Assassin

Assassin's Creed: Renascença Oliver Bowden

Resenhas - Renascença

Adrian.Neumann 31/05/2021

Renascença
Sinceramente? Eu esperava um pouco mais dos livros.
Pra quem já jogou os jogos os livros são apenas divertidos, nada de novo, encantador.
Pra mim falta mais descrição das cenas de lutas.
Fora isso os elementos históricos são muito.bem encaixados.

Diana Garcia 29/05/2021

Eu sempre gostei dos jogos dessa franquia, e com o livro não foi diferente, mesmo que o autor fale de cada coisa que o Ezio faz, cada missão, cada mínino detalhe, não é entediante, o livro é muito bom. Eu amo Assassin's Creed então, só tenho coisa boa pra falar.

Gabriel Neves 27/05/2021

Me ensinou a gostar de ler
Foi meu primeiro livro que li. Sim. Me envergonho por nunca ter lido um livro antes. Mas esse livro me ajudou muito a gostar da leitura, a gostar de ler mais.
Depois dele peguei o amor pela leitura e comecei a cursar direito.
Amo?

Dahmer 05/05/2021

Livro divertido mas com alguns probleminhas...
O livro conta a história de Ezio Auditore, um jovem comum que, aos 17 anos, como todo bom jovem da Itália Renascentista, gosta de uma bagunça, de uma briga e de um amor proibido. Acontece que sua vida tem uma reviravolta quando seu pai e seus dois irmãos são traídos e mortos em praça pública enforcados. A partir daí, Ezio descobre alguns segredos de seu pai, que fazia parte da Ordem dos Assassinos. Dessa forma, Ezio, guiado pelo seu tio entra para a ordem e inicia sua jornada contra os templários, aqueles que traíram sua família.

História:
A história em si do livro é relativamente bem desenvolvida e vai sendo construída aos poucos, onde inicialmente temos intrigas entre famílias, que aos poucos vai se percebendo que há muita coisa por trás disso, culminando em rivalidades e brigas que podem literalmente mudar o mundo como se conhece. Portanto a ficção histórica é muito bem desenvolvida e a história se desenrola até bem. Minha única ressalva com esse aspecto é que o livro é meio repetitivo em certos momentos, de sempre a saída ser simplesmente assassinar tal pessoa que o problema se resolve.

Fluidez:
Aqui temos um aspecto que me incomodou um pouco, especialmente no início do livro. Do meio do livro para o final não notei tanto isso, mas talvez por ter acostumado à escrita do autor. Mas acredito que em certos momentos as coisas são muito jogadas na nossa cara e explicadas de uma maneira pobre. Em geral o livro não é lento, mas muito pelo contrário, rápido demais, onde as vezes em questão de um único capítulo de 15 páginas diversas ações são feitas, quando o autor poderia ter focado em algo para ser melhor explicado. Talvez eu sinta isso porque gosto de autores prolixos, mas mesmo assim acredito que muitas coisas se tornam mal explicadas devido a essa velocidade.

Ambientação / Universo:
No aspecto de ambientação não há do que reclamar. O autor consegue muito bem desenvolver a Itália renascentista e consegue, também, acrescentar personagens históricos importantes na história de uma maneira magistral. Termos a presença de personagens como Leonardo da Vinci, Maquiavel, Girolamo Savonarola, Rodrigo Bórgia incluídos na história e tendo suas vidas realmente relacionadas com os acontecimentos do livro foi algo incrível e muito bem feito pelo livro. Além disso os locais também são bem descritos. Dessa forma, nesse aspecto o livro realmente se sai muito bem.
Personagens (3):
Claro que já falei dos personagens históricos no ponto anterior, mas aqui vou falar sobre todos e suas relações com a história. Os personagens em si são relativamente interessantes, e a inclusão dos personagens históricos é simplesmente fenomenal. Os problemas que vejo são a quantidade de personagens, que são MUITOS apresentados ao longo da história e muitos de maneira muito vaga devido a velocidade da escrita (comentada no segundo ponto) e isso traz duas dificuldades: 1- lembrar de todos os personagens e 2- imaginar os personagens. Digo esse segundo ponto pois muitos são mal explicados, não conseguindo formar uma imagem clara deles na minha cabeça, muitas vezes recorrendo ao jogo para olhar como que são os personagens, pois há uma grande carência na caracterização dos personagens.

Final:
Sobre o final, o que dizer? Não foi um final muito surpreendente, sendo que até poderia ser, que aconteceram coisas incríveis, mas talvez pela escrita, talvez pela minha leitura, não sei, mas o final que poderia ter sido incrível foi só um final mediano. Inclusive tive que ler duas vezes pra tentar entender as maluquices do final, que acaba sendo meio viajado. Mas de qualquer forma é um final relativamente decente e deixa aberto várias portas para o segundo livro.

Edição:
A edição do livro achei bem ruim, por diversos pontos. Primeiro que no final há um glossário de algumas expressões em italiano que são usadas na história e lá tem seu significado. Mas muitas expressões escritas no texto não se encontram nesse glossário. Além disso folha branca não é bonito né? Nada melhor do que aquelas páginas levemente amareladas que parece que cansam menos a vista. E por fim ainda tem a questão de quando as palavras não cabem em uma linha. Em certos momentos o livro simplesmente corta a palavra no meio e coloca na linha de baixo o resto, sem pontuação alguma, enquanto em outros ele coloca o travessão como deve ser feitos. Pelo menos a capa do livro é relativamente bonita, mas de resto, considero a edição bem ruim.

Quotes:
“Existem aqueles que irão arrancar essa liberdade de nós, e muitos de vocês, muitos de nós, infelizmente, a entregarão de bom grado. Mas temos em nosso coração o poder da escolha, de escolher o que consideramos ser a verdade, e é o exercício desse poder que nos torna humanos. Não há livro ou professor capaz de nos dar as respostas, de nos mostrar o caminho. Então, escolham o seu próprio! Não sigam a mim, nem a ninguém!”

“Requiescat in pace”

Morningstar 03/05/2021

Acho que foi um dos primeiros livros que comprei na vida. Foi durante uma Bienal aqui no Rio de Janeiro. Beeeem antes de eu ouvir falar sobre qualquer jogo.
Devorei o livro bem rápido, tem uma escrita bem fluida, uma paisagem bem construída e te faz simpatizar muito com o personagem.

Mah 28/04/2021

Foi um inferno ler esse livro apenas fiz pq um amigo me pediu e a única coisa que me surpreendeu foi o final
Julia.Everton 07/05/2021minha estante
Nossa

Volnei.Mozerle 13/04/2021

Gostei muito, no começo ele te prende muito, mas a passagem dos anos de forma acelerada não me agradou muito, até pq as vezes eu ficava meio perdido "Como assim ele já está com cabelos grisalhos?".

Fora isso, todo o resto foi perfeito, é uma história que se encaixa muito bem, uma busca de vingança por parte de Ezio, com a ajuda de seu tio e de vários outros assassinos.

eu chorei logo no comecinho com um acontecido que me deixou muito cabisbaixo, e que acabou me deixando com o mesmo sentimento de raiva que Ezio sentia.

Enfim, sem me estender mais, leiam! Vale muito apena!

Natalicia Iza canella 29/03/2021

Renascença
Sinopse: A verdade será escrita com sangue

Muito bom adoro livros que se passa anos atrás e que se passa num país que amo Itália , a narrativa desse livro é boa gostei recomendo ! Bora ler o próximo ?

HeloizaAlves 24/03/2021

"Renascença" conta a história de um rapaz de 17 anos que vê sua vida virar de cabeça pra baixo depois que sua família é mortalmente traída. Então, ele inicia uma jornada árdua em busca de vingança, descobrindo pelo caminho segredos de sua família e de seus antepassados que mudarão sua vida para sempre e que transformarão sua jornada em uma missão contra a corrupção e a ganância de uma Ordem de homens poderosos, sedentos por poder.
Esse livro é pura ação; as cenas de luta são bem detalhadas, abrindo as portas da imaginação para aqueles leitores que amam imaginar as cenas descritas; também está cheio de tramas intrigantes que cativam e prendem o leitor.
Só não dei 5 estrelas porque, na minha opinião, o livro não abriu espaço para eu os sentimentos e pensamentos de Ezio, que é um personagem envolvente, muito honroso, com um caráter forte e um coração bom; nós temos apenas algumas poucas informações de seu desenvolvimento e amadurecimento, mas no geral é um livro ótimo que conta com uma lista de personagens e um dicionário localizado no final da obra.

Pavozzo 18/03/2021

Poderia ter metade do tamanho...
Apesar de começar com emoção e terminar com estupefação, há um repeteco de missões ao longo desse livro que - a despeito das lutas e da sangria - beira ao tédio.

Gostei muito da ambientação e da atmosfera italiana do século XV. Deixo registrado aqui também o meu apreço à soberana de Forli engraçadíssima.

Embora tenha ficado muito curioso com o que venha acontecer na seqüência, olho com desânimo para as próximas 400 páginas (fora o último volume da "trilogia do Ezio"). Acho que prefiro 'mangiare un gelatto' a assistir Ezio enfiar 'suo pugnale' em uma dúzia de coitados.
Acaui 08/06/2023minha estante
Concordo com o que você disse. O que eu acho é que o leitor adaptou muito mal a histório do jogo para o livro, porque a história de Assassin's Creed é muito interessante.

Matheus.Henrique 13/03/2021

Eu achei uma ótima novelização.
Protagonista bem amplo e carismático, diálogos na hora certa, combate bem elaborado, gostei

Yuririn 09/03/2021

Repleto de ação em uma narrativa fluida
Ezio é um personagem que entrete. Achei interessante como o autor fez o tempo da vida desse protagonista passar de um modo que, mesmo decorridos anos ou semanas, não fica forçado, desconexo nem parece que tudo está pronto do nada. A narrativa permanece fluida e o tempo "cortado" parece, de certa forma, preenchido. Também gosto da mistura feita com temas do cristianismo,mitologia romana, e filosofia. Eles são incorporados à história com "acontecimentos gatilhos" que induziriam a criação de teorias as quais temos hoje registradas. Achei que algumas partes da vivência do Ezio podiam ter sido mais especificadas, mas gostei das que foram enfatizadas.

Nara Munik 07/03/2021

Tem um enredo bom, mais foca muito na matança, poderia ter focado mais na história e menos na morte, tem uma vela história mais pouco usada pra prender o leitor.