Books Of Blood, Vol. 1-3

Books Of Blood, Vol. 1-3 Clive Barker

Resenhas - Books Of Blood, Vol. 1-3

Marselle Urman 19/05/2011

Pesadelístico.
O passar dos anos fez com que Barker ficasse mais doentio.
A "tenra" idade do autor à época destes livros, no entanto, não é desmérito para os Livros de Sangue, que são, pra mim, a obra prima do autor, pelo que pude ler até agora.

Os contos são povoados daquela imaginação insana de quando se atravessa a porta do sono e ingressa em pesadelos. Tudo muito palatável, súbito, e; claro, sangrento. Realmente digno de causar pesadelos, especialmente para criancinhas inocentes que costumam ler à noite, sozinhas; como eu.

O primeiro volume é épico, sensacional, todos os contos são ótimos ( à excessão do último, "In the Hills, the Cities", não achei muito instrutivo). Em especial, "Midnight Meat Train" e "Pig Blood Blues".

No segundo volume meu destaque vai para o conto de abertura, "Dread". também gostei da história de Jacqueline Ess.

Do terceiro volume, recomendo em especial "Son of Celuloid" ( enredo muuuito doentio) e "Scape-Goats"; este último, na minha opinião, um dos mais assustadores no quesito ambientação. Atmosfera oprimente e absolutamente medonha.

Enfim, é um mergulho no absurdo, no insano, na morte - não que ela seja o fim de nada.

Ótima diversão aos leitores!

leonel 11/09/2016

Horror, degradação e patifaria: o truque do Barker é usar protagonistas que não eram modinha e eram politicamente incorretos nos anos 80, mas que hoje se tornaram politicamente corretos. Então é história do ponto de vista de gordinha, de homossexual, de velho, etc. Até aí tudo bem, isso não faz ele ser melhor ou pior que a média. Outra coisa é que ele gosta de ser xujinho para mostrar o HORROR com realismo e tal, mas exagera, então O TEMPO INTEIRO todo mundo se mija e se caga ou bate uma punheta, desde as vitimais até os monstros, e uma vez lá que outra tudo bem, aceitava numa boa, mas chega a parecer paródia de tanto que acontece. Respeito o Barkerzaço por tentar fazer algo diferente e por parecer estar se divertindo, mas a maioria das histórias é chata. Midnight meat train e dread são as melhores, death starshine e não sei o que e rawhead rex são repetição de histórias classicas que já foram contadas a exaustão mas com o toque MAGICO do barker (punheta e personagem se mijando, inclusive até o rawhead se mija quando morre).