O Senhor dos Aneis - Livro Quarto

O Senhor dos Aneis - Livro Quarto J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Aneis - Livro Quarto

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Volta do Anel" é o quarto livro da renomada trilogia "O Senhor dos Anéis", escrita por J.R.R. Tolkien. Neste capítulo emocionante da saga, Tolkien nos leva de volta ao mundo fantástico de Terra-média, mergulhando-nos em uma jornada épica de perigo, amizade e heroísmo.

Este livro continua a história após a separação da Sociedade do Anel. Frodo e seu fiel companheiro Sam agora estão sozinhos, carregando o Anel do Poder em direção à Montanha da Perdição, onde devem destruí-lo para salvar toda a Terra-média da escuridão de Sauron.

Ao longo de "A Volta do Anel", somos apresentados a uma série de desafios e provações que testam a força e a coragem de Frodo e Sam. Eles enfrentam criaturas malignas, como os orcs, além de se depararem com a traição de Gollum, uma figura complexa que deseja o Anel para si mesmo.

Tolkien mais uma vez demonstra sua habilidade excepcional ao criar personagens cativantes e ricos em detalhes. Frodo, o portador do Anel, luta contra a crescente influência do mal e o peso da responsabilidade que recai sobre ele. Sam, por sua vez, emerge como um verdadeiro herói, demonstrando lealdade inabalável e coragem admirável.

Além disso, o livro explora aprofundadamente temas como amizade, sacrifício e redenção. Tolkien retrata a amizade inquebrantável entre Frodo e Sam, uma relação que transcende as dificuldades e desafios que enfrentam. A mensagem subjacente é a de que, mesmo em meio às trevas, a esperança e o amor verdadeiro podem prevalecer.

"A Volta do Anel" também oferece aos leitores vislumbres fascinantes da Terra-média e de sua história. Tolkien descreve com maestria os cenários épicos, como as Montanhas da Sombra e a Terra Desolada, criando uma sensação de realismo e imersão na narrativa.

A escrita de Tolkien é rica em detalhes, com um estilo que combina prosa descritiva com momentos de poesia. Seus diálogos são autênticos e envolventes, transmitindo as emoções e os dilemas enfrentados pelos personagens. A trama é habilmente construída, mantendo o leitor em suspense e criando uma sensação de urgência crescente à medida que a jornada de Frodo e Sam se aproxima do clímax.

"A Volta do Anel" é um livro que nos transporta para um mundo de fantasia extraordinário, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre os valores e virtudes que são importantes em nossa própria realidade. É uma obra-prima da literatura fantástica, repleta de aventura, emoção e significado profundo.

Conclusão:

"A Volta do Anel" é um capítulo emocionante e essencial na trilogia "O Senhor dos Anéis" de J.R.R. Tolkien. Com uma narrativa envolvente, personagens memoráveis e temas universais, o livro cativa os leitores, levando-os a uma jornada épica através da Terra-média. É uma leitura obrigatória para os fãs de fantasia e uma obra-prima da literatura que continuará a encantar gerações futuras.
Por: Romeu Felix Menin Junior.