Sobre Meninos e Lobos

Sobre Meninos e Lobos Dennis Lehane

Resenhas - Sobre Meninos e Lobos

Paceli 07/08/2022

Ótimo Thriller
É um otimo thriller policial, com personagens complexos e um enredo bem construído e amarrado até o plot final. Uma história de dores do passado que se mistura com uma tragédia do presente entre amigos de longa data.

Apesar de tudo isso, a leitura foi bem cansativa, pois o autor descreve ideias, pensamentos e situações que os personagens estariam sentindo (ou vivendo), mas que no meu ponto de vista não agregou praticamente nada à história.

Após dois terços do livro, quando o desfecho começa a se desenrolar, a leitura passa a ser mais dinâmica com as revelações que passam a aparecer uma após a outra.

Recomendo a leitura, como também a adaptação cinematográfica que é bem fiel ao livro.
Ivy 01/03/2023minha estante
Seu segundo parágrafo definiu o meu sentimento neste momento.

psraissafreire 16/07/2022

?Os segredos são muros.?
Livro excepcional de bem escrito, fez eu pensar em como thrillers podem ser mais que chocantes de tão reais e ao mesmo tempo passarem uma atmosfera totalmente nova. Os diversos pontos de vista que o autor elaborou (do pai da vítima, do investigador e do principal suspeito) foi uma ideia completamente genial para mim. Queria esquecer todo livro para lê-lo novamente.
Theo 11/07/2023minha estante
Descobri da existência desse hoje, tô bem animado pra ler

psraissafreire 11/07/2023minha estante
É muito bom, Theo ?

Pilantrinha 15/07/2022

Sobre meninos, lobos e a vida. Ou o que quer que isso signifique.
Ladies and gentlemen, pense numa pedrada.

O mais próximo que eu passei de um thriller policial foi assistir Seven e ficar totalmente abismado com o que tinha dentro da caixa (não sabe? Vai ver isso agora, pelo amor de Deus). Tentei ler Agatha Christie um dia desses e simplesmente não fluiu. Daí vem aquele pensamento de "mermão, esse gênero só não é pra mim, vida que segue". E seguiu. Até chegar nesse garoto aqui.

Quando comecei na leitura, pensei que seria algo meio Sherlock Holmes, com um detetive inteligente demais resolvendo um crime absurdo e cheio de reviravoltas. Meio que foi isso, mas com um toque muito natural de humanidade, excessivamente humano. Sobre Meninos e Lobos, antes de um thriller policial, é um livro sobre a psiquê humana e até onde podemos chegar.

Nas páginas iniciais, quando acontece o primeiro evento marcante, eu estava completamente perdido. Não tinha entendido muito bem o tom da obra e nem para onde ela estava indo. "Quem são essas crianças, e por quê eu preciso saber disso aqui?" Parecia confuso -- e era --, mas tudo encaixou da maneira mais natural possível.

No segundo ato, quando o crime “principal” já havia ocorrido, eu cheguei ao final de um capítulo e percebi que não estava respirando. Comecei tentando pagar de foda, nada afetado pela história, mas estava tão nervoso quanto os personagens para saber o que estava acontecendo. Eu não conhecia esse Dennis Lehane, mas posso te dizer uma coisa: esse cara sabe criar uma atmosfera.

A maneira como ele começa construindo algo totalmente sem ligação com aquele acontecimento, as vezes narrando um flashback ou falando sobre algo bobo como um comercial de tv, e depois funde aquilo com a história é incrível. Você está lá, lendo sobre alguma bobagem qualquer que aqueles personagens fizeram em outro momento de suas "vidas não reais" e fica curioso com aquilo, interessado. Você quer saber.

O mais incrível aqui é que chega um momento em que o crime vai para o segundo plano -- pelo menos para mim. Eu tinha sim curiosidade em quem seria o assassino, mas o que parecia urgir era a necessidade de saber como aquelas pessoas reagiriam. O que elas iriam fazer e o porquê.

A forma que passeamos entre a vida de Dave, Jimmy e Sean é fantástica. Os dramas são tão reais, tão críveis. Me compadeci com cada um deles, da mesma forma que peguei um puta abuso em alguns momentos e em outros senti pena. Dennis foge dos espectros convencionais de bem contra o mal. Aqui temos pessoas, completamente fodidas, tentando fazer com que a vida delas seja minimamente menos miserável.

O capítulo final desse livro me deixou com um sentimento tão ruim que eu quase amaldiçoei o epílogo. Quando pensei que finalmente teria meu coração massageado e entraria no "normal da ficção", o autor entrou com os dois pés nos meus peitos, cuspiu no meu rosto e disse: "tá aí otário, lide com isso". E eu gostei!

Não acho que seja uma história para todo mundo, e não quero soar prepotente, mas Sobre Meninos e Lobos deixa um gosto bem amargo na boca. Em diversos momentos você se pega pensando em como aqueles personagens vão ter um final feliz e se ele ao menos é possível. O desfecho de um dos personagens, com aquela disputa interna de controle e uma promessa de luta e superação parece uma piada de mau gosto extremamente bem contada.

Não acho que eu possa falar mais alguma coisa sobre esse livro, pelo menos não agora. Essa obra vai ficar comigo por um tempo e eu preciso pensar.

Bebam água, comam frutas e mantenham a esperança!

Alex 05/07/2022

Tenso e instigante do começo ao fim
A história começa falando sobre a vida de três meninos criados numa zona pobre de Boston. Um dia, um deles é sequestrado e reaparece após alguns dias. @5 anos depois, as consequências desse sequestro ainda atormentam e vida dos três, e de todos que convivem com eles. Uma obra - prima!

DarcioGeo 04/07/2022

Cicatrizes
Antes de iniciar a leitura de "sobre meninos e lobos" você precisa saber que se trata de um livro lento, a narrativa é construída com cautela e profundidade - é muito bom! Pelo menos pra mim funcionou, torna o livro crível e você se vê apegado aos personagens, #pobreDave. Sobre a estória em si, temos um thriller policial com as características clássicas - os policiais atrás de um assassino - no entanto aqui, essa narrativa policial é refeita pelo autor, não sei explicar mas a forma como ele escreve é muito diferente dos outros livros do gênero, é uma escrita madura sabe, realista, pé no chão e por vezes crua. Não consegui largar o livro até descobrir o assassino! E que plottwist meus amigos. A banalidade do crime me causou ondas de terror, pq essa é a vida e, como dizem os estadunidenses shit happens.

Dayhipolito 03/07/2022

Incrível
A história do livro e ótima, com certeza um dos melhores que já li sobre thriller policial. Tem um plotwist de explodir cabeças.

Porém, a edição do livro é horrível! Eu sei que se trata de um livro edição econômica, mas não justifica as páginas serem brancas e a tradução ser um tanto ruim. Algumas palavras não fazem sentido no livro, foram traduzidas errado e mesmo assim foi publicado. O fato de não ter orelhas não me incomoda, mas as folhas brancas tornaram a leitura cansativa.

Ainda assim, o livro vale muito a pena!

Aninha Queiroz 23/06/2022

Sobre meninos e lobos: Cicatrizes do passado
"Sobre meninos e lobos" de Dennis Laheane foi o primeiro livro que li no ano de 2022 e, sinceramente, acho que fui muito feliz na minha escolha. O livro se trata de um romance policial em que somos apresentados a trajetória de três garotos (Jimmy, Dave e Sean) que, em meio de uma briga comum para esta faixa etária, são abordados por supostos policiais. Um deles, o Dave, acaba por entrar no carro deste homens. Posteriormente descobre-se que a tal intervenção policial se tratava de um sequestro que deixaria marcas nos meninos por toda vida. Anos após o acontecimento, os garotos agora homens, as cicatrizes do passado pulsam mais do que nunca em decorrência do brutal assassinato da filha do Jimmy, sendo Sean o policial encarregado do caso e Dave o principal suspeito. O autor faz uma construção de personagens muito boa, respeitando a complexidade dos devidos traumas e descrevendo relações interpessoais muito palpáveis. Além disso, transforma a própria ambientação da trama em um personagem, o que me agrada demais. Os desenvolvimentos e o final da história fogem a previsibilidade, indico demais aos fãs de romances policiais.

Roberta Perri 21/06/2022

A narrativa
Não sei se foi impressão minha, mas a narrativa desse livro é tão diferente da maioria.
O livro transita de personagem para personagem sem ter um narrador principal - na verdade, cada um é, quando conta sua história.
Achei isso tão genial e diferente.
Concordo com alguns comentários de que é uma leitura mais devagar, mas ela me lembra a vida. Lenta, mas quando acontece algo, vira de cabeça pro ar.
Recomendo!

Amanda 05/06/2022

Existem fios em nossas vidas
Esse foi um livro que eu fiz de tudo para não terminar muito rápido, e mesmo assim tenho a sensação de que diz algo errado. Ele acabou e eu sinto seu vazio. Falando assim até parece que é uma história boba e fácil de acompanhar, mas longe disso. Sobre Meninos e Lobos é um livro pesadíssimo, com uma história trágica e com um final destruidor. Mas que também carregada personagens incríveis, uma ambientação tão bem feita capaz de nos transportar e fazer tudo parecer real. Muito real. O livro trás reflexões importantíssimas sobre desigualdade social, sobre relacionamentos familiares e sobre amizades, ( também alguns temas que podem gerar gatilhos, CUIDADO) e mesmo acompanhando o desenrolar de tudo, nada te prepara para os acontecimentos da página seguinte e da seguinte. É o primeiro livro que leio desse autor e já o considero um dos meus favoritos. É até difícil tentar colocar em palavras o que foi essa história pra mim e como estou me sentindo agora, após do fim dela.

Bruna 26/05/2022

Sobre Meninos e Lobos
De longe o melhor livro que já li desse autor.
O enredo é ótimo, a escrita é boa, os personagens são muito bem escritos e muito reais e humanos.

O final é bem assombroso (pelo menos pra mim), mas vale pra muitas discussões sobre o que o livro se propõem.

Dan 16/05/2022

Envolvente
Um dos melhores livros que já li. Crimes, investigação policial, traumas de infância. Tudo isso em torno de uma história envolvente e bem estruturada!

Pdrosaleitor 30/04/2022

Quem é menino e quem é lobo?
Essa é uma boa pergunta a se fazer diante dessa leitura. Com personagens bem delineados e um drama tenso que envolve passado e crime organizado, o autor lança pro alto um thriller rápido e com ação e abraça uma história sobre destino, sobre estar, talvez, no lugar errado e na hora errada e como isso pode definir uma vida pra sempre. Sem falar nas demais questões existenciais que alguns personagens carregam ao longo do livro.

Há muitas páginas em que nada acontece, o que teria poupado aí umas 50 a 100 páginas, mas no geral isso não afeta tanto o prazer em se deparar com algo mais complexo que os famosos thrillers clichê.
Franklyn 30/04/2022minha estante
Não sei o livro, mas o filme é maravilhoso!!!

Pdrosaleitor 30/04/2022minha estante
Vou assistir já já!

Franklyn 30/04/2022minha estante
Vai assistir uma obra-prima!!

Renato Vitório 29/04/2022

Começou bem, mas....
Uma ótima história de início, fiquei super curioso e assim quando comecei a ler fui fisgado, tinha uma boa fluência mas páginas e eu acabei lendo bem rápido.
Porém do meio pro final o autor começa a divagar em assuntos sem muita importância e a descrever sem necessidade coisas bem básicas.
O livro perdeu o ritmo, o que me fez perder a vontade na leitura.
O final foi agradável, mas ao todo. Não merece tanta aclamação.

Wilber.Lacerda 27/04/2022

Um livro que marca
Quando comecei a ler. Foi uma leitura bem arrastada e chata em alguns pontos. Mas o desenrolar da história cria uma atmosfera incrível até o final surpreendente. Muito bom. Agora posso ver o filme.