Os Getka

Os Getka Letícia Wierzchowski

Resenhas - Os Getka

Raissa844 06/04/2024

Intenso
É um romance de construção. Acompanhamos a infância, adolescência e vida adulta do protagonista, em meio aos dramas e traumas ocasionados pela segunda guerra. Confesso que no começo a leitura foi massiva, e não me prendeu, mas do meio pro final acontecem tantas coisas, e coisas tão tristes e profundas que mexem com nosso psicológico. Gostei bastante do livro.

Élinson 31/12/2021

Quando me dei por conta, estava envolvido
Acho que por vezes a narrativa demorou a pegar um embalo, a unir os momentos dos personagens, as transições. O conteúdo é rico, mas acho que a linha, se perdeu um pouco. De qualquer forma, acho um livro super marcante. Com passagens e reflexões inesquecíveis! Vale a pena!

anacasagrande 19/12/2023

A regra é clara, fez chorar a nota é boa
"Eu vivia uma fase de descobertas. O mundo era uma promessa, e eu tinha olhos curiosos"

"Ainda guardo, como um choque amortecido pelos anos, o leve arrepio que me tomou o calor dos seus lábios na pele húmida do meu rosto.
Foi um beijo como uma borboleta, rápido e livre."

" Tum, tum, tum, fazia meu coração. E todo meu corpo era uma grande pedra de geloderretendo silenciosamente ao sol, porque Lylia tinha chegado. Finalmente"

"toda a luz de sol brilhando nos seus cabelos platinados e aqueles olhos cheios de promessas que eu não conseguia decifrar."

"A felicidade nunca há de ser pesada como se fosse farinha, mensurada como se fosse um pedaço de tábuas, guardada como se fosse ouro. Impalpável, é isso o que ela é. É isso o que nós somos, Lylia.
Impalpáveis.
Como aqueles dias mornos sobre os quais agora eu me debruço."

"o ar em torno de mim subitamente ganhou um odor novo, especial, levemente frutado como o cheiro das tardes daqueles antigos cerões, e uma luz diáfona."

"tinha uma certa força brejeira, belicosa e divertida ao mesmo tempo."

"O vento nesse litoram sem curvas nem baías é muiito traiçoeiro, um vento teimoso que sopra três dias e que deve levar dezenas de panos dos varais da região"

"Mas o que é a vida senão acreditar em alguma coisa? Ou em alguém?"

" A sua chegada todas as coisas parecem suspirar. Hmmmm gemeu o tapete sob seus pés, hum hum, gorjearam as velhas cortinas despontadas. Os contornos dos móveis, ao menos diante dos meus olhos, amoleceram como se fosse gelatina, enquanto eu ficava ali parado, vindo como um desses nerds de filme americano que, de repente, é escolhido pra dançar com a rainha do colégio."

"Ela era uma espécie de ilha de vegetação espinhosa cercada pelo mar azul... Um engano para loucos como eu"

Letycia.Alexander 04/11/2022

Gostei bastante, é o tipo de história que me agrada. Chama bastante a atenção pelo fato do silenciamento, tanto dos que sofreram em guerras quanto do próprio Andrzej, que esconde tudo o que sente pela garota que ama.
É triste, mas assim que fui lendo não quis mais parar, apesar de não ser uma história fantástica e sim normal, ela me envolveu bastante.

Lay 23/04/2011

Um livro que eu não conhecia, mas quando vi que a autora era a Leticia Wierzchowski, mesma autora de 'A Casa das Sete Mulheres', livro que eu ainda não li, mas morro de vontade devido à minissérie, que eu particularmente amei, tive vontade de lê-lo. Embora eu não goste muito da maneira como a história é contada, me encantei com o personagem principal, Andrzej, um escritor que está passando por um bloqueio criativo, e que em meio a essa situação e seu divórcio, passa a relembrar o passado, seus verões em uma praia longínqua. O livro nos traz a história desse personagem alternando entre o seu passado, entre 10 e 14 anos e o presente, sua real situação de escritor de criatividade bloqueada e cada vez mais deprimido se dando conta de erros que cometeu ao longo da vida. Andrzej é um personagem comum, cheio de esperanças e erros ao longo da vida, talvez por esse motivo sejamos cativados por ele.

Enfim, é um livro gostoso de ler e super rápido também, quando nos damos conta, já acabou.

Adriana1161 29/04/2018

Lembranças
O livro é muito bom, como os outros da autora.
Toca fundo em sentimentos e lembranças.
Gostei muito de algumas frases que aqui reproduzo: "O mundo andava muito mais lentamente do que hj...
"Parentes apareciam do nada como personagens de um romance mal escrito"
"Esse filho, já nascido, de um certo modo continua a nascer todos os dias para essa mulher"

Matheus 29/01/2021

Letícia Wierzchowski não erra nunca
Em Os Getka vemos a história de Andrzej e sua amada Lylia. Suas famílias, de origem polonesa e judaica, e histórico de superação no pós-guerra em território brasileiro, se entrelaçaram na infância, mas se separam por tragédias sucessivas. A única coisa que ainda unia Andrzej e Lylia era sua paixão que as circunstâncias da vida os impediu de desfrutar.

A escrita de Letícia é impressionante. Parece que as palavras deslizam e viajam para nossa imaginação. Um ótimo livro de leitura rápida.

escrivadocaos 12/09/2022

Difícil de se envolver
Quando gostamos muito de um autor ou autora acabamos por encontrar uma obra que não nos impressiona e emociona tanto quanto as outras (e tá tudo bem). Infelizmente, foi o caso com Os Getka.

Embora o livro tenha uma premissa suuuuper legal e um background histórico muuito interessante, a história de poucas páginas se desenvolveu de modo que eu simplesmente não consegui me apegar.

É muito legal os efeitos utilizados na narrativa, que como pensamentos segue uma linha flutuante e nada linear. Algumas horas estamos no passado, outras no presente e outras no passado do passado. É uma técnica utilizada com grande maestria, diga-se de passagem, que só reflete a grandiosidade dessa autora.

Acho que no caso de um estudo sobre a autora, Os Getka não poderiam faltar, conforme outros livros dela, este tem como importante personagem a figura da casa que tem uma personalidade e um significado importante (assim como visto em Prata do Tempo com "a casa de mil portas" e Casa das Sete Mulheres, que a própria casa leva o título da obra, e aqui a casa de praia azul celeste que definha junto às memórias do narrador)

Pedro Matias 22/06/2023

Uma casa azul numa praia qualquer ?
Partindo das memórias de infância da casa azul em uma praia qualquer, o narrador vai nos contando sobre sua relação com a filha da família amiga da sua e como sua vida adulta foi se desenvolvendo sempre influenciada pela sombra de Lylia Getka.

Priscila 22/07/2020

Os Getka
Particularmente não gosto desse tipo de escrita, que vai misturando passado, presente, ilusão, realidade, me arrasto muito na leitura. Mas já conhecia a autora e os que já tinha lido foram bons, então resolvi continuar nesse, que v não deixou a desejar. Desperta curiosidade sobre o Nazismo. Nós faz avaliar o conceito de família, o amor ainda infantil e como isso se transforma só longo da vida do personagem principal.

Karen Costa 03/12/2020

Chocante
Esse livro tava na minha estante a um tempo, sempre deixava pra depois, mais eu decidir da uma chance. E mds que livro chocante, um livro pra ler bem rapidinho, e esse final... aiai meu coração tá em pedacinhos

Gabriela M. 18/12/2020

Achei um livro com temática interessante, e os pulos do tempo são bem construídos. Não gostei do personagem narrador, principalmente sua leitura sobre Lylia Getka, uma personagem que poderia ser melhor construída. Achei suas caracterizações e descrições um tanto clichês. Vale pelas caracterizações de sentimentos e lugares; pelas reflexões sobre memória e entendimento do tempo, que como diria o pai de Andrzej, é um pirata.