Recuerdos de un médico rural

Recuerdos de un médico rural René G. Favaloro

Resenhas - Recuerdos de un médico rural

skuser02844 18/06/2023

Recordações de um médico rural
Apesar de ser uma figura bastante citada aqui na Universidade Nacional de La Plata, Argentina, onde nos anos 40 se formou Rene, e hoje em dia é a minha casa de estudos, eu não conhecia muito mais da sua história além de sua revolucionária invenção: a cirurgia de bypass coronario, que consagrou o médico.
O livro é dedicado à narrativa dos seus 10 anos exercendo a medicina rural em uma cidade no interior da província de La Pampa. Com descrições ricas em detalhes dos habitantes e costumes locais, paisagens, geografia, além de, é claro, o seu dia a dia atuando como médico em meio a falta quase total de recursos.
Atuou como médico de família e comunidade (quando essa especialização ainda nem existia), atendendo toda sorte de pacientes, desde recém nascidos até idosos, além de ser responsável por realizar partos e intervenções obstétricas, como é de costume nos meios rurais que contam com escassos profissionais.
Com o passar dos anos e a abertura de uma clínica com mais estrutura, passou também a realizar cirurgias mais complexas e assim ajudar ainda mais os cidadãos de Jacinto Arauz e redondezas.
Além dos relatos médicos, o livro é bastante carregado de opiniões sobre sociedade, política e religião, das quais eu discordo da maioria, como na parte em que cita o golpe militar de 55 como "revolução de 55", além de muitas falas extremamente machistas e conservadoras.
Foi interessante conhecer um pouco mais sobre essa pessoa tão importante para a medicina a nivel nacional e mundial.