana. Todos os personagens possuem histórias próprias e são repletos de características boas e ruins, erros e acertos, o que faz com que realmente se pareçam com pessoas; conseguimos reagir a eles ou nos identificar com eles.

O livro trata de temas muito sensíveis com cuidado, mas não foge de mostrar a dor. Achei isso um ponto muito alto. É reconfortante ver que histórias tristes também merecem ser contadas. Confesso que chorei em algumas partes e em outras tive que dar uma pausa pra continuar a ler. Ao mesmo tempo, há muita esperança. O final foi espetacular, um sopro de alívio.

E o realismo mágico! Gente, que mundo fantástico que o autor criou. Amei tudo sobre a cultura das cidades, as relações implícitas com o nosso mundo, incluindo questões de raça, colonização e intolerância religiosa.

Amei a Freya, apesar de só aparecer em memórias. Hermod, Forseti, Mamantúa... o Bartolomeu e a Sofia, o rapaz Teseu mais pro final. Todos foram essenciais pra desenvolver a história, que é muito guiada por personagens, mais do que por acontecimentos, o que me atrai bastante.

Vazio da Forma favoritado e recomendado. Mal posso esperar pra ler mais do autor.

bela 19/02/2023

Vazio da Forma.
Foda!! Esse livro é muito, muito bem escrito.
Eu amo a forma como o Frey descreve as coisas e amo a espiritualidade que o livro passa. A história das Três Irmãs é sensacional, eu achei muito impactante a presença delas.

Eu gostei muito desse livro. Ele é, infelizmente, pouco conhecido, mas merecia mais reconhecimento, porque realmente é um livro bom.

A história é fantástica, você se conecta com ela e se deixa levar demais com tudo o que aconteceu. Principalmente quando as coisas flutuam entre passado e presente, e você tem que prestar atenção para não acabar perdendo o fio da meada.

Em muitas partes eu me cansei de ler, admito. Você tem que ter muita atenção numa leitura como Vazio da Forma. E uma coisa que me incomodou demais na leitura foram as partes sexuais e explícitas até demais, e não foram uma ou duas vezes, foram várias. Eu entendo que é a vida do Frey, e isso faz parte dele, mas não era necessário as descrições muitas vezes escancaradas até demais, me deixou desconfortável. (não sei se era esse o objetivo)

Eu queria entender mais sobre o que aconteceu com a Lírio, como ela chegou na Praia das Pérolas e como acharam ela. Ou sobre quem foi e quem é o jovem Teseu, acho que merecia mais um capítulo pra desenrolar isso. Mas o final foi bom, digno.

l3xxxi 15/08/2023

Apoio a minha cultura
Acabei lendo este livro devido ao clube de leitura que participo e desse avez escolhemos uma leitura local. Gostei muito do livro, acho que aborda alguns temas pesados de uma forma coerente, gosto da trama do suspense que é criado e até têm histórias que poderiam gerar um outro livro dentro do universo. As vezes acho que fiquei um pouco perdida de ter várias histórias acontecendo ao mesmo tempo mas acredito que dá mesma forma que me senti era como a cabeça do Frey estava. Ótimo livro, espero que no futuro leia mais histórias dos meus conterrâneos ;)