Os olhos amarelos dos crocodilos

Os olhos amarelos dos crocodilos Katherine Pancol

Resenhas - Os Olhos Amarelos dos Crocodilos

N Gama 23/04/2013

Demorei um pouco pra pegar gosto pelo livro, confesso não fui amando logo de cara, mas fui me interessando cada vez mais pela Jo, que depois do seu divorcio deu uma gnada na sua vidinha. O final não gostei fiquei esperando algo mais, ficou um vazio no ar, um final mais apropriado para Josefhine,fiquei querendo saber mais, o que aconteceu realmente com todo mundo. Queria mais um puco do desenrolar dessa historia.

Literatura 27/08/2012

Romance de mentirinha
Neste romance, conhecemos Joséphine e Iris, duas irmãs completamente distintas uma da outra. Joséphine leva uma vida tranquila, até quando descobre que seu marido, Antonie, tem um caso com Myléne, e eis que o divórcio entra em jogo, deixando-a com inúmeros problemas tanto financeiro como familiares.
Seu relacionamento com sua mãe, Henriette, não é um dos melhores, e a fase de aborrescência de sua filha lhe aflige mais ainda, fazendo-a ficar desesperada. Além disso, é uma grande Historiadora – obcecada – pelos costumes do século XII.

Iris, uma mulher da alta sociedade, vive um mau relacionamento com seu marido Phillipe onde seu casamento anda numa crise, e ela anseia que ele está por acabar. Certa noite, num jantar, Iris acaba dizendo que está escrevendo um livro, e tirando proveito dos fatos históricos que sua irmã sempre lhe enchia a cabeça, acaba levando a mentira a longe. Sem saber como sair do beco sem saída em que se meteu, Iris recorre a sua irmã Joséphine e lhe pede ajuda para escrever um livro com um romance histórico tendo como pano de fundo a cultura do século XII.

Jo fica receosa, mas por conta das dificuldades que está enfrentando ultimamente, acaba aceitando a proposta. Joséphine fica desesperada diante a perspectiva de escrever um livro para que sua irmã o assinasse como seu, e mesmo tendo um prazo considerável para entregar o manuscrito ela não sabe como começar!

“Existe algum livro de receitas para escrever? Quinhentos gramas de amor, 350 gramas de referências históricas, um quilo de suor... deixe cozinhar em fogo brando, em forno quente, mexa para evitar que grude ou forme caroços, deixe repousar três meses, seis meses, um ano.”
Pág. 198-199

Veja resenha completa no Literatura: