Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Rick Shandler 27/12/2023

O senhor das moscas - William Golding
Um grupo de meninos sozinhos em uma ilha isolada do resto do mundo. O que pode acontecer? Sob a ótica de Golding, muita coisa. O Senhor das Moscas trata sobre o reencontro do ser humano com sua própria essência, um reencontro catastrófico.

Não precisa ser um grande estudioso das ciências sociais para algum dia já ter se debruçado em perguntas filosóficas como por que nos organizamos assim? Como chegamos nesse modelo de sociedade? Para que servem todas essas regras, normas e leis? Como rumamos de selvagens para cidadãos? Estamos tão longe assim do nosso ?modo selvagem?? Se tu ainda não te perguntou nada disso, com essa leitura tu vai te perguntar. Agora, se tu já te deparou com essas perguntas, com certeza após ler esse livro tuas respostas serão diferentes.

O Senhor das Moscas desmonta a sociedade. Nos mostra um mundo pautado por uma suposta inocência infantil que aos poucos, conforme as necessidades surgem, vai se organizando. De forma a superar os desafios que se apresentam, as crianças se veem obrigadas a, de uma forma ou outra, imitar as estrutura sociais do mundo dos adultos. Porém, percebem ser esta uma tarefa muito difícil.

As dificuldades enfrentadas pelas crianças vão muito além das impostas pela ilha. A ausência de um estado e de todas estruturas com as quais estavam acostumados se mostra muito mais difícil de contornar do que qualquer hostilidade que a ilha possa apresentar. Ao cair o véu da sociedade, as tratativas de organização e cooperação entre as crianças se tornam árduas. Rapidamente, começamos a ver a linha tênue entre a civilização e a barbárie.

O Senhor das Moscas é um baita livro. Um clássico merecedor de todo seu reconhecimento. Tem que ler.

Dai Solyom 27/12/2023

O seu direito termina quando começa o do outro
O que seria da sociedade atual sem regras? Sem limites? Sem consequências?

O que você faria se tivesse a certeza absoluta que não haveria represálias?

Id, Ego e Superego.

Seres humanos teoricamente são racionais, porém o que acontece quando ele ultrapassa o limite do considerado certo e errado?

Sobrevivência do mais forte.

Nessa obra atemporal somos apresentados a personagens incríveis e ricos, que no transportam para o "e se", cultivando nossa imaginação para nos colocar na mesma posição de todas aquelas crianças.

O medo do desconhecido, o poder da imaginação e da sugestão.

Livro caótico, violento e perturbador.

Tudo que a gente gosta ?
Gabyz.z 27/12/2023minha estante
Confundo esse com aquele metamorfose kk

Dai Solyom 27/12/2023minha estante
Haha, totalmente diferentes, entretanto uma metáfora igualmente poderosa

Gabyz.z 27/12/2023minha estante
Nossa, filosofou. Fiquei até curiosa kmkkk

Cafeína 27/12/2023minha estante
Meu primeiro livro favorito!
A morte do garoto na praia ainda é uma das cenas mais forte que vi em qualquer livro...

Dai Solyom 27/12/2023minha estante
O autor soube expressar a violência na medida certa. Imagina se tivesse uma menina entre os garotos na ilha? ?

Juleitora06 27/12/2023

Totalmente imersivo.
O homem nasce mau ou a sociedade o corrompe?
Esta leitura nos faz questionar-se por que o homem diante de tantas opções escolhe a tirania e o governo totalitário mesmo entre uma sociedade de apenas crianças.

Carol 26/12/2023

Precioso, envolvente e provocativo!
Durante a II Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta e os únicos sobreviventes são crianças. Tudo começa com inocência. O primeiros dias de exploração são cercado de encantamento, confiança e otimismo. Conforme o grupo vai se organizando e tentando dividir as tarefas de sobrevivência, começam a lidar com desafios, conflitos e com o próprio processo de descoberta sobre suas capacidades e coragem (sou capaz de matar um animal para alimentar o grupo? Tenho medo de monstros que possam aparecer na ilha? Consigo liderar?).

Cada livro tem seu ritmo, e esse não é dos mais agitados — embora gere curiosidade, o que o torna envolvente. Conforme a leitura avança, o ritmo também evolui com o tom de mistério e aventura que a narrativa ganha.

Os capítulos detalham as paisagens da ilha e esse é um ponto alto da escrita, bem poética — além de todas as reflexões que surgem a partir do diálogo e da organização das crianças numa nova “rotina forçada”.

Há muito para absorver! Em alguns momentos, quem gosta muito de aventura pode sentir a leitura arrastada, mas eu achei que teve a velocidade certa em cada “etapa” — das primeiras descobertas à barbárie que um ser humano, criança ou adulto, é capaz. Um livro muito precioso, envolvente e provocativo!

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

Danilo 24/12/2023

Nossa hostilidade
Senhor das moscas é um livro que traz uma perspectiva mais dura da natureza humana. Em condições extremas e diante de privações básicas, o ser humano se revela violento. Porquinho (chamado assim pelos garotos do livro) me fez pensar bastante sobre o lugar que a racionalidade tem diante das crises. Ele tentava trazer sabedoria para os problemas, mas era rechaçado o tempo todo. O livro é de narrativa simples, mas te faz perceber uma série de facetas quando nos deparamos com situações difíceis. Mostra a nossa tendência a se esquivar da realidade produzindo uma outra, mostra a dificuldade de admitirmos nossas limitações e para isso ridicularizamos os lúcidos. Eu nunca esqueci que era um grupo de garotos tentando sobreviver, mas gostei das reflexões que o livro me fez pensar.

Molizini 24/12/2023

Um livro necessário
O livro narra com propriedade e profundidade a perda da inocência de um grupo de crianças naufragadas em uma ilha. Da pureza à crueldade absoluta.

anab.1 23/12/2023

Senhor das Moscas
Iria ler esse livro somente para um trabalho acadêmico, porém todo contexto do livro me puxou de uma maneira inimaginável!
É um livro surpreendente, cada capítulo dele é uma descoberta, um sentimento e/ou um medo novo, e os meninos têm que aprender a lidar com o isso, o que é o mais legal do livro em si.
Esse, definitivamente, foi o livro do século passado que mais me comoveu e me fez querer lê-lo.

lleandrosm 21/12/2023

Fenomenal
"Como os adultos reagiriam nessa situação?". É um questionamento frequente na história, mas será se realmente aconteceria algo de diferente se as pessoas da ilha tivessem um pouco mais de idade?

Raiane.Priscila 21/12/2023

Interessante
É incrível a capacidade que o ser humano tem de se adaptar a qualquer situação, mas mais incrível ainda é como podemos nos tornar selvagens ao vivermos isolados e em situação de perigo. O autor foi muito sensível ao colocar crianças nessa situação e demonstrar o que realmente acontece quando o ser humano é acuado.

Maylla.Nogueira 20/12/2023

Podia ser melhor
A história podia ter sido melhor aproveitada, achei a escrita bem massante com detalhes demais que serviu só pra basicamente "encher linguiça". A forma que foi abordado o tema foi por vezes sem sentido e por vezes de uma forma muito forçada com a intenção de chocar, é um clássico, porém não é dos melhores.

ThaiAnilly :) 20/12/2023

Senhor das Moscas
Não foi um livro ruim,mas também não foi lá aquelas coisas!
Mas foi um livro que me fez pensar bastante sobre como o ser humano,já nasce querendo o poder e cria rivalidade muita das vezes por nada.
Abihyyh 20/01/2024minha estante
eu fiz um trabalho de filosofia sobre a adaptação desse livro pra filme e por mais que o filme seja ruizinho, dá pra pensar bastante sobre justiça e a corrupção natural humana.

Keka_ 18/12/2023

Garoto abandonado na Bahia é capitão de areia...
Doido pensar como que crianças sobrevivem sozinhos em uma ilha viu kanskaka
É bom, interessante ver o desenvolvimento dos garotos, brigas e a forma que vão vivendo nessa realidade.

Willian 18/12/2023

Ok
Achei um livro ok, esperava mais para o desenrolar daquela ?sociedade? dos meninos na floresta e para o final também, mas contudo é um livro bom para um passatempo.