Login

Resenhas
Mais Comentadas
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9

Marii 27/02/2011

Ana terra e seus sofrimentos
De uma forma prisioneira,Ana,personagem-título do livro,vê o mundo limitadamente,de onde mora aprecia apenas a sanga em que lava suas roupas e sua vista alcança até a coxilha mais próxima.Sob a autoridade do pai vive no interior de Belo Horizonte,mas sonha viver livremente em Sorocaba,a cidade grande,onde há moças e rapazes bonitos,saraus até alta madrugada.Sua mediocridade e mesmice é interrompida quando ela encontra um mameluco ferido na sanga,um homem misterioso que mexe na vida dos Terras.Ana cria um ódio do índio,não suportando nem mesmo ouvir o som que sai de sua flauta,mas na verdade,ela descobre que sente algo de diferente pelo homem.Ela deseja-o.
Érico utiliza o erotismo em algumas páginas desse livro para ilustrar a volúpia que arde no corpo da interiorana.Ana não havia sido ensinada acerca do sexo e este floresce nela após a chegada do mameluco Pedro missioneiro.Ana engravida de Pedro e tem que enfrentar o medo de ser morta pelo pai.Este,ao saber do defloramento da filha considera-a morta e manda os filhos darem cabo do índio.Ana terra padece ao longo das páginas do romance ao perder sua mãe;ao ter que cuidar de seu filho,que é vetado do batismo;ao perder o pai e o irmão numa invasão de castelhanos,que além de devastarem a instancia,violentam Ana.

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Marcante!
Um dos poucos livros da literatura clássica gaúcha que realmente gostei e senti prazer em ler. Vale a pena!
Lucia Sousa 30/11/2010minha estante
Érico Veríssimo é o que há de melhor na literatura gaúcha!Que maravilha,eu nem lembrava de como já tinha lido toda a coleção dele!Você me ajudou muito em organizar minha estante!Valeu!

Zéh 22/06/2009

Na minha opinião a obra O Tempo e o Vemto é a obra-prima da literatura brasileira, e com certeza este é o melhor episódio desta série. Neste livro conhecemos na minha opinião a principal personagem da série, a mais explorada e a mais cativante, que é Ana Terra. Foi ótima a inciativa de se produzir este e o outro volume ( Um Certo Capitão Rodrigo), separados e acho que também seria ótimo se isso acontecesse co todos os outros episódios da série, pois os livros que reúnem mais de um episódio são realmente caros, ainda estou me preparando para comprar a série completa ( são 7 volumes)

tatialooca 19/07/2009

eu só li por que tinha que fazer um trabalho de literatura, mas no fim acabei gostando, Ana Terra é uma mulher de coragem, bem como as mulheres daqueles tempos de guerra no Rio Grande

Vulcanis 01/12/2008

Esforço
Em poucas linhas, Ana Terra nos tras a história de uma jovem, Ana, que enfrenta difíceis obstáculos para se manter viva. Filha de um pai rígido e irmã de homens sérios, a menina contará em vários momentos (presente, passado e futuro), seus esforços e pensamentos diante do sacrificio que as mulheres daquela época passavam, devido a restrições e machismo, predominante entre os senhores feudais.Onde, para garantir seus direitos, é necessario antes, abrir mão de seus gozos da vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9

Publicidade

logo skoob beta
"O contato direto com outros leitores incentiva a ler e adquirir livros que nem imaginávamos existir."

Revista Época