Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Barbara 30/01/2024

Em tempos tão sombrios, uma boa lembrança que a selvageria está sempre mais próxima do que a gente pensa

Ou também: onde tem homem, tem paz? Se fossem meninas isso jamais aconteceria e não tem nada de biológico nisso.

Malu 30/01/2024

Após um desastre de avião, um grupo de meninos se encontram presos em uma ilha e se vêem obrigados a criar uma sociedade para manter a paz.

Com uma leitura fluída e agradável, o livro deixa bem evidente sua contrapartida em relação ao pensamento de do filósofo Rosseau, o qual diz que "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe". No início, é evidente que eles tentam se comportar como foram ensinados, mas a selvageria humana e a maldade enraizada superam qualquer força contrária que tentem impor. Até a mais pura das crianças acaba sendo corrompida, motivadas pelo medo e a necessidade da sobrevivência.

É completamente imersivo e chocante.

sa_simplicio 28/01/2024

Finalizei ano passado e acabei esquecendo de atualizar aqui. É um dos livros, né? Esperava mais. Não sei bem dizer se outras culturas além da europeia teriam outro tipo de visão sobre do que aconteceria se crianças ficassem sozinhas em uma ilha por bastante tempo... Também não sei dizer bem se o Jack tinha algo escondido socialmente que só foi libertado na ocasião, ou se foi a partir do ocorrido que fez ele se comportar daquela forma. E o contraste entre ele e Ralph, que permanece tendo a "esperança humana".

??

Pode conter spoiler:

O gancho final dá oportunidade de questionar também: o que pode ter acontecido depois do resgate?

Italobsena 28/01/2024

Incrível!
Leitura fantástica e de fácil entendimento. As descrições do local e o modo como o narrador consegue nos ambientar, torna a Ilha um personagem a parte nessa narrativa.

O modo como tudo vai desmoronando, como as crianças vão perdendo sua inocência e se entregando a selvageria, mostra um retrato bastante cruel da nossa sociedade.

A leitura pode se tornar um pouco cansativa as vezes, mas entendo isso como parte da narrativa, já que se trata da história de crianças isoladas em uma ilha perdida. Caso sinta essa sensação, tenha paciência.

Ao cravar a cabeça do porco na estaca, as crianças iniciam seu processo de ?se render ao selvagem? e o livro toma um ritmo frenético até inimaginável pelo modo como a trama vinha sendo contada.

Nayara 27/01/2024

Depois de maratonar Yellowjackets, fiquei obcecada pelo enredo e pela história. Na busca de mais informações sobre a próxima temporada, descobri que a série bebeu muito nas fontes deste livro de William Golding. Um grupo de garotos que estavam num avião cai em uma ilha paradisíaca e se veem na obrigação de se organizarem já que não havia presença alguma de adultos.

Silvio26 26/01/2024

Intrigante. Realmente, ele é meio cansativo em algumas partes, porém, isso não diminui a leitura. Você terá momentos que não irá querer parar de ler.

Luã 25/01/2024

Tal qual Dostoiévski, Golding nos leva às profundezas do coração humano e nos mostra que o que existe lá não é nada bom. Uma obra maravilhosa, dinga de Nobel!

viliegas 25/01/2024

Muito bom, não dei nada de primeira, por causa do título, mas chorei horrores no final, sem dúvidas um dos melhores livros da vida!

Geraldo.Mata 24/01/2024

Cruel e instigante. Traz reflexões extremamente complexas sobre a vida em sociedade e a eventual falta dela.

O homem é bom ou mal por natureza? Somos propensos a um estado de guerra constante? Conflitos sempre vai existir? Crianças podem ser cruéis e organizar a própria sociedade? São tantos os questionamentos que esse livro nos levas?

Esperava que fosse mias frenético e visceral, porém vale muito ler!
Nicolas.Vasconcelo 24/01/2024minha estante
achei o livro com uma perspectiva mais ocidentalizada.

Isabela 24/01/2024

Sem regras, a gente não tem nada
Mesmo sendo um grupo de crianças inocentes a imagem é clara: O que a busca por poder e o medo podem fazer com uma sociedade. Todo mundo sente medo, poucos sabem lidar com ele e se desesperam apontando contra os outros, crianças são apenas projetos dos adultos que os cuidam, essas sendo cercadas por guerra só podem reproduzir?bom, mais guerra, as grandes trevas que é o homem.

Nati 23/01/2024

Vocês já viram aquele experimento que eles colocam um grupo de meninas em uma casa e um grupo de meninos em outra casa, sendo crianças entre 11 e 13 anos, sem qualquer adulto e mostra a diferença de comportamento, de como eles se organizam sozinhos, de como estabelecem regras, dividem tarefas e suprem suas necessidades?

Na casa em que estão somente os meninos em poucos dias a situação é totalmente caótica e tiveram até encerrar o experimento antes para eles por conta das brigas, com agressões físicas e verbais e bagunça e falta de comida.

Então, imagine um número indeterminado de meninos de várias faixas etárias vítimas de um “acidente aéreo” que se veem sozinhos, sem nenhum adulto, em uma ilha deserta, tendo que suprir suas necessidades e se auto-organizarem. O resultado já se pode imaginar.

Acrescenta, então, o fato desses meninos serem crianças inglesas, que têm a ilusão de serem os mais civilizados seres humanos que há, mas que vão se descobrirem tão humanos quanto qualquer selvagem.

Um clássico que li pela primeira vez na leitura coletiva do literatura-se. Eu acho que não teria levado a leitura até o fim, se eu não tivesse lendo em uma leitura coletiva. É uma leitura, que não foi tão fluida para mim.

[William Golding](https://www.goodreads.com/author/show/306.William_Golding?from_search=true&from_srp=true) cria uma história perturbadora, além de uma narrativa muito visual, cheia de momentos perturbadores e eletrizantes, mas que em várias partes, para mim, foi bastante difícil atravessar, seja pela própria narrativa, que se torna excessivamente descritiva em alguns momentos, ou pelo que estava acontecendo na história.

Sem falar que, esse livro tem algumas partes bastantes violentas, em uma narrativa em terceira pessoa que me deixou confusa no começo e sem saber o que esperar, principalmente até a metada da leitura. Levei bastante tempo para processar se havia gostado ou não da leitura, principalmente do final.

> Uma explosão de raiva se revelou em seus olhos azuis. Deu um passo à frente e, tendo finalmente a possibilidade de bater em alguém, desferiu um murro na barriga de Porquinho, que se sentou no chão com um grunhido. Jack ficou de pé a seu lado. Sua voz soava rancorosa de humilhação.
“Quer mais? Quer mais? Gorducho!”

> A vida”, disse Porquinho em tom expansivo, “é científica, isso eu garanto. Daqui a um ou dois anos, depois que a guerra acabar, vão dar um jeito de viajar de ida e volta pra Marte. E eu sei que não existe monstro nenhum — nem monstro nem fera, com garras e dentes enormes e essas coisas — mas também sei que não existe medo.”

> Mata o monstro! Corta a goela! Espalha o sangue!
Bart 29/01/2024minha estante
Esse livro é mt bom, mas é pesado!!
?????

Nati 03/02/2024minha estante
Sim, principalmente no final.

BaroonaVK 23/01/2024

Simplesmente uma obra-prima... cativante e envolvente desde o princípio, esse livro é com toda a certeza um dos melhores que já li.

A maneira como os cenários, as ações e os pensamentos dos personagens são descritos são pura genialidade. Essa é uma obra totalmente indispensável, que todo leitor que se preze deveria ler!

Sim, estou empolgado, kkkk

Hana 23/01/2024

Senhor das Moscas
Aceitaram os prazeres da manhã, o sol forte, o mar extenso e o ar suave, como a hora do dia em que brincar era bom e a vida tão repleta que a esperança não era necessária, e portanto ficava esquecida.