Carta aos Astros

Carta aos Astros Ray Tavares

Resenhas - Carta aos Astros

Thais.Carvalho 26/08/2022

Adorei! Uma leitura leve e divertida. Na história aparecem vários dilemas da adolescência e vida início da vida adulta.
DANILÃO1505 26/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Beca 11/03/2022

Isso não é um diário ?
Eu amo a escrita da Ray, a desenvoltura, as partes cômicas, falando de temas sérios com leveza e sempre representando muito bem a família brasileira. Não podia ser diferente em carta aos astros. Amei acompanhar Diego e sua descoberta de si e os perrengues pra chegar lá.

Victoria | @vilivros 26/06/2021

Carta aos astros
Foi muito bom rever os personagens de os 12 signos de Valentina e todo o conflito que esteve em volta deles. Sendo um dos meus livros favoritos, fiquei até nostálgica! A escrita da Ray é uma delícia e flui que é uma maravilha. Meu maior problema foi com o personagem principal, que não consegui me apegar e gostar dele. Em alguns momentos ele soava até repetitivo. Mas seus amigos eram ótimos!

Juh 26/01/2021

Adorei tanto quanto 12 signos de Valentina
Diego é um jovem de 21 anos que está em uma fase completamente confusa da sua vida. Ele cursa faculdade de administração e não está nada contente com o curso, se vê apaixonado pela sua amiga de longa data e está sem inspiração para suas composições, que é sua grande paixão.
Isadora, nossa querida Valentina, vendo como Diego está perdido lhe dá a ideia de escrever cartas para as suas ex namoradas e suas amigas, sendo uma forma de se redimir pelas vezes que foi um idiota com elas e uma maneira dele se conhecer e se entender melhor.
Portando são 12 cartas para doze meninas com cada signo do zodíaco.
Mesmo não acreditando em astrologia , ele começa essa empreitada e quando se dá conta escrever vira um hábito.
Primeiramente lhe aconselho a ler os 12 signos de Valentina antes ,pois temos a presença de personagens anteriores e tem spoiler do livro anterior. Ao menos que seu interesse seja inclusivamente em ler carta aos astros.
Assim como os 12 signos de Valentina , carta aos astros tem um enredo divertido, leve e que traz o autoconhecimento do protagonista. A escrita da autora é muito envolvente.
Temos novamente a presença da astrologia, mas menor do que no 12 signos de Valentina.
Gostei bastante de ter um protagonista e narrador masculino, vendo a sua perspectiva e seus pensamentos.
Quanto ao Diego ele não é um personagem perfeito com diversas qualidades. A autora nos mostra um personagem humano com atitudes idiotas e escrotas as vezes. Mas principalmente um rapaz que está perdido e confuso , sem nenhuma perspectiva.
E foi muito bacana acompanhar sua evolução, suas descobertas sobre si e suas decisões após se redescobrir.
Carta aos astros é um livro que traz um pouco de astrologia, leve, divertido, com pequenas reflexões sobre racismo, machismo e posicionamento frente aos nossos ideais.

anavics 17/01/2021

Cartas aos astros - ou o mistério de como esse se tornou meu livro favorito.

Já amo Ray Tavares desde que encontrei uma das suas primeiros obras em um site de fanfics interativas. Mas foi só em 2018 que com ''carta aos atros'' ela conquistou o topo das minhas autoras favoritas. Com sua narrativa envolvente, e a escrita impecável, ela fez da vida de um jovem de 21 anos, uma verdadeira obra-prima.

Carta aos astros narra em forma de diário (que Diego Neves não me escute chamando seu caderno ''disso'') os acontecimentos, pensamentos e principalmente as dúvidas e inseguranças que assombram a cabeça do jovem de 21 anos, Diego Neves. Assim como qualquer pessoa que esta no limbo entre ''já sou uma adulto mas me sinto como um adolescente'' o protagonista da história se perde da sua essência, duvida das próprias conclusões e tem medo do futuro. Além do fato que esta apaixonado pela melhor amiga, Pietra.

Esta que esta caidinha pelo melhor amigo de Diego, o nordestino João. Cujo mantem uma quedinha por Larissa, que cai de amores por Diego. Confuso? Pois é. Ao melhor estilo da ''quadrilha'' os personagens da obra de Ray Tavares se apaixonam um pelos outros, e descobrem sentimentos são ainda mais confusos do que as história de romance nos contam.

O protagonista, sem saber quando e como foi que o amor, e sua vida se formaram em um nó na sua cabeça, toma a sabia decisão de escrever cartas para uma mulher de cada signo que já passou pela sua vida. Afim de descobri o que o fez se tornar tão apático, e sempre pisando em ovos quando o assunto é amor.

Ao longo de 40 capítulos, concluímos que Diego é um hipócrita, burro, imprevisível e precipitado. E mesmo assim ainda consegue ser melhor do que todos os outros caras que eu já conheci. Com seu humor-acido, e empatia de saber descrever exatamente os pensamentos e aflições de um jovem perdido, Ray Tavares construiu um dos meus personagens preferidos da literatura. Real, humano e consciente, a evolução de Diego ao passar das 284 páginas faz com que o livro se torne ainda mais envolvente e reflexivo. Fazendo com que pela primeira vez na vida eu sinta empatia pela raça aquariana.
Sem intenção de fazer um livro comercial, ou lucrar com suas palavras, Ray Tavares deu tudo de si, e com maestria transformou uma história do Wattpad, em uma obra digna de nota, fãs e do sucesso que ela obteve, e merece, com as vendas do livro. Com a escrita invejável, o senso de humor único, e os questionamentos pertinentes, a escritora envolve quer que seja o leitor e nos ensina a lidar melhor com a vida, e enxergamos nossos privilégios.

Finalizo aqui minha resenha, e aproveito o espaço. para agradecer a persistência de Ray Tavares, que com sua luta, confiança e força de vontade, me deu um presente. Que é poder segurar com minhas próprias mãos, a história que conquistou minhas madrugas sem dormir, as semanas de espera, e o meu coração. Obrigada Ray!

Letícia Gui 31/12/2020

Imperdível!
“Carta aos Astros” da autora Ray Tavares é o spin-off de “Os 12 Signos de Valentina”, e conta a história de Diego Neves e seus amigos, em uma jornada de autodescoberta, mas também de bastante desafios e dúvidas, que englobam amizade, amor e o caminho profissional de cada um. Com uma escrita encantadora, Ray conduz esta história de maneira incrível, deixando o leitor ávido por mais e mais páginas! Revisitar alguns personagens de Os 12 Signos também é um presente e tanto. A história de Diego é contemporânea e mostra como os jovens querem achar seu lugar no mundo e principalmente seguirem seus sonhos. Imperdível!

site: https://www.goodreads.com/itsleticiagui

cateee 30/11/2022

Carta aos astros
Que livro incrível! Eu simplesmente adorei fazer essa leitura! Eu não sabia q o livro era um spin off até pq n li o outro mas acredito q não precisa ler para compreender, a mensagem pode ser algo tão simples mas que nos podemos não enxergar.. e oq falar das cartas então?

A relação com o personagem principal foi de amor e ódio!! Mas acredito q assim a trama ficou mais interessante, os personagens conseguem ser humanos e os conflitos conseguem ser resolvidos de uma forma incrível! Eu não estava imaginando esse plot twist.

Recomendo este livro!

Bela 04/01/2023

Gostei bastante do livro e das reflexões que o personagem faz, mas em alguns momento achei um pouco arrastado.

sofi. || @sofiibooks 09/01/2023

isso não é um diário!!!
Por ser um spin-off de os 12 signos de valentina, livro que amo muito, só esperava coisas boas vindas desse livro. E foi o que recebi, Ray como sempre conseguiu criar um romance lindo e divertido do início fim, mas trouxe também diversas reflexões do nosso protagonista sobre os rumos de sua vida. Foi incrível acompanhar tudo isso e a evolução da história como um todo, sempre bem desenvolvida e prendendo nossa atenção do início ao fim, eu amei muito!!!!!!

Lu @gentequeamalivros 27/07/2021

Esse a Ray ficou devendo...ll
Meu primeiro contato com Ray foi em os 12 signos de Valentina e eu me diverti muito lendo, então estava bem curiosa para esse spin-off mas já aviso que não foi o que eu esperava.

Infelizmente a Ray não conseguiu criar a mesma pegada leve e divertida do seu outro livro.

Carta aos astros é exatamente isso cartas que o Diego escreve para cada uma das suas ex-namoradas e essas cartas são também para signos diferentes.

Esse foi outro ponto que achei que foi poucos explorado a questão dos signos, apesar das cartas serem para cada signo gostaria que a autora falasse mais de cada um deles até porque essa é minha parte favorita da história ver as características de cada signos, ficou parecendo que só jogou uma característica e pronto.

Sem querer comparar mas já comparando em Os 12 signos de Valentina a autora fez isso de uma forma mais dinâmica e divertida e aqui eu achei que foi pouco explorado.

A história do Diego não teve nenhuma relevância para mim, achei ele muito bobo e chato.

Essa história dele estar apaixonado pela Pietra praticamente o livro inteiro e de uma hora pra outra ele perceber quem é o amor da sua vida não rolou, a única coisa que rolou foram meus olhos, ahhahahahha.

A dinâmica das cartas também não me agradou, sei lá eu não estava me importando com aquelas pessoas para saber mais sobre elas, tanto que chegou em um ponto que nem li mais as cartas.

A escrita da Ray é gostosa, então minha nota e só por isso pela escrita que é fluida  mas esse não foi um livro que me agradou.

Yasmin1609 04/12/2023

Ray Tavares é perfeita.
Não era nunca!
Diego foi escrito perfeitamente.
Te prende do começo ao fim.

Thaina 15/02/2024

Não funcionou pra mim
Não tinha a menor pretensão de ler o livro, mas as primeiras frases me despertaram um certo interesse por ele. Gosto de livros com narrativas baseadas em diários. Então me prendeu fácil. Mas poderia ter funcionado melhor.

O protagonista (Diego) é um babaca, inclusive se vcs olharem meu perfil tem comentários meus xingando ele, porque ele é dessas pessoas que MERECEM levar os piores xingamentos, mas no decorrer do livro ele acaba virando gente. Não é o personagem mais romântico, LONGE DISSO. Mas eu gostei que ele cresceu no decorrer do livro (mais no final mesmo), porque ele passou 70% do livro sendo literalmente um homem branco, mimado e babaca (como ele mesmo diz).

Pra concluir minha resenha; não gostei muito porque o Diego me dava um pouco de repulsa em algumas atitudes, mas fiquei curiosa pra saber se o que eu imaginava ia mesmo acontecer. E aconteceu. Final legalzinho mas totalmente esperado.

Não é um daqueles livros que eu recomendaria de olhos fechados. Sendo bem sincera, não acho muito que valha a leitura. Mas li e gostei em partes, poucas partes.

Anna3585 13/10/2020

Quadragésima primeira carta, ou o mistério de como o Diego recebeu uma carta agradecendo ele
Diego,
primeiro desculpa por quebrar seu padrão de cartas múltiplo de 5, mas veja bem 41 é um número primo, se você gostar desse padrão o próximo é 43, boa sorte! ( Aliás adoraria ler mais duas ou algumas cartas suas ...)
Como eu sempre comento da edição de algo que eu li, e você Diego Neves me mataria se eu quebrasse outro padrão seu... Uma palavra para essa edição, PER-FEI-TA, que edição primorosa, os detalhes das estrelas e título em dourado as constelações de cada signo na capa e na carta de cada signo.
O jeito que foi escrito é fluído, as referências POPS são perfeitas ( Meu lado que comprou ingresso para o tributo de RBD surtou na parte do Bustamante, amei a Larissa mais por isso) ,as críticas políticas são inteligentemente inseridas no contexto e os pontos do país ou de SP que são descritos , são tudo pra mim. Simplesmente amo como conseguiu passar o estilo de vida e cultura brasileira. Quando você fala de Pinheiros eu pensei: " Igual ao Centro do RJ, e como eu amo a mistura louca daquele lugar"
Amei que você encaixou a história do Andrei e da Isadora, teve vezes que eu surtei e fiquei mais curiosa por essa parte da história que a sua própria, não que sua história não fosse interessante é só que já existia uma ligação com ele, você sabe da época do blog da Valentina...
Além disso Diego você foi muito bem construído e desenvolvido durante suas 40 cartas, tenho a sensação que posso encontrar com alguém igual a você no ônibus. Alguns dos questionamentos que permeavam sua cabeça durante as cartas, inclusive são meus também, afinal eu sou uma jovem de 20 e poucos...
Eu só queria que você, Larissa, João e Pietra se materializassem agora para jogarmos conversa fora e eu reclamar da P#rr@ do cigarro de vocês.
Desculpa, por ter lido o seu "isso não é a p#rr@ de um diário"
E obrigada por partilhar suas dúvidas e incertezas de um jovem adulto
E você não é sempre um babaca, agora até recebe cartas de agredecimento ;)