O Investidor de Bom Senso

O Investidor de Bom Senso John C. Bogle

Resenhas - O Investidor de Bom Senso

Vini Fernandes 01/01/2023

Um bom título
É um livro bacana no geral. No entanto achei que o livro abordaria mais sobre o tema de investimentos em si, e não que ficasse preso apenas a propaganda de Fundos.

Saulo, O Negociador 19/12/2022

Curti a maneira como os fundamentos básicos são trabalhados, por se tratar de um livro popular sobre finanças, cumpriu com o prometido!

Guilherme.Rezende 23/10/2022

Muito bom!
Bogle: Não importa o que aconteça, atenha-se ao seu programa. Pense no longo prazo. Paciência e consistência são os ativos mais valiosos para o investidor inteligente. ?Permaneça no rumo.?

Badlouis 25/06/2022

Livro para investidor passivo
Entrei nesse livro sabendo que era sobre investir em fundos e etfs, sendo assim, até um certo ponto liguei o modo turbo nessa leitura.
Pesquei alguns "insides" e foi bom.
Não sou fã de fundos (taxas e tempo de liquidação), mas etfs são interessantes nos EUA. Tenho etfs lá fora e são ótimos com excelentes taxas.
Aqui deixo um baita trecho do livro:
"Investir é preciso. O maior risco é o de longo prazo de não pôr seu dinheiro para trabalhar..."

Henrique609 11/05/2022

O melhor de todos
Sem dúvida, o melhor livro sobre investimentos de todos os tempos. Não que eu tenha lido todos, mas esse é prático, verdadeiro e com aplicações na vida real.

A ideia base do livro é: você não precisa ganhar do mercado, é mais fácil/lucrativo ser o Mercado.

Mais de 90% dos investidores de fundo ativo (que tentam ganhar do mercado) não conseguem o rendimento do mercado. Você acha que conseguiria escolher melhores empresas do que uma equipe de 50 pessoas que passam o dia todo fazendo isso?

Bem... A matemática diz que as chances de você e esses 50 caras que passam o dia todo analisando ações são as mesmas.

Se eu tão difícil superar o mercado, por que você arriscaria?

Mateus 21/04/2022

Uma lição de simplicidade
Eu já me peguei caindo em diversas das armadilhas expostas durante esse livro.

Como o autor diz a disciplina de investir periodicamente em fundos altamente diversificados e de baixo custo consiste em uma estratégia simples de investimento, mas de difícil execução.

Muitas vezes deixamos o caminho certo da consistência e caímos nas armadilhas da ganância.

Aline 28/02/2022

Simplicidade e parcimônia
O Investidor de Bom Senso... O nome já é chamativo por si só. Afinal, todos sabem que no mundo dos investimentos o mais importante é apenas se manter vivo ? Mas, mesmo com todos os exemplos que temos, quem não gostaria de ganhar na loteria, não é mesmo?! Na realidade, penso serem poucos aqueles que encaram este mundo com bom senso e razoabilidade. As promessas são altas e estonteantes. E mesmo quando sabemos que a mesa sempre ganha, continuamos a apostar.

[Não digo que investimentos são apostas, ao menos não para todos. Mas o apelo de altos ganhos é inegável, embora poucos queiram 'pagar o preço']

Neste livro, escrito em 2017, Bogle já deixa clara sua estratégia no primeiro parágrafo:

"A matemática simples sugere, e a história confirma, que a estratégia vitoriosa para investir em ações consiste em possuir todas as empresas de capital aberto da nação a um custo bem baixo."

Simples assim.

Ele rejeita qualquer tipo de ganância (como tentar 'bater o mercado') e reconenda o investimento em um fundo de índice (lembrando que o autor se refere ao mercado americano, embora suas ideias sejam aplicadas a qualquer um). Assim como defende a redução de custos e impostos o máximo possível (o que é plenamente viável em um fundo de gestão passiva, algo que siga o S&P, por exemplo, mas uma ideia não tão benéfica para aqueles que trabalham no mercado).

Simplicidade e parcimônia.

Ao final, o autor sugere uma alocação de carteira a depender do investidor, considerando os fundos de índices e os títulos da dívida pública dos EUA... 25/75, 60/40, 50/50.

Embora em alguns momentos o livro pareça ser uma propaganda dos fundos da Vanguard (empresa cujo criador é o autor), seus fundamentos são realmente simples e válidos (não todos ? por exemplo, eu imaginaria uma diversificação maior, mas é justamente isso! O livro traz ideias simples, aplicáveis a diversas realidades).

Lembre-se:

- Siga o mercado, não tente ganhar dele ???? (não transforme um jogo de ganhadores em jogo de perdedores; as coisas tendem a retornar à média).

- Não tente achar uma agulha no palheiro. Aja com simplicidade, calma e parcimônia.

- Custos e impostos importam! (cuidado com a gestão ativa de fundos e suas promessas).

Pedro 01/02/2022

John Bogle explica o funcionamento e as vantagens de longo prazo do investimento nos fundos de índice de baixo custo. Complementando sua estratégia com a combinação desses fundos com a alocação de capital distribuída também para fundos internacionais e de dívidas.

A qualidade do material é boa e a leitura é fácil. Por não concordar com esse tipo de alocação, exclusiva em fundos, a leitura fica um pouco entediante. Os números apresentados servem mais para vermos como os fundos multimercados não sobrevivem no longo prazo, incluso no Brasil, mas o mesmo não se aplica aos fundos indexados, que podem perder do CDI.

André 30/12/2021

Um livro pra quem já está a algum tempo investindo e já sabe um pouco como as coisas na bolsa funcionam, pra quem digamos que intermediário e investimento. No meu caso como estou começando, fiquei um pouco perdido. Mas pesquisando sobre os assuntos agente se vira. Se você já é investidor a algum tempo recomendo.

Bacurau 02/12/2021

Investir é simples. Difícil é ser tão simples!
Muito conteúdo bom, só não dei 5 por ser beeeem repetitivo (como outros do mesmo estilo), talvez seja pra colocar na cabeça das pessoas informações valiosas e parar de uma fez por todas de perder dinheiro com investimentos! Não vou dar spoiler, leiam! Muito bom

Werner 27/09/2021

Fuja dos fundos de investimentos ativos
Depois dessa leitura, passei a me interessar mais e mais por ETFs e fundos de índices passivos. O interessante é sempre na parte final de cada capítulo, o autor traz relatos dos mais bem sucedidos investidores confirmando o ponto mostrado.

GuidoBR 29/07/2021

Um livro com uma ideia simples: investimentos passivos (em fundos de indices) ganham de investimentos ativos (através de fundos de investimentos) por causa de taxas, simplicidade e menor giro.

O ponto que eu achei ruim é que ele repetiu o mesmo argumento diversas vezes. O livro poderia ser bem menor e passar a mesma mensagem.

André 21/07/2021

Fundos de índice
O livro tem a proposta de falar sobre fundos de índices e como no longo prazo ele é mais vantajoso para o investidor. O autor compara os fundos de índices com outros tipos de fundos e demonstra que além de reduzir o risco do investimento aqueles apresentam um maior retorno no longo prazo.

Thiago 01/07/2021

Como investir na bolsa de valores com simplicidade
O autor John Bogle foi o criador do 1º fundo de índice do mundo, em 1975, com o objetivo de acompanhar a rentabilidade do S&P 500 (índice com as 500 empresas predominantes listadas em bolsa nos Estados Unidos).

Bogle escreveu "O Investidor de Bom Senso" para argumentar que o investimento no mercado de ações via esse tipo de fundo gera bons retornos no longo prazo.

Ao final de cada capítulo ele inclui uma seção "Não acredite apenas em mim" para reforçar seus pontos com a opinião de outros investidores.

Bom livro para quem procura uma estratégia de investimento focada no longo prazo.

site: https://leiturasdotrader.com/investidor-bom-senso/