Ana Terra

Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

Fer Paimel 19/09/2020

Muito bom livro
Gostei muito da história. Ana Terra é uma personagem feminina forte e impressionante.
A história é triste e bem realista. Muito bacana o cenário histórico por trás do enredo.
Algumas cenas fortes e impactantes, o que faz de um livro de poucas páginas, uma leitura intensa! Recomendo!
Ruan 19/09/2020minha estante
A história de Ana Terra faz parte do início da coletânea O Tempo e o Vento, essa é na minha opinião uma das obras literárias mais fantástica da literatura brasileira. Recomendadíssimo

Fer Paimel 20/09/2020minha estante
Ruan, gostei bastante também! Quero ler mais livros do Veríssimo! Tô com Incidente em Antares aqui para ler! Qual outro você recomenda??

Ruan 20/09/2020minha estante
Outra obra que li desse autor foi um livro infantojuvenil chamado As Aventuras de Tibicuera. Nesse tu não vai encontrar personagens com toda a carga dramatica que tu encontra nos personagens dos livros de O Tempo e o Vento, mas o autor segue essa mesma linha de narrar suas histórias ficcionais em contextos históricos reais do Brasil, ele descreve a epopéia de um indio deste o seu nascimento momentos antes da vinda dos portugueses até o momento que o autor se encontra nos anos 40. Foi o primeiro livro que li na vida e é uma leitura bem leve e divertida.

Fer Paimel 20/09/2020minha estante
Ah, que bacana! Obrigada pela dica!!

Marcela Severo 17/09/2020

Meu primeiro contato com O Tempo e o Vento foi com o filme mais recente do Jayme Monjardim, em que Ana Terra foi interpretada pela Cléo Pires, e lembro da história dela ter me marcado especialmente.
É maravilhoso finalmente ler essa história e louco ser transportada para uma época em que o Rio Grande do Sul era visto e tratado como uma vastidão sem lei (na visão eurocêntrica), numa luta constante para manter as fronteiras portuguesas, e o quanto disso mudou e também permaneceu no imaginário gaúcho.
Talvez o que eu mais gostei foi o quanto essa história é atual não só por ser protagonizada por uma mulher forte como Ana naqueles tempos em que a vida feminina era fadada à espera, à servidão e à tragédia, mas em como isso é feito: reconhecendo sua sexualidade como algo dela própria, e retratando a violência sexual não como algo banal ou uma escada pra ela se tornar mais forte, mas como um trauma que ela levará pro resto da vida que seguirá vivendo de birra. E de onde começa toda essa saga familiar.
Eu amei demais esse livro, tanto por uma visão histórica, quanto feminista. Ana é uma figura da qual toda mulher gaúcha deve se orgulhar
Janaina.Vidal 17/09/2020minha estante
Oie mana tudo bem? Um Certo Capitão Rodrigo do mesmo autor é um personagem dessa série não é?

Marcela Severo 17/09/2020minha estante
Oie, é sim! Os dois são parte do livro O Continente, que conta a saga dessa família. Eu acabei de escrever uma resenha pra Capitão Rodrigo, mas apesar de achar muito bom, eu não curti tanto quanto Ana Terra justamente pelo personagem ser BEM misógino

Valscabral 07/03/2021

Ana Terra
Ana Terra é um dos episódios da trilogia de Érico Veríssimo ; O tempo e o vento que faz parte do primeiro livro O continente.
Ana vivia numa estância longe de tudo com seu pai Maneco Terra, sua mãe e irmãos.
Não tinham relógio e calendário. Eles guardavam os dias da semana na memória; viam as horas pela posição do sol, calculavam a passagem dos meses pelas fases da lua. E era o cheiro do ar,os aspectos fãs árvores e a temperatura que diziam as estações do ano.
Passou por muitas dificuldades, mas se mostrou forte e corajosa.
Este livro conta um pouco da história do Rio Grande do Sul, das guerras.
Ludmila 10/06/2021minha estante
Oi! eu lembro de ler os primeiros livros da série durante adolescencia e agora to procurando pra comprar e reler tudo. vc sabe me dizer se esse e o um certo capitão rodrigo são iguais aos capítulos dentro do continente? ou sao livros separados mesmo? to com medo de comprar repetido kkkkkkkk

Leonardo1121 29/04/2023

Sobre Ana Terra
Maravilhoso, um livro que prende muito e encanta quem lê! É bem pesado, porém vale muito a pena e é bem educativo sobre o Rio Grande do Sul.
brigitte4 30/04/2023minha estante
oulaaaaa

luiza3127 15/03/2024

O livro é legalzinho até, minha primeira vez lendo coisa brasileira. tem uns bglh q me deixou desconfortável lendo, n sei pq talvez seja minha primeira vez lendo coisa mais explícita mas nao deixa de ser estranho. nunca mais vou ler esse livro dnv e nenhum livro desse autor, bjs
Ju Fernandes 16/03/2024minha estante
mt eu ((nunca li

Camila 02/10/2009

Muito chato u.u perda de tempo lê-lo (y)
Giulia.Arcanjo 16/03/2017minha estante
Concordo, achei bem entediante

Melina 15/12/2009

Sobre "Ana Terra"
Terra. Não foi uma escolha inconsciente o sobrenome de Ana Terra. Principalmente se observarmos que é uma mulher que o carrega. Embora tenha herdado o nome do pai, Maneco Terra, é a partir de Ana que ele ganha força. Ana é mãe, assim como a terra. Gera um filho em suas entranhas como a terra fecunda o trigo. Ela é a matriarca da família que tem seus duzentos anos de história contados em O tempo e o vento, de Erico Veríssimo, trilogia em que se insere o livro "Ana Terra".
Terra é um sobrenome forte que podemos associar ao campo, palco de alguns momentos da vida da personagem. Podemos também associá-lo ao trabalho pesado, à resistência. A terra é o maior exemplo de vida, de perpetuação das espécies, é ela que sustenta tudo e se mantém forte mesmo com o passar do tempo. Ana Terra tem apenas um filho, Pedro Terra, e através dele transmite sua força por várias gerações. Para ela, cuidar da terra é cuidar da sobrevivência, da manutenção da família.
Ana nasceu em Sorocaba, mas no início do romance ela vive em uma estância localizada próxima à cidade de Rio Pardo, no Continente de São Pedro do Rio Grande, atual Rio Grande do Sul. Os continentinos preocupavam-se muito em "ser machos", participar de guerras, defender a honra. O pai e os irmãos de Ana Terra, ao contrário de muitos gaúchos, não se importavam com as guerras, sonhavam mesmo em plantar trigo, que estava em alta na década de 80 do século XVIII. Talvez, por serem descendentes de portugueses, preferiam lidar com a terra a tomar parte nas batalhas travadas para defender o Continente. o velho Maneco sabia que os generais estavam mais interessados em defender suas propriedades e ganhar mais sesmarias.
O vento também tem uma grande importância nesse romance.

"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando" - costumava dizer Ana Terra. (VERISSIMO, 1976, 73)

Ele é o destino, é também o passado, ele traz a lembrança do tempo que passa, traz a desgraça, a morte e a esperança. O vento é o homem que aparece subitamente na vida de Ana Terra e passa, deixando saudades e um filho em seu ventre. A terra é o tempo, que também passa, mas quase sempre da mesma maneira, renovando-se lentamente.

Valscabral 03/03/2021minha estante
Ótima resenha .

Sofis 24/03/2021

Pense numa mulher que sofreu foi a Ana terra a coitada gosto muito dela, admiro sua força.
Vítor 24/03/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK acho que a ana terra ficaria mt feliz em saber disso viu sofia

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Marcante!
Um dos poucos livros da literatura clássica gaúcha que realmente gostei e senti prazer em ler. Vale a pena!
Lucia Sousa 30/11/2010minha estante
Érico Veríssimo é o que há de melhor na literatura gaúcha!Que maravilha,eu nem lembrava de como já tinha lido toda a coleção dele!Você me ajudou muito em organizar minha estante!Valeu!

Thiara 14/06/2015

O livro “Ana Terra” , é da editora companhia de letras, que possui 110 paginas. A obra conta sobre uma moça que mora em uma estância longe tudo e de todos, com sua família os Terras. O pai Maneco, sua mãe D. Henriqueta e os irmãos Horácio e Antônio. A vida que todos levavam era triste, pois todos só faziam trabalhar. Ana juntamente com sua mãe faziam os deveres de casa, e os homens no campo. Naquele local só havia a estância e os que nela morava. Um dia sai para lavar roupa na sanga. E nota que não está só, quando ela percebe um homem caído machucado a beira da sanga. Ana entra em desespero e chama o pai e os dois irmãos. Então eles o leva para casa para receber cuidados e descobrem o seu nome. Com a convivência e o tempo, ele ganha a confiança do senhor Terra. E passa a morar com todos. Ana sente sensações estranhas quando o ver, ela percebe que está apaixonada. E acontece um romance escondido. Mas Ana percebe que tem algo diferente, e as suas conclusões chegara que ela estava grávida e entra em grande desespero. Ela conta ao Pedro na intenção de saber o que fazer. Pois ela conhecia bem o pai, e isso ia gerar um grande conflito na família. Bom ao lê-lo, ficava com uma grande curiosidade, e ficava muito focada. Pois nele tinha grandes acontecimentos.
Tiago 14/06/2015minha estante

Graça 06/02/2009

Força
Ana Terra conta a história de uma mulher forte, endurecida por sua criação ao lado de homens rígidos e duros. Sua tragetória de vida tambem contada em O Tempo e o Vento, nos envolve de ternura e admiração. Um livro inesquecível de lutas, amores, tradições, a força da terra, a sensibilidade do amor. Vale a pena ler.

Zéh 22/06/2009

Na minha opinião a obra O Tempo e o Vemto é a obra-prima da literatura brasileira, e com certeza este é o melhor episódio desta série. Neste livro conhecemos na minha opinião a principal personagem da série, a mais explorada e a mais cativante, que é Ana Terra. Foi ótima a inciativa de se produzir este e o outro volume ( Um Certo Capitão Rodrigo), separados e acho que também seria ótimo se isso acontecesse co todos os outros episódios da série, pois os livros que reúnem mais de um episódio são realmente caros, ainda estou me preparando para comprar a série completa ( são 7 volumes)

Ma_ah 12/04/2010

Simplicidade
Não sou muito fã de literatura brasileira, mas esse pequeno romance me prendeu pela simplicidade, pelos acontecimentos e por narrar uma época dura do campo com cultivo da terra de sol a sol, criação de gado, guerras e a esperança de uma vida melhor para uma moça que vive os pesadelos de ser mulher. Apesar da desigualdade, da violência e da vida escrava que ela (Ana Terra) levava, conseguiu forças para mudar e ter uma vida mais digna. Gostei :D

Márcio Tigre 15/05/2010

Gostei
Gosto da forma como o Erico Verissimo descreve as coisas em seus livros.
Talvez imaginasse um final diferente, ou até algumas situações de outro modo, mas no geral gostei bastante desse pequeno livro.