Fortaleza Digital

Fortaleza Digital Dan Brown

Resenhas - Fortaleza Digital

jessy :)) 22/03/2024

Entrou pro meu Top 5 de livros favoritos! ?
Este exemplar excede todas as expectativas... ele vai muito além da "Criptografia"!

Com um enredo bastante envolvente, Brown aborda uma variedade de tópicos que, a princípio, o leitor pode pensar que não fazem sentido nenhum, mas, à medida que avançamos, fica perceptível que cada temática interage com a outra de uma forma ímpar sob um conjunto específico de circunstâncias.

Neste exemplar, você, caro leitor, adquirirá conhecimentos acerca de numerosos assuntos, como História, Geografia, Diversidade Cultural, Matemática Aplicada, Física, Química, Inclusão Social, Lógica, Programação, Relações Familiares, Empatia, Universo Corporativo, Universo Acadêmico, Relações Interpessoais, Linguística, Poder, Política, Relações Internacionais e assim por diante (não necessariamente nessa ordem ?).

Por fim, aprendi e coloquei em prática o "Código Básico" que a Susan ensinou ao David... E depois disso, ensinei-o à minha sobrinha, de modo que agora só conversamos criptografando nossas mensagens. ??

Super Recomendo a experiência! ?
Gabriel Dummer 23/03/2024minha estante
Também é um dos meus favoritos. ???

Jannye 28/03/2024minha estante
Você está lendo no cronograma?
Eu estou querendo ler!

jessy :)) 28/03/2024minha estante
Simmm, Jannye? Recomendo! ????

Jannye 28/03/2024minha estante
Obrigada ?

Vitor 25/09/2010

O início do "mais do mesmo"...
Um dos autores americanos que mais ganhou popularidade nos últimos anos foi Brown, que tem agora uma invejável lista de livros muito bem vendidos, alcançando cifras astronômicas. Sucesso devido ao talento? À mídia? À sorte?
Talvez uma mistura de tudo. Sim, seria o mais correto de dizer. Não há fórmula para o sucesso, mas Brown parece ter chegado quase lá. Digo isso porque seus livros seguem sempre a mesma forma de narrativa: trama ágil, capítulos curtos, múltiplas narrativas, polêmicas com instituições poderosas, descrições detalhadas. Não que isso seja sinônimo para qualidade...
Fortaleza Digital funciona como um esboço para Código Da Vinci, livro esse que levou o autor ao sucesso. É tudo sempre igual, desde os personagens genéricos e sem carisma aos detalhes milimétricos de roteiro. Repita-se: personagens muito mal-feitos, relegados ao segundo plano, que servem apenas para cumprir um papel genérico. Eles são sempre ou sarados ou super-gênios. Não há passado interessante ou marcas surpreendentes. O pior é que eles servem exatamente a proposta da trama: um thriller de ação rápido e dinâmico, sem muita complexidade e sem pedir muito do leitor, que somente se entretém por algumas horas (coisa que boa parte do público procura mesmo...)
E talvez Brown consiga realmente isso: entreter com puro entretenimento, chamando o público tanto juvenil quanto o adulto, oferecendo uma leitura rápida (até porque esse livro não é grande) e só. E nessa jogada ele vende seu peixe e fatura milhões. Ele pode não ser tão talentoso e nem de longe brilhante, mas é bom no que faz: vender o máximo possível.
Fortaleza Digital é o único livro do autor que não utiliza o tema religioso e talvez por isso não gere tantas polêmicas quanto os outros. Mas tirando isso, se assemelha e muito com os outros, como já disse anteriormente. Antes deste, li o Código Da Vinci, livro da onda. E somente estes de Brown. Pelo visto, não comprarei mais nenhum. Procuro uma leitura diferenciada e mais profunda, não algo repetitivo e superficial. Para quem não liga para isso e curte, boa litura.
Rafael Moss 29/09/2010minha estante
Bom texto. É difícil ver opiniões realistas do Dan Brown.

Seus personagens são realmente rasos e suas tramas seguem todas um mesmo esquema.

Mas ele tem méritos por fazer uma narrativa interessante. Seu sucesso estrondoso é um mistério, no entanto.

Bruninha 12/12/2010minha estante
Esse é o único livro de Dan Brown que eu já li, por isso eu o achei muito bom e criativo. Acho o livro inteligente, algo que, aparentemente, alguns não acham. O modo como ele escreve é interessante, pelo fato de, como disse, escrever bem rapidamente e estar sempre criando polêmicas. O fato dele criar personagens inteligentes ou bonitos é porque isso é o que chama atenção; além do mais, o livro se passa, basicamente, em uma agência onde exigem-se pessoas inteligentes.
É bom ver o ponto de vista de outras pessoas, e em certos pontos eu concordo com você, mas ainda sim, o livro é muito bom na minha opinião.

Vitor 22/12/2010minha estante
Bom, Bruna, cada um tem sua opinião... como dizem por aí: opinião ou gosto não se discute, só se lamenta...
Ao contrário de muitos outros leitores, acho a escrita de Brown um pipocão sem muita profundidade ou qualidade, apesar dele conseguir criar tramas ágeis e dinâmicas, que contém constante reviravoltas.

Márcia 04/08/2011minha estante
O que assusta (positivamente) em Dan Brown é seu perfil pesquisador. Seus livros revelam que ele é um escritor que prima pelos detalhes e consegue construir um enredo engenhoso oriundo de muita pesquisa. Por isso as inverdades contidas em seus livros nem de longe parecem equívocos técnicos ou históricos, pois tão bem as conta. Sou fã de Markus Zusak e Patrick Suskind, mas Dan Brown tem seus méritos por ser especialista naquilo que se propõe.

Diandra 17/08/2011minha estante
O seu ponto de vista é interessante, gostei.

Amanda Alexandr 04/09/2011minha estante
CONCORDO. E acho que você foi até bondoso.

Dan Brown é como uma booty call: só serve para diversão curta e superficial. Não passa de escritor caça-níqueis que fatura em cima de polêmicas. Seus personagens são perfeitinhos e, seguindo o raciocínio de um livro, dá pra adivinhar o final dos outros.

L. L. Bernstein 21/03/2012minha estante
Só ressaltando que Fortaleza Digital não é a única obra de Dan Brown que não aborda temas religiosos, Ponto de Impacto também segue a mesma linha de Fortaleza.

Mas concordo que Brown sempre usa e abusa da mesma fórmula em todas as suas tramas. Talvez seja essa sua característica.

Katan 31/07/2012minha estante
Realmente, os livros do Brown são nesse estilo.

Comecei a ler Código da Vinci e cansei. Um dia parei pra ler Fortaleza Digital. Só não parei porque comprei o livro. Virou uma questão de honra. "Eu vou conseguir! Dan Brown não me vencerá!" Ou algo assim.

Depois de um tempo, maluco que sou, comprei uma edição pocket, em inglês, de Anjos e Demônios. Me surpreendeu! Parece que ele foi melhorando, de livro em livro, até chegar lá. Depois disso, perdeu a mão e escreveu Código da Vinci.

Pra quem não gostou de nenhum dos livros dele, recomendo o Anjos e Demônios. Talvez gostem. Talvez eu seja maluco, sei lá...

Wellington 01/09/2012minha estante
É como você mesmo disse gosto não se discute, mas se lamenta, e eu lamento muito o seu...

Carol 18/09/2012minha estante
Excelente resenha, Vitor! Tenho o mesmo ponto de vista que você, só não me estendi na minha resenha porque você já tinha dito tudo aqui.

Raul Mathias 30/11/2012minha estante
Concordo. Inclusive dei a mesma nota que você.
Confesso que gostei do Brown no primeiro livro dele que li. Na época tinha 17 anos, e o livro foi o anjos e demônios. Li em um dia e adorei. Na mesma semana li o codigo da vinci. Só gostei. Logo depois li o ponto de impacto, nesse livro já consegui identificar o que ia acontecer. Não sei porque li o fortaleza digital, mas na metade do livo já soube de tudo o que ia acontecer no final.
Enfim, acho que a leitura do Dan Brown é bem interessante pra quem ta começando, pois é fácil, e como você disse, é entretenimento. O problema do Brown é não sair da mesma. Ele tem um "modelinho" de livro, onde ele muda os nomes, os lugares e só. O desenrolar da estória é sempre o mesmo.

Carol 08/01/2013minha estante
Respeito opiniões, mas não concordo. Dan Brown sabe fazer a mistura perfeita de ação com romance, e ainda por cima com um toque de humor que deixa a leitura ainda mais interessante. Suas obras são sutis, com o tempero que é necessário para se fazer sucesso, coisa que ele nunca teria alcançado se seus livros não fossem realmente bons. Nem alguns destes teriam se transformado em filmes de sucesso.

Alex 24/01/2013minha estante
Li por enquanto apenas Fortaleza Digital e Anjos e Demônios, concordo com sua visão sobre as obras dele, mas mesmo assim, muito pelo background que ele oferece pra contextualizar a obra, me fez gostar dos livros. Questão de gosto mesmo.

Luana Silva 01/02/2013minha estante
Concordo plenamente contigo. Já estava me sentindo mal por fechar o livro e pensar: "ok, então é isso?"

Na verdade discordo em ponto de você: "descrições detalhadas". Não achei nem isso, sinceramente. Acho que ele descreve só o suficiente pra compôr a trama. Não há riqueza nem no estilo da narração. MINHA opinião.

Rosângela 06/03/2013minha estante
Penso que não é o objetivo da história entrar em por menores da personalidade dos personagens e aprofundar em reflexões complexas sobre isso. A ideia gira entorno de uma conspiração e seus mistérios a serem desvendados ao longo do livro. Agatha Christie já fazia o genero puramente de mistérios e investigação anos antes do Dan Brown e tem reconhecimento nesse contexto. Esse livro cumpre muito bem o seu papel desperta curiosidade e entretem.

Nathy520 07/06/2013minha estante
Bom, estou começando a ler e até agora eu concordo ctg em quaase tudo. Mas vc errou em uma coisinha.. esse nao é o unico livro não-religioso dele. Ja leu "Ponto de Impacto"? Eu acabei de ler e por mais que o final nao seja lá essas coisas, o decorrer da historia me prendeu bastante. Vou ler o Fortaleza e vejo se concordo commo resto da resenha. haha

Wemerson 28/12/2013minha estante
Sim, a fórmula é sempre a mesma em Dan Brown. A vantagem é que o leitor já sabe o que esperar. Apesar de todas as críticas, reconheço o talento dele e continuo lendo suas obras.

Lize 13/08/2015minha estante
Sim, Dan Brown sempre usa uma formula em seus livros, mas mesmo assim eu gosto! É como aqueles filmes de sessão da tarde, servem pra entreter, fáceis de compreender, etc...

Lol 22/01/2016minha estante
Só numa correção ,Dan Brown tem 2 livros que não utiliza tema religioso "Fortaleza Digital" & "Ponto de Impacto.

Maleno Maia 01/04/2016minha estante
Olá! ótima a sua resenha. Eu, no entanto, não tenho muito o que falar, pois é o primeiro livro que estou lendo. Mesmo assim percebo que a fórmula que ele usa é bem manjada. É agil, envolvente, prende sua atenção, mas não é uma leitura que desafia. Até o meio do livro não acontece nada de tão impactante, apenas fatos ao redor à procura de um anel. Espero ainda me surpreender com a leitura.

Igor.Rocha 14/08/2017minha estante
Enquanto isso ele está lá rico e dizendo um foda-se

Daia.Caciqui 03/09/2018minha estante
De todos os livros de Dan Brown, este foi o quê eu menos gostei. Talvez porque depois de ler os outros romances dele, encontrei sua lógica e na metade do livro já sabia quem era o assassino.
Um livro bem morno.

Anaju Bell 29/10/2020minha estante
Cirúrgico! Demorei três anos pra conseguir terminar este livro e, mesmo geralmente sendo amante desses genéricos juvenis, não vi empolgação nenhuma no livro justamente pelos personagens serem tediosos e genéricos. Umas cenas de ação não valem à pena a leitura!

Igor.Costa 17/01/2021minha estante
Vitor, acho que foi precipitada a sua descrição sobre o autor. Leu apenas dois livros e afirma que Fortaleza Digital é o único que eu não utiliza tema religioso, o que é um grande equívoco.
Quanto ao autor, ele realmente encontrou uma fórmula excelente de escrita que prende o leitor, entretanto é preciso investigar um pouco mais, em todos as suas histórias existe por trás uma enorme pesquisa, que confere à narrativa do autor uma originalidade entusiasmada.
Tomou a parte pelo todo, porque o único entre Ponto de Impacto, Anjos e Demônios, Código da Vinci, Símbolo Perdido e Inferno, que carrega como tema impactante do ponto de vista religioso é Código Da Vinci.

Ana Brolio 20/05/2021minha estante
Concordo com você. Eu quase desisti de ler esse livro.
Reviravoltas são ótimas, mas nesse livros em vem excessivamente.

eumaravilhosa.x 08/01/2022minha estante
Dan Brown é um dos meus autores favoritos. Amo a maneira da sua perspicaz em relacionar assuntos polêmicos, mas de uma maneira sutil. Dentre todos os seu escritos, faltam- me 3 para ler, e sinceramente, Dan me faz pesquisar lugares, religiões, governos, organizações e etc. Sua escrita me prende do começo ao fim! Ainda não li "Fortaleza digital", mas estou pronta para começar e me debruçar sobre essa nova narrativa. Farei minha resenha em breve.

Fernanda3059 19/05/2022minha estante
Os livros de Dan Brown são ótimos, o único que não gostei foi Fortaleza digital,

SrSaraiva 26/03/2023minha estante
Macho, quer viajar, vai fumar maconha. Existem diferentes tipos de livros pra isso: agradar todo tipo de leitor. Que diabo é tu pra chegar aí se achando o crítico bichão? Vai lá e vende teus milhões de livros também, pô. Quer leituras difíceis vai ler Zaratustra, Divina comédia, hieróglifos...

William LGZ 14/09/2022

Pode ter envelhecido mal mas continua uma excelente obra
Este foi o meu primeiro contato com Dan Brown e não poderia ter me deixado ainda mais empolgado para ler os outros do autor, sabendo que este não é o melhor dos seus trabalhos e ainda assim foi capaz de me animar tanto!

Sua narrativa de múltiplas frontes dá destaque para diversos personagens e, embora para alguns possa irritar por em determinados momentos acabar picotando demasiado a ação, conseguiu me abrilhantar os olhos por todas as figuras serem de algum modo características e apresentar pontos de vistas interessantes da trama.

Mas embora tenha sido uma leitura que me agradou bastante, ela não é livre de problemas e está longe de ser algo genial pois não está isenta de clichês, breguices e caracterizações ultrapassadas. Suas reviravoltas e alguns detalhes da trama até me pegaram de surpresa porém o resto seguiu de forma completamente previsível.

Invariavelmente o saldo da minha experiência foi bem mais positivo do que negativo então é claro que recomendo o livro para todos que leram a resenha até aqui e garanto, para quem gosta de histórias de ação e até de espionagem (que não é muito o foco aqui mas a fórmula lembra bastante), que compensará.

Jonas (@castelodepaginas) 30/06/2020

Fortaleza Digital
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado
Instagram : @castelodepaginas

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/fortaleza-digital.html

Raiane.Priscila 21/12/2020

Mais ou menos..
Se tratando de Dan Brown eu esperava muito mais deste livro. Realmente muito previsível, coisa que não é característico do autor em outras obras. Sem falar que o vilão real se mostra muito cedo na trama. Só estou dando três estrelas porque a construção do texto é boa, mas a história em si deixou muito a desejar.
Caique.Nascimento 22/12/2020minha estante
Pior livro do Dan Brown kk

Raiane.Priscila 23/12/2020minha estante
Verdade ??

Thayna.Deretti 15/02/2024

Escrita que funciona
Essa foi minha primeira experiência com Dan Brown e, devo confessar, gostei bastante. Consigo entender por que tanta gente fala tão bem do autor.

Em Fortaleza Digital, as maiores mentes na NSA, Agência de Segurança Nacional, precisam se juntar para conseguir quebrar um código ?inquebrável?. A premissa é mais ou menos o seguinte: a NSA possui um dos computadores mais poderosos do mundo, capaz de quebrar códigos complexos e decodificar mensagens secretas em questão de segundos. O trabalho que essa máquina realiza é voltado para a segurança nacional, para que atos terroristas, por exemplo, ou atos de guerra, possam ser rastreados e evitados antes que o desastre maior aconteça. Acontece que essa super máquina também é capaz de rastrear as informações mais básicas do dia-a-dia, como conversas de telefone e históricos de acesso da ?população comum?. É praticamente um grande sistema hacker que pode tanto acabar com grupos extremistas quanto ver sua lista de compras no telefone.

O que pega é que essa máquina é uma lenda. A NSA nega veementemente a existência da mesma, enquanto que os grupos conspiracionistas, que bradam pelo direito de privacidade, afirmam que existe e querem o fim dessa. No entanto, como ninguém consegue provar nada, a NSA tava tranquila apenas existindo e cumprindo seu trabalho.

Acontece que um antigo agente da NSA, que também defendia os direitos de liberdade, veio a público e disse ter conseguido escrever um código mutante inquebrável e que faria um leilão deste código (leilão da ?senha? que o comandava, algo nesse sentido). Se algo acontecesse contra a pessoa dele, porém, o código seria liberado para o público como um todo. E é aí que tá o problema.

A importância desse código mutante é justamente a impossibilidade de ser quebrado. Se isso existisse de verdade, mensagem nenhuma conseguiria ser interceptada e todo o trabalho da NSA cairia por terra. Basicamente o que eu entendi é que esses códigos seguem padrões, e por mais complexos que sejam, quando o padrão é encontrado, pode ser quebrado. Mas quando o código é mutante, que vai literalmente mudando a cada determinado período de tempo, o padrão se perde, e aí fica pra sempre criptografado.

A NSA, então, baixa o arquivo que foi disponibilizado para o público geral, para que as pessoas tentassem quebra-lo e confirmassem a veracidade da mutabilidade, e verifica que o código realmente não se quebra, o que pode colocar em risco tudo aquilo que defendem.

O problema é que esse agente, Ensei Tankado, morre de infarto já nas primeiras páginas do livro (o que não é bem um spoiler), então a NSA entra em uma corrida contra o tempo para tanto encontrar a senha de desativação do código (que, por meio de uma investigação antes do livro ?começar?, sabe-se que estava escrito em um anel que o agente usava no momento da morte), quanto para impedir que essa codificação chegue nas mãos de quem não deve.

E aí, gente, é loucura total.

Acontecem MIL E UMA COISAS ao decorrer do livro. Existem centenas de acontecimentos intercalados onde a mais simples coisinha desencadeia uma avalanche, e a gente acompanha tudo acontecendo até com certa aflição.

Rola papo de vírus, de vazamento de dados da própria NSA, tem assassino de aluguel, tem viagem internacional, tem civil sendo usado como agente pra ser morto pra que na verdade o chefão fique com a mulher dele, olha... Tem coisa pra caramba KKKKKKKKK

Mas é muito legal.

A resenha fica um pouco confusa porque o livro é MUITO complexo. Pra quem lê, a história se apresenta de forma bem clara e extremamente inteligível, mas pra resenhar (pelo menos pra mim que sou tagarela), é mais complicado.

Mas é uma pegada interessante. Dan Brown realmente escreve muito! A quantidade de informações técnicas que são apresentadas de um jeito simples é fascinante. Você pode não entender nada do assunto, mas vai conseguir entender perfeitamente e até ?ajudar? a quebrar os códigos que vão aparecendo, então é bem legal mesmo.

Claro que têm defeitos. Algumas coisinhas não fazem sentido, como a demora pra perceberem a informação tão óbvia que tava na cara deles (o número 3, pra quem já leu) e esse papo de ?tudo o que eu fiz foi porque eu amo você?. Esse último me tira do sério real, então tirei uma estrela.

Se o livro tivesse seguido 100% na razão em vez de entrar na emoção, era bem certo que seria 5 estrelas. Mas no final o autor veio com uma abordagem diferente, e para mim, Thayna, não agradou.

Mas vale a experiência!

É muito legal finalmente estar tendo contato com os livros do Dan. São densos, lotados de informações, e a escrita é realmente o ponto forte. Ele consegue ser sucinto e claro mesmo com a tecnicidade dos termos usados.

Se você tem dúvidas com esse por medo de não entender os termos ou por simplesmente achar que pode não gostar, pode ficar bem tranquilo. Por mais complexo que pareça, a jornada vale a pena.
Fabio909 15/02/2024minha estante
O código da Vinci é fantástico!!

Bruninha 29/09/2010

Fortaleza Digital é um livro maravilhoso! Dan Brown consegue manter todo o mistério até a última página. O livro é totalmente envolvente e inteligente e apesar de ser apenas uma história, uma ficção, você sente como se estivesse realmente acontecendo. Principalmente pelo fato de que tudo que ele cita é real. Este livro faz você parar para pensar.
Rafael Moss 29/09/2010minha estante
Só exagerou um pouco.
Não dá para dizer que o livro é inteligente, tampouco que tudo que ele cita é real (apesar de que a intenção dele é essa mesma: fazer as pessoas acreditarem que é real).

Mas o livro diverte.

Bruninha 29/09/2010minha estante
não acho que exagerei. Achei o livro realmente muito bom e extremamente inteligente. Claro que a intenção do autor é fazer com que acreditemos que é real, mas grande parte das coisas que são citadas no livro são verdadeiras.

Vitor 20/11/2010minha estante
O livro pode até divertir, maas não chega a ser tão bom quanto você diz nesta resenha, pelo menos na minha opinião...
Dá uma olhada na minha resenha sobre esse livro e você vai ver um ponto de vista bem diferente...

Adriana.FGSM 08/12/2010minha estante
Eu tenho esse livro em casa e nunca li, mas agora deu vontade.

Tamyres 15/12/2010minha estante
Cada um tem sua opinião sobre cada livro, ninguém tem o mesmo gosto. Eu particularmente gostei muito deste livro, na verdade, achei uma literatura fascinante. Gostei da resenha também :)

Maurício Gomyde 24/12/2010minha estante
Sou suspeito porque acho o Dan Brown um mestre na arte de contar histórias. Não vou compará-lo com outros grandes, mas que ele entende do riscado, entende. Nem tudo tem sempre que ser verdade. No Códio daVinci, por exemplo, muito dali é fantasia. Mas que ele contou uma história envolvente e cheia de ação, isso é inegável. Acho que o Fortaleza Digital vai por aí. A Bruninha foi feliz em sua resenha.

Guilherme Roque 11/02/2011minha estante
Bruninha,

Concordo com você. Na minha opinião, 'Fortaleza Digital' e 'Ponto de Impacto' são os melhores do Dan Brown.

É como você falou. Parece que está realmente acontecendo! Sem contar o universo que ele nos apresenta: grandes corporações (assim como nos outros livros), cultura punk, prostituição, vida noturna, perseguições...

Eu, por exemplo, já não fiquei tão fascinado pelos outros livros. 'Anjos e Demônios' e 'O Símbolo Perdido' são ótimos, mas não me prenderam tanto como esse.

Não sou como a maioria que se encanta com os bastidores da Igreja.

Fortaleza Digital é uma ótima aventura temperada com tecnologia, ciência e a famosa "luta contra o tempo", sempre presente nas histórias de Dan Brown.

O único livro que não li dele ainda foi "O Código da Vinci". Fui fazer a burrada de ver o filme e, até agora, não me despertou o interesse. Além de que, como falei, não me interessa muito esse lado de segredos do Cristianismo. Mas ainda vou lê-lo. Prometo!

CaYa 03/08/2013minha estante
Esse é o primeiro livro do Brown que leio e achei fascinante.
Nessa história nada era como parecia, a cada capítulo havia uma reviravolta...
Com certeza lerei outros livros de Dan Brown

lasthours 27/06/2021

Três
Acho que todos podemos concordar que o Dan Brown, é bem detalhista, mas as vezes isso se torna maçante.

Achei muito improvável as voltas que o David, ficou dando por causa do anel e sempre conseguindo encontrar a pessoa certa.

Tem algumas situações bem machistas e não consegui entender se era a intenção do autor ou não.

No geral achei bem elaborado mesmo que a resposta no final foi bem simples, gostai mais do significado que o Tankado, deu pra resposta e também a revelação do epílogo.

alexandra165 09/03/2022

pior de dan brown
talvez este seja o pior livro de dan brown q já li.
ainda assim não significa que seja um péssimo livro, apenas é um livro desnecessário.
quando eu li a sinopse do livro, pensei que iria haver um monte de enigmas para descriptografar. nem preciso dizer que tudo isso foi por água abaixo.
os únicos momentos em que realmente há algum mistério para resolver ocorrem nas últimas páginas e não prendem o leitor, são simples...
eu fui ler achando que era um thriller ou livro de mistério, mas na verdade a merda de um drama de perseguição. eu não aprendi quase [*****] nenhuma (o que é incomum com os livros dele) e não me apeguei aos personagens (mesmo alguns sendo carismáticos).
enfim, não me vou alongar mt mais.
apenas não recomendo caso vc queira ler um livro de mistério.
Dhewyd 10/03/2022minha estante
Também não achei esse dele muito bom... gostei mais de anjos e demônios e o código da vinci.

alexandra165 10/03/2022minha estante
tmb gostei de código da vinci, mas meu favorito até agora foi o símbolo perdido. acho q fiquei mais apegada kkkk, sei lá.

Elton Jhon 13/08/2020

Bom, sou muito suspeito para falar dos livros do Dan Brown (sou muito cadelinha dele kkk), mas tudo que esse homem escreve é incrível!
Sei que tem muita gente que acha que a sua escrita é muito repetitiva, que é tudo muito parecido e que ele não trabalha muito a fundo nos seus personagens. Mesmo tendo narrativas bem parecidas nos seus diferentes livros (não deixando de lado a mocinha e o mocinho, os personagens padrões ou nerds), ainda assim consegue ser diferente um do outro, sem cometer o erro de reescrever uma mesma estória.
"Fortaleza Digital" foi o primeiro livro de Dan, escrito em 1998. E o livro vai falar bastante sobre códigos, computadores, criptografia, vírus e etc. E também vai mencionar sobre uma poderosa e ultra-secreta agência de inteligencia - a NSA (Agência de Segurança Nacional).
Então se você já leu outros títulos do autor, talvez sinta que esse seja o livro mais fraco dele, mas ainda assim um livro muito bom, só que com bem menos informações do que os outros livros. Mas, partindo da premissa de que foi escrito em 1998 e que talvez os conteúdos e informações relacionados a tecnologia, criptografia e etc (em que o livro é baseado) fossem mais escassos, e que foi o primeiro livro escrito pelo autor, acaba sendo totalmente compreensível.
Dan Brown não deixa nada a desejar em "Fortaleza digital", você se sentirá preso na narrativa, já que a escrita fácil do autor, somado com os capítulos curtos e com todo o suspense e mistério te deixarão curioso para saber o que vai acontecer, desta forma (dependendo do seu ritmo e tempo de leitura) você terminará este livro em um ou dois dias, afinal não vai querer esperar para ver o desenrolar de toda a trama.
Rayra Mota 16/08/2020minha estante
Eu também sou cadelinha dele hahahaha Dan Brown é demais rsrs

gabi 09/09/2020minha estante
nunca li nada do dan e tenho esse na estante, mas pelo o que vc escreveu deu vontade de ler?

Elton Jhon 09/09/2020minha estante
Pois leia! Hehe Certeza que você vai gostar! E de acordo com que você lê as obras mais atuais você vai se apaixonar mais ainda pela escrita e pelos livros do autor ??

gabi 11/09/2020minha estante
qual vc mais gosta?

girino 14/01/2009

Ruim de dar dó...
Se você tem ALGUMA noção de informática, não leia, vai doer até nos ossos.
Kassio 26/09/2012minha estante
Eu sou programador, por isso gostei bem! ^^

Rodolfo 05/10/2012minha estante
Concordo com você Girino.

Izak Font 05/03/2013minha estante
Acho q em mim doeu até mais =/

Tive q parar nos últimos capítulos pra respirar e pensar comigo mesmo: "calma, vc já chegou até aqui, agora está quase acabando"

geazeve 11/11/2021minha estante
Li todos os livros de Dan Brown, inclusive "Inferno" que foi dos últimos a sair, embora não sejam uma obra prima,são ótimos livros para distrair e primam pela imaginação, isso porque ele tem ajuda da esposa para fazer as pesquisas e escrever, escrevi resenhas de Código Da Vinci e Fortaleza Digital.

Juliana2238 31/10/2022

De todos os livros que Dan Brown lançou, Fortaleza Digital é meu favorito.
A construção da história, dos personagens, tudo foi muito bem abordado. Em alguns capítulos meu coração ficou a mil por hora. Confesso que a morte de uma personagem me fez derramar algumas lágrimas.

hércules 02/04/2021

Uma ótima surpresa!
Depois de ler toda a saga de Robert Langdon, amá-lá e depois voltar para os primórdios da escrita de Dan Brown, com seu primeiro livro, dá para perceber porque ele se tornou um escritor tão famoso e respeitado. Até chegar em O Código da Vinci, Brown já demonstrava grande capacidade imaginativa e grande avidez pelas pesquisas que formavam os seus livros. Em cada obra, o autor nos leva até cada descoberta de uma forma mágica e primorosa, com elementos que, muitas vezes, estavam debaixo dos nossos olhos.

Em Fortaleza Digital, o mundo da Criptografia é explorado de uma forma muito rica, com explicações fascinantes sobre algoritmos e o sistema de segurança americano. Para concluir, temos as caçadas eletrizantes presentes em cada livro, as quais me fizeram me apaixonar pela escrita do autor. O único elemento do qual senti falta nesse aqui foi a presença de personagens fortes, e não consegui me interessar por nenhum em específico. Acho que preciso de mais Robert Langdon para isso.
Jucelia.Castro 02/04/2021minha estante
Um dos melhores autores de todos os tempos. Adoro!?

hércules 02/04/2021minha estante
sim!! vou defender até a morte!

bianca 02/11/2020

Primeiro de tudo, queria dizer o quanto eu estou maravilhada com esse livro DE VERDADE! A cada capítulo era um suspense novo e isso me pegou de um jeito... Eu enrolei pelo menos dois anos pra ler Fortaleza Digital e hoje estou me xingando por isso, porque eu deveria ter começado bem antes! Com certeza um dos melhores livros de suspense e mistério que eu já li na minha vida. Quanto mais você avança no livro mais você fica surpresa com o decorrer da história. Simplesmente brilhante!