O Perfume

O Perfume Patrick Süskind




Resenhas - O Perfume


696 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Tiago 24/07/2023

Obra datada
Não é uma obra de ritmo perfeito. Começa de maneira brutal, perde o ritmo, mas no terço final retoma e te prende.
Indico para quem é um curioso ou estudioso da perfumaria, as descrições dos aromas são bem extensas e precisas. Para quem não é tão fã isso se torna maçante.
No geral é um bom livro. É uma leitura relativamente fluida, pois os capítulos são curtos.
comentários(0)comente



Elaine 20/07/2023

Quase cansativo, mas vale a pena
Confesso que eu já estava meio cética em relação ao livro, pq em determinados momentos a leitura se torna quase enfadonha. O autor escreve maravilhosamente bem, porém é um livro mto, mto descritivo - o que o torna por vezes cansativo. Mas o final, aaah, o final compensa! Achei o livro muito bom! Mas aviso: em determinados momentos há um desânimo sem tamanho... Mas vale a pena prosseguir.
Tiago 24/07/2023minha estante
Tive a mesma impressão, Elaine.




Tarot Dealer 05/07/2023

"Quem controla os aromas controla o coração das pessoas".
"O aroma é irmão da respiração, diferente dos outros sentidos você não pode escapar dele".

Eu me interessei nesse livro por causa da música Istoriya Ubiytsy (история убийцы) da russa ARIA, uma das minhas favoritas de todo o Heavy Metal tradicional. A quem se interessar, ela está no 11° disco do grupo (que começou em 1985), que se chama Feniks e saiu em 2011.

Assim como a música, o livro é uma coisa de outro mundo.

O autor conta do nascimento à morte do psicopata (seria um Serial Killer?) Jean Batiste Grenouille, o homem que nasceu sem emitir odor, mas que tinha capacidade olfativa super humana; podendo reconhecer pessoas pelo cheiro a quilômetros de distância, copiar um perfume de nariz etc.

Todavia, o que mais chama a atenção é que o autor fica o tempo todo descrevendo cheiros. Dos mais gostosos e inebriantes aos mais grotescos e nauseabundos! Eu nunca tinha lido um livro assim.

Foi uma experiência e tanto!

*
comentários(0)comente



Su 03/07/2023

Perfeito
Que narrativa simples e cativante! Já era fã do filme, mas o livro com certeza me fez amar ainda mais essa história.
?
comentários(0)comente



Janis 01/07/2023

O livro começa bem. O autor descreve muito bem cenários e ambientes, fazendo com que nos sintamos inclusos dentro do livro logo no início. A mescla de emoções que sentimentos acompanhando a trajetória de Grenoille é única e diferente para cada leitor. Eu, por exemplo, não senti empatia nem ódio. Na verdade, para mim, Grenoille foi o que menos me chamou atenção durante a leitura, apesar de ser o personagem principal. Não que ele não tenha personalidade ou não seja interessante, longe disso... Mas toda a parte ofaltiva e incrível que ele possuía sempre me pareceu fantasiosa demais. O que mais me chamou atenção no livro, na verdade, foram as críticas sociais que o autor faz a sociedade daquela época, o meio em que Grenoille circulou. Todos os personagens se mostram extremamente humanos, com defeitos reais que nos são expostos sem meias palavras. Todos tem interesses. É um retrato bem cruel daquela sociedade, e acho quase impossível (ou no mínimo muito raro) encontrar uma felicidade duradoura por lá. Não acho que Grenoille teria sobrevivido por muito tempo sendo uma criança normal, ou pelo menos teria poucas chances. Não sei se foi a intenção do autor ou não, mas parece-me que o livro é mais sobre a sociedade que cerca Grenoille do que ele próprio.
comentários(0)comente



Eric 27/06/2023

Uma obra de arte
Em "O Perfume", Patrick Süskind nos leva à França do século XVIII para contar a história de Grenouille, um menino órfão que nasceu no meio das tripas de peixes no mercado de rua onde sua mãe trabalhava. Desde pequeno, o garoto causava repulsa em seus tutores e era repelido por outras crianças, já que ele não apresentava nenhum tipo de cheiro e era bastante feio. Com isso, acabou enfrentando muitas dificuldades, como doenças e acidentes.

Na juventude, Grenouille descobre um dom olfativo poderoso. Sua sensibilidade em farejar pessoas, animais, flores e tudo ao seu redor o leva a uma jornada em busca do cheiro que poderia fazê-lo ser notado. Assim, o protagonista parte em uma busca fria e impiedosa para criar a essência perfeita que o fará ser amado, mesmo que captar esse cheiro seja preciso matar.

Certamente, este é um dos livros mais marcantes que já li. Pude confirmar isso com essa releitura. Além de ter um enredo instigante, curioso e criativo, a obra de Süskind está no meu ranking das melhores escritas.

Grenouille é um personagem construído em camadas e carregado de complexidade. A cada fase de sua vida, uma característica repugnante compõe sua personalidade. Ele é manipulador, soberbo e só pensa em si mesmo. O mais incrível de tudo isso é que, mesmo sendo uma pessoa detestável e sofrendo tantas violências, sentimos pena e até mesmo torcemos por ele.

Não é apenas o protagonista que se destaca nessa história, mas também a ambientação. Süskind traz ricos detalhes de uma França pré-revolucionária, onde a ciência e a fé estão em guerra e a população cada vez mais pobre e insalubre. As descrições de cenários são quase fantasiosas, e o talento do autor está em detalhar e comparar ambientes e pessoas de forma sinestésica, sempre trazendo o cheiro como identificador dos sentidos.

Além disso, a escrita poética é sublime e em certos momentos temos a impressão de que o autor está pintando um quadro. O primeiro assassinato de Grenouille é uma cena terrível, mas a forma como Süskind a descreve parece até uma obra de arte. Percebe-se um cuidado na escolha de cada palavra, potencializando todo o horror e a "beleza" daquele momento. Essa competência lexical se expande por todo o texto, o que torna a leitura sempre rica e consistente no que se discute.

O desfecho dessa narrativa é algo icônico na literatura contemporânea. É extremamente criativo, diferente e poético. Fiquei completamente em êxtase lendo essas últimas páginas. Ele consegue trazer beleza e sensualidade em um cenário de completa bizarrice.

Por fim, "O Perfume" é um romance excelente. Certamente, o livro possui momentos arrastados, mas isso não torna a leitura menos empolgante e curiosa. É uma obra que marca muito pela sua singularidade, e confesso que, relendo após 6 anos, não li outro texto que chegasse próximo disso.
comentários(0)comente



Douglas Brilhante 23/06/2023

A trama se passa na França, século XVIII, e conta a história de um serial Killer que, embora incapaz de exalar qualquer cheiro e, portanto, sem identidade, é dotado da habilidade de reconhecer, discernir, categorizar, e regojizar-se com isso, todos os tipos e minudências de cheiros, até aos seus constituintes mais indivisíveis e guardá-los dentro de si, ora rememorando suas partes constituíntes, ora tecendo novas e intrincadas possibilidades.

É um livro extremamente rico em detalhes. Se você gosta de descrições pormenorizadas, vai curtir muito.

Acho que pecou um pouco na distribuição do enredo. Com a ?ação? propriamente dita um pouco reduzida em relação às outras partes. Ainda assim, um excelente livro.

Desprezando tudo e a todos, com a exceção da busca por novos cheiros e de um cheiro primordial, acima de todos os outros, Jean Baptiste Grenouille encontra as notas que comporão esse perfume em donzelas? Não posso falar mais XD

?Pois o aroma é um irmão da respiração. Ele penetra nas pessoas e elas não podem escapar-lhe caso queiram viver?

Apesar de não tão rico quantas as possibilidades de odores, a linguagem (na minha opinião) consegue ser mais descritiva e impersonar sensações do que o visual, notadamente no reino dos odores. De forma que o livro é muuuuuuuuito mais rico do que o filme.
comentários(0)comente



IrisGrana 20/06/2023

BIZARRO !
Esse livro tem uma escrita muito bem feita, envolvente e muito linda de ler, em contraponto a história é muuuito bizarra e tem uma construção incrível. Um livro que provoca muitas sensações e intrigante de se ler !
comentários(0)comente



W. Pardim 18/06/2023

Ótimo para o imaginário, ainda mais o olfativo
Esse consegue trazer vários aspectos de um romance, não achei a leitura maçante, ele por ter 250 páginas você consegue fazer uma leitura rápida.
Caso você queira aumentar seu imaginário, principalmente o olfativo ele é um excelente livro, ele também tem um quê de thriller e criminal.
comentários(0)comente



celithma 18/06/2023

De tirar o fôlego
É um livro realmente intenso. Muita coisa acontece e não há espaço para o tédio.
Ao mesmo tempo que é um livro criminal, os crimes em si são apenas uma parte de toda a grandeza da história.
O desenvolvimento do personagem é um primor ? desde as suas alegrias não convencionais até suas frustrações muito familiares a muitos de nós. Ao mesmo tempo que o Grenouille é uma pessoa esquisitíssima, em certos momentos você consegue até se identificar com ele.
A leitura é muito dinâmica e não dá vontade de parar de ler. Existe um ritmo de acontecimentos que não cessa até a última cena do livro.
Recomendo para qualquer pessoa que queira uma história eletrizante, dinâmica e com muita profundidade.
comentários(0)comente



lisa hallowey 15/06/2023

Deixou a desejar
Eu ouvi falar muito desse livro. Que era isso, aquilo. Enfim, achei ele chato, maçante. Não achei nada interessante a história. Os personagens são chatos. O livro é dividido em quatro partes. Esse é aquele tipo de livro que o autor vai enchendo linguiça e quando chega no final, joga tudo de uma vez só. Não curti.
comentários(0)comente



AlanBorel 12/06/2023

Livro fantástico
O livro aborda de forma explícita a capacidade de identificação de odores por parte de seu personagem principal e seu uso de forma controversa.
É uma leitura que possibilita fazer parte do cenário retratado pelo autor, haja vista a riqueza de detalhes que ele expõe.
Outro aspecto marcante é a capacidade que o autor nos possibilita de sentir o que seu personagem vive, podendo por vezes identificarmos com o personagem e deixarmos de julgá-lo, mesmo em suas buscas o tanto quanto bizarras.

O livro traz uma riqueza de detalhes que o filme originário deste não consegue captar, enfim, a leitura é incrível.
comentários(0)comente



Evelyn 11/06/2023

A história é maravilhosa e prende o leitor do início ao fim. A forma e o motivo dos assassinatos nos motiva a continuar lendo.
comentários(0)comente



Marcelo.Castro 02/06/2023

Viagem ofaltiva
É comum praticamente em todas as narrativas termos descrições. De paisagens, de personagens, seus sentimentos. E aí temos autores que investem nisso em maior ou menor grau, alguns até se tornando referência na questão. Mas agora pare e pense: em quantas histórias as descrições levam em conta de forma minuciosa os cheiros? Talvez pelo olfato ser um de nossos sentidos menos desenvolvidos (e valorizados), as descrições tendem a se focar predominantemente no aspecto visual (cores, formas) e acabam relegando outros sentidos a segundo plano - ou até os ignorando, no caso do olfato. Por isso esse livro é uma grata surpresa, já que constrói toda a narrativa nos cheiros, partindo da capacidade olfativa sobrenatural de seu protagonista. No mais, a história em si é razoável, prende suficientemente a atenção. Tem alguns momentos de divagação um pouco maçantes, mas felizmente curtos. O protagonista por sua vez é um ser odioso, que possui como único destaque seu olfato divino - embora a forma como o utilize seja terrível. No mais o desenvolvimento e desfecho da trama beira o fantástico, algo inclusive que me incomodou um pouco no livro - essa inconsistência entre ser uma história mais realista, concreta, ou uma narrativa mais fantástica, sobrenatural. Mas, ainda assim, é um bom livro, com destaque para esse diferencial descritivo - por isso, recomendo.
comentários(0)comente



thamyres 01/06/2023

A verdade é que eu não faço ideia de que nota exatamente dar a esse livro pois eu fiquei, durante a história inteira, do começo ao fim, completamente enjoada. que asco, que assombro, que coisa mais tenebrosa e ruim. e, se o autor queria dar ânsia e enjôo em quem lesse, ele conseguiu.

eu acredito que grenouille, desde que nasceu, foi mau. e também acredito que não importaria se ele tivesse nascido e vivido em outras condições, ele ainda seria o mesmo. essa habilidade quase que sobrenatural o tornava um ser estranho, diferente do humano. durante a leitura eu me sentia extremamente desconfortável com a "presença" dele. com certeza não há lucidez na cabeça de alguém que não se incomoda com o cheiro do rio sena no século xviii. e isso não é nem metade dos absurdos que se passavam na cabeça dele.

não veja o mal, não fale o mal e não escute o mal, mas não tem como não respirar o mal. e é nisso que grenouille se prendeu para conquistar o poder que queria, o poder de ser amado. curioso que, no fim, ele percebesse que o que mais desejava era, na verdade, ser odiado. e ele conseguiu e foi engolido. fim.
Manu1201 01/06/2023minha estante
honestamente, depois disso eu tô é com MEDO de ler esse livro


thamyres 01/06/2023minha estante
KKKKKKKKKKK amg medo eu não sei, mas nojo sim




696 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR