Floresta Negra

Floresta Negra Rafael Porfirio...

Resenhas - Floresta Negra

Luciano Otaciano 17/09/2020

Livro muito bom!

Olá caros leitores e caríssimas leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

A obra conta com prefácio e epilógo, e mais 25 contos escritos por vários autores e autoras do país. Por serem muitos, é impossível falar de todos, pois acabaria por tornar a resenha enfadonha de ser lida. Desta forma falarei da obra como um todo. A premissa do livro é bastante interessante, embora clichê. Anne Carter uma renomada escritora best-seller de terror viaja até a Floresta Negra na Alemanha para colher informações necessárias para o seu novo livro, ela está acompanhada de seus dois assistentes e de lá a mulher não retorna. Então desesperado seu marido bilionário Alexander Bryan oferece uma quantia de 3 milhões de dólares para quem conseguir encontrá-la viva ou morta. Muitas pessoas irão se aventurar na Floresta Negra em busca de encontrar Anne em troca da fortuna. O que acontecerá com eles vocês terão de ler a obra.
Confesso que ao iniciar o livro pensei que seria apenas mais uma leitura funesta de contos de terror, contudo para minha surpresa a obra vai além. Quer saber os motivos? Confira abaixo!
O que mais me chamou atenção no livro é que, embora os contos sejam independentes no contexto geral da trama, eles se interligam se analisados de uma maneira mais ampla. São independentes porque podem ser lidos fora da ordem, e são interligados porque de maneira ou outra levarão o leitor ao desfecho do paradeiro de Anne Carter. Em muitos momentos, eu conseguia visualizar com uma perfeição assustadora o que estava acontecendo nas narrativas de os contos, pois as cenas são ricas em detalhes dando sensação de profundidade que impressiona. A escrita dos autores é fluída o que torna a leitura dinâmica, mas por outro lado percebe-se menos homogeneidade em alguns momentos, visto que alguns contos são discrepantes quando comparado com outros contidos no livro. Mas este ponto não interfere na harmonização do livro de uma maneira geral. Por último, mas não menos importante, o final misterioso foi perfeito e bastante coerente.
Dos 25 contos presentes no livro os que mais me agradaram foram Os Godos da Floresta Negra, Casa Maldita, O Devorador de Corpos, A Trilha e Estupor. A narração destes contos não dá aquele medo, mas te encanta pela premissa incomum e pelo competente desenrolar dos fatos que antecedem o seu desfecho final.
Se estes contos surpreendem pelo seu final, outros nos dão arrepios e calafrios por serem estórias mais macabras e intensas, dando aquele ar de tensão gostoso de ser sentido para quem gosta de estórias de sangue e carnificina. Ademais é um livro bem escrito, que te envolve por completo desde seu início.
Se você gosta de terror, horror e um pouco de suspense, indico esse livro; será atração instantânea. Para quem não está acostumado com o gênero, também indico a obra. Por conter contos de diversas intensidades, você pode ir lendo aos poucos, se acostumando com o ritmo. Certamente o livro tem tudo para agradar a todos os amantes da boa literatura de terror fantástico, e o melhor de tudo é nacional. Recomendo! Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Leo 21/09/2020minha estante
Excelente resenha, Luciano.
Faço parte da Floresta e, realmente, estou fascinado pela obra de um modo geral.

Davi Busquet 28/09/2020

Uma floresta para todos (morrerem)
Uma floresta para todos (morrerem)
>> Prólogo e epílogo (Rafael Porfirio): Não menos importante que qualquer um dos contos é o texto que define o ritmo dos demais e abre um leque de possibilidades para os outros autores; o que é retomado por Rafael no epílogo, com o tradicional encerramento do multiverso da Floresta Negra.
>> O cenário (Gisele Wommer): Klaus e o casal Luiza e Hans partem para a Floresta em busca de Anne e a recompensa oferecida por ela, entretanto, no coração do lugar, encontram a cabana de um misterioso artesão, fabricante de relógios cuco — que cenário estará ele prestes a compor?
>> O coração pulsante da Floresta (André Hoffmann): Em busca na Floresta, jovem Cassie encontra muito mais que o rapaz Adam para ajudá-la. Juntos, eles acabam conhecendo a lenda das crianças famintas, ou, “die Kinder in Hugersnot”.
>> Estupor (Ana Carolina Peres Bogo): Uma travessia muda e contemplativa ao interior da Floresta, para encontrar-se com uma tradição tão antiga quanto o tempo. Detalhes sensuais (isto é, relativos aos sentidos) e uma descrição mística primitiva do ambiente dão um toque especial a esse conto.
>> Horror em teus olhos (Sávio Batista): Susana brasileira e agente penitenciária, interessada no dinheiro da recompensa, passa a compor um dos grupos de busca. Entretanto, seus olhos testemunharão muito mais do que ela gostaria.
>> Pousada do mirante (Mikka Capella): Perdido na Floresta, após ser caçado, Noah encontra abrigo e comida na pousada do mirante — algo bom demais para ser verdade. Parágrafos muito bem escritos e um tom persistente de mistério marcam esse excelente conto.
>> A busca (Kamila Cristina): Quando nem o dinheiro resolveu seus problemas, o magnata Alexander em pessoas decidiu ir atrás de sua esposa na Floresta. Mais do que coisas e seres sombrios, Alexander descobriu uma floresta viva, pulsante e sombria.
>> Reencontro (Jairo Sylar): O capitão Moira reúne uma habilidosa equipe de caçadores para encontrar Anne Carter. Porém, só porque são caçadores, não significa que também não possam ser caçados.
>> A droga mais pesada (Márcio Pacheco): O casal de viciados, Heidi e Jonas, encontra o medo na Floresta — o medo que transforma, pune e colabora para as histórias acerca do lugar de maneira surpreendente. Excelente final.
>> Caça às bruxas (Lucas Costa Barbosa): Quando os assistentes de Anne, Luke e Sara, saem em sua busca, recebem um aviso de que nada é o que parece na Floresta. Eles só não imaginavam que esse poder se estendesse tão além da Floresta.
>> A floresta do fim (H. R. Freitas): Como a jovem Sawyer logo perceberá, a maldição da Floresta não se limita apenas ao seu interior, mas também aos arredores, atraindo e tomando para si qualquer um que se aproxime.
>> Resta um (H. R. Freitas): Alexa Jones não imaginava que, quando pusesse os pés na Floresta, o lugar se aproveitaria daquilo que ela mais tinha medo (de morrer), modificando sua vida para sempre.
>> A trilha (Alyne S. Limeira): Alicia verá que há muito mais em jogo na Floresta do que a recompensa de 3 milhões, e que há coisas muito piores do que ser deixada sozinha neste lugar sombrio.
>> Contos da floresta (Emerson Almeida): O ex-presidiário Nick, embora já tenha cumprido sua pena, descobrirá que, na Floresta, seus crimes podem voltar para assombrá-lo uma vez mais.
>> Água negra (Davi Busquet): Liderados pelo veterano Johannes, Luke e Sara voltam à Floresta, para tentar encontrar a escritora perdida, todavia, há muito mais naquele lugar do que o bilionário Alexander se prestou a explicar.
>> Escolhida (Márcio Leandro): Seitas macabras, sacrifícios humanos e o “Stonehenge alemão” — o que pode ser mais macabro em uma floresta do que o próprio mal nas pessoas que a habitam?
>> Floresta macabra (Márcio Leandro): Quando o inspetor Rockefeller encontrou o reverendo Anneberg, não imaginava que seu conhecimento acerca do caso da escritora iria tão a fundo na Floresta, afinal, “ele não foi convidado”.
>> O devorador de corpos (Denilson Motta): Conversando com uma misteriosa e sedutora voz numa poça lamacenta, Karen descobre mais sobre esse antigo ser e como sair da Floresta, mesmo que o preço seja alto demais.
>> A floresta fantasma (Christopher Sousa da Rocha): O quão enlouquecedor pode ser ficar perdida numa floresta? Para Gretel, pode ter sido um caminho sem volta — não para o seu corpo, mas talvez para a sua sanidade.
>> Tesouro da Floresta Negra (Rafael Santos): E se a trama envolvendo o desaparecimento de Anne Carter abarcasse também seu assistente Luke? Como o jornalista Charles Mallmann descobrirá, há muito mais aí do que se pode ser escondido na Floresta.
>> Hora zera (E. C. Reys): O que há de tão aterrorizante num simples relógio cuco? Que maldição em torno de um objeto tão tradicional e mundano o tornaria macabro e mortal?
>> A casa maldita (Alisson Araújo): Uma cabana no meio de uma floresta com uma simpática e receptiva velhinha em seu interior — o que poderia sair errado para Alexander e sua equipe ao entrar em tal lugar?
>> Tudo por dinheiro (N. B. Brun): Quando a ambiciosa Rebeca se tornou amante do bilionário Alexander, não imaginava que o caso do desaparecimento de Anne fosse repercutir de maneira tão decisiva em sua vida.
>> Sophie não está aqui (Willian Douglas Fernandes): Os traficantes Mag, Gehard e Franz, em busca de dinheiro fácil, se embrenharam na Floresta Negra como muitos. Só que sua ambição terá consequências.
>> Os godos da Floresta Negra (Léo Otaciano): Ex-oficial da GSG 9, John Hector é o maior solucionador de casos da Alemanha, mas isso mudará quando for confrontado com um antigo clã tribal nos muitos caminhos da Floresta.
>> O presente (Davi Oliveira): Quatro amigos americanos em busca da recompensa, e uma Anne Carter encontrada, mas não da maneira que todos esperavam — a descoberta ainda assim valerá a recompensa?

site: https://www.instagram.com/davi_busquet_escritor/

Bi Faria 20/01/2021

| Resenha
Capa perfeita! E foi uma leitura instigante, com muito suspense e mistério.
A antologia contém 25 contos que giram em torno do desaparecimento de uma famosa escritora de terror que resolveu viajar para Alemanha até a Floresta Negra com seus dois assistentes Luke e Sara.
O lugar é sombrio, escuro pelas árvores densas e rodeada por lendas, seriam verdadeiras? Mas a autora precisava pesquisar e estando no lugar a experiência para o livro seria completa.
Só que ninguém imaginou que ela desapareceria e seu marido, muito rico, resolve oferecer uma recompensa para quem a trazer de volta viva ou morta.
Muitos aventureiros, interessados pela quantia ou em busca de adrenalina começam as buscas.
O que acontece na Floresta Negra é de arrepiar e inimaginável, será que Anne será encontrada?
O que de fato aconteceu?
Eu gostei de todo o desenvolvimento dos contos mas os melhores foram:
- O Coração Pulsante da Floresta
- A Floresta Macabra
- Hora Zero
- Tudo por Dinheiro
- O Presente .

Prepare seu coração para se deparar com uma floresta que sabe o que quer e que não aceita qualquer intruso.
"A floresta parecia o próprio lar da escuridão."
"As sombras emitiam um barulho estranho, era um gemido de dor e agonia, como se estivessem sendo torturadas."

Duda 17/04/2021

Foi bom, mas esperava mais
ele fala de uma escritora chamada Anne que decide ir ate a Alemanha para visitar uma floresta (chamada de negra, por estar sempre escuro lá). A floresta é conhecida por lendas sombrias e há um boato de que quem entra lá não volta mais. E qual o melhor lugar para escrever sobre histórias de terror que lá?No entanto, as coisas não saem como o planejado. Logo no primeiro dia Anne é dada por desaparecida e o marido dela oferece uma recompensa de 3 milhões pra quem achar ela viva ou morta. Como o esperado, várias pessoas topam e como consequência, nenhuma delas voltam pra casa. SPOILER: No fim do livro Anne acorda e descobre que estava de coma por 25 dias e misteriosamente ela tinha várias histórias sobre a floresta pra contar. Uma pena que uma pessoa roubou (misteriosamente) sua ideia e que infelizmente ela não poderá publicar seu livro. Só resta chorar.
ah, quase me esqueci de falar: eu não dei 5 estrelas pq eu não consegui me apegar tanto aos personagens... também achei que as coisas, as cenas aconteciam muito rapidamente... e por fim, eu não tive medo quando eu li haha. mas no geral a história é muito boa e muito criativa. E acho que merecia uma continuação :)

LeiturasdoEd 04/01/2023

#2/2023 A Floresta Negra 4?
(...) O medo é a droga mais pesada, te faz ver coisas que você nem imagina...

Gostei do livro, apesar de achar um pouco cansativo. São muitos contos, muitos desfechos, porém o que a gente realmente quer saber é qual será o final de Anne, a escritora perdida pela floresta.

(...) Heidi compreendeu que a oferta milionária não era por resgate, mas por cobaias que experimentassem de boa vontade as insanidades daquela floresta.