Contos Fluminenses

Resenhas - Contos Fluminenses

1 | 2 | 3 | 4

Matheus656 13/04/2022

Contos Fluminenses
Esse livro foi o primeiro livro de contos do Machado, publicado em 1970, ele é composto por 7 contos, e apesar da linguagem antiga, os contos são bem interessantes.

Foi a segunda vez que li Machado e pela primeira vez conheci sua face genial, nessas histórias, destacam-se o lado egoísta e cruel dos
personagens, ao melhor estilo Realista.

É tanto o egoísmo de alguns personagens que ficamos pasmos "O segredo de Augusta" é o que mais possuí esse retrato

É um ótimo livro, principalmente para conhecer o autor

EduardaMarquess 28/04/2023

Acredito que gostei mais da 1° leitura feita (se minha memória não me trai). Acho que isso envolve o fato de que da primeira vez, foi o 1º contato com o autor e não tinha tido contato com outros bons escritores, então agora o critério foi um pouco maior e as inevitáveis comparações também.

Bem, sobre a leitura atual, gostei um bocado de alguns contos, mas não muito da maioria. Por se tratar do 1° livro de contos de Machado, ainda não se tem a expressão de sua completa genialidade, apesar de já ter indícios. Sem duvidas, recomendo!

Dai Solyom 23/07/2023

Machadão!
O que me incomoda nessa fase do romantismo é a procura da felicidade que se baseia no casamento.

Eu sei que era o costume e objetivo mor da época, mas isso torna os contos muito parecidos, tudo rodando em volta dessa tal de "felicidade".

Alguns contos foram interessantes, mas não teve nada extraordinário.

Marquim 03/08/2021

LB - Contos fluminenses
Eu tinha este livro em minha adolescência. Contudo, nunca me animei a lê-lo, pois se tratava de Machado de Assis, o qual era considerado por mim como um autor maçante. Eu doei o livro em questão.
Hoje, arrependo-me muitíssimo. Aprendi a gostar bastante de Machado de Assis, principalmente por causa de minha professora de Literatura brasileira na faculdade.
Essa seleção de contos é boa. Eu a avalio assim por haver nela alguns deles que não foram tão interessantes de acordo com o meu ponto de vista.

D. Felipe 02/02/2015

Monteiro Lobato uma vez disse que Machado de Assis era o melhor escritor brasileiro. Eu compreendendo muito bem o seu ponto de vista. Depois de lermos Dom Casmurro e outros grandes romances do grande mestre, percebemos que sua criatividade parece ilimitada.A mesma Impressão ocorreu comigo durante a leitura de Contos Fluminenses. O livro é a sua estreia na literatura ficcional, e por causa disso não ficamos em grandes expectativas de encontrarmos nele uma grandiosa obra Literária. Grande engano! Todos os contos desse volume prendem a Atenção do leitor do inicio ao fim. O final de cada aventura é completamente diferente do que o esperado, quer seja bom ou ruim. E diferente dos seus contemporâneos, que se preocupavam mais em descrever o efeito que o brilho do sol causava em um copo que nem sequer seria usado na cena, Machado de Assis não abusa das Descrições e recheia as historias com Diálogos, tanto triviais quanto filosóficos, mantendo a Paciência e o interesse do leitor.

Recomendo a todos que Já leram alguma obra de Machado de Assis; para aqueles que tentaram ler alguma cousa mas acabaram desistindo; e por ultimo para todos que desejam ler seus livros e Não sabem pelo qual iniciar

Carol 03/07/2015

Literatura Brasileira. Chata e Monótona?
Faz muito tempo que escrevo uma resenha aqui no Skoob. Seja por falta de tempo, por preguiça ou simplesmente por não saber o que falar. Venho aqui por causa não só desse livro, mas por causa do Machado de Assis também. Desde que comecei a ler, sempre tive preconceito com a literatura brasileira. Além de achar a matéria na escola super chata, já ouvi de muitos que é uma literatura cansativa, com linguagem de difícil compreensão e com histórias que não prendem a atenção.
Nesse ano, no entanto, fui apresentada ao Realismo durante minhas aulas de Literatura e me apaixonei pela escrita do Machado de Assis. Nunca achei que gostaria de algo do gênero, mas aqui estou elogiando o autor. Assim como os contos que li, esse livro apresenta uma linguagem de época, mas que dá para ser compreendida. Suas histórias possuem uma ótima análise do ser humano, nos faz refletir acerca da vida e acerca das nossas ações.
Gostei muito da forma como Machado de Assis conversa com o leitor, fazendo com que nos sintamos parte do livro, como um expectador.
A opinião é algo extremamente pessoal, portanto não julgo quem não gosta do autor. Porém se você não leu por preconceito como eu, talvez ao ler se apaixone por esse mundo machadiano. Se você já leu e não gostou, leia de novo. Talvez você passe a gostar!
Janela da Alice 15/01/2017minha estante
Gosto de Machado de Assis justamente por essa forma gostosa que ele tinha de conversar com o leitor. É como se ele tivesse contando suas histórias pessoalmente.

Carol 27/03/2017minha estante
Também acho. O leitor se sente parte da história e é uma sensação muito boa

Giovana456 29/12/2021

Eu amei o livro, principalmente pelo primeiro conto, o da Miss Dollar, que já começa de uma forma fantástica e empolgante
gabriel 27/01/2023minha estante
A introdução de Miss Dollar é simplesmente impagável!

Lilian_89 08/05/2020

Contos Machadianos
Uma série de contos sobre a vida cotidiana dos brasileiros com certas críticas sociais e morais que nos fazem refletir. Casamentos arranjados, papel da mulher, o casamento, as relações entre homens e mulheres, entre amigos e entre pais e filhos (as). Esses são assuntos recorrentes em todos os contos de Machado nesse livro, destaque para as relações entre amigos boêmios e o casamento, sobre a avareza de homens desejosos de se casar apenas pelo dinheiro da prometida e também da ambição de pais que usam as filhas como moeda de troca, como investimento e como meio de ascender à fortuna.
Mais uma obra interessantíssima de Machado de Assis, que retrata a sociedade brasileira de seu tempo de forma impecável.

Pandora 08/07/2020

Comecei a ler Machado de Assis na 7° série, 8° ano, gosto muito dele. Já senti estranhamento diante do ressentimento que muitas pessoas leitoras tem em relação a ele, hoje compreendo melhor essa situação.

Foi fácil para mim gostar do Bruxo pois não pesava entre mim e ele cobranças: não li obrigada, ignorava solenemente as fichas de leitura (sempre achei aquelas perguntas bestas), não fiz prova ou seminário. Lia, comentava com Aline e outras amigas, as vezes elas liam também, era isso. Era feliz, e sabia.

Em adulta essa relação não mudou nada e, em um fim de manhã de 2015, depois de perder as estribeiras com o 7° A, passei no sebo e compre a R$5,00 esse charmoso de "Contos Fluminenses", primeiro livro publicado pelo Machado de Assis.

Aqui, como quase sempre, Machado foi sarcástico, ácido, irônico e muito cirúrgico na realidade que descreve. Toda sua obra é centrada na descrição do estilo de vida, cultura política e percepção de mundo da branquitude da Corte do Império do Brasil.

Na obra macahadiana a branquitude emerge como um grupo de pessoas confortavelmente acentadas em seus privilégios, mesquinhas, egoístas, vaidosas, preguiçosas, ridículas, sádicas, dissolutas, de moralidade atroz, sem nenhum senso de responsabilidade social, sem nenhuma capacidade de perceber a humanidade das pessoas além da branquitude, algumas vezes nem mesmo além de si. Uns homens velhacos, umas mulheres oprimidas a vaidosas e mesquinhas.

Para a branquitude oitocentista, pessoas negras, indígenas, pobres eram um muito menos que humanas, não possuiam relevância. Uma criança negra ou indígena ou pobre poderia caí do 9° andar, ser alvejada de tiro voltando da escola ou ser fuzilada dentro de casa, a tragédia dos mocambos não afeta o sobrado em nada. Já a perda de um cachorro de raça é caso sério.

Terminei a leitura absurdada com a coesão da obra macahadiana. Já em sua primeira obra ele apresentou os vários temas que posteriormente foi conscienciosamente destrinchando ao longo da vida. Machado não fala da alma humana, ele fala da alma de uma parte específica da humanidade que, para meu desespero, não mudou muito nos últimos cem anos.

kau 17/10/2019

uma obra do clássico...
contos fluminenses é outra maravilha criada pelo querido Machado de Assis.
gostei de muitos contos que há nesse livro,são realmente incríveis.
só no primeiro conto Machado me surpreendeu.
espero ler mais livros desse autor em breve.

Fernanda 28/06/2021

Os contos que mais gostei foram "Miss Dollar", "O Segredo de Augusta" e "Frei Simão". O que menos gostei foi "Linha Reta e Linha Curva". O conto me perdeu logo no início.

"Além de que, a cor dos olhos não vale nada, a questão é a expressão deles. Podem ser azuis como o céu e pérfidos como o mar" // "Se te achas com forças de ser o Colombo daquele mundo, lançate ao mar com a armada; mas toma cuidado com a revolta das paixões, que são os ferozes marujos destas navegações de descoberta". (Miss Dollar).

"Um amigo não é coisa que se despreze, acolhe-se como um presente dos deuses". (A mulher de preto)

Júlio Servo 16/09/2017

Dissabores Amorosos e Ambições Mesquinhas
Machado mostra com ironia as amargas relações humanas e as conspirações pra que o apreço a fortunas triunfem sobre amores verdadeiros. Destaque para os contos "A Mulher de Preto" e "Frei Simão".

Naiade.Monteiro 19/04/2023

Machado tu é mesmo um pândego.
Gostei muito da leitura.
Destaque pros contos Miss Dollar; Luís Soares kkkkkk
Confissões de uma Viúva Moça e Linha Reta e Linha Curva (os diálogos entre Emília e Adelaide são ótimos. kkk ri muito.
Obrigada

Bia 29/07/2023

Ótimo!
O livro contém sete contos, e a maioria se caracteriza por ter o romance como temática, e conter uma grande reviravolta/revelação no final (algumas previsíveis, e outras nem tanto). Gostei muito de todos os contos, sendo Luís Soares e Confissões de uma Viúva Moça os meus preferidos .
Mesmo tendo a linguagem rebuscada da época, achei que esse livro é de mais fácil entendimento que outros do autor, então creio que ele seja ideal para quem quer iniciar a leitura de clássicos, mas não tem hábito com tal leitura.

1 | 2 | 3 | 4