Queria Que Você Estivesse Aqui

Queria Que Você Estivesse Aqui Francesc Miralles

Resenhas - Queria Que Você Estivesse Aqui

PS Amo Leitura 24/01/2016

Muito bom.
"O protagonista da história chama-se Daniel. Desde a infância, nunca teve sorte com as mulheres. Durante sua adolescência teve diversas desilusões amorosas até chegar em Desireé. Ele tornou-se um arquiteto que acabou de completar seus 30 anos, mas essa idade não chegou lhe trazendo boas notícias: sua namorada acaba terminando o relacionamento para ficar com seu amigo e Daniel acaba ficando totalmente depressivo.

No meio de tanta depressão, Daniel acaba apegando-se a um disco que sua melhor amiga, Marta lhe deu de presente de aniversário intitulado como: Queria Que Você Estivesse Aqui, da cantora Eva Winter. Conforme escutava o disco, mais ficava intrigado, pois as letras eram totalmente detalhes de toda a sua vida. Cada faixa do disco revela uma parte de sua infância, adolescência até a sua vida adulta. Daniel acaba ficando obcecado pela tal cantora, que acaba indo até Paris cidade onde a cantora mora para descobrir o porquê de tanta coincidência.

Quando Daniel chega em Paris, ele acaba chegando na cidade, entra numa briga logo quando está no show da Eva, acaba sendo assaltado, fica sem dinheiro e acaba hospedado na casa da cantora. Sim, rápido assim: ele encontra Eva, ficam amigos e descobre que Eva não é famosa. Ela faz show em barzinhos e não canta tão bem quanto no disco.

Mas o ponto todo da história está ligada em outra coisa: o livro O Jardim Secreto, que Daniel acaba encontrando em cima de uma mesa em um café parisiense. Nesse livro, no marca página, há um e-mail e Daniel passa a maior parte do livro trocando e-mails com uma tal de Mary, que é o nome da personagem principal do livro que ele encontra.

Os momentos finais do livro foram surpreendentes: o mistério da garota dos e-mails e das letras das músicas foram revelados. E surpreendentemente se ligam em uma só pessoa.
E se você espera uma história de amor, não leia. Agora, se você gosta de drama e suspense com uma pitada minúscula de romance, esse livro é para você."

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2015/08/queria-que-voce-estivesse-aqui.html

Ana 18/09/2015

Sendo bem sincera, um bom livro. Porém, apesar de ter me inspirado em vários momentos não entrou para minha lista de prediletos e indispensáveis, mas me deu muito o que pensar.

Uma narrativa em primeira pessoa, o livro conta como um arquiteto (Daniel) que acabou de completar 30 anos, e tudo o que isso representa na vida de uma pessoa, conseguiu superar o rompimento de um relacionamento “sólido”. Após ouvir um álbum que ganhou de aniversário de uma boa amiga e que mais parecia biográfico, vai a Paris para entender o mistério por trás das músicas e de quem as compôs.

O livro tem um bom ritmo e as referências musicais e literárias feitas dão vontade de parar a leitura para ouvir e ler, como se complementassem o texto. Como notas de rodapé importantíssimas dando vida a narrativa. E cada reflexão e descoberta (ou redescoberta) de Daniel também enchem de vida a estória.

A primeira grande inspiração vem do trecho “quando você luta com todas as forças para tirar proveito das oportunidades acaba sem saber por que fez as coisas”. E a própria reflexão da tal chegada aos 30 anos. Afinal, o que há de tão importante em tal idade? Será que ainda tem a mesma importância que tinha há algumas décadas? É mesmo a grande passagem entra a juventude e a tão construída (ou não) vida adulta?

O melhor são as surpresas ao constatar que temos, acima de tudo, que ser nós mesmos e buscar nosso caminho. E como momentos de dor, dúvidas e confusões, nos fazem reparar nos detalhes. Mastigar cada momento, algumas vezes engolindo a seco e outras tantas degustando e descobrindo novas formas de saborear. Mesmo que com dor. Conseguimos ver cores que antes não víamos, cheiros que antes não percebíamos e sabores novos. A verdade é que não precisamos necessariamente da dor para fazer isso, ela apenas nos obriga a fazê-lo. Podemos parar e fazer. Simples assim.

Mais um trecho: “Os sonhos também são como estrelas que se acendem em nosso horizonte. Embora os percamos de vista, continuam brilhando em algum lugar recôndito de nosso ser”. De novo. Parar para perceber. Onde estão nossos sonhos, no que se transformaram? Buscá-los. Será que conseguimos conciliar a vida que temos com os sonhos que buscamos? (caso não sejam a mesma coisa)

Fiquei bastante tocada com a descoberta dos diferentes tipos de amores. Um amor para se viver, um amor para se cuidar, um amor para se entender e outro para se perder. Descobrir que o amor tem várias formas e respeitar cada uma delas nos torna fortes.

E por fim, o “amor verdadeiro nos encontrará no final”.

site: http://lavagemcultural.wordpress.com/2011/02/22/queria-que-voce-estivesse-aqui-de-francesc-miralles/

Jana 12/09/2015

Delicioso!
Pra quem gosta de um romance simples e bonito, esta é uma boa dica. Mas, mais que um romance, é também um livro de mistério, assim como o enunciado trazido na capa.

Na mesma medida de “Amor em minúscula”, Miralles traz um livro perfeito em todas as medidas. Daniel é um cara comum, com uma vida bastante sólida, mas que desaba faltando poucos dias para a virada do ano. Talvez essa seja a principal metáfora do livro: as renovações!

Gostei muito de todos os personagens, que não nos davam mais que o necessário e não deixaram nada faltando, por assim dizer. Eva Winter é uma garota meiga e desesperançada que vira “pretexto” para Daniel se manter em Paris, o que acaba trazendo certa mudança de vida para ele e tudo isso a partir de um cd, veja só.

Um livro sem reviravoltas gigantescas mas que, mesmo assim, mantém um ritmo muito agradável, se é que isso é possível. Coisas do autor que eu nunca vou entender, uma proeza toda dele.

As revelações foram sendo soltadas aos poucos e isso deixou tudo ainda melhor.

Espero, em breve, ter a chances de ler e me deliciar com mais um romance tão belo e singelo desse autor maravilhoso.

Narrativa: 5/5
História: 5/5

Milena.Batalha 29/05/2014

Queria não ter lido, só pra ler outra vez.
Decidi ler especialmente este livro por que a capa dizia um "romance de amor e mistério". E confesso que com a capa bonitinha, fiquei intrigada como essas duas qualidades poderiam estar entrelaçadas. Foi então que virei a primeira página. Me senti insegura sobre se o que ia encontrar ali seria mais romancezinho piegas, mas não foi o que aconteceu. Francesc parecia me abraçar com palavras cuidadosamente escolhidas para que nada perdesse o encanto. Cada capítulo terminado, fazia minha curiosidade vibrar. A interatividade com que o autor desenvolve a história é quase como uma conversa tranquila em uma tarde ensolarada de domingo. Sem falar das ótimas referencias culturais que valorizam ainda mais a história. É um dos raros livros que eu gostaria de não ter lido, apenas para que eu lesse encantada como da primeira vez.

Carlão Capucci 06/01/2013

Uma capa linda, uma história boa e um fim morno!
Acho que resumi o que achei do livro já no título da resenha. Lembro que quando vi a capa do livro e título, fiquei encantado e fui logo tratando de ler a sinopse que, assim como a capa e o título, me impressionou bastante e eu decidi levar. Lembro que o ano era o de 2010, e o livro "Queria que Você Estivesse Aqui" se tornou o meu companheiro de viagem até o trabalho. Lia no metrô, indo em direção à Tijuca. Só de lembrar me dá uma nostalgia... Enfim, voltando ao livro, Francesc te faz viajar até Paris e te faz sentir na cidade luz. O desenrolar da trama é um pouco parada, mas nada que o torna chato, o problema mesmo veio com o fim, que na verdade não parece que teve fim. O saldo do livro é positivo e eu gostaria de ler outras obras do autor.

Me, My Shelf An 09/03/2012

Resenhas do Me, My Shelf And My Books
Se tem uma coisa que eu adoro fazer é passear em livraria... Sentir o cheiro de todos aqueles livros não lidos... Sair passando a ponta dos dedos nas capas... Fuçar todas as prateleiras... Mas, para mim nada se compara àquela sensação que dá quando você olha a capa de um livro e tem a impressão que era exatamente isso que você estava procurando! Isso acontece muito comigo. Aí eu o encaro e peço silenciosamente: “por favor não seja só uma capa bonita e me dê motivos pra te levar pra casa...”! Acreditem, às vezes funciona. Queria Que Você Estivesse Aqui foi um desses casos. Uma capa com a Torre Eiffel e um envelope diz muita coisa quando você procura uma leitura que fuja um pouco às tendências atuais. E como se o livro respondesse ao meu pedido, me deu três grandes motivos: uma sinopse cheia de mistério e expectativa; um autor super elogiado em seu trabalho anterior e, logo nas primeiras páginas, um trecho de uma das minhas músicas favoritas: Wish You Were Here do Pink Floyd! Precisa mais???

"Queria que você estivesse aqui. Somos apenas duas almas perdidas nadando em um aquário, ano após ano fazendo a mesma velha rota. O que encontramos? Nossos medos de sempre. Queria que você estivesse aqui." (PINK FLOYD, Wish You Were Here)

No livro, o protagonista Daniel, um arquiteto bem sucedido em plena crise dos 30 anos, nos conta como, de repente sua vida extremamente organizada virou de pernas pro ar por conta de uma sequência de acontecimentos que deu-se início ao receber o primeiro “Parabéns!”. Sua noiva Desirée termina com ele durante o aniversário, faltando apenas três meses para o casamento; Descobre ainda na festa que ela já estava tendo um caso com Bosco, um dos convidados e amigo do casal; E resolve afogar as mágoas ouvindo um CD de uma cantora desconhecida que ganhou de presente de sua única amiga dos tempos de faculdade. O que Daniel não contava era que aquelas músicas o resgatariam de todo aquele drama e jogariam em um grande mistério, pois desde a primeira faixa, ele ouviu experiências vividas por ele na infância e adolescência, narradas nas letras de Eva Winter. Coincidência? Achou que seria muita presunção de sua parte acreditar que esses acontecimentos, que pareciam tão particulares, não seriam coisas banais, vividas por tanta gente. Mas a cada música, o que parecia coincidência começa a se transformar em algo, no mínimo, intrigante... Era como se tudo fosse sobre ele. Sua vida em ordem cronológica. Como era possível essa tal Eva Winter, uma cantora de quem nunca ouvira falar, tivesse vivido situações tão semelhantes? Até a última faixa falava sobre um arquiteto que após levar um fora da noiva, foi a Paris ao encontro de uma cantora... E é aí que começa a grande aventura de Daniel, que num rompante resolve se desligar de tudo e todos e segue para a Cidade Luz a fim de descobrir mais sobre Eva Winter.

"Exatamente por que sabia que era absurdo, achava divertido elaborar no sofá da sala o roteiro do PLANO IMPOSSÍVEL, uma coisa muito mais ambiciosa do que uma viagem pontual para assistir a um concerto. Perguntava-me como seria abandonar tudo sem data para voltar, me instalar em um apartamento em Paris e tentar conhecer aquela mulher com quem parecia compartilhar tantas coisas e que, além disso, havia me chamado secretamente."

A narrativa de Francesc Miralles me conquistou desde o início. Com um texto fluido e repleto de reflexões, observações e pensamentos de Daniel, que nos fazem entender a busca real de si mesmo que o personagem encara. Sua infância solitária, a falta de sorte com as garotas, o foco no trabalho... Uma série de características que fazem dele um homem ingênuo, indeciso, até mesmo imaturo, porém adorável e irritante ao mesmo tempo! Além disso, a trama misteriosa que envolve Eva Winter, seus amigos e sua vida boêmia em Paris é extremamente convidativa. Eva é uma personagem contraditória e inusitada. E é muito interessante ver o contraste de um cara “certinho” como Daniel inserido nesse cenário.

"No entanto, logo entenderia que a linha reta não é a distância mais curta entre dois pontos. Há destinos na vida que exigem longos rodeios, uma habilidade especial para evoluir em círculos até encontrar a entrada para um mundo que está dentro deste, mas até então você não conhecia."

Outra coisa que amei no livro foi reviver Paris através de Daniel, imaginem o meu queixo batendo no chão quando li que o hotel onde ele ficou hospedado foi o mesmo que fiquei quando estive lá. As descrições do hotel, das ruas, dos cafés e todos os lugares onde o personagem passa são tão vívidas, um olhar tão real, que nos envolve e nos faz segui-lo em sua busca implacável. As referências musicais são incríveis e o melhor de tudo: inserir trechos de O Jardim Secreto, obra literária infantil da escritora inglesa Frances Hodgson Burnett, ajudou a aumentar ainda mais o suspense.
Queria Que Você estivesse aqui é, acima de tudo, um livro sensível, que nos mostra a beleza da amizade e das trilhas que nos levam ao autoconhecimento e ao amor.
Minha recomendação: leia despretensiosamente e saboreando cada página. E mesmo que você descubra o mistério antes da hora assim como eu, não importa. A qualidade da leitura é tão compensadora que acabamos desejando que aqueles capítulos curtos simplesmente não acabem.

Paulinha

Canafístula 30/12/2011

Queria que Você Estivesse Aqui, de Francesc Miralles
Esse livro do escritor espanhol Francesc Miralles é para ser lido numa sentada só. Ele também não é muito comprido e é bem fácil de ler, sem muitas palavras complicadas ou muitos empecilhos para prejudicar a leitura. Trata-se de um belo romance de ficção sobre a busca do amor, tendo como cenário a cidade de Paris, tudo isso com muita música, é claro. O autor diz logo no comecinho do livro, que o título do mesmo é inspirado numa música do Pink Floyd: Wish You Were Here. Eu gosto desse livro, acho ele muito bonitinho e bem romântico, além de ter um final bem surpreendente. É uma ótima pedida para um fim de semana chuvoso.

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/

Joice (Jojo) 13/04/2011

Não gostei de "Queria que você estivesse aqui". Nada contra a escrita de Francesc Miralles, que escreve muito bem (e o esquema dos capítulos curtinhos ajuda bastante no ritmo de leitura). Também nada contra o enredo em si - que tem ótimas ideias, como as referências ao romance de Frances Hodgson, "O Jardim Secreto". Minha implicância está com os personagens, principalmente o protagonista.

Daniel é um arquiteto que desde sempre nunca teve muita sorte com mulheres. Em seu aniversário de 30 anos, sua então noiva, Desirée, dá o cartão vermelho ao arquiteto, e ele resolve fazer o que um dos discos que ganhou de presente sugere: ir para Paris encontrar uma cantora que "queria que ele estivesse ali". Como disse, nada contra o enredo, mas certas coisas - o truque do mágico - só funcionam se o personagem principal souber conduzir o fio da trama. E Daniel não é esse personagem. Ele é sem graça, sem desejo, sem paixão, sem profundidade... Em suma, dá até para entender porque Desirée o largou. Os demais personagens também não ajudam muito. A pobre Eva, a tal cantora do disco, parece mais perdida que cego em tiroteio, ficando sempre em cima do muro quando o assunto é fazer as vezes de heroína. A esse papel cabe a personagem Mary, que, apesar da verdadeira identidade ser meio que óbvia, só dá as caras nas últimas páginas. Frustrante.

Quando pensei que a coisa toda fosse começar a se animar, o livro acabou sem que eu sentisse a "solidão" do personagem, apenas a aparentemente eterna indecisão deste.

Andréia Sk 06/03/2011

Em busco do Jardim Secreto
Neste seu segundo romance, Miralles nos leva a uma viagem para Paris, suas ruas e suas histórias, em busca do Jardim Secreto, do seu eu, do seu amor, de sua vida perdida...
A busca de Daniel pelas coisas que perdeu, as pessoas que encontra para ajudar, a descoberta... A descrição que ele faz das situações e lugares, nos transporta até esse mesmo lugar, nos levando a pensar que "queria que EU estivesse AÍ".
Um romance um pouco previsível, mas com Paris como cenário, não há como não ser interessante!

Camille 16/12/2010

Daniel está a ponto de se casar com Desirée - faltam apenas três meses - quando, em seu aniversário de trinta anos, sua noiva informa sobre sua incerteza quanto ao relacionamento e o futuro dele. A suspeita é que ela acabou se apaixonando por outro alguém.

Para superar o término doloroso do noivado, Daniel acaba por escutar o CD que Marta, uma amiga, lhe deu de aniversário. O nome? "Queria que você estivesse aqui". Cantado por Eva Winter, num tom de jazz. Não teria nada de especial nas músicas a não ser que dez das onze que vinham no CD parecessem falar sobre ele e a vida que levava. Esse fato acaba por levá-lo a e projetar na última música, a única que não falava sobre algo já sentido / vivenciado por ele.

O desejo de, então, encontrar a cantora e compositora cresce, tendo em vista uma vontade de conversar sobre "Queria que você estivesse aqui" e confirmar que aquela é sua alma gêmea - se é que isso existe mesmo. A oportunidade surge quando descobre que ela fará um show em Paris. Após pensar algumas vezes ele decide viajar e tentar conhecer aquela mulher que lhe soa tão familiar.

Já em Paris, Daniel acaba por encontrar um livro e quem disse que viver um mistério não é tão bom quanto fatos?

Mais informações: : http://revistainnovative.com/queria-que-voce-estivesse-aqui

Nana 17/10/2010

O que só as fadas sabem?
Este é o segundo livro que leio deste autor, o primeiro foi “Amor em minúscula”. Adorei os 02, tanto o anterior quanto este, retratam a solidão do personagem principal de uma forma leve e divertida.
Neste livro, o protagonista é Daniel. Desde jovem sempre foi solitário e tinha dificuldades de relacionar-se com as mulheres.
Quando conheceu Desirée, apaixonou-se e achou que seria seu grande amor. Após 07 anos de relacionamento, quando já estavam com casamento marcado, ela rompeu o namoro informando que estava envolvida com outro homem , que por sinal era um amigo do casal. Isso aconteceu no dia em que Daniel estava comemorando seus 30 anos.
Ainda no dia do seu aniversário, ele ganhou de sua amiga dos tempos de faculdade, Marta, um Cd de uma cantora francesa desconhecida.
Ao ouvir o Cd ele ficou surpreso com as letras das músicas, por elas contarem muito sobre sua própria história de vida. Por estar deprimido com o rompimento do namoro, Daniel decidiu ir de Barcelona para Paris em busca desta cantora.
Em Paris passou por várias situações, descobriu não só o valor de uma amizade, mas também encontrou o verdadeiro amor.
Achei a leitura deliciosa, com personagens que cativam. Este autor tem uma forma de escrever com muita simplicidade, tornando o livro agradável com capítulos curtos e fáceis de serem lidos.
Não é uma estória cheia de reviravoltas com nenhum final surpreendente, mas é um ótimo passatempo!