O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Alan Ventura 10/03/2011

A vida é a melhor escola que existe!

“O Menino do Dedo Verde” narra a história de um garoto chamado Tistu,que por não conseguir manter-se acordado durantes as aulas monótonas do colégio acaba sendo expulso do mesmo.Como solução para que sua formação intelectual não seja estagnada,seus pais resolvem ensiná-lo de outra maneira,fazendo com que Tistu aprenda com os próprios olhos,ensinando-lhe nos locais apropriados,a conhecer as pedras,o jardim,os campos,como funciona a cidade,as fábricas entre outras coisas,julgando ser a vida a melhor escola que existe.

Por se tratar do primeiro livro que li de Maurice Druon,tive de pesquisar a seu respeito,descobri que embora seja acadêmico e autor de romances históricos,nada perdeu de flexibilidade,de gratuidade lírica,não se deixou esclarecer nem emburguesar pelos títulos,lauréis e outros títulos que costumam obstruir a capacidade de escrever um livro infato-juvenil.Druon é capaz de articular um relato nesse dificílimo idioma que adultos e crianças entendem,os adultos é claro,se não mataram em si o espírito de poesia ao achar que criança não entende nada.

”O Menino do Dedo Verde” é um livro que devemos reler ao longo dos anos,se tivermos a oportunidade de lê-lo na idade cronológica certa,é um livro para meditar em toda sua riqueza,se já somos adultos.Trata-se de um livro preso às contigências sociológicas do mundo em que vivemos,escrito na era da poluição,da banalização de valores,de agressividade e desentendimento.Creio que a missão desse livro é justamente despoluir,humanizar,de certa forma reintroduzir a poesia num universo do qual ela se encontra exilada,e que livros como "Pollyanna","Pollyanna Moça","O Pequeno Príncipe","Alice no País das Maravilhas","Ei,Tem alguém aí?" e alguns outros buscam resgatar.

Maurice Druon foi capaz de criar um símbolo cujo significado jaz um pouco em cada leitor,capaz de florescer ao descobrir-se também possuidor de um polegar verde,e que na medida em que as páginas vão passando,o leitor atento vai descobrindo que ter o dedo verde é uma qualidade maravilhosa,um verdadeiro dom do céu.Uma poesia que só quem tem o coração "regado" pode cultivar.
Jow 16/10/2010minha estante
Resenha sensacional!
me interessou muito esse embate de pensamento infantil e adulto. É sempre bom um livro que consegue ser capaz de levantar esse importante debate de como o homem, vê o mundo partindo de sua experiência de vida.
Quero ler.

Gláucia 02/12/2010minha estante
Nossa, tinha me esquecido desse belo livro lido em minha infância. Preciso relê-lo e verificar qual a minha visão dele agora.

Barbie 23/12/2010minha estante
Esse é um dos que acredito que vou gostar tanto qto "Meu pe´de Laranja Lima", o qual traz o mesmo debate citado na resenha. Será meu próximo depois do próximo que vou ler...rs!

Evelyne 16/02/2012minha estante
Eu quero ler!

Tchesco 22/03/2012minha estante
Gostei pois foi meu primeiro livro

Roselandia 12/09/2012minha estante
Primeiro que li aos 7 anos de idade.O encontrei,dentre tantos outros exemplares, na estante de livros de uma casa de freiras e desde então aquela estante se tornou parte de meu mundo.Ali,envolta por todos aqueles exemplares,descobri um mundo que poucos já sabiam existir.

Alcineide 30/10/2012minha estante
Eu o li aos 7 anos, foi um dos primeiros livros que li, fiquei lendo na biblioteca da escola, é muito marcante por ser uns dos primeiros livros que li, e o primeiro que li depois de me mudar pro Ceará.

Ariadne 15/03/2013minha estante
Super lindinho esse livro! *_*

Ardon 22/03/2013minha estante
Foi um dos primeiros livros que li e por isso tenho um carinho especial por ele.

Costa166 18/04/2013minha estante
Minha professora da 2ª série me incentivou a ler esse livro,e sou grata a ela por isso até hoje.

Mirella 04/12/2014minha estante
O primeiro livro que eu li foi este, aos 6 anos. Me tornei viciada em livros a partir dele! Muito encantador!!

Carla 09/09/2016minha estante
Quando li este livro eu já era mais velha, já tinha passado do 20 anos, eu trabalhava em um escritório de uma tia e ela incentivava a leitura entre os empregados, ela nos dava todos os dias 1 hora para que pudéssemos nos dedicar a leitura, então foi assim que eu li "O Menino do Dedo Verde, amei, este livro é de minha prima.

mirella galdino 17/02/2020

Grande menino:)
Comprei por indicação para ler com meu filho, o livro e ótimo para analisar com senso critico como agimos na educação e na mensagem que queremos passar de mundo para os filhos, o que me surpreendeu foi que apesar de não ser um livro contemporâneo, trata de questões bem atuais, e me leva a compreender que o ser humano vai demorar para evoluir, temos ainda questões praticas bem definidas de convivência e escolarização para tentar resolver. Recomento para as famílias este livro.
cyda.guedes.980 20/07/2021minha estante
Li este livro em 89 e lembro com carinho da história e a partir dele ensinei sobre respeitar o ecossistema para meu filho.

Arlete.Anjos 24/08/2022minha estante
Li essa história a um tempo atrás, muito boa leitura. Meus filhos amaram o livro.

William341 25/04/2023minha estante
Ganhei este livro do meu pai em 94. Com quinze anos, não me interessei por ele. Hoje estou lendo com meu filho, que está com 9 anos. Tia noite lemos 2 ou 3 capítulos antes de dormir. Ele está curtindo.

Jojo 14/08/2023minha estante
Cara, foi um livro que tive que ler pela primeira vez com 9 anos, para uma prova. Acho que foi o primeiro livro que eu li quando criança que chorei de emoção, hoje com mais maturidade vejo que esse livro foi um ensinamento de vida!

Rafa 30/06/2021

Gostei do livro é bem divertido, mas no final tive que pedir ajuda para entender.
A piór parte é quando S.Bigode morre.
Hong Zhuang 14/07/2021minha estante
Foda é o spoiler

Rafa 14/07/2021minha estante
Kkkjk

Bah 06/11/2022minha estante
Ah moça então me explica por favor, pq eu tô aqui me perguntando se ele era um anjo e fim de papo, ou se ele morreu sei lá ?

Beca 30/03/2021

Um livro atual e poetico
O menino do dedo verde é uma obra que nos faz refletir desde o primeiro capítulo, a forma poética que o escritor no transporta a historia de Tistu e como o proprio se descobre a partir de um relacionamento com a propria natureza e com os que o cercam. É mágico! E trás atona a ingenuidade e a criança interior que não deveriamos perder a medida que entramos na fase adulta! Didático e simples em sua fórmula literária. É um livro que vale a pena ser lido por todas as idades!
Naiara 01/09/2023minha estante
ownnn esse livro é um doce, quando li era pequenina e achei magico porque tambem gostava de plantar, ajudava meu tio na horta..
Ate hoje gosto ^^
muito fofo, preciso reler, mal lembro dele..

Beca 01/09/2023minha estante
Que legall, plantar deve ser uma sensação boa demaiss, principalmente em companhia ?, esses livros sempre me dão uma saudade da infancia

Naiara 01/09/2023minha estante
Tenho plantado em vaso, voce pode tentar, é realmente gostoso

Roberth 22/12/2023

Muita emoção ao ler este livro.
Este eu li sozinho primeiro. Aguardarei um pouco mais antes de ler com os meninos, ou então lerei apenas com o de 07 e depois com o mais novo...

Por ser mais longo, com uma linguagem um pouco mais exigente, requer uma atenção maior da criança. Contudo, vale muito o investimento de tempo e a desenvoltura ali na contação da história, pois o livro possui momentos belíssimos e singelos, que tocam mesmo o coração.
Toshiko.Pri 22/12/2023minha estante
Muito legal que você lê com seus filhos ????

Roberth 22/12/2023minha estante
Esse final de ano foi uma correria tamanha que eu reduzi muito as minhas leituras, mas as deles não dá pra parar não hehe É algo precioso demais!

Toshiko.Pri 22/12/2023minha estante
Parabéns pela prioridade ?

anasprenger 04/04/2023

Como se livrar da insônia:
O título da resenha é autoexplicativo.
"O menino do dedo verde", por mais que seja considerado um clássico não é bom, se bobiar a narrativa é pior que Tom Sawyer
Merabe 04/04/2023minha estante
memórias desbloqueadasss

anasprenger 04/04/2023minha estante
Boas ou ruins?

Krishna.Nunes 31/01/2022

As flores não deixam o mal ir adiante
"O menino do dedo verde" conta a história de Tistu, um menino que não conseguiu se adaptar à escola e logo descobriu que possuía um dom especial: um dedo verde. Essa qualidade não pode ser vista a olho nu, mas é detectável por um especialista (como o jardineiro Bigode) e dá ao garotinho o poder de fazer germinar plantas e flores.

Tistu é frequentemente visto como um menino diferente. Apesar de nunca ser indisciplinado ou desobediente, seus constantes questionamentos são considerados pelas pessoas grandes como um ato de rebeldia. Tistu é então enxergado como "distraído e raciocinador, com uma generosidade que o priva do senso de realidade." Os adultos acham que a habilidade de pensar de Tistu é algo que precisa ser vigiado de perto. A verdade é que as perguntas de Tistu e sua dificuldade em entender ideias preconcebidas expõem as contradições dos adultos, ao mesmo tempo que demonstram sua grande inocência e pureza.

Cada lição de vida aprendida por Tistu com seus tutores lhe revela que o conhecimento dos adultos é incoerente. Como a guerra pode ser ruim e ao mesmo tempo desejável? Por que existem diferenças sociais e miséria? Como redimir os homens maus? Essas são apenas algumas das questões filosóficas apresentadas nesse livro.

Para Tistu, tudo pode ser solucionado através da da beleza. Como um sopro de esperança para a humanidade, as flores são capazes de sanar qualquer mal. "Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores."

Com ensinamentos apresentados de maneira simples para que sejam entendidos por crianças, a obra não deixa de ter profundidade suficiente para despertar reflexões nos adultos. "O menino do dedo verde" tem uma linguagem poética, uma mensagem universal e um final singelo que o torna ainda mais encantador.
Pode ser saboreado em diferentes fases da vida.
Amós 31/01/2022minha estante
Esse foi o livro que me despertou o prazer da leitura, livrão !!

Krishna.Nunes 31/01/2022minha estante
Era um dos meus preferidos na infância.

Nat 15/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
O Menino do Dedo Verde é um livro infanto-juvenil muito conhecido, sempre me foi recomendado, mas eu não fazia ideia da história. Tistu é uma criança que foi proibida de frequentar as aulas, pois só dormia nas aulas. O pai decidiu então que ele aprendesse as coisas em aulas práticas. Na aula com o jardineiro, descobriu que tinha o dedo verde! Ou seja, tudo onde tocava depois nasciam flores ou arbustos. Como a criança pura que é, Tistu tentou resolver todos os problemas do mundo com sua arma secreta. O final do livro é lindo!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
Athila 15/09/2020minha estante
O primeiro livro que li na vida e que me apresentou esse lindo mundo da leitura ?

Nat 15/09/2020minha estante
começou muito bem!!! li só depois de "velha" rs mas gostei mesmo assim

Rafael 15/11/2012

O paraíso pertence aos puros de coração
Tistu é um apanágio de boas vibrações e esperanças neste nosso mundo tão conturbado. Como seria interessante ter entre nós um menino que transformasse em alegria tudo aquilo que tocasse. Aparentemente uma leitura fácil e despretensiosa, mas que permite uma reflexão tão profundo sobre o que somos e aquilo que deveríamos, ou gostaríamos, de ser. O fim, nem tão surpreendente, nós faz acreditar que algo bom nos aguarda quando nosso termo chegar.
denis.caldas 18/12/2012minha estante
Legal Rafael você ter ido além da história infantil! Puxa, eu não entendo como há pessoas que o acham razoável ou ruim...acho que precisam um pouco de flores na vida!

Alanna. 02/12/2020

O dia em que uma professora giganta me contou uma história
A primeira vez que li esse livro eu estava em 2003 com meus 7/8 anos, quando minha professora da primeira série (uma mulher alta, mas tão alta que minha mente associava sua imagem a uma giganta ,e até hoje quando eu a encontro me assusto de como ela é alta mesmo) chegou na sala e contou a história de Xisto para todos nós. Eu me impressionei tanto com a história que pedi o livro pra ela emprestado, e li e reli algumas vezes, pensando no que eu faria se tivesse um dedo verde, como decoraria minha casa feia de infância, ou como transformaria a pracinha que existe na frente do colégio, essas coisas. Eu já gostava de ler, mas esse livro foi um pontapé pra que eu sentisse mais curiosidade para ir a biblioteca e escolher que tipo de livro eu queria ler.

E enfim, 17 anos depois, reencontrei esse livro, por acaso. Minha amiga tinha comprado essa edição para o filho dela (coincidentemente, na mesma idade que eu tinha quando li pela primeira vez), e eu olhei para essa edição, sentei em um canto, e devorei esse livro, na casa dela mesmo. Li rapidinho, é uma leitura tão gostosa e rápida, que mal você vê e já terminou.

Eu não vou perder meu tempo escrevendo sinopse em uma resenha, afinal é basicamente o menino Xisto e seu dedo verde e é só o que você precisa saber sobre esse livro. Essa edição em particular está realmente bonita, a capa é de um capricho lindo demais.

Meus sentimentos com esse livro são de nostalgia, de como é mágico pra uma criança se permitir imaginar, e como quando a gente cresce a gente perde um pouco a magia das coisas. Essa história é inocente e é bonita a seu modo, de tal maneira que acredito que as gerações atuais nunca conseguirão apreciar essa história. Talvez um dia, quando eu tiver filhos, eu leia esse livro para eles, e tente passar o máximo da magia que aquela professora giganta me passou quando contou essa história para a minha turma.
Goretti 09/12/2020minha estante
Tistu

ferfer_schmidt 08/09/2020

Magnífico
Uma história surpreendente que todos deveriam ler. É uma história que te conquista de uma mentira diferente e que te ensina a ver o mundo de uma maneira diferente e mais radiante! Super recomendo a leitura!!!
Maciel.Marques 30/08/2021minha estante
Estória fantástica!
O livro desenrola a vida de um garoto de classe alta cujos pais resolvem educá-lo de forma diferente, para que compreendesse o mundo num olhar dominante e de reprodução das práticas já arraigadas na sociedade. No entanto, ao conhecer o jardineiro, tudo toma um rumo diferente, o garoto para a ver as contradições existentes nas práticas sociais, ao arroxo do poder econômico para manter-se no domínio, mesmo que isso custe a vida e a má qualidade de vida das pessoas. A cada ação do menino, essa lógica era rompida, a pior e mais contraditória delas é a questão da guerra, na qual ele venceu com flores. Uma vez cumprida usa missão ele volta para sua pátria, junto ao seu mentor jardineiro. O livro traz um reflexão profunda que é exatamente o que é vivido hoje nas Instituições públicas e privadas e tbm na política, nas relações pessoais, etc... Vale a pena fazer as correlações e entender um pouquinho de espiritualidade.

Renato.Tato 14/11/2018

gostei muito do livro a parte que mais gostei foi quando ele vira um anjo.
nasceu um menino seu nome era joão batista mas todos os chama-o de tistu ele tinha cabelo cacheado e dos olhos azuis.
tistu era rico não gosta de estuda na escola pois só vai para dormir seus pais tirou da escola e não gostava de usar chinelo então sua mãe tem uma casa cheia de tapete então ele pode brinca com seu corre mão de ouro.
seu pai tinha uma loja de armas e fez com que as armas atira flores tinha um ajudante chamado dr.trovão.
tistu aprendeu a soltar flores e encheu a prisão cheia de flores um dia sr.bigode morreu e depois o ponei e tistu morreu e virou um anjo
Thiago 04/06/2019minha estante
Sua resenha tem spoilers. Bem desagradável você não ter avisado.

Molina 22/09/2019

Uma leitura agradável
O engraçado é que até mesmo no início do livro, se nota uma comparação dele com o Pequeno Príncipe feita por críticos, porque ambos abordam sobre um mesmo sentimento; a inocência de uma criança. As ilustrações são bem divertidas, a narração simples e fluída e o protagonista incrivelmente decidido. Já reli várias vezes, e sempre derramarei lágrimas no final do livro. Foi algo que eu realmente não esperava, mas que de certa forma deixou o meu coração mais feliz. Apesar de ser uma leitura agradável e com um ótimo plot twist, não a coloco no mesmo patamar da obra de Saint-Exupéry. Isto porque não utilizou termos líricos (o que deixou o livro de Saint simplesmente soberbo), metáforas e possui soluções muito simples para os problemas do mundo. Sei que para uma criança, tudo é muito fácil. Porém, achei fantasioso demais. O pequeno príncipe teve que encarar a fria realidade em diversas partes da sua jornada para se reencontrar com a rosa, uma das coisas que realmente apreciei.
Jordanah 02/01/2020minha estante
Pra mim também não tem comparação. Concordo com tudo que falou!

Daniel 09/07/2019

Vamos descer pelo corrimão?
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2019/07/o-menino-do-dedo-verde-tistou-les.html