Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Mike Willian 15/12/2023

Respeito a proposta e compreendo a reflexão...
...mas que livro chato.

Primeiro que nem define direito os personagens, a escrita é super maçante, não tem um fluxo de acontecimento bem determinado, é uma repetitividade de diálogos confusos extremamente desnecessária, uma gritaria de "eu que tô com a concha" pra "tem que acender a fogueira" o tempo todo.

Não consegui me aproximar de nenhum personagem apesar de serem todas crianças. Os que se destacam (da quantidade nada precisa de sobreviventes) é chata, maldosa e pedante. Não foi uma leitura proveitosa, eu só queria terminar mesmo.

A reflexão que traz, pelo que entendi, aborda o fim da inocência e a famosa questão de Rousseau sobre a humanidade ser originalmente boa ou má e ser corrompida pela sociedade ou acontecimentos. Não sei se estou viajando sobre.

Não é um livro que eu indicaria, apesar de ser um clássico, e também não é um autor que pretendo experimentar outras obras.

Wisley 23/12/2023minha estante
N foi a tradução do livro, o autor realmente escreve dessa forma, comecei a ler em inglês, mas tava tão maçante que recorri ao áudio livro, acho super válido para quem quer saber da história (ou do desfecho dela) assistir ao livro, já que a leitura desse livro realmente n cativa muitos leitores

Izabele24 13/12/2023

Ensaio sobre a sociedade
Que livro meus amigos!
Confesso que não sabia nada desse livro a não ser que era super renomado.
Ele é bem curto mas muito forte! O escritor não tem pena ao fazer as descrições grotescas dos atos praticados pelas CRIANÇAS que são as protagonistas deste livro.
O que aconteceria se crianças ficassem confinadas a uma ilha por causa de um acidente? Que tipo de sociedade seria formada por pessoas de 6-12 anos? Existem instintos primitivos? Eles são bons?
Eu preciso encontrar um amigo para falar por HORAS sobre esse livro!!!
grazi. 15/12/2023minha estante
oi amiga izza eu li ????????

Elisson 13/12/2023

Complexidade disfarçada numa história simples
Através de uma história simples há uma grande complexidade filosófica. Como vi em certeiros comentários: há uma alegoria sobre democracia (Ralph), ciência (Porquinho) e violência (Jack). Ainda:

+ Texto fluido e bem escrito
+ Mensagem ao término interessante
+ Reta final empolgante
+ Bons personagens

- Descrição da ilha em demasia
- Reta final empolgante (isso mesmo)
- Bastante hypado

Leitor-gbn 11/12/2023

"Fico com a pureza... Da resposta... Das crianças?" ?
Romance inteiramente dedicado a sentimentos humanos e a relações sociais. Escrita agradável, muito fluida... O enredo, singelo, mas muito impactante, conduz-nos por questões amplas, notoriamente universais.

Ao isolar o grupo de crianças, o autor nos faz refletir sobre questões atemporais: como o poder afeta as amizades? E egoísmo e ambição? O que são organizações e instituições humanas? Como a noção de prioridade e propósito é vista por um grupo heterogêneo de pessoas?

Vale a leitura!

NatAlia.Bustamante 03/12/2023

Terei que reler.
Eu até gostei do livro, mas acredito não ter captado a essência do mesmo. Acredito ter muito mais informações nas entrelinhas do que eu consegui interpretar.

Adre 03/12/2023

Leitura obrigatória
Essa é um dos livros mais complexos que já li. Ele nos mostra a verdadeira face do nosso sistema capitalista, e da nossa humanidade. E o quanto os país são influentes na vida de seus filhos. De forma alguma esse é uma simples leitura, tem um início no mínimo chato, porém do meio ao final é provável que tenha a melhor história da literatura. Digníssimo de ter ganhando o nobel. A reflexão mais profunda que podemos ter é notar é o motivo do autor não colocar uma menina/mulher durante a obra, bem quem leu a obra ja deve pensar por quais motivos não existe um personagem de gênero feminino. Essa pra mim é uma obra que poderia ser mais longa e revelar mais coisas em relação ao ser humano.

Nota: 10/10

Rosangela Max 03/12/2023

Me surpreendi com a fluidez da leitura.
Por ser uma história originalmente publicada em 1954, esperava uma escrita truncada, mas me enganei totalmente.
Esta história é uma delícia de ler e eu nem sei dizer exatamente o por quê, pois não tem grandes acontecimentos e revelações. Basicamente trata-se de um grupo de crianças isoladas em uma ilha, tentando se organizar quanto grupo para se manterem vivas enquanto esperam por um resgate e se tornam selvagens. Ocorre que o autor desenvolveu o enredo de uma forma tão simples e conexa, que tudo funcionou muito bem pra mim, levando em consideração a ambientação da história. Se for levar em consideração meu gosto pessoal, achei que faltou ação. A pouca ação que tem o autor concentrou no final da história.
Considero este um clássico fácil de ler, sendo o ?fácil? usado de forma elogiosa.
Recomendo a leitura.
Fabio 03/12/2023minha estante
Ótima resenha, Rosangela!?

Rosangela Max 03/12/2023minha estante
Muito obrigada! ???

Tais210 29/11/2023

Esperava muito nessa leitura, muito triste, e as vezes me perdia no tempo cronológica por conta dos detalhes

Letschmitz 28/11/2023

Licença, tô com a concha
"Sempre que pensava no monstro, o que se erguia diante de sua visão interior era a imagem de um ser humano ao mesmo tempo heroico e doente."

A experiência de leitura foi bem maçante, não aguentava tanta descrição de ambiente além da história parecer empacada, se tornando envolvente nos últimos 20% do livro. Também sou muito tapada para entender William Golding. Não assimilei boa parte das simbologias kkkk só consegui depois de ver vários vídeos, e aí sim consegui me interessar. Mas assim, clássico é clássico. Depois de assimilar o que cada personagem e cenário representa você percebe a genialidade do autor. É um bom livro com temática discutivelmente fundamental.

Lanadeoutrodimensao 26/11/2023

A crueldade humana.
Quando você descobre o porque o nome do livro é ? o senhor das moscas?.

Mesmo sendo um livro muitas vezes além do seu tempo, sempre há momentos em que é dito coisas preconceituosas, coisas racistas e gordofobicas.

O meio do livro é meio arrastado, mas depois da morte do Simon as coisas ficam mais interessantes.
A forma de como é retratado a crueldade humana no ponto de vista de crianças.
Tem uma hora que você pensa, como que crianças de no máximo 12 anos fazem isso?

?[?] Ralph chorava o fim da inocência, as trevas do coração humano, e a queda no abismo do amigo sincero e ajuizado chamado porquinho.?

thevudu 26/11/2023

Perfeito em tudo que propõe-se a ser.
A escrita desse livro é sensacional, o autor tem uma vastidão imensa no seu vocabulário e parece saber como e quando usar cada palavra. Quanto à trama, é muito bom. Não é a que mais me emocionei, apesar dos pontos altos, mas ainda é espetacularmente boa. Real, cruel, reflexivo. São três palavras para "Senhor das Moscas" de William Golding.

gabi¹³ 25/11/2023

Senhor das moscas
Se eu tinha dúvidas agora não tenho mais, viver em um lugar que só tem homens é o meu pior pesadelo. Passei raiva atoa pq do jeito q eu sou li essa porcaria pra escola e ainda vou tira nota baixa, devia ter me poupado e ter ido fazer a prova sem ler essa atrocidade

David.tonet 25/11/2023

Perturbadoramente necessário
Senhor das moscas surgiu como uma crítica aos famosos livros de ?aventura na ilha?, na qual crianças se perdem em uma ilha e sobrevivem enquanto esperam por resgate. Esse tipo de romance extremamente divertido e relaxante (inclusive com um expoente brasileiro, ?a ilha perdida? de Maria José dupré) popularizava-se no mundo quando ?senhor das moscas? surgiu. A princípio, as crianças perdidas se encantam com a ilha, mas logo, características naturais do ser humano, como a ganância, medo e violência vem a tona, transformando a divertida aventura na ilha paradisíaca em uma odisseia de sangue e violência.