O Investidor de Bom Senso

O Investidor de Bom Senso John C. Bogle

Resenhas - O Investidor de Bom Senso

Fabrício Santos 19/05/2024

Fundamental para o Investidor Iniciante
O livro tem uma lição clara: a melhor forma de se investir é maximizando a diversificação e reduzindo os custos do investimento.
Durante todo o livro o autor da exemplos de como um dos maiores vilões do pequeno investidor são os altos custos dos fundos de investimento, que lucram com altas taxas cobradas, bem como mais de 95% dos gestores de fundos de ações perdem para o mercado.
Assim o autor destaca os ETFs, de ações ou títulos públicos, como melhor solução para o investidor pessoa física. Pois possuem boa rentabilidade aliada a baixos custos.

Thiago C Luz 05/01/2024

Uma conversa sensata sobre investimentos.
John Bogle é um autor polemico no mundo de investimentos. Traz algumas ideias que vão de encontro ao que muitos defendem na área.

Nesse livro, penso que ele atuou de uma forma um pouco diferente, ele foi claro e direto. Nessa linha, o autor levanta os seguintes pontos de grande relevância:

- Comece a investir cedo.
- Reduza os custos dos investimentos, inclusive em impostos.
- Diversifique, tenha uma carteira de ações e de títulos públicos.

Tenha em mente que investir não é uma aposta e, invariavelmente, situações passadas não servem para prever o futuro.

Livro muito interessante, vale a pena ler.

Lucas 25/11/2023

Livro bem legal com alguns ensinamentos importantes para o investidor de longo prazo. Porém se soubece que falava especificamente sobre investir em ETFs não teria iniciado a leitura. Porém recomendo.

Marci 31/07/2023

Um bom livro.
John Bogle foi fundador da gestora americana Vanguard em 1974.

Para o autor tudo se resume a bom senso. O autor defende investimentos a longo prazo, a diversidade de ativos, menciona o poder da capitalização dos dividendos. É muito fã de fundos de índices indexados ao S&P 500 e é contra ficar trocando de papel.

O livro traz comparações entre fundos americanos. Para o autor os fundos ativamente geridos surgem e desaparecem, enquanto o fundo (passivo) de índices permanece. Traz o histórico dos 355 fundos que haviam em 1970, sendo que 281 daqueles fundos não existem mais. Cita o lendário gestor Peter Lynch e seu fundo Fidelity.

O autor menciona que os investidores acreditam que conseguem escolher excelentes administradores de fundos mas é muito difícil superar repetidamente o mercado. Fala que é um erro ignorar as taxas pagas com comissões e impostos. Fala sobre eliminar as emoções da equação e os modismos do momento. Fala que muitas vezes as ações perdem o contato com a realidade, mas no longo prazo sempre há a regressão a média dos P/Ls. Menciona ainda que períodos de desempenho medíocres tendem a ser seguidos por períodos de recuperação e vice e versa? Destaca que os fundos de títulos de dívida também tem as mesmas forças que geram valor aos fundo de indexados ao S&P.

Para o autor a fórmula consiste em possuir todo o mercado de ações por meio de fundos de índices e depois não fazer mais nada. Apenas permanecer no rumo.

Defende a simplicidade ?o maior inimigo de um bom plano é o sonho de um plano perfeito.?

Lorran.Garcia 18/03/2023

Compre um ETF e carregue-o a vida inteira
O livro é relativamente longo para o que se propõe : provar que um ETF que acompanha o retorno do mercado (S&P 500 - o índice das 500 maiores empresas da bolsa dos Estados Unidos) e possui taxas baixas é a melhor escolha para a maior parte dos investidores.

Ainda assim, é uma boa leitura para repensarmos estratégias de investimentos, visto que o autor a todo momento traz diversos dados históricos de rentabilidade comparando os diversos tipos fundos e ativos com o ETF que replica o mercado.

Um dos trechos que poderia ter sido melhor desenvolvido são os capítulos que falam sobre a explosão de novos tipos ETFs setoriais ou de algum índice inventado pela própria criadora do etf?bem como a criação de portfólios.

HugoVella 18/02/2023

Atritos
Este livro me de entender um grande atrito que há no mercado de ações entre pessoas que investem apenas por fundos e pessoas que investem selecionando suas ações. Grandes investidores como Warren Buffett adotam a estratégia de comprar fundos de índices, ou seja, o mercado todo e deixar ele fazer o trabalho. Isso dá uma ótima discussão sobre a qualidade de investidor que se é. De toda forma, no meio dos demais livros de investimentos, é um livro normal, não se destaca muito, mas traz consigo ideias conflitantes de gente grande nesse nicho.

Vini Fernandes 01/01/2023

Um bom título
É um livro bacana no geral. No entanto achei que o livro abordaria mais sobre o tema de investimentos em si, e não que ficasse preso apenas a propaganda de Fundos.

Mateus 21/04/2022

Uma lição de simplicidade
Eu já me peguei caindo em diversas das armadilhas expostas durante esse livro.

Como o autor diz a disciplina de investir periodicamente em fundos altamente diversificados e de baixo custo consiste em uma estratégia simples de investimento, mas de difícil execução.

Muitas vezes deixamos o caminho certo da consistência e caímos nas armadilhas da ganância.

Aline 28/02/2022

Simplicidade e parcimônia
O Investidor de Bom Senso... O nome já é chamativo por si só. Afinal, todos sabem que no mundo dos investimentos o mais importante é apenas se manter vivo ? Mas, mesmo com todos os exemplos que temos, quem não gostaria de ganhar na loteria, não é mesmo?! Na realidade, penso serem poucos aqueles que encaram este mundo com bom senso e razoabilidade. As promessas são altas e estonteantes. E mesmo quando sabemos que a mesa sempre ganha, continuamos a apostar.

[Não digo que investimentos são apostas, ao menos não para todos. Mas o apelo de altos ganhos é inegável, embora poucos queiram 'pagar o preço']

Neste livro, escrito em 2017, Bogle já deixa clara sua estratégia no primeiro parágrafo:

"A matemática simples sugere, e a história confirma, que a estratégia vitoriosa para investir em ações consiste em possuir todas as empresas de capital aberto da nação a um custo bem baixo."

Simples assim.

Ele rejeita qualquer tipo de ganância (como tentar 'bater o mercado') e reconenda o investimento em um fundo de índice (lembrando que o autor se refere ao mercado americano, embora suas ideias sejam aplicadas a qualquer um). Assim como defende a redução de custos e impostos o máximo possível (o que é plenamente viável em um fundo de gestão passiva, algo que siga o S&P, por exemplo, mas uma ideia não tão benéfica para aqueles que trabalham no mercado).

Simplicidade e parcimônia.

Ao final, o autor sugere uma alocação de carteira a depender do investidor, considerando os fundos de índices e os títulos da dívida pública dos EUA... 25/75, 60/40, 50/50.

Embora em alguns momentos o livro pareça ser uma propaganda dos fundos da Vanguard (empresa cujo criador é o autor), seus fundamentos são realmente simples e válidos (não todos ? por exemplo, eu imaginaria uma diversificação maior, mas é justamente isso! O livro traz ideias simples, aplicáveis a diversas realidades).

Lembre-se:

- Siga o mercado, não tente ganhar dele ???? (não transforme um jogo de ganhadores em jogo de perdedores; as coisas tendem a retornar à média).

- Não tente achar uma agulha no palheiro. Aja com simplicidade, calma e parcimônia.

- Custos e impostos importam! (cuidado com a gestão ativa de fundos e suas promessas).

Davi 30/05/2021

Simplicidade e constância
O livro é muito bom para demonstrar o estrago que as taxas, mesmo as que parecem inofensivas, fazem no longo prazo. Infelizmente os ETFs aqui no Brasil possuem regras diferentes que acabam os tornando menos atraentes do que as versões originais americanas, mas a mentalidade de procurar o simples, buscar sempre as menores taxas e não girar o patrimônio/deixar o tempo agir é universal.

Betoaan 16/04/2021

Mensagem central Excelente, porém repetitiva
A mensagem do livro é incrível e vale levar para a vida. Eu, particularmente, acho que o autor pecou na quantida exemplos iguais. Mas recomendo demais!