A Batalha do Apocalipse

A Batalha do Apocalipse Eduardo Spohr

Resenhas - A Batalha do Apocalipse

Kaká 15/01/2023

Bom, bom
Então.... O começo do livro não é a melhor coisa do mundo, mas a verdade é que ter um livro bom logo nas primeiras páginas é complicado. Na metade o livro se torna a melhor experiência da sua vida, para ter um fim meio travado.

O Ablon, é óbvio que ele seria o nosso Herói juntamente com a Shamira, acontece que, a batalha do apocalipse foi muito Barbie transformações e Dragon boll Z. O Ablon que não passava de um anjo renegado se tornou um Arcanjo e por fim um Deus e isso ficou muito em aberto, tudo bem, o feitiço da Shamira o trouxe de volta a vida, mas daí que ele se torne um Arcanjo??? O Sangue voltando para o corpo dele, e as batalhas onde só se via luz devido a sua rapidez? Eu juro que imaginei uma luta entre o Goku e algum inimigo.

Mas eu gostei muito do contexto em si, dos personagens, dos vilões e dos Heróis, foram assim, estupidamente bem escritos.

Teve aqueles momentos maravilhosos que a gente coloca a mão na boca e fala "e agora?" Ou "Não acredito!!" Eu gostei de verdade da experiência, mas tenho que ser sincera que por vezes achei uma coisa muito absurda e sem sentido.

1° do Anoooo!!!!

Carlos 12/01/2023

A colocação de flashbacks extensos no meio da história quebra o ritmo de leitura e acaba desanimando um pouco

Anderson.Lucena 10/01/2023

Tolkien Brasileiro(?)
A primeira vez que escutei sobre esse livro tava escutando um nerdcast onde Eduardo Spohr, Jovem Nerd e Azaghal conversaram rapidamente sobre ele. De imediato eu fiquei com vontade de ler essa história. Comprei o livro em 2019/2020, mas na época sempre colocava algum outro livro na frente pra ler, principalmente pelo tamanho do livro, já que tava retornando ao hábito de leitura e não queria pegar um livro tão grande de cara pra ler. Eis que chegamos em dezembro de 2022 e eu to lendo livros como nunca li na minha vida e programo ler pelo menos um livro com mais de 500 páginas por ano. Como fiz em 2022 com Duna, em 2023 chegou a hora de A Batalha do Apocalipse. Nas primeiras páginas o livro conta o porquê da história acontecer, o que nos trouxe até o tempo do livro, isso leva umas 30-50 páginas mais ou menos, depois disso, acontece um flashback que dura por volta de 100 páginas e que no começo me fez duvidar se eu tinha escolhido o livro certo pra começar 2023, mas não por ser ruim (lendo os comentários feitos sobre o livro eu vi alguém reclamando dessa parte e de varias outras), mas porque até o momento eu não tava entendendo o motivo desse flashback, porém, da metade dessa lembrança pra frente, eu entendi que ali tava sendo mostrada e construída a motivação do herói. Passado esse flashback, são iniciados os primeiros movimentos estratégicos e é dado o ponta pé inicial na batalha, que também vem seguidos de mais alguns flashbacks que se passam em épocas históricas, que realmente estavam despertando minha curiosidade, mas que, do meu ponto de vista, poderiam ser um pouco mais rápidos, mas não da pra ter tudo na vida né, ou a história poderia ter sido dividida em uma sequência, tornando a experiência ainda mais rica, já que o autor nos revela um número grande de personagens que poderiam ter sido mais trabalhados caso a história tivesse mais páginas. Mas pra fechar, a história foi bem escrita e elaborada, consegui visualizar todos os momentos do livro, inclusive as batalhas no decorrer dele, personagens fortes e que deixam suas marcas e motivações críveis. Pra um livro de estreia ele é muito bom. Respondendo a pergunta do título, baseado na opinião de José Louzeiro, Eduardo Spohr é um escritor de fantasia e isso é inegável. Arrisco dizer que a Batalha do Apocalipse é melhor que o Hobbit, mas isso é baseado na minha experiência com o Hobbit, porém, quando a gente leva em consideração esse universo e o universo criado por Tolkien, não dá pra comparar, a Terra Média é insuperável.

Leticia.Samaniego 08/01/2023

O livro que me fez virar leitora
Eu adoro esse livro! É muito original, cheio de detalhes e a história é boa, com personagens bem desenvolvidos
Eu adoro a forma que o livro trás as referências da Bíblia, a visão do livro sobre alguns acontecimentos bíblicos contados de forma fictícia, simplesmente incrível.
(E não o livro não é focado em uma crítica a bíblia ou a religião nem nada disso, é um livro de fantasia, um dos melhores do Br)

Cissa 04/01/2023

Sem comentários
Que livro!!!
Me assustei com o número de páginas e isso fez com que eu demorasse ou abandonasse a leitura toda vez que pegava para ler, achei super arrastado no começo mas depois me surpreendi ao longo da leitura e principalmente no final.
O autor conseguiu abordar todo tipo de detalhe possível e muito fácil de imaginá-los.
Não é um livro sobre religião, tem sua base focada nela, mas quem não souber separar isso vai se decepcionar com a leitura.
Adorei, simplesmente "divino".

Gabriel.Luck 03/01/2023

Otimo livro, talvez o melhor da ficção brasileira atual, grandes personagens em gandes cenários. Um universo criativa e unico.

Biel 03/01/2023

A Batalha do Apocalipse
É muito bom ver o sucesso de um livro de fantasia brasileiro, principalmente quando o autor é tão dedicado no que está tentando mostrar. Eu gostei do livro. Ele é original e a história é boa. Achei que ele teve altos e baixos em algumas coisas que tentou abordar, mas no geral eu curti a leitura. Pretendo conferir os outros livros do Spohr.

Fcentelles 31/12/2022

A melhor fantasia nacional que já li. Ablon é um dos meus personagens preferidos hoje. História épica, autor fod# de mais. Sou panfleteiro do Dudu Spohr.

Beaspo 31/12/2022

Magnífico, apenas
Isso aqui é uma obra prima da fantasia nacional em todos os sentidos. Simplesmente maravilhoso. Amo.

Italo 30/12/2022

Decepcionado, mas não surpreso
A Batalha do Apocalipse é definitivamente um livro já escrito. Não digo que desgostei totalmente do livro, mas seria insincero dizer o contrário. O livro acompanha uma série de problemas que, por mais que se tenha boa vontade, são impossíveis de se relevar.
Bem, começando com o maior problema: a escrita. Ela é ambiciosa, e apenas isso. É extremamente caricata e, até que se acostume com ela, cansativa. O autor lança mão de VÁRIOS sinônimos a todo momento, invoca arcaísmos que ficam mal posicionados no texto e abusa de títulos e apelidos para evitar a repetição dos nomes das personagens - mesmo quando ela seria bem-vinda e natural. Ler certos parágrafos é o mesmo que ler um dicionário. A minha impressão é que a escrita foi feita de forma a imitar uma... Escrita! Como se o autor, antes de escrever, pensasse “O que posso fazer para que isto se pareça com uma escrita de livro?”. É tudo plastificado, inflexível. Aliás, tratam-se as personagens por “você(s)” durante toda a história, mas há uma única oração dentro dum diálogo na qual se usa o “tu”.
Quanto a história, diria que ela é presunçosa e somente. Vê-se a tentativa de se criar algo grandioso, complexo e completo, e o que se tem é um universo carregado de elementos mal aproveitados, confusos e ilógicos que vão desde arcanjos a duendes. A base do universo é a crença cristã, e a justificativa para as demais é simplesmente péssima. Há um excesso de coincidências e saídas fáceis, e tudo isso se dá nos momentos em que se deveria haver maiores tensões. Há igualmente muitas contradições: diz-se num momento que uma das personagens prefere áreas selvagens, e noutro momento resolve-se procurá-la em grandes cidades; uma das personagens está tão debilitada, praticamente cega, mas é capaz de reconhecer as feições de quem está relativamente distante... Há uma ocasião - e talvez eu que tenha entendido errado - em que um feiticeiro, objetivando a morte duma feiticeira, conjura um fogo especial que queima somente o que está no mundo astral, mas que, quando atirado na mulher, queima as suas roupas e deixa-a nua... Uma tentativa de sexualização desnecessária.
Em relação às personagens, são todas péssimas. Começa-se por se haverem em excesso e serem constantemente esquecidas, havendo-se, inclusive, um glossário no final do livro para ajudar o leitor. Há um anjo supostamente misterioso, mas sabe-se quem é assim que apresentado. Os anjos, aliás, não fazem sentido: diz-se que, diferentemente dos humanos, não possuem livre arbítrio e, portanto, agem de acordo com a natureza de sua casta; entretanto, tomam decisões apesar de qualquer coisa a todo o momento. Numa ida ao inferno, o herói da história rapidamente seduz uma personagem infernal - que é outra tentativa desnecessária e horrenda de sexualização - em apenas uma única conversa na qual, da forma mais clichê possível, discute-se sobre o amor. Em vários momentos o autor é obrigado a se referir a uma personagem por ‘a chinesa’ porque ela não tem caracterização nenhuma além de ser muda e, obviamente, chinesa. O guerreiro, o já mencionado herói, anda de sobretudo no calor do Rio de Janeiro e está disposto a sacrificar tudo e todos desde que a sua amada esteja bem; e a amada, por sua vez, ajuda eventualmente e faz o papel da mocinha pura e bondosa. Que original! Deus cria tudo e comete suicidio, repartindo-se em cada ser humano: a mensagem impactante é que ele está em cada um de nós! O fato de um de seus arcanjos odiar os humanos e cometer contra eles genocídios é uma tentativa falha de trazer o elemento da criação voltando-se contra o seu criador através do patricídio. E se Deus ama a sua criação, por qual razão abandonou o céu?
Enfim, apesar de tudo, houve entretenimento. Talvez eu leia o segundo livro da saga, pois estou curioso em relação à evolução do autor.
Miguel.Andrade 14/01/2024minha estante
Ksksksk eu discordo de tudo, mas ok

Camila 30/12/2022

Parabéns a quem leu até o fim
Eu tenho uma imensa preguiça de livros com descrições extremamente longas de cenário, eu não quero saber da gota de carvalho que caia lentamente sob blá blá blá whiskas sachê.
Menina dos livros 30/12/2022minha estante
Skskks penso o mesmo

Gustavo195 21/12/2022

Deus não está morto, apenas dormindo.
Depois de trabalhar exaustivamente na feitura do mundo e dos seres humanos, o Deus Yahweh (Javé) criou os Arcanjos e os demais Anjos e partiu para o descanso do Sétimo Dia. Mas antes, ordenou aos Arcanjos que servissem aos humanos, a quem Ele presenteou com o livre-arbítrio, a alma e o próprio mundo.
Os Arcanjos porém, enciumados e invejosos, seres feitos da mais pura luz, se recusaram a servir a uma criatura feita do barro, e decidiram reger o mundo sob sua própria vontade, contrariando os desígnios do Criador.
Porém, desavenças começaram a surgir entre os imponentes Arcanjos.
Lúcifer, o mais ambicioso entre os alados quis ser o único governante do mundo, sendo por isso, expulso dos sete céus e condenado ao Inferno, onde criou sua própria legião.
Miguel, não menos ambicioso, acreditava que os anjos eram quem de fato mereciam o mundo e, por muitas vezes, enviou diversas calamidades à Terra, como o próprio Dilúvio, para dizimar a humanidade, que sempre resistia.
Gabriel era o único que acreditava que os anjos deveriam servir a humanidade, como foi designado pelo Todo Poderoso.
A discórdia entre os irmãos celestiais deu origem a uma Guerra Civil, e em meio a guerra uma conjuração teve início. Dezoito anjos liderados pelo guerreiro Ablon, se revoltaram contra a tirania dos Arcanjos e, após serem traídos, foram expulsos e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o fim dos tempos.
Na terra, os rebeldes foram caçados e exterminados, sendo Ablon, o líder, o único sobrevivente. O que o anjo não esperava é que o fim dos tempos estava se aproximando. O Armagedon marca fim e o início de uma era. No Dia do Ajuste de Contas, Deus despertará de seu sono e a justiça será posta.
O fim do Sétimo Dia se aproxima, e o Apocalipse chegará em breve.

Um dos primeiros livros que li na vida e, sem sombra de dúvidas, um dos meus favoritos também! Há algum tempo já que estava querendo fazer uma resenha sobre ele, afinal, qualquer oportunidade de fazer propaganda gratuita dessa obra eu aproveito muito bem, rs.
Lucas_Callisto 24/12/2022minha estante
feliz natallll

Gustavo195 24/12/2022minha estante
Feliz natal!!! ?

Zeca. 12/01/2023minha estante
É a melhor resenha que vi sobre esse livro.

SupremoPHM 99 21/12/2022

Good
A well made story, but I will never understand why Ablon came to Brazil, well whatever it is a good story and very well written.

site: https://www.youtube.com/watch?v=pP80JXYtSQA&t=328s&ab_channel=SupremoPHM99

SupremoPHM 99 21/12/2022

Good