A Arte de Ser Leve

Resenhas - A Arte de Ser Leve

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bruna 26/02/2024

Você nasceu com leveza?
Este é o terceiro livro que leio desta autora! Gosto de sua linguagem simples, direta na mensagem mas com grande reflexão pessoal.
A temática é capciosa e encantadora para mim, refletir sobre o seu olhar aos acontecimentos da vida faz toda a diferença.
A cada texto temos uma comprovação de que a leveza da sua vida depende exclusivamente de você e que é possível alcança-la, dentro desta sociedade que busca viver uma competição sobre o melhor em tudo, seja resistência e olhe para dentro e para fora com compaixão.

alinevianadp 21/02/2024

Foi como ler reportagens da revista ?Vida simples?
Um livro com capítulos curtos, em que Leila Ferreira narra histórias sobre vários personagens reais ? desde pessoas simples do interior até grandes filósofos ? que entrevistou ao longo de anos, enquanto estudava sobre a leveza. Senti como se estivesse lendo reportagens da revista ?Vida simples?. Há várias reflexões sobre assuntos como humor, felicidade, gentileza. Uma das reflexões que mais chamou minha atenção foi a que diz respeito à penosa ?obrigação de ser feliz?, bem típica da contemporaneidade. Ser feliz acaba se tornando um peso, um fardo a se carregar? Pensei muito sobre isso hoje, depois de ler com minha filha de três anos o livro infantil ?O monstro das cores?, que trabalha diversos sentimentos básicos: tristeza, alegria, raiva, calma, medo. Perguntei a ela: ?você já se sentiu alegre?? E ela respondeu que sim. A resposta também foi positiva quando perguntei sobre a calma. Mas, quando lhe questionei se alguma vez na vida já havia sentido tristeza, medo ou raiva, ela foi categórica ao afirmar que não. É claro que essa negativa pode ter várias razões (como o fato de uma criança de 3 anos ainda não ser capaz de reconhecer exatamente os seus sentimentos); mas, após ler ?A arte de ser leve?, inevitavelmente me questionei: ?será que até as crianças estão se sentindo obrigadas a serem sempre felizes??

Vanessa 19/02/2024

Leitura fácil, com muitas entrevistas de pessoas que procuram levar uma vida mais leve. Não tem receita de bolo, cada um tem que encontrar a sua leveza.

Pablo Marcelo 09/01/2024

Uma grata surpresa
De fato, esse livro me surpreendeu demais. Ainda mais quando as histórias leves que ela traz nos apontam o quanto devemos ser, de fato, mais leves, gratos, gentis, desacelarados e outras tantas coisas que tem nos consumido desnecessariamente.

Roberta.Justel 26/12/2023

A arte de ser leve
Gentileza, bom humor, descomplicação, desaceleração, convivência, a felicidade ?torta?, amizades, leveza?

Ao longo de cada capítulo, Leila - uma das minhas autoras favoritas já há alguns anos - faz reflexões acerca do equilíbrio das exigências da vida moderna e a possibilidade de encararmos essa mesma vida com mais leveza e sabedoria.

Entrevistas com pesquisadores e gente ?comum?, todos referências sobre o tema, são o pano de fundo das histórias que Leila conta e sobre as quais constrói e nos presenteia com alternativas, caminhos pra sermos mais leves!

Uma delícia de leitura, lida aos pouquinhos, para durar bastante, inclusive em mim!

Cristiane 16/11/2023

A arte de ser leve
Um dos melhores livros que li neste ano, mais parecia um bate papo, descontraido, leve ...e senti muito por finaliza-lo, porque acabei me sentindo um pouco intima de Leila Ferreira, a escritora, vale a pena ler. Vc vai simplesmente se encantar com este livro.

Camila.Bespaloff 06/11/2023

Uma leitura para respirar com calma
A arte de ser leve me toca de um jeito especial. Não é um livro coach de "10 passos para ser leve" ou algo assim. É uma narração de histórias, percepções e pessoas reais.
É um livro de cabeceira, para ler e reler. Colocar em prática aos poucos, lembrando dos aprendizados.
Não vou nem escrever muito, uma resenha sobre leveza não deve ser um peso pra ninguém.

Tina 28/10/2023

Rumo à turma da bicicleta!
"Tem gente que vem pro mundo de caminhão e tem gente que vem de bicicleta. Eu sou da turma da bicicleta".

Esse livro é, literalmente, um sopro de leveza na nossa vida! Comecei a leitura de forma despretensiosa, dentro de um grupo de leitura que faço parte. Fui lendo os capítulos aos pouquinhos, sem devorar tudo de uma vez. É um livro a ser lido com calma, pois simplesmente não dá pra engolir tantas verdades nuas e cruas que Leila Ferreira coloca na nossa frente de uma só vez.

O livro é dividido por partes, sempre pensando em como a vida pode ser mais leve dentro daquele tema: Gentileza, Bom humor, Descomplicação, Desaceleração, Convivência e Felicidade. Leila entrevista várias pessoas para compor sua narrativa, desde uma simples dona de casa de uma cidadezinha de interior com pouquíssimos habitantes a professores e estudiosos renomados que se debruçam sobre assuntos como gentileza e felicidade, a fim de entender suas bases científicas e ajudar o ser humano a viver melhor. Nos identificamos com o livro pois as situações narradas são do nosso próprio cotidiano, nós experenciamos as mesmas coisas. Em meio ao caos do trânsito de São Paulo, aos taxistas emburrados e apressados, às vitrines que chamam a nossa atenção, nossos armários abarrotados e nossa dependência às tecnologias, vamos caminhando com Leila e entendendo que o mundo precisa de mais leveza. Onde foi que nos perdemos?

Meu objetivo era terminar a leitura e tentar entrar para a turma da bicicleta, deixando de lado o caminhão cheio de tralhas, erros, arrependimentos e tudo aquilo que vamos carregando, adquirindo, comprando ao longo da nossa caminhada. Nunca é uma jornada fácil, mas sem todo esse peso e à bordo de uma bicicleta, tudo flui melhor; se torna mais LEVE. Rumo à turma da bicicleta!

"E se me dessem - um dia
- uma oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
Seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a
casca dourada e inútil das horas".
Mário Quintana

Le_deleitura 06/10/2023

De uma forma leve e didática nos faz refletir o peso desnecessário que colocamos na bagagem que carregamos na jornada da vida. Como tudo pode ser diferente, mais leve, mais gostoso, mais feliz.
* Um livro para aprender a viver. Viver de forma leve, cultuando a gentileza e o amor ao próximo.

No meu perfil do Instagram (@le_deleitura) posto mais sobre minhas leituras.

estantedogabs 04/10/2023

Esse é o livro que encerra o meu projeto "Bingo das Indicações" e um dos que mais se encaixaram no objetivo dessa ideia. O propósito original era conhecer histórias que marcaram pessoas importantes para mim, ao mesmo tempo que saía um pouco da minha zona de conforto.

O que fez esse livro se encaixar tanto com o que eu queria, é que, ao mesmo tempo que ele fala sobre ideias e princípios que tento carregar, ele vem num formato que não faz muito o meu estilo. Foi uma experiência bem interessante!

Winnie Maggie Yse 29/09/2023

A arte de ser leve
Muito bom! Me fez rever as minhas ações e tratar as pessoas melhor, pois vi situações em como pessoas mal educadas são horríveis. Me ajudou também a ser menos ambiciosa e ingrata, pois vi como poucas coisas podem nos proporcionar alegria. Também passei a ficar menos mal-humorada, pois na maioria das vezes ficava assim por estar tendo um dia difícil, e o livro mostrou que o melhor a se fazer em um dia difícil é relaxar e fazer o que ama, reciclando o ódio. O livro também mostra que para sermos verdadeiramente felizes temos que saber lidar com momentos tristes, aprendendo com eles.

MikaGodoy 22/09/2023

Eu mudaria o título do livro...
..."Ser gentil para ser leve" casa muito mais com o que é trazido no livro. Muito mais que a arte de ser leve.
O livro é composto de entrevistas com pessoas que levam a vida de forma mais leve e até mais feliz e o que todas elas parecem carregar em comum é o fato de serem gentis.
Aprendido ou não, ser gentil abre caminhos, mas também é algo que parece cada vez mais esquecido pela sociedade atual.
Enfim... gostei muito do livro, mas não é um "manual para ser leve" e sim muitas histórias de pessoas diferentes que levam a vidas mais leves por serem gentis... ??

_devaneei 07/08/2023

Essencial.
Se tornou minha leitura preferida. Leila é cirúrgica na forma de abordar a felicidade a leveza e a necessidade do equilíbrio com outras sensações. Sou outra depois desse livro. Um daqueles que podemos reler dentro de alguns anos e tirar novos ensinamentos das mesmas páginas.

Lu 31/07/2023

Leveza do início ao fim
Gosto do tema, e me identifico.

"(...) Deve ter vindo para o mundo de bicicleta, e, pelo visto, vai fazer a viagem de volta pedalando. Existem pessoas que são assim. Parece que já nasceram com essa capacidade de carregar menos bagagem; de, sempre que possível, reduzir o peso das circunstâncias - até das definitivas."

O livro é uma delícia de ser lido, porque é leve, para qualquer hora, para qualquer lugar, para qualquer tipo de pessoa. É um livro ideal para se dar de presente, porque faz refletir, propõe mudanças de hábitos, ajuda a desfazer de bagagens desnecessárias ou então permite que se identifique com tanta gente que é feliz com menos, que se contenta com o que tem, que ama o lugar em que vive e é grato pelo ponto em que chegou, pelo que conquistou.
São histórias de pessoas comuns, de gente como a gente, de simplicidade e valor. Vale a pena ler! Ler sempre vale! É daqueles livros edificantes, tão agradável como uma boa prosa que temos com quem gostamos.

site: https://lucianaavancini.blogspot.com/2023/07/a-arte-de-ser-leve-leila-ferreira.html

31/05/2023

Leveza...
Leitura fácil, bem gostosa. Com várias estórias diferentes realmente faz a gente refletir um pouco sobre nosso modo de levar a vida .... faz bem uma leitura assim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6