A Menina e o Pássaro Encantado

A Menina e o Pássaro Encantado Rubem Alves

Resenhas - A Menina e o Pássaro Encantado

Ingrid664 19/11/2023

Amor livre
A história é de uma menina que tinha um amigo pássaro, ele era livre, viajando para vários locais sempre voltava para ela, contando lindas histórias, sobre suas aventuras, mas ela sentia muita saudades dele, resolveu prender em uma gaiola, tirando dele seu encantamento/liberdade.
Neste livro infantil, demonstra a importância de respeitar a necessidade do outro, pois conforme ele estava preso foi perdendo seu "encantamento" logo sua personalidade alegre e contagiante, se tornando outra ave, o que pode ocorrer em relacionamentos, ter tanta expectativas sobre o outro e cobranças que deixa de ser a pessoa por quem se apaixonou. Além de demonstrar a importância de saber deixar ir, cada um ter seu espaço para florescer sozinho e poder voltar para o aconchego, por escolha e saudades !

Dominique 12/12/2009

Que livro lindo!!!
A menina e o pássaro, vi numa citação do próprio autor Rubem Alves e resolvi conferir. Baixei o ebook e rapidamente o li. São poucas páginas, mas que preenchem rapidamente de saudade nosso coração. O amor se comparado ao pássaro encantado, fica cada vez mais bonito com a espera, com a saudade. História para criança? Pode ser. Mas todo adulto deveria ler.

Gloria.Araujo 21/04/2023

Um livro escrito para crianças que trás uma mensagem tão simples e ao mesmo tempo profunda sobre a saudade, o amor e à liberdade.

TalesVR 13/12/2023

Sem palavras
Foi esse aqui, doutor, foi esse livrinho infantil o motivo do meu total colapso sentimental no dia de hoje. De verdade que eu não estava nem um pouco preparado pro Rubem Alves me mostrar que amor vigiado, controlado e preso não é amor.

A recomendação no final pra quem for ler para a criança também me pegou: precisamos relembrar essas historinhas da infância para curar a criança interior que continuou existindo depois que o adulto surgiu.

Luis 22/03/2021

Pequena Joia da Alma
Esse livro toca pontos profundos com apenas poucas palavras... É uma história que finge ser infantil, mas tem impacto emocional inegável, lembrando o Pequeno Príncipe nesse aspecto.

Segundo o próprio autor registrou em outro livro, as interpretações superaram a ideia original, mostrando "aplicações" que ele não tinha previsto.

Lela Tiemi 22/12/2009

Encantador!
Não há palavras para descrever a importância deste livro para mim. Recordo como se fosse ontem o dia que me contaram esta história pela primeira vez. As ilustrações do livro também me marcaram, nunca as esqueci. E, principalmente, as lições que o livro ensina - sobre amor, saudade e liberdade - carreguei comigo por toda vida. Para adultos e para crianças, vale a pena ler.

"Pra quê uma história?
Quem não compreende pensa que é para divertir.
Mas não é isto.
É que elas têm o poder de transfigurar o cotidiano.
Elas chamam as angústias pelos seus nomes e dizem o medo em canções.
Com isto as angústias e os medos ficam mais mansos.
Claro que são para as crianças.
Especialmente aquelas que moram dentro de nós, e têm medo da solidão..." (RUBEM ALVES)

Carlos Souza 04/06/2023

"Sem a saudade, o amor irá embora..."
Existem poucas experiências como essas... Ler esse livro do Rubem Alves, literalmente, é contemplar a beleza e a complexidade em algo simples.
Conheci "A Menina e o Pássaro Encantado" por indicação de um professor muito querido que já não está entre nós. Isso há alguns anos, falou-me sobre ele com o maior carinho, disse como sua mensagem era engrandecedora. Agora, em 2023, consegui lê-lo e após sua partida, o livro fez mais sentido. É um livro infantil, isso para o olhar de alguns, mas passa uma mensagem reflexiva poderosa, tocante e pura.
Em síntese, é sobre saudade, vivências, distância, crescimento e aceitação. É sobre a vida, sobre laços de amizade e de amor. Simplesmente perfeito. Uma leitura para todos e para ser feita em qualquer idade.
Ingrid664 18/11/2023minha estante
O amor também é sobre deixar ir, principalmente com a morte, uma linda coincidência está recomendação do seu professor

Letícia 05/01/2023

02.06.2005
Eu literalmente cresci ouvindo essa estória. Guardo ela com tanto carinho em minha memória que lembro de cada palavra e cada ilustração nitidamente. Hoje me bateu uma saudade e foi bom reencontrar meu pássaro encantado e amado.
Rubem Alves tinha o dom da palavra. É um livro infantil, mas a mensagem me acompanha por toda a vida e, sem dúvidas, moldou muito da minha personalidade.
A saudade aumenta o amor e o amor aumenta a saudade.

Débora Carapuça 23/10/2022

Sobre despedidas necessárias
O livro é simplesmente maravilhoso!!

É sobre como é preciso deixar o outro livre para que a relação seja realmente sincera. Não é possível saber se alguém quer ficar com você a menos que ela seja livre para partir.

O livro é para crianças, mas também para as crianças que ainda moram no nosso interior (vou fazer a plena e fingir que não chorei com um livro infantil ?). Um aprendizado sobre relacionamentos saudáveis.

Uma leitura indispensável!!

Juli.ana 04/03/2011

Encantador
Esse é um livro pra alma da gente. Adulto,criança...Não importa.Fala de saudade e de amar de verdade.Para amar é preciso libertar o ser amado.O livro fala disso.

Afinal quando dizemos adeus "tudo se enche com a presença da ausência" é a saudade!

Chorei lendo esse livro é de uma pureza sem fim.

Janaina.Michele 01/12/2023

é um livro infantil que nos ensina muito sobre como tratar o outro.
Nem sempre, manter preso é a solução sobre tudo e qualquer coisa ao nosso redor

Brena Sâmela 27/04/2013

E meu canto precisa da saudade é aquela tristeza na espera da volta
Simples e comovente, Rubens Alves soube transparecer uma linda história sobre lugares distantes, e da saudades talvez guardada no bolso de uma camisa.

Cinthia135 06/12/2023

Uma estória sobre saudade...??
Já tinha lido quando era criança e me lembro que tinha sido mágico, lendo hoje tenho a mesma sensação.

É um livro importante sobre a saudade que sentimos das coisas que gostamos, mas temos que aprender a deixá-las livres seguindo sua própria vontade, mesmo que aparentemente seja ruim.
Estamos errando quando queremos prender algo ou alguém, além de sermos egoístas, tiramos/excluímos o prazer de felicidade quando a virmos novamente em uma nova etapa da vida de ambos.

É um livro indispensável para crianças descobrirem que esse sentimento, sério....é magnífico.