Vida Maravilhosa

Vida Maravilhosa Stephen Jay Gould

Resenhas - Vida Maravilhosa

Paula 25/06/2016

Enriquecedor do ponto de vista humano
Acredito que o grande mérito da obra, além de sintetizar a revisão da maneira como se vê evolução da vida (ocorrida durante os estudos dos fósseis de Burgess Shale), seja escancarar a maneira como é feita a ciência. Como o que é humano, o que é burocrático e o que é puro acaso influenciam na construção e na interpretação do conhecimento científico. Ao longo do livro me deparei com inúmeras situações que já vivi como quase-cientista, e outras tantas que observei em colegas, professores e orientadores. É um livro enriquecedor de qualquer maneira, mesmo tratando de estudos já revistos sobre a parte estritamente paleontológica.

Marina Milford 19/10/2020

Adorei
A história de uma descoberta narrada de forma brilhante numa leitura que te transporta para uma verdadeira viagem ao passado. Sem falar das reflexões bastante atuais a respeito de como a ciência é construída e do quao improvável é a existência da espécie humana no planeta Terra.
A obra é de 1989, sendo assim, algumas relações filogenéticas entre táxons mudaram e novos fosseis foram descobertos, mas isso de maneira alguma torna o livro datado. Pelo contrário, essas mudanças são um incentivo para que o leitor busque informações e se aprofunde ainda mais no mundo dessas criaturas fascinantes. Com certeza o que se sabe hoje nem se compara a diversidade da vida que habitava os oceanos do Cambriano.

Doufe 16/01/2016

Vida Maravilhosa é uma obra interessante para quem gosta de Paleontologia, embora muito do livro esteja agora obsoleto. Boa parte dos espécimes descritos já teve sua concepção revisitada, em alguns casos radicalmente, por conta de novas descobertas e análises.

Ainda assim, vale à pena ler. O estilo do Gould é agradável, apesar da tecnicidade de boa parte da obra. E uma vantagem para quem lê por razões não-científicas, é a capacidade do autor em conectar o assunto com temas correlatos - de filosofia ao quotidiano.

Rodrigo Secolin 22/04/2022

Vida Maravilhosa
O livro Vida maravilhosa : o acaso na evolução e a natureza da historia, de Stephen Jay Gould, conta a descoberta de criaturas fossilizadas por Gould, as quais são totalmente novas e estranhas visto aos olhos da Ciência daquela época. Descrevendo e estudando sobre as inusitadas criaturas encontradas em um local chamado Burgess Shale, o biólogo percebe que nenhuma das criaturas dos fósseis se classifica nos grupos conhecidos.
Com uma linguagem clara e simples, o livro apresenta processos e métodos de estudo em paleontologia, além de analisar e discutir a excelência da vida em nosso planeta.

Clarissa 01/02/2023

Obra maravilhosa
Não sei nem o que dizer sobre esse livro. Que maravilha, que gênio iluminado é Jay Gould, que além de cientista brilhante, escreve com uma simplicidade, como se estivesse ensinando a história da vida para crianças! E ainda, consegue debater teologia e preconceito enquanto ensina! Pode parecer estranho para alguns, já que não é um livro de ficção, mas fiquei emocionada no final, como há muito não ficava. Obra obrigatória para os amantes da evolução e da paleontologia, mas me arrisco a dizer que deveria ser obrigatória para todas as pessoas.