Superman - Red Son

Superman - Red Son Mark Millar

Resenhas - Superman - Red Son

sanuelrs 18/10/2022

Sensacional!
A releitura de personagens icônicos no contexto soviético é muito bem feita: você abraça a nova versão deles ao mesmo tempo que reconhece os traços característicos.
A premissa é genial e a execução não fica a trás. O jogo de xadrez entre Luthor e Superman te deixa esperando pelo próximo passo a cada página.
História fluida e envolvente; final de explodir a mente!

Usagi Shin 19/09/2015

A superman way more interesting
Eu não curto muito o superman, mais por preconceito meu e meu favoritismo pelo Batman do que outra coisa. As histórias fechadas (graphic novels) do Superman geralmente são muito boas, o que torna o quadrinho mensal dele meio blergh. Em "Red Son", ou no Brasil "Entre a Foice e o Martelo" não é diferente. Imaginar um Superman que vai parar em uma fazenda na antiga União Soviética em vez de uma fazenda nos EUA e como a história se molda desde então foi simplesmente genial da parte de Mark Millar. Não há como deixar de falar também da arte de Dave Johnson e Kilian Punklet que dão um show. Muito bem desenhado, muito bem pintado (Andrew Robinson e Walden Wong) e muito bem escrito. Confesso que as primeiras 10 páginas não me atraíram, mas de repente deu um "boom" e as coisas só foram se encaminhando cada vez mais para cima. E o desfecho é muito bom. Além de interessante é muito bem pensado, principalmente porque os personagens das nossas queridas HQs não deixam de ser o que são porque nasceram em lugares diferentes (uma teoria (determinista) que antigamente era muito (e ainda é) difundida por algumas pessoas: onde você nasce é o que você é. Bom não é bem assim...). Um enredo carregado de sentidos e muito bem explicado. Excelente.

Tatah 02/07/2017

não sei muito o que sentir ao ver esse superman todo do contrário, fazendo coisas comunistas que, spoiler, no fim são coisas "más" do brainiac... preciso pensar mais no equilíbrio de toda a temática aqui, com certeza.
mas de uma coisa não tenho dúvidas: é excelente a coragem de transformar esse símbolo americano num símbolo da tão ""vilã"" ~mother russia~ sem explicitamente tornar tudo uma briguinha maniqueísta e simplista. fico meio triste com o pouco uso da lois ou da mulher maravilha, mas a briga entre luthor e superman foi bem interessante de ler. e ei, até o final tem uma reviravoltinha divertida, então tá mais que bão isso aqui.

renatodsp3 15/05/2020

A modern classic and a must-read superhero comic book
Truly excellent, not only one of the best Superman stories but also one of the best titles from the now defunct Elseworlds imprint.

If you only know the most recent animated film, try reading this book. I'm sure you'll love it.