Dash And Lily

David Levithan

Resenhas -

Kate (@lendocomkate) 22/12/2020

Amor inesperado
Confesso que me surpreendi positivamente com esse livro! Vi muitas notas baixas e críticas ruins, mas eu gostei bastante.

Dash e Lily são pessoas completamente opostas; ela é uma pessoa gentil e amável e ama o Natal, ele é sarcástico e reclamão e odeia o Natal. Mas depois que começam a fazer os desafios do caderninho, acabam mudando sua visão dessa data especial.

O livro intercala os capítulos na visão de Dash e Lily, e isso é bem legal porque sempre fica aquela ansiedade pra saber o que o outro vai achar do próximo desafio. Lily é uma menina bem bobinha na minha opinião, ela tem 16 anos mas às vezes parece que tem 12. Fica reclamando que ninguém dá atenção pra ela e que seus pais viajaram no Natal. Mas ela é uma pessoa muito boa, adora passear com os cachorros e ajudar as pessoas. Dash é um pouco diferente, e acabei me identificando mais com ele. hahaha Ele é sarcástico e isso deixa os diálogos um pouco mais divertidos da parte dele. Ele também é um pouco solitário mas se mostrou um amigo muito leal. Os desafios são bem divertidos e acontecem muitas confusões até eles realmente se conhecerem pessoalmente.

O que eu mais gostei foi que eles não são um casal perfeito, não são "almas gêmeas", e como o Dash falou, a Lily não é a mulher ideal da cabeça dele, mas no final eles conseguem se entender da maneira deles. A livraria foi um ponto em comum essencial pra eles se unirem e isso foi muito legal!

Eu li esse livro em inglês e achei a leitura bem leve e fácil, e o Kindle ajudou bastante na hora do vocabulário. Como o Dash ama dicionários, às vezes tem palavras difíceis, mas fora isso é tranquilo.

Thaís Brito 23/01/2021

Ótima surpresa mesmo para quem viu a série
Dois adolescentes com alma de velhos, clima de Natal em New York City e uma troca de correspondências. Isso já me animou quando vi o trailer da série na Netflix. A obra audiovisual me agradou bastante, então fiquei curiosa para descobrir se valeria aqui a máxima de que o livro tende a ser melhor. E foi!

Felizmente, a série não é um resumo do livro. E eu gosto desse tipo de surpresa, pois muitos elementos centrais acontecem de forma totalmente diferente no original. Como todo o plot envolvendo uma confusão que vai parar na delegacia, me trazendo a sensação de que eu estava descobrindo a história deles outra vez.

O que foi igual à série foi que a segunda metade da história foi tão boa, que eu precisei entrar madrugada para chegar até o fim. No entanto, o livro marca de uma forma interessante as diferenças entre os protagonistas - do uso de palavrões até à liberdade que cada um tinha para embarcar em aventuras. Também apreciei bastante o processo de amadurecimento de Lily, sendo até possível vermos uma ligação dela com as colegas de escola, o que eu gostaria de ter visto na série (ou espero que surja na próxima temporada).

Acredito que lerei os dois próximos livros antes que a segunda temporada da série consiga ir ao ar. Espero que sejam leituras tão divertidas como no primeiro livro.

Arthur 23/12/2021

Dash and Lily é uma história bem despretensiosa e divertida pra se ler no natal, a Lily principalmente é minha personagem favorita do livro, os capítulos dela foram os que eu mais gostei de ler.
Apesar de eu ter achado o livro divertido, a série me cativou mais, algumas pequenas modificações que a série fez deixou a história um pouco melhor. Porém uma ótima opção de livro natalino.

Deborarr 20/01/2022

Li meio arrastado porque era em inglês e tinha muita palavra difícil, mas a história é muito legal! Um slow burn bem fofo, e é legal ver o ponto de vista dos dois e saber o que tá passando na cabeça deles.

FabiSaLi 15/12/2020

Um livro muito fofo
A really cute book with a lot of Love and story. I Love It.

Ayumi 21/02/2021

Sobre "Dash and Lily"
Como gostei muito da série, esperava amar o livro, mas não me prendeu tanto quanto "Para todos os garotos que já amei". Claro que os detalhes são muito melhores, mas preferi a série.

Rony 15/01/2021

Presente de ano novo
Ali no finalzinho do ano, às vésperas da virada, acabei assistindo o primeiro episódio da série da Netflix e tem todo aquele clima gostosinho, leve e maratonável que qualquer pessoa mais que merece ao final de um ano como 2020. Fui vendo a série aos pouquinhos e conforme eu assistia, a vontade de ler algo do Levithan (que há tanto tempo não dava as caras nas minhas leituras) foi crescendo. Acabei pegando Invisível que é um livro dele que eu tinha aqui na minha estante há anos sem nunca ter lido. Apesar de não ter sido uma leitura ruim, percebi que o que eu ansiava mesmo era uma história dele co-escrita com Rachel Cohn. Curiosamente, assim que percebi isso, fui dar uma olhada na internet e o ebook dessa versão de Dash and Lily tava por menos de R$4.

Assim que comecei a leitura percebi que era exatamente isso que procurava: uma história leve e cativante da mesma dupla que, dez anos atrás, fez com que eu, numa tarde de sábado, pegasse um livro na estante da Cultura e o devorasse em questão de horas. E era só isso que eu esperava, uma história leve para iniciar o ano tranquilamente. Mas esse par de escritores não se contenta com pouco. Foi uma bela surpresa perceber o quão humana a história consegue ser em meio ao ar sonhador típico do gênero. As discussões sobre idealização e sobre as palavras como refúgio e obstáculo e da dificuldade em se permitir ser vulnerável frente ao outro... Capítulo após capítulo, tudo isso foi me ganhando, ainda que eu não estivesse totalmente conquistado pela dupla de protagonistas. Por vezes a inocência exacerbada da Lily me afastava, outras vezes era o cinismo do Dash. E ainda assim, o livro me ganhou. Uma história bem escrita é uma história bem escrita, não?

Certamente mais livros Levithan-Cohn entrarão na minha meta de 2021.

Alanni 05/01/2022

Vi primeiro a série
E sabia que era baseada num livro. Dois anos depois, cá estou eu me encantando com os dois novamente. Enquanto lia, as cenas passavam na minha mente, o elenco foi escolhido a dedo, viu.

Uma coisa aqui e ali foi mudada na adaptação, mas não deixei de gostar MUITO do livro. E fiquei com gostinho de quero mais (ainda bem que tem continuação).

Enfim, vontade de colocar esse casalzinho atípico num potinho ?

beca 31/12/2022

errr foi ok. passei a maior parte do livro irritada com os personagens principais e sendo bem honesta não prestei muita atenção na história que estava acontecendo. acho que esse vai ser um daqueles casos em que a adaptação é melhor que o livro.

o livro usa muito a diferença de personalidade dos dois pra ir pra frente, mas sinceramente eu achei ambos muito chatos. o dash reclama de absolutamente tudo, odeia todo mundo e toda hora ele vinha com uns discursos semi profundos sobre palavras, amor e bla bla bla mas a única coisa que causava em mim era revirar de olhos. e a lily, bem a lily parecia uma criança que tomou muito açúcar e ninguém sabe muito bem o que fazer com ela porque já está muito tarde e todo mundo quer dormir. os personagens secundários também era meio chatinhos, o boomer e o irmão dela eram muito mais interessantes na série.

a história como eu disse no começo não chamou muito a minha atenção, mas pelo que eu notei não é muito diferente das coisas que aconteceram na série. enfim, tudo foi uma grande perda de tempo e eu termino o ano assim como eu comecei, lendo livro ruim.