Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding

Resenhas - O Senhor das Moscas

Felipe1503 09/02/2024

Um livro que faz diversas analogias á estrutura do facismo, desde o controle da mídia, potencialização bélica, criação de um inimigo em comum e de meias verdades em busca de um pânico moral do grupo, assim deixando que os mesmos hajam como verdadeiros animais desumanos, e essa é apenas uma das diversas análises possíveis para a obra, simplesmente incrível, recomendo.

Ricardo Trevizani 05/02/2024

"A lei e o salvamento ou caçar e destruir?"
Acabo de terminar esta leitura, me faltam palavras. Direto ao ponto não é possível defini-lo como um livro bom ou ruim, ele foge a estas definições, está mais para um desconforto estranho. Não esperava um final tão alucinante e extremo, foi de faltar o ar.
Foi uma leitura arrastada para mim até 70% do livro, como um paviu comprido, que queima devagar, silenciosamente, e derrepente explode ferozmente, te deixando sozinho na eloquência dos seus pensamentos e reflexões.
Somos realmente uma folha em branco ou o ímpeto da brutalidade e selvageria corre em nossas veias? Qual vai gritar mais alto numa situação totalmente adversa, nossa civilidade ou extintos animalescos?
Acredito não ser um livro para todos, mas para quem tenha curiosidade, vale a pena. Muito embora tenha um desenrolar (na minha visão) pouco tediante, o êxtase brutal do final compensa.

Itslayssa 04/02/2024

Muito bom!
Na Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos que tentam se comportar como foram ensinados, mas a necessidade de sobrevivência, o medo, e o vislumbre do poder fazem com que se comportem como selvagens.
Não é atoa que tem um prêmio Nobel de literatura. Retrata de forma singela como o poder destrói qualquer sociedade. Como diz Rosseau, "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe".
"Ralph chorava o fim da inocência, as trevas do coração humano, e a queda no abismo do amigo sincero e ajuizado chamado Porquinho".

Allan.Franck 04/02/2024

"Abandone toda esperança aquele que por aqui entrar"
Senhor das Moscas de William Golding é um livro pequeno, mas com um teor bem obscuro. Conta-nos a história de meninos ingleses sobreviventes a um desastre aéreo numa ilha, durante a Segunda Guerra Mundial. Sem nenhum adulto, restaram a eles sobreviverem e cuidarem de si mesmos. O que começou com regras e organização, logo se perdeu aos caos e com isso, a queda da civilidade. O texto é muito bem escrito e a leitura densa, nos descrevendo com muita beleza os cenários dessa ilha inóspita. Personagens com personalidades distintas e que desenvolvem um microcosmo da sociedade adulta. Clássico que vale a pena ler!
Malu 04/02/2024minha estante
Surreal de bom!!

beatrzzz 03/02/2024

O história parece ter um conteúdo simples, de antemão, mas é profunda, estabelecendo uma guerra mundial em curso e uma possível guerra nuclear como pano de fundo para o início da história. Adianto: para mim, a leitura valeu cada palavra.

Lendo algumas resenhas, observei que muitas argumentam que o desenvolvimento dos eventos na ilha se deve a falta de adultos e de regras sociais, mas é importante lembrar que esse meninos tiveram seus 6-12 anos de convívio em sociedade, crescendo como cavalheiros em formação, na classe média/alta inglesa e em um contexto de guerra mundial - são personagens situadas sócio e historicamente e, por isso, há uma constante externalização de comportamentos socialmente aprendidos.

Mas talvez o que torne esse livro tão brutal seja a sua precisão em relação às condições de vida do ser humano. A narrativa se fundamenta na precariedade do nosso modo de viver: a guerra leva as crianças a uma ilha deserta que, mais tarde, é transformada em um matadouro. A alienação em relação ao mundo, a si mesmo e aos outros também surge como um tema pulsante, pois a boa convivência é degenerada pelo poder e pela barbárie, empurrando as relações harmoniosas pelo penhasco e dando lugar às relações hostis.

Exponho tudo isso para dizer que esse livro tem o potencial de cutucar a visão dos leitores sobre o que significa ser humano e ser com outras pessoas: será que temos uma essência verdadeira, humana e má? Ou tudo o que fazemos é uma manifestação do que criamos, nutrimos e reproduzimos como sociedade? Ou temos liberdade de fazer escolhas e assumir a responsabilidade que a acompanha?

Enfim, essa obra disfarça de mundano o que é profundo, e é isso que a torna tão interessante.

Giovana Renoldi 03/02/2024

Faz sentido o prêmio Nobel
Quão rápido o ser humano se deteriora quando não há ninguém para mostrar o norte?

Quão rápido os instintos de sobrevivência se impõe?

Quando começam as brigas por poder?

Em O senhor das moscas, acompanhamos a história de um grupo de meninos ingleses que, isolados em uma ilha remota e sem nenhum adulto por perto, se esforçam para sobreviver. A cidade em que viviam foi bombardeada e, no momento da fuga, algo deu errado.

Eles se reúnem e tentam se organizar de uma forma civilizada, mas são apenas crianças. Que gostam de brincar, que não têm ninguém para dar as ordens e dizer o que é certo ou errado.

Que história, meu Deus.
Quando digo que faz sentido o prêmio Nobel, não é por ser um livro difícil de ler, gramaticalmente ou filosoficamente. Digo porque desde as primeiras páginas, da simplicidade do cenário a complexidade dos personagens, o livro foi bem construído. O ideia é simples, até, mas foi desenvolvida com maestria.

Amei!

mesquita1903 03/02/2024

Um bom livro
O livro narra a história de um grupo de piás que ficam presos em uma ilha deserta e tentam organizar uma sociedade própria. Gostei do desenvolvimento dos personagens, e também da forma como os conflitos foram construídos de forma suave, como se desse para ver a treta se formando aos poucos.

Marcia.Moutinho 03/02/2024

Um retrato objetivo da natureza humana. Todos, ou quase todos, estão sujeitos a sucumbir à barbárie por poder.

Iz 31/01/2024

Se eu caísse em uma ilha com 12 anos eu ia me m4tar
Eu sabia que esse livro ia ser bom já na primeira página, quando Ralph ajeita suas meias de forma muito civilizada para quem estava perdido. Foi um desses momentos que demonstra em poucas palavras a história que o livro estava prestes a contar. O livro me conquistou ali.

Sibery 31/01/2024

Foi uma leitura muito rápida, o livro é bem curto. Eu esperava umas cem páginas a mais... hahahah... E podia ter cem páginas a mais que eu leria feliz.

Muita gente fala sobre esse livro ser uma análise da queda das democracias e da situação humana perante a natureza. Ou, também, sobre a crueldade humana. Tudo isso é verdade. Mas, pra mim, acima de tudo, foi um thriller, um dos melhores suspenses que eu já li. Eu não me lembro de ter sentido tanto medo de um vilão, como Jack Merridew, desde... Nossa, desde O'Brien de 1984. Jack Merridew é uma obra de arte. Que vilão! E ele é só uma criança... Coberta de sangue de porco e selvagem... mas, ainda assim, uma criança.

Os outros personagens não são tão intrigantes quanto Jack Merridew, mas a maioria tem evoluçãos ao longo do livro, como Ralph, Porquinho e os gêmeos. Meu personagem favorito é Simon, que representa o centro político do grupo, nem tão selvagem quanto Jack, nem tão civilizado quanto Ralph.

Para ser sincera, não gostei muito do fim. E eu acho que as descriçãos da ilha são extensas demais, acabam tomando espaço dos diálogos e da evolução. Ainda assim, amei. Senhor das Moscas é, agora, um dos meus favoritos.

Geh 31/01/2024

O senhor das moscas
Estou surpresa a Amazon me indicou e eu confiei, comprei e gostei. ( apesar da demora nas minhas entregas) me surpreendeu total. O livro trata de crianças que cai em uma ilha misteriosa e tentam viver em sociedade e sem um adulto nenhum. A pergunta que me fiz no final é: qual é o nosso limite para nós mantermos civilizado? Nascemos corruptos ou nos tornamos?