Ana Terra

Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

sofi :) 19/03/2024

Ana Terra - Érico Veríssimo
Eu chorei. Esse é um livro que trabalha diversos aspectos da história brasileira, sob a perspectiva de Ana Terra, que mostra relatos profundos sobre o calar da mulher, e sobre ser mulher no interior do Brasil no século XIX, com cenas de estupr*, uma das passagens que para mim foi uma das mais profundas. A força da mulher e a garra de Ana Terra foram sem dúvidas as questões que mais me chamaram atenção. Uma livro que não é inspirado em uma história real, mas representa muitas histórias.

João Gabriel 16/03/2024

Parece mais uma biografia
Acho que o livro n tem nada muito interessante que me fez continuar lendo pra ver onde ia chegar. A escrita bonita do erico ta ai, mas a história é meio sem sal.

sabb 16/03/2024

Li esse livro pra escola, mas eu me surprendi de forma positiva. A ana é uma mulher muito guerreira, teve momentos da história que eu me senti la na epoca mesmo. Ameii

luiza3127 15/03/2024

O livro é legalzinho até, minha primeira vez lendo coisa brasileira. tem uns bglh q me deixou desconfortável lendo, n sei pq talvez seja minha primeira vez lendo coisa mais explícita mas nao deixa de ser estranho. nunca mais vou ler esse livro dnv e nenhum livro desse autor, bjs
Ju Fernandes 16/03/2024minha estante
mt eu ((nunca li

Elielson.Goulart 11/03/2024

Lindo e cruel: igual ficar de excedente em concurso público.
Tinha tudo pra ser o melhor romance da minha vida, mas o Érico Viadíssimo fez um livro pra jogar minhas esperanças na bolsa de colostomia do Bolsonaro. É um romance 10/10, sem dúvidas! Mas eu, como leitor, queria neste conto uma serotonina pra alma E NÃO UMA BENZETACIL NO OVO ?.

Clara.Duarte 05/03/2024

Ana terra, de érico veríssimo
Não consigo explicar em palavras o quão sentimental, profundo e lindo é esse livro. a protagonista é sensacional, uma mulher muito real. tenho certeza que todos conhecemos uma ana terra.

livia 26/02/2024

"demasiado tarde"
"sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando"

primeiro clássico do ano!
leitura de escola, para a aula do migalha/farofa (que alguns optam por chamar de farelo ?)
leitura super levinha, para ler de uma vez.
apesar de ser um clássico, o vocabulário não é difícil, e, mesmo não sendo meu tipo favorito de livros, eu adorei.
a escrita é impecável, faz o livro ser bonito. os personagens são muito marcantes, fortes, como suas habilidades extraordinárias de fazer o leitor se encantar.

Patricia 23/02/2024

Sem palavras pra esse livro. O livro fala sobre as dificuldades da vida no Rio Grande do Sul nos tempos de guerra e da vida sofrida de Ana Terra nas terras do pai, isolada do mundo e de outras pessoas.

nvelisy 30/01/2024

Érico Veríssimo me pegou
Ana Terra é um livro extremamente histórico, pessoal, angustiante e feminino.
Histórico porque traz consigo uma visão quase em diário de como era a vida na região gaúcha em plena colonização, contando até com um relato da guerra dos farrapos da perspectiva de quem ficou! (Muito doido ler isso depois de ter estudado esse movimento com a óptica de estudante, pareceu muito mais palpável no livro)
Pessoal porque "Ana Terra" faz parte da densa obra do divo Érico Veríssimo, que conseguiu fazer com que a família Terra quase que se tornasse real de tanta atenção, detalhes e sequências que ele deu a história dessa família.
Angustiante porque é chocante. Começa em um ritimo muito lento e triste, quando do nada as coisas começam a acontecer muito rápidas (e ainda tristes, na real mais tristes ainda), mas aí quando finalmente a velocidade volta a ficar lenta, a sequência de acontecimentos infelizes continua, a coitada da Ana Terra não teve um minuto de paz...
E feminino porque toda a trajetória da protagonista seria diferente se ela não fosse (e que Deus a ajude) mulher. Isso, gente, foi escrito por um homem em 1940 e consegue ser de uma sensibilidade muito grande. Ana Terra é uma força da natureza nesse livro, como eu falei essa pobrezinha não tem sossego, mas ela se levanta e se ressignifica o tempo inteiro (ela puxou a natureza de mula do pai), experenciando um grande amadurecimento e de verdade, inspirando muito. (Essa parte dela ser uma força da natureza inclusive é muito real, ela tem uma mega conexão com o vento e com a terra)
De maneira geral, Ana Terra é muito especial, bastante diferente de outras obras clássicas do nosso país, mas maravilhoso tanto quanto.

Gabrieli.Carnim 28/01/2024

O melhor autor brasileiro
Sou completamente apaixonada pelo erico verissimo desde que li incidente em antares, então sou muito suspeita pra falar, mas ana terra é lindo, genial, inocente e brutal.

viva a literatura brasileira acima de tudo

Priscilla Tôrres 10/01/2024

Só tristeza
Esse livro é muito triste. Fui obrigada a ler pra um tipo de vestibular e ainda tive que ver o filme. Muito triste e traumático.

bobsleigh 06/01/2024

Só me deu ainda mais vontade de mergulhar no universo de Tempo e o Vento. Talvez seja bairrismo novamente. Uma saudação à todas as mulheres camponesas que ainda estão em luta nesse país.

Sayonara 25/12/2023

Ana Terra
Bonito na sua singeleza. Braço de O Tempo e o Vento, Ana Terra nos leva a refletir sobre a passagem do tempo, a irracionalidade da guerra e, o que mais me chamou atenção, a eterna tentativa de sobre(vivência) da mulher em um mundo construído por e para os homens.

camiscaarvalho 23/12/2023

"Ana não chorou. Seus olhos ficaram secos e ela estava até alegre, porque sabia que a mãe finalmente tinha deixado de ser escrava. Podia haver outra vida depois da morte, mas também podia não haver. Se houvesse, estava certa que Dona Henriqueta iria para o céu; se não houvesse, tudo ainda estava bem, porque sua mãe ia descansar para sempre. Não teria mais que cozinhar, ficar horas e horas pedalando na roca, em cima do estrado, fiando, suspirando e cantando as cantigas tristes se sua mocidade."