Ana Terra Erico Verissimo

Resenhas - Ana Terra

Carol1349 06/01/2022

"sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando"
Ana Terra é um livro curto, fluído que narra a vivência dos Terra, tendo como personagem principal Ana Terra, mulher forte, da mente muito evoluída para a sua vivência e tempo. Uma leitura dolorosa e precisa. Impossível não terminar o livro sem fazer de Ana uma de nossas personagens favoritas.

GiihZagatto 23/01/2022

Apesar de não saber que faz parte de uma obra maior, Ana Terra me encantou por sua própria história.

Acompanhar a vida de Ana, que passava os dias de forma rotineira até que o vento trouxe algo a mais para ela. E sempre o vento. Surpreendendo ou deixando-a amedrontada.

Verissimo consegue fazer com que você se reconheça na personagem, com que sinta empatia, com que chore suas dores junto. Buscarei mais obras dele, é difícil se aprofundar quando se tem a história de um lugar como pano de fundo.

Andressa 03/02/2022

Uma vida simples e sofrida ,rodeada por medo e uma paixão q foi consumida e arrancada tão precocemente ...
Apesar de ser um livro pequeno é muito completo e envolvente

Luciana de Gnone 23/02/2022

Passado duro é difícil
Um história envolvente que responde questionamentos de um Brasil antigo, de conflitos por terra, de conquistas familiares.
Ana Terra sofreu, se reergueu e mostrou-se uma mulher forte e determinada. Adorei a leitura.

Jaih_silva 08/04/2022

Confesso que só li por causa da escola, mas me surpreendeu
Só digo uma coisa... A coitada da Ana veio ao mundo só pra sofrer, misericórdia.... Não tinha um dia de paz.
O romance de Erico Veríssimo é incrível, os detalhes históricos são ricos. Imagina o quanto era difícil ser mulher no século 18... Veríssimo conseguiu mostrar a dura realidade das disputas pelo território brasileiro, e como as famílias eram afetadas

Soso 14/04/2022

Não vou mentir que quase que abandono esse livro, depois do cap 22 de tanta enrolação.
É um livro realmente muito bom, não imaginei que ia gostar tanto assim. Indico muitoo, a leitura é super fluída e não é grande o livro.
Pretendo inclusive ler sua sequência.
Ana Terra é uma baita de uma sofredora. E é muito interessante a ligação de Ana com o vento
?Noite de vento, noite dos mortos...?.

maluzinw 19/04/2022

lindo!
sempre amei a adaptação cinematográfica do "tempo e o vento" e tive a vontade de ler. esse ano tive a oportunidade e é lindo! fiquei chocada pois é muito parecido com a série, a escrita nao é densa e cansativa, sao capítulos pequenos e que narram bem. a história de ana é muito emocionante e trágica, uma mulher realmente forte. e podemos perceber sua evolução ao passar dos capítulos. amei e chorei muito.

eduarda.reus 02/05/2022

Ana Terra
Eu li para um trabalho da escola, ele foi mais legal do q eu imaginava. Ele tem várias coisas "pesadas" como abuso , assassinato e etc.

Ana 22/05/2022

Ana Terra- Erico Verissimo
"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando"

Achei muito interessante a forma como o autor conseguiu contar toda a vida da protagonista em menos de 150 páginas, a história foi rápida e bem escrita.
O que não gostei no livro foi o desenvolvimento da relação entre Ana Terra e Pedro, tive a impressão de que algumas coisas aconteceram apenas para que Ana Terra ficasse grávida, pq eles não tem nenhuma história e a forma como tudo aconteceu me deu uma imagem muito ruim de ambos personagens, era como se não se importassem muito um com outro, por exemplo, na cena do rio, eles nunca haviam sequer trocado palavras e nem conversaram durante o momento, como se fossem animais agindo por instinto e sem nenhum sentimento aparente.
A forma como Ana Terra reage a algumas coisas também me deu uma impressão de que o livro é um pouco machista, talvez por ter sido escrito por um homem, não sei.
De modo geral, foi uma leitura boa.

"Noite de vento, noite dos mortos..."

beatriz3345 02/06/2022

Ana Terra
Não achei a linguagem difícil, com apenas algumas palavras aqui e ali que eu não sabia o significado.
Me apeguei ao Pedro e fiquei triste com o final que ele teve e com o resto da família Terra com os acontecimentos que ocorrem do meio para o final.

O livro é uma grande amostra do que aconteceu nas épocas das bandeiradas e como a vida era difícil. Me apeguei muito a Ama também por tudo o que ela passou e seguiu em frente pensando muitas das vezes nos outros e não nela.

4 estrelas, muito bom.
Recomendo.

Gabizoida 16/06/2022

Achei sem graça. Não me motivou a continuar lendo, mas por ser curto acabei. Algumas palavras antigas e não mais usadas me chatearam mas não é o pior dos livros.

Joel.Martins 18/07/2022

Guerreira
Acompanhamos uma menina virar uma mulher guerreira e resiliente.
Ana Terra entrou no rol das personagens literárias que representa a força da mulher.
Um livro lindo ??

gabi 23/07/2022

ok
não era isso que eu esperava do livro, não sei acho que confundi un pouco com o filme. na verdade é só uma passagem pela ana, talvez un personagem de fundo pra entender de onde vieram os outros personagens de o tenpo e o vento, não sei? mas foi legalzinha a leitura gosto mt do erico veríssimo

Yasmin.Moraes 29/07/2022

Noite de vento, noite de mortos
Esses livro não é impactante. Mostra a realidade de pessoas pobres que vivem no interior do país. Ana Terra é uma mulher que sofre muito na vida, mas que continua em pé e lutando, pois não tem outra alternativa.
O vento está muito ligado aos momentos mais marcantes desse livro.