Para não dizer adeus

Para não dizer adeus Lya Luft

Resenhas - Para não dizer adeus

Livia 06/05/2023

Vasculhando as prateleiras da biblioteca de minha escola, me deparei com esse livro. Nunca havia ouvido falar da Lya mas já me apaixonei por sua poesia, confesso que alguns dos seus textos me deixaram uma pouco confusa porém nada que altere a essência da obra. Completamente amei ele, principalmente por ser uma leitura rápida e ainda assim conseguir ser profunda e transbordar sentimentos.

Mikakkkj 23/06/2023

... eu sou assim:
quero fugir mas chamo,
quero ficar mas me assusta
não ter em mim nada seguro
e certo.

Suzana 10/09/2023

Para não dizer adeus
A poesia da Lya Luft atravessa as palavras e encontra a alma no pulsar seguro da palavra. Lya Luft é verso semântico, é palavra feita.

Esse livro é um deleite poético que ecoa além do verbo. Potência pura!

"Desculpem, mas devo dizer:
eu
quero o delírio."

"Buscar respostas nos livros
é esconder-se entre linhas."

Paula 05/07/2013

Singelo e tocante; Lya Luft
Acabei de ler "Para não dizer adeus" num repente. E totalmente desproposital. Peguei o livro que tinha comprado na última Bienal e estava esquecido na estante e por algum motivo senti que devia lê-lo. Acabei com lágrimas nos olhos e com um sentimento de culpa por há tanto não pegar um livro da Lya para ler.
Da autora já li alguns títulos e desde nova sou fã. Lya escreve de maneira lúcida, sutil, poética. Esta reunião de poesias sobre qual escrevo essa resenha é um relato sobre vida, morte, infância, velhice, amores. Comecei o livro querendo, como de costume, assinalar meus versos preferidos. Então me vi marcando todas as muito bem escritas poesias.
Uma, em especial, me encheu os olhos d'água. Chama-se "Inútil espera"
Me emocionei já imaginando o contexto no qual ele tinha sido escrito (dá para deduzir que Lya fala de sua mãe, que teria tido Alzheimer) e então fui pesquisar a respeito. Econtrei este outro texto: http://veja.abril.com.br/260809/alzheimer-luz-alma-p026.shtml , que me fez mais cúmplice de sua história ainda
"Para não dizer adeus" enfim me fez recordar o porquê de minha admiração enorme pela autora. Não sei explicar minha identificação pela obra, sei que o livro me escolheu. E eu, como boa leitora e amante de literatura, acolhi-o sem arrependimento.

***
Inútil espera
O rumor de uns passos enérgicos,
a voz me chamando no jardim, na sala
rosas com nomes secretos, e um perfume
igual ao dela.
Legou-me sua alegria inesperada,
o amor à vida,
e algo do perfil. Não sua beleza:
essa ficou nos retratos.
Nada lhe significo mais:
quando me vê enxerga outros rostos,
mais reais do que eu na sua ilha.
É minha mãe e não é,
vive e não vive, na clausura da mente
adormecida.

Mas eu,
a cada visita espero o impossível:
que ainda uma vez o seu olhar me alcance,
e por um momento ame, nesta mulher, a sua filha.

Cinthia 28/02/2022

Não conhecia a autora, peguei para ler sem qualquer expectativa. Achei os poemas simples, mas muito intensos, alguns me marcaram muito. Fiquei interassada em ler mais poemas da autora.

hiraimango 03/01/2022

Maravilhoso
Escrita muito bela, poesias que me tocaram muito e versos carregados de significados, não apenas palavras bonitas reunidas.
Fiquei impressionada em como me identifiquei em certas partes. Gostei muito do jeito que a Lya escreve e com certeza lerei mais livros da autora.

jupicos 19/02/2021

Leve, bonito
Li de uma vez só. Alguns dos poemas me tocaram muito, outros não entendi bem. É uma leitura bonita e leve, e me senti abraçada em alguns momentos.

helena 12/12/2022

poemas lindos
sempre que partes, morro um pouco por não saber se retornas.
minhas mãos doem de tanto abrir-se para que vás tranquilo.
só assim hás de querer estar comigo: sem que eu insista
(fingir que te deixo livre é um jeito egoísta de amar)

Stephanie214 12/01/2023

Poemas para refletir
A famosa autora Lya Luft retorna nesse livro com a poesia reunindo aqui poemas antigos, outros recentes sendo atuais e inéditos. Ela utiliza a poesia como forma de expressar sua arte um jeito de dizer tudo o que tem que dizer sem perder intensidade, beleza e a força que fazem parte de seus textos.
A autora mais uma vez faz os leitores refletirem sobre questões do cotidiano como: a relação entre pais e filhos, o medo da morte, dificuldade em aceitar as perdas, algumas amarras que nos impedem de ousar e amadurecer.

Michelle Trevisani 08/03/2016

Poesias
Este é o primeiro livro que eu leio da Lya Luft de poesia. Já li outros de crônicas dos quais gostei muito. Em sua grande maioria as poesias deste livro trazem reflexões a cerca de identidade, sobre nossas essências, de uma forma simples e pura. Não são poemas que rimam ou com métricas, Lya Luft segue um estilo mais solto, mais livre.

Gilda.Lima 25/04/2024

Confesso que não estou habituada a ler poesia, então não foi uma leitura que me prendeu, mas para quem gosta do gênero, é um livro ok.

Taay 13/09/2012

Simples mais cativante !
Não terminei o livro ainda, mais adorei e não dispenso tais poesias singelas e ao mesmo tempo vibrantes. Recomendo a leitura em um belo dia... com a memória tranquila!