A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Ju 16/04/2021

Importante
É uma obra muito importante na vida de todos aqueles que nutrem o hábito de estudar. É como um guia, com dicas preciosas a serem adotadas e que enriquecem a jornada. E que deve ser sempre consultado para que os ensinamentos estejam sempre frescos em sua mente.

Wedson 07/04/2021

Conselhos muito valiosos e palavras muito inspiradoras, vale muito a pena se ler.

Sidney.Muniz 04/04/2021

O autor traz dicas muito boas como leitura, organizar a vida, trabalho, escrever, espiritualidade e outros.

Thiago.AugustoCG 30/03/2021

Bom livro... Achei ele meio que um guia, vai ensinando como estudar, ajudando com
Ideias em todas as partes da leitura

Polliana 27/03/2021

Eu não me cansaria de tecer elogios a este livro, é um dos meus preferidos com toda a certeza. Não por causa do conteúdo apenas, que é maravilhoso, mas principalmente por causa de todas as mudanças que ocorreram em minha vida após a primeira vez que o li. Já nem me reconheço mais.
Sem mais delongas, vamos ao conteúdo:
Sertillanges trata da Vida Intelectual, óbvio. Porém, para a nossa sociedade, não sei se está muito claro a noção de um "Intelectual". Eu por exemplo, há um ano não fazia ideia de que bicho era esse. E não tenho a menor vergonha de dizer isso.
Talvez eu tentasse definir como uma pessoa que sente uma forte atração em conhecer a verdade. Não uso a palavra filósofo pois ela está, em nossos dias, com um significado muito vulgarizado e até pejorativo.
Enfim, neste livro, Sertillanges descreve o Intelectual ideal (para ele). Como deve ser, como deve agir, o que deve buscar... O livro é completamente baseado em uma carta de Santo Tomás sobre o modo de estudar. O autor destrincha, de modo formidável, cada um dos 16 conselhos que Santo Tomás dá nessa carta.
Por fim, devo dizer que o livro não serve apenas para quem considere ter uma vocação intelectual (eu nunca considerei isto antes de lê-lo). Os conselhos dados servirão para qualquer pessoa, cristãos ainda mais. Pois para além de conselhos para intelectuais, nos são dados conselhos de como ser gente.

Alex 20/03/2021

Manual da vida
Sertillanges te fala em poucas páginas os caminhos da vida de estudo, além de dicas sobre vários outros assuntos de como lidar com críticas.
Um verdadeiro manual da vida. Pequeno porém denso.
Utiliza-se muito de referências a filosofias e um linguajar difícil às vezes, mas no fim, uma das melhores obras literárias do século passado.

Grasi Lourenço 20/03/2021

Organizador de ideias
Foi assim que me senti ao ler esse livro, organizando minhas ideias e pensamentos sobre o que estou fazendo, sobre o que fiz e sobre o quero fazer em relação a tudo na minha vida. Espero que a experiência demitiras pessoas seja tão rica quanto a minha! Recomendo e muito a leitura!???

Suelen Vidal 03/03/2021

A mente, o intelecto e a grande sabedoria de Santo Tomás, narradas nestas páginas de forma grandiosa. Livro obrigatório para estudantes, escritores e profissionais do intelecto.
Impossível concluir a leitura e não estar transformado pelas águas transformadoras de A.D. Sertillanges.
"Chamamos a vida de estudo de uma oração da verdade."

Joany 27/02/2021

um bom guia de virtudes
não costumo ler muitas obras como essa, boa parte não me serve pessoalmente (em questões de fé e cosmovisão cristã), mas nenhuma leitura é vã e Sertillanges possuía uma mente genial e inspiradora.

Leo 26/02/2021

Inspirador
Há tempos não lia um livro tão simples e profundo ao mesmo tempo.

Entre outas coisas, Sertillanges diz que devemos funcionar integralmente como intelectuais. A vida intelectual é uma atitude perante a vida e não um acumulo de conhecimentos aleatórios ou de ordem estética. Isso faz o diletante.

Devemos zelar pela nossa saude, administrar melhor o tempo, escolher bem nossas amizades, etc... O mais importante é aprender a enxergar a Verdade nas coisas... Não é ler, desligar, e fazer outra coisa: é aprender a captar a luz da eternidade na natureza e nas pequenas experiências do cotidiano de forma que ela reverbere no seu ser.

Sertillanges me fez querer conhecer mais a fundo São Tomás de Aquino, aquela "Inteligência servida por órgãos".

Vivi GRM 25/02/2021

Me descobri aqui...
"Definitivamente, a obra que minha alma ansiava encontrar. Nela se encontrou e com ela permanecerá até o fim. Torna-se a partir de agora, um mestre na arte a qual Deus me enviou a trabalhar: as letras! Meu livro de cabeceira, de todos os momentos! Recomendo aos que, assim como eu, não fazem leituras superficiais...mas que faz da leitura, seu mergulho diário nas letras, nos grandes escritores, mestres e pensadores."

Valéria 25/02/2021

Leitura ética
O livro é mais sobre ética e questões voltadas para fazer o que tem que ser feito.
Gostei de entender que é melhor entender pouco de uma leitura profunda do que entender muito de uma leitura rasa.

Renata 18/02/2021

Necessário
Leitura necessária a todos que gostariam e são chamados para um vida de estudos profunda.
O autor traz dicas práticas a serem aplicadas na busca pelo conhecimento como também fundamentos teóricos e profundos.

13marcioricardo 15/02/2021

Excelente pra Iniciar.
De tantos valores que existem, um que para mim é sagrado, é a Verdade. Qual o meu espanto quando vi que a definição de um intelectual é a de alguém que busca a verdade... Bom, pelo menos o espírito de intelectual tenho.

Este é um belo começo pra quem quer iniciar uma vida de estudos, de sabedoria. Talvez não faça muita diferença pra quem já está na vida acadêmica, mas ainda assim é uma leitura proveitosa e válida, com muitos insights. A não ser, claro, que você sofra de presunção e afetação..

Por ter sido escrito por um padre, como outros do gênero, em algumas partes fica bem religioso, mas como disse, vale a pena. Aproveite.

Fabiano.Sousa 12/02/2021

Um livro que estava ansioso para ler, e realmente minhas espectativas estavam certas. Apesar da linguagem bem teológica, com o dicionário tudo fica mais fácil. Leitura que pretendo reler até o final de 2021 novamente.