O tempo entre costuras

O tempo entre costuras María Dueñas

Resenhas - O tempo entre costuras

Ricardo.Sodre 20/06/2023

Isso não é um livro sobre costura!
Um bom livro que não se prende ao esteriótipo que lhe é proposto, apresentando novas facetas e formas de se aproveitar a história. Conta com a presença de personagens marcantes contemporâneos a uma época turbulenta, e em meio a tudo isso, apresenta primorosamente a outra parte da Europa cujo não haviam conflitos bélicos durante a grande guerra, mas sim conflitos de influência e poder. Em meio a tudo isto, há o desenvolvimento fantástico de uma personagem principal que funciona bem e é muito bem embasada, com seus medos e inseguranças como qualquer ser humano, ela supera as adversidades (e diga-se de passagem que foram muitas).

Fernanda1163 17/06/2023

Um futuro certo, com linhas tortas
O tempo entre costuras começa contando a história de Sira, uma jovem humilde costureira que quando está prestes a se casar, deixa tudo por um homem mais velho e de bons contatos, passado o tempo esse homem abandona Sira, deixando sem dinheiro, com dividas e um filho q ela perdeu dias depois.
voltando a se reerguer Sira embarca em uma aventura que ela nem imaginava que poderia acontecer.
É uma ótima história, os personagens são atrativos e conquistam nosso apreço, acho que o livro perde um pouco do rumo no meio, deixa um pouco sem sentido a leitura mas nada que atrapalhe a experiência de ler essa obra, Sira é uma mulher forte e corajosa, e ninguém mais vai tirar proveito dela.

elainegomes 31/05/2023

E para balancear com leituras densas, nada melhor que uma ficção histórica.

O tempo entre costuras de Maria Dueñas foi um livro delicioso de ler do começo ao fim, recheado de aventuras e missões impossíveis, do tipo que você acha que já aconteceu tudo, mas sempre cabe mais uns três capítulos para desenvolver novas enrascadas da inesquecível Siri.

A história se passa durante o período do fascismo europeu, ditadura franquista, guerra civil na Espanha e nazismo na Alemanha e segunda guerra mundial, uma deliciosa combinação entre personagens ficcionais e reais, através de diversas conspirações políticas, obscuras interferências do serviço secreto, paixões e traições somos entrelaçados às linhas de costura de Quiroga.

Monique @librioteca 10/05/2023

Um romance interessante que mistura fatos e ficção, mas que definitivamente poderia ser mais enxuto. A trama se alonga demais em alguns trechos , muito descritivos, e sem nenhum acontecimento marcante. Também senti falta de um melhor desfecho para alguns personagens. Gostei, mas não amei.

Ally 29/04/2023

Diferente, arrastado, porém envolvente
????
Gostei bastante da história, embora muito arrastada. Os primeiros 20% por exemplo vc fica "tá mas pq eu ainda tô lendo isso mesmo?". A trajetória de introdução da personagem é muito grande, mas em compensação a evolução e amadurecimento dela diante das situações difíceis da vida são incríveis, e você passa a realmente admirar a Sira.
Adorei o pano de fundo, me apaixonei bastante pelo Marrocos, fiquei com um coração apertado pelas guerras e suas consequências, mas tem horas que a autora parece estar enchendo linguiça de um monte de termos e fatos que sim, foram reais, outros nem tanto, mas que são páginas e páginas facilmente descartáveis pra história, porque meu cérebro simplesmente não conseguia processar esse montante de informação difícil e que não parecia fazer sentido.
Enfim, depois que o livro pega o rumo, não tem freio até finalizá-lo. Recomendo a leitura.
Menção Honrosa: Rosalinda Fox, Forte e encantadora do início ao fim, merecedora de todos os louros.
Candelária, a Muambeira, outra mulher forte, com um coração de mãe gigantesco, e uma tenacidade pouco vista antes.
Vocês duas deram alma ao livro, mesmo sendo personagens secundárias.

Lau 14/04/2023

Um bom livro mas com partes cansativas
Achei um bom livro, mas poderia se resumir em 300 páginas facilmente. O início e o fim são bons mas o meio tem muita enrolação, descrições demais e desnecessárias que podiam ter sido cortadas. O que achei mais distinto neste livro é a autora misturar fatos e personagens históricos com romance/ficção. Senti falta apenas de mencionar que fim deu o Ramiro.

MIRANDA 14/04/2023

Uma boa leitura para aqueles momentos de resseca literária - romance leve com entretenimentos e dramas da época do fascismo de Franco . Espanha e Marrocos
entrelaçados.
Palavra para o livro : pontotraçoponto
( p.s.: série na netflix baseado no livro , porém deixa muito a desejar pois como sempre , o livro é bem melhor . )

Vic Machado 13/04/2023

Uma leitura encantadora!
Para os fãs de romance histórico, María Dueñas é um prato cheio. Em seu aclamado romance ?O tempo entre costuras?, Dueñas narra a história de Sira Quiroga, uma costureira que deixa tudo para trás, pátria e família, para perseguir uma paixão. Esse amor, no entanto, não se prova resistente às provações da vida e, logo, Sira se vê sozinha em um país desconhecido, grávida e com uma dívida feita em seu nome. Tudo isso acontece no contexto da Guerra Civil espanhola e Segunda Guerra Mundial despontando; o trabalho de pesquisa histórica de Dueñas é magistral, e fechar as páginas desse livro é como voltar de uma longa e surpreendente viagem.

Ana Paula FZ1 23/03/2023

Meu primeiro contato com a autora e já virei fã.

Adorei a historia, sua escrita e só não favoritei porque tiveram alguns trechos um tanto quanto cansativos por conta de relatar muito sobre a ¨tramoia¨ da Guerra e os acontecimentos daquela época;

Sira é uma personagem incrível, começa sonhadora, boba até, até que a vida lhe dá tanta porrada@ que ela termina uma mulher espetacular, madura, segura, sabendo exatamente o que quer e ler essa transformação dela é muito gostoso,

Já to contando os minutos pra ler a continuação, e outros livros da autora, que me cativou demais com sua escrita ... adorei !!!

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com/

Giulia Benício 12/02/2023

Se tornou um dos meus livros preferidos! A leitura flui de maneira que faz com apetecemos por mais (apesar de ser uma história grande). É muito bom ver o amadurecimento da Sira ao longo da história, depois dela ter passado por tanta coisa. Realmente amei este livro, mas tem dois pontos pelos quais não gostei:
1- O final. Achei que poderia ser mais trabalhado, em razão dos "suspense" ao longo do livro, me deixou a desejar.
2- A "enrolação" em algumas partes do livro me irritou um pouquinho, confesso. Partes onde poderiam ir direto ao ponto e acabavam "perdendo o foco" um pouco do que realmente me interessava.

Mas de qualquer forma foi um livro maravilhoso!! O melhor que li esse ano até agora.
Outra razão por eu ter gostado TANTO desse livro e ter se tornado um dos meus favoritos é o fato de eu ser costureira assim como ela e eu amei a forma como o livro descrevia o trabalho dela e a forma como a Sira descreve detalhadamente a roupa das outras pessoas em sua volta.

Josi 05/02/2023

'Classudo'
Demorei anos para terminar esse livro, mas finalmente consegui. Não que seja uma leitura desagradável, claramente não é, mas algumas partes são bem lentas e acabei abandonando temporariamente.
Tendo dito isso, só tenho a dizer que 'O tempo entre costuras ' foi uma leitura ótima (apesar de ter enrolado tanto). O contexto e rigor histórico são impecáveis, a história é envolvente e a protagonista principal evolui bastante durante sua trajetória.

Beta 03/02/2023

Envolvente!
A história é envolvente assim como a escrita da autora. Do decorrer das mais de 400 páginas, me vi completamente fascinada pela Sira e preocupada com todas as suas más escolhas. É exatamente assim: o leitor entra na história e a nossa vontade é de gritar com a personagem até que ela nos escute.

Sira é uma mulher corajosa que conhece o significado do perigo, mas ainda assim é encorajada por diversos fatores, principalmente pelo amor à sua pátria.

Segunda Guerra Mundial, Nazismo, Madri, Inglaterra, generais, serviço secreto, paixão, comunicação em códigos...tudo isso em meio aos seus moldes de costura e retalhos.

O livro tem um quê histórico que misturado à ficção, torna esse universo ainda mais fascinante.

Leitura recomendada com sucesso!

Levi.Kesley 25/01/2023

A forma como a autora inseriu os personagens fictícios dentro de uma história que todos temos conhecimento dos livros de história é realmente envolvente. É admirável a criatividade de inserir os novos personagens e envolvê-los com os personagens que realmente viveram na época em que a história foi contada, como Rosalinda Fox, Juan Luis Beigbeder e Allan Hillgarth. Sem contar também com os eventos que ocorreram que são realmente confirmados. Me faz até a querer duvidar se Sira Quiroga realmente não existiu!!
Super recomendo esse livro maravilhoso...
aartemesalva-nat 25/01/2023minha estante
Ameii, vou incluir na minha lista de desejos.?

Levi.Kesley 25/01/2023minha estante
????

Luciana 22/01/2023

Sira sofredora
Que livrão! Amei a escrita da autora,amei os fatos e personagens históricos incluídos na história, ficou tudo tão bem amarrado que parece que a Sira é real!