A Batalha do Apocalipse

4.31518 12888

Resenhas - A Batalha do Apocalipse

Thiers 25/03/2015

Universo do Livro Nota 10 / Escrita Nota 5
O livro é realmente muito bom mas as vezes a leitura se torna arrastada, meio cansativa inclusive.
De qualquer forma recomendo e incentivo um "pequeno" esforço para concluí-lo.
A mistura "história real + fatos bíblicos" ficou excelente, e digna de respeito e admiração pela forma que se apresenta ao leitor. A ambientação em cenários nacionais é outro diferencial dos livros do mesmo estilo, quase sempre estrangeiros.

No geral, uma ótima leitura.

Murilo 24/03/2015

Otimo
Incrível universo criado pelo Autor, personagens interessantes, trama muito bem elaborada, valeu cada segundo de leitura.

Joy 24/03/2015

Incrível!
Qualidade de escrita fenomenal, como não se vê em alguns escritores mais famosos internacionalmente.
Eduardo Spohr faz a gente mergulhar numa história rica em detalhes, emocionante e eletrizante, com uma boa dose de verossimilhança em muitas partes.
Livro excelente, estava sempre lendo quando tinha um tempo livre.

reyder 19/03/2015

Surpreendente
Comecei a ler com uma expectativa bem baixa, até por conta da resenha do merlinus, e acabei me surpreendendo. Na minha humilde opinião, o livro é bem escrito, e o enredo me agradou. Não gostava muito do tema "anjos", mas agora já me interessei até em procurar outros autores do mesmo tema. Tem alguns problemas, todos eles já mencionados aqui, mas nada que impeça um ótimo proveito da obra.

Eduardo 18/03/2015

Ótimo conceito.
Gostei muito do universo criado pelo autor. Ele soube trabalhar muito bem toda a sua ideia, proporcionando momentos de impacto similares à de Guerra dos Tronos, algo que me agrada bastante.

Enfim, gostei. Recomendo para pessoas que querem uma boa história. Mas só isso. Uma boa história, sem nada de muito especial.

Robson 12/03/2015

Um desafio que vale a pena
A batalha do Apocalipse de Eduardo Spohr foi para mim um desafio de leitura. Com uma trama bem estruturada e detalhada Spohr cria seu próprio universo literário extremamente rico.
Acompanhar a jornada de Ablon é vivenciar grandes momentos da história da humanidade em flashbacks como a queda da Babilônia e Constantinopla, o alto império romano entre outras. Em alguns momentos esses flashbacks fazem com que a leitura fique um pouco cansativa e confusa já que o conteúdo é passado em primeira pessoa e o restante da estória se passa em terceira pessoa, algo que você acaba se acostumando no decorrer da leitura.

Entretanto com um desfecho surpreendente não me resta duvida que Eduardo Spohr nos presenteou com estória formidável e ainda de brinde uma passagem pela história da humanidade nos mostrando sua cultura, seus defeitos e suas virtudes.

O saldo final para mim é extremamente positivo e como dito no titulo É um desafio que vale a pena.

Hatsuki M. 09/03/2015

Um Livro para a Vida Toda
Além de ser um dos melhores livros que já li, é também uma grande inspiração para o meu eu-criativo.
é um livro que faz parte de uma geração de autores Brasileiros que se arriscaram com u gênero pouco explorado no Brasil, e ainda assim feito com maestria.

Daiane 06/03/2015

Estou
Estou terminando de ler mas está muito legal ....

Mih 05/03/2015

Agridoce
Levei dois ou três meses pra terminar A batalha do apocalipse, não sei se pelo ritmo do livro ou outra coisa, mas tenho uma opinião muito agridoce sobre ele. Como todo livro de fantasia nacional, começo a ler com um pé atrás, esperando não ter muita expectativa, e nao foi diferente com esse. Spohr traz uma trama relativamente original dentro do que ja conheci sobre anjos, e mesmo com algumas falhas consegue produzir um material muito rico e detalhado. O que mais gostei foram as fortes reflexões sobre a humanidade, sobre os sentimentos. O final foi bastante surpreendente, dentro de um mundo bem estruturado e que reflete o grande talento do autor. Não gostei muito dos flashbacks que existem no decorrer do livro, parece que foram colocados lá só para preencher páginas e não agregam nenhum valor real ao livro. Com um saldo bem mais positivo que negativo, garanto que Spohr é e ainda será um grande nome da literatura fantástica brasileira, senão mundial. Uma leitura que vale a pena!

Rascunho com Café 29/01/2015

Fantasia nacional com tropeços, mas uma grande promessa
O livro foi a minha primeira experiência com a literatura fantástica nacional, que, apesar de me deixar orgulhosa feito uma mãe coruja, ainda tropeça no que tange à enredo.
A trama de “A Batalha do Apocalipse” retrata o universo celeste após o início do sétimo dia da criação, em que com a ausência de Yahweh, o arcanjo Miguel detém o controle sobre as tropas angélicas. Contudo, Miguel nutre extremo rancor pela criação de Yahweh, os humanos, e em diversos momentos persuade as demais as castas angélicas sobre o fato de a humanidade ter sido um erro de seu criador, levando-os a cometerem diversos atos genocidas, entre eles a queda da cidade de Sodoma, e o dilúvio.
Consternado diante de tamanha crueldade por parte do arcanjo com a obra divina, o Primeiro General Ablon, um querubin, persuadido pelo então arcanjo Lúcifer, lidera uma rebelião contra Miguel, mas juntamente aos seus seguidores, Ablon é subjugado por líder Miguel, e condenado ao exílio na Haled (plano físico).
Spohr mostrou que sabe montar um enredo entrelaçado. Conduzindo mitologia, histórias bíblicas e a história da própria humanidade, o autor mostrou que não brincou em suas viagens pelo mundo, pelo contrário, ele estudou, e muito! Contudo, apesar da riqueza histórica, e que é extremamente prazerosa, em alguns momentos Spohr acrescenta momentos poucos relevantes à trama do livro (algo que inclusive me pareceu uma certa ostentação de conhecimento, mas ok). Por meio de flashbacks de, ora Ablon, ora Shamira, o autor encontrou um meio de explicar os acontecimentos que levaram o anjo àquele desfecho, contudo, em alguns momentos são inclusos flashbacks muito extensos e que pouco influenciam na trama principal, que ao invés de contribuírem com o enredo, o tornaram extremamente cansativo. Um dos flashbacks, apesar de relevante, contou com um pouco mais de 120 páginas que, apesar de ser separado por intertítulos, tornaram sofrível a leitura de alguém como eu que só interrompe a leitura após um capítulo findado. Isso durante uma leitura meio sonolenta é uma verdadeira batalha épica. Contudo os capítulos da trama principal, felizmente, não sofrem deste mesmo mal, e possuem tamanho decente.
Outro fator que me desanimou um pouco foi Spohr ter desenrolado tanto a trama de “episódios de aventura” do grande herói Ablon, mas ter dado pouco destaque à peças que, ao meu ver, mereciam um pouco mais de aprofundamento.
Ablon é colocado como herói indestrutível, como o grande benfeitor, anjo perfeito, justo, e que às vezes consegue ser extremamente chato. Talvez seja porque essa extrema elevação do personagem não seja algo que me agrade, minha preferência é pelos personagens imperfeitos, como Miguel, Gabriel e Lilith, a rainha das Succubus.
Um ponto positivo que me agradou muito durante a leitura, foi o fato da história, que se passa em sua maioria no Oriente Médio e Europa, também ambientar-se no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro. No livro, o Brasil foi escolhido como moradia de Ablon por ser um país neutro, e muitos pontos da cidade maravilhosa são descritos durante a estadia do celeste.
O desfecho do livro é marcado pela tão esperada batalha que dá título ao volume, e realmente é o ápice da história. Marcado de muita ação, muito choque de aço, sangue, flechas e guerreiros parrudos alados, do jeito que a titia aqui gosta. Talvez o ponto altíssimo deste livro são as batalhas, especialmente as justas (duelos), entre Ablon e seu maior rival, Apollyon. Bem descritas, as cenas são dignas de heróis cinematográficos, e como os adversários são criaturas místicas, aladas, e com poderes equiparados, é um verdadeiro deleite.
Porém, ainda assim sinto a necessidade de fazer uma ressalva: o final. Infelizmente, o final do livro não deixou de me decepcionar um pouco, pelo simples fato de que foi bastante previsível. E eu, como leitora cética de George R. R. Martin, esperava uma reviravolta mais marcante.
Apesar de eu ter apontado muitos pontos negativos, terminei “A Batalha do Apocalipse” atribuindo-lhe um saldo positivo. Com escrita um tanto erudita, o livro traz reflexões consideráveis sobre a humanidade, e os anjos, que apesar de não possuírem o livre arbítrio e alma, são extremamente semelhantes aos humanos no que se refere a sentimentos. Amor, ódio, compaixão, ciúme, inveja, ambição, tudo que reflete em nosso comportamento como humanos, reflete de forma ainda mais intensa no caráter dos angélicos, que devido a sua natureza tendem a levar tudo à ferro e fogo.

site: www.rascunhocomcafe.com

leosilva 16/01/2015

Batalha é ler este livro
Não teve jeito. A Batalha do Apocalipse pode até ser um livro aclamado por muitos, mas não me desceu de forma alguma, e olha que eu tentei duas vezes. Só consegui ler até a página 180, então me senti tão cansado e desanimado que desisti. O estilo de escrita de Spohr não me envolveu, é frio e mecânico. Suas personagens não conseguem transpor a ficção, eu não me importei com o destino delas durante as poucas páginas que li. Qualquer livro possui altos e baixos, capítulos bons e ruins, passagens brilhantes e mal escritas, mas uma coisa que aprendi muito cedo é que não podemos errar no começo de um livro, pois perde-se leitores. Spohr até começa bem, mas diminui o ritmo e se perde em detalhes sem importância, somente para inchar o texto. Tive de desistir, pois a vida é curta, e se uma leitura exige sacrifício em vez de proporcionar prazer, então é tortura, e não diversão. E quando eu leio gosto de me divertir.
Amanda 09/02/2015minha estante
Deveria ao menos ter lido até o final para escrever uma critica com conhecimento né;;;

leosilva 02/03/2015minha estante
Amanda, eu não sou sadomasoquista, então, acho que posso abandonar um livro ruim. E, só pra você saber, minha crítica foi até onde minha leitura conseguiu chegar - por isso é tão curta.

Paulo 20/03/2015minha estante
Brother, o livro começou muito bom, quando falava de anjos e tal. Mas confesso que depois ele ficou horrível, eu parei de ler várias vezes, depois voltei, só continuei mesmo porque gosto do tema anjos e demônios.
Mas, a parte final do livro é EXCELENTE, eu coloquei com caixa alta porque me surpreendi muito. Valeu muito a pena continuar lendo.
Eu concordo com você sobre as partes mal escritas, flashbacks longos demais, mas parece que ele aprende ao longo do tempo, eu curti tanto a parte final do livro que mudei de opinião sobre ele.
Fica minha dica para vc e para todos que lerem isso, aguentem firme pois o final é épico e vale a pena na minha opinião.

bruna.viana.1884 03/01/2015

O livro é maravilhoso, tem um excelente enredo, a historia te prende do começo ao fim, tem muitos fatos, é surreal, emocionante, surpreendente e empolgante.

Sylvia 22/12/2014

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
Sabe aqueles inicios de livro que não condiz com o restante, esse é um. O inicio dele é um pouco difícil até que nós nos adaptemos aos nomes e se situe no tempo, depois daí é só aventura...Amei esse livro, principalmente, por ser escrito por um brasileiro e está a altura dos escritores estrangeiros...lia e ficar imaginando ele em filme e os efeitos especiais...ahhhh....sem contar que pode não parecer, mais é romance.

Orfeu 07/12/2014

Incrível, emocionante e empolgante.
Na minha opinião um dos melhores
Livros que já li, e o segundo melhor livro de fantasia que li. Seu enredo
é fantástico, muito bem construído e desenvolvido, uma construção incrível de personagens, e tais são muito cativantes, as menções históricas e voltas no passado são muito bem feitas, e te fazem imergir naquele contexto. Se há algum ponto fraco, são que algumas interrupções para voltar o passado e contar a história dos personagens são um pouco desnecessárias, dando uma pequena quebra na história, mas nada que afete o enredo da história de forma drástica.

Marcio Silva 06/12/2014

O Fim do Mundo
Depois de 3 meses, enfim terminei de ler A Batalha do Apocalipse que conta a história de Ablon, um anjo renegado por seus irmãos! Por estar ao lado dos mortais e assim condenado a ficar como igual até o dia do juízo final.

Após Ablon e seu exercito serem "banidos dos céus" para a Terra, ele recebe uma visita e foi informado que o fim dos tempos estava por chegar! A procura de seus "seguidores" Ablon conhece Shamira "uma mortal feiticeira" que o ajuda a desvendar os mistérios do Fim do Mundo.

site: http://umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2014/10/resenha-1-batalha-do-apocalipse.html

logo skoob
"O encontro dos livros com a web"

Ministério da Cultura